Roberdouglas Rocha
(Presidente da ASISEAL)
"É com grande alegria que convidamos todos os Profissionais da Educação, estudantes e áreas correlatas para participarem do III SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INSPEÇÃO EDUCACIONAL.
O tema Políticas Educacionais face à Legislação Educacional tem a intencionalidade de promover reflexões e debates sobre as políticas que vêm sendo implementadas nos sistemas de ensino.
Sejam todos bem vindos!"
APRESENTAÇÃO
O III Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (III SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió. O tema 2022 será POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL.
O evento vem favorecer a todos os profissionais e estudantes da educação, e áreas correlatas. Será um espaço de debate técnico-científico por meio de palestras, painéis e oficinas com subtemas ligados à legislação e às políticas públicas implementadas nos Sistemas de Ensino.
OBJETIVO
Tem-se no III SINEIE, o objetivo de fomentar reflexões e discussões teórico-práticas sobre as principais políticas educacionais implementadas na atualidade, com foco no papel do inspetor educacional e profissionais da escrituração escolar, evidenciando processos, inovações e tecnologias que remetam às práticas democráticas, no tocante à superação dos índices negativos da desigualdade educacional no Brasil.
JUSTIFICATIVA
A educação brasileira atualmente encontra-se em transformação, buscando superar problemáticas geradas pela inexistência de políticas públicas que não atendem aos princípios postos na Constituição Federal como direito, a considerar uma educação que promova acesso e permanência para toda a sociedade. Assim, mediante a precarização e os movimentos de retrocessos no campo educacional, entendemos ser de extrema relevância discutir nesse III SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais da educação, além dos inspetores educacionais, estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas, frente às inovações do mundo contemporâneo.
Em torno de discussões pertinentes ao tema: POLÍTICAS PÚBLICAS FACE À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, visamos estabelecer discussões teórico-práticas, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais e inovações pedagógicas. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para o fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.
Nessa linha compreendemos:
a. Por pesquisa científica todo trabalho surgido a partir de estudos científicos desenvolvidas nas instituições de ensino superior, educação básica e outros órgãos.
b. Por experiências inovadoras todo resultado de trabalho na educação ou área correlata que apresente impactos positivos, idéias transformadoras e benefícios para à sociedade.
As pesquisas científicas e as experiências podem ser socializadas a partir de comunicação oral ou de pôster. Poderá ter no máximo três autores e cada autor pode submeter até três trabalhos (vide regulamento).
PÚBLICO ALVO
Aberto a todos os estudantes, profissionais de educação e áreas correlatas do Brasil e exterior.