III Simpósio Multidisciplinar em Materiais do Centro-Oeste

Faça sua inscrição
De 26 a 28 de agosto Todos os dias das 16h20 às 20h00

Sobre o Evento

O Simpósio Multidisciplinar em Materiais do Centro-Oeste (SMMCO) é um evento organizado pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes interessados no vasto campo dos materiais.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e estimular a colaboração entre diferentes áreas, o SMMCO oferece uma plataforma única para discussão e divulgação de pesquisas recentes, tendências emergentes e aplicações inovadoras no campo dos materiais, fomentando o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, principalmente na região Centro-Oeste.

Organizado por uma equipe dedicada, o SMMCO sempre traz palestras de renomados pesquisadores de todo país, apresentações de trabalhos científicos e minicursos práticos, abrangendo uma ampla gama de temas, desde nanomateriais até biomateriais, passando por materiais poliméricos, metálicos e compósitos.

Programação

10h30 M1) Dr. André Carlos Silva (UFCAT): Planejamento fatorial de experimentos e análise estatística de resultados; Minicurso
Local: M1

O planejamento de experimentos, ou Design of Experiments (DOE), é uma técnica para definir quais dados devem ser coletados em um experimento. Essa técnica é ideal para estudar o efeito de um conjunto de vários fatores sobre uma variável resposta de interesse. Já o planejamento fatorial permite observar os efeitos que vários fatores podem ter sobre uma, ou mais, respostas. O minicurso apresentará experimentos fatoriais completos e fracionados, bem como planejamento de misturas. Serão discutidas técnicas de análises estatísticas dos resultados obtidos e a representação gráfica dos mesmos.

10h30 M2) Dr. Carlos Enrique Arroyo Ortiz (UFOP): Efeitos do desmonte de rochas na estabilidade de taludes em mineração; Minicurso
Local: M2

Esta apresentação será focada nos efeitos produto do desmonte de rochas com explosivo em estruturas geotécnicas de mina com ênfase em taludes de mineração. Nos métodos de explotação a céu aberto o dimensionamento dos taludes tem dois objetivos: O primeiro é que a estrutura seja estável a longo prazo, entendendo este termo como o tempo total necessário para exaurir a reserva mineral, isto proporciona segurança às operações unitárias diárias, o segundo objetivo é possibilitar a retirada da reserva presente na envoltória econômica estabelecido no planejamento estratégico, mantendo o ângulo de cava estabelecido. A construção, das paredes finais da cava possui parâmetros de projeto geométrico como: linha média programada, ângulo de inclinação, ângulo Interrampas, estes parâmetros são construídos por detonações com explosivos que transferem energia na forma de vibrações (medidas em velocidade de pico das partículas PPV) e isso não deve danificar a geometria da bancada. A maneira correta de estabelecer essa interdependência energia- geometria é determinar os limites de vibração (quantidade de pico de velocidade das partículas). As velocidades de pico das partículas podem ser calculadas e simuladas, no entanto, devido à complexidade dos domínios geotécnicos, os parâmetros definidos nem sempre são obtidos. No presente minicurso será apresentada a problemática e metodologias para mitigar e minimizar os danos estruturais a taludes produto de detonações.

10h30 M3) Dr. Divinomar Severino (USP): Caracterização de materiais por espectroscopia; Minicurso
Local: M3

Caracterização de materiais por espectroscopia

16h50 M5) Dr. Guedmiller Souza de Oliveira (UFU): Aplicações da dinâmica molecular clássica a sistemas bioquímicos e biotecnológicos; Minicurso
Local: M5

A simulação computacional usando métodos semi-clássicos, nestes últimos anos, tem tido um papel de suma importância no desenvolvimento das mais diversas áreas de conhecimento. Podemos observar, na literatura especializada que a criação e a proposição de novos materiais tem crescido vertiginosamente após o aparecimento das técnicas computacionais em modelagem. Em particular o uso destas técnicas têm promovido o aparecimento de novas ligas, novos fármacos assim como novas estruturas em sistemas biomoleculares. Um motivo importante para este desenvolvimento é a limitação computacional, nos tempos atuais, em resolver problemas envolvendo grande número de átomos e moléculas, a partir das equações básicas da mecânica quântica. Os tempos computacionais envolvidos em uma abordagem puramente quântica destes problemas são absolutamente proibitivos. Neste minicurso serão apresentados os fundamentos da modelagem molecular e princípios básicos, tais como potenciais e forças de interação molecular: interações de van der Waals e interações eletrostáticas. Serão também apresentadas as equações de movimento: sistema de coordenadas e unidades reduzidas, os algoritmos básicos de Dinâmica Molecular: o estado inicial, a termalização e a produção de resultados. Cálculo de propriedades de equilíbrio e dinâmicas: médias temporais e médias de ensemble. Por fim, será mostrado as aplicações a sistemas físicos de líquidos e sólidos para cálculos de energia, calor específico, distribuição de partículas, além de propriedades dinâmicas de fluidos simples: difusão e o coeficiente de difusão. Será apresentado um tutorial sobre dinâmica molecular envolvendo os estados sólidos e líquidos.

16h50 M6) Dr. Igor Carvalho e Filipe Cabral (HORIBA): Espectroscopia de Raman; Minicurso
Local: M6

Esta apresentação será focada em Raman e NanoRaman aplicados aos Materiais, Ciência e Engenharia dos Nanomateriais. Neste Minicurso você aprenderá os princípios básicos da espectroscopia Raman aplicada e do imageamento Raman (a importância da resolução espectral para a geração de imagens).Teoria, aplicação e instrumentação serão os temas principais para uma ampla gama de caracterização de materiais, incluindo polímeros, cerâmicos, biomateriais, ciências da vida e materiais bidimensionais (2D).A microscopia Raman e Nanoraman é uma das únicas técnicas capazes de fornecer análises não destrutivas, precisas e combinadas com imagens de alta resolução. A espectroscopia Raman fornece informações valiosas sobre a amostra estudada, como composição química e estrutural. Baseada na interação luz-matéria, a técnica Raman pode realizar caracterizações através de medidas de mapeamento, obtendo informações relevantes, como: distribuição de partículas, homogeneidade, tamanho de grão, alterações de fase e várias outras características da amostra através da avaliação química do material. Os efeitos da ligação química, deformação e tamanho do cristais serão abordados e mostraremos como medir e criar imagens dessas características. Além disso, discutiremos imagens combinadas por fotoluminescência excitada a laser e espalhamento Raman de cristais bidimensionais (2D) para revelar a estrutura de estado sólido espacialmente variável desses materiais. O desenvolvimento da instrumentação possibilita a hifenização do Raman com outras técnicas, como Fotoluminescência, Fluorescência e AFM, podendo alcançar resoluções em escala nanométrica. A técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, fármacos, fotovoltaicos, grafeno, células, nanopartículas, microplásticos, dentre outros. Os tópicos e conteúdos serão valiosos para pesquisadores na indústria e na academia, cientistas de materiais, químicos e físicos de caracterização, professores e alunos de pós-graduação.

16h50 M7) Dr. Mario Godinho Júnior (UFSCar): Aplicação da Nanotecnologia em Ciência dos Materiais. Minicurso
Local: M7

A nanotecnologia é o estudo e aplicação de materiais e dispositivos com dimensões na escala nanométrica, onde tal escala pode gerar propriedades diferentes dos materiais em escala maior. Como a pesquisa nessa área é multidisciplinar assim gera uma variedade de aplicações como em engenharia, medicina, eletrônica, energia, meio ambiente, indústria, farmácia, agronomia, etc. No minicurso será discutido temas como: Escala manométrica, Técnicas que tornaram possível a obtenção de produtos nanotecnológicos, Algumas aplicações que resultaram em produtos encontrados no mercado e Implicações com o meio ambiente.

18h30 M4) Dra. Elenice Schons (UFCAT): Propriedades Interfaciais; Minicurso
Local: M4

Muitos fenômenos macroscópicos podem ser determinados pelas propriedades interfaciais dos materiais. A maior parte dessas propriedades está relacionada a fenômenos de superfície, tais como tensão superficial, grau de molhabilidade, carga iônica etc. Dessa forma, o entendimento dos métodos de análise empregados e a interpretação dos resultados obtidos pode dar bom embasamento para o entendimento e modificação de características de diferentes materiais, conforme o uso pretendido.

10h30 M1) Dr. André Carlos Silva (UFCAT): Planejamento fatorial de experimentos e análise estatística de resultados; Minicurso
Local: M1

O planejamento de experimentos, ou Design of Experiments (DOE), é uma técnica para definir quais dados devem ser coletados em um experimento. Essa técnica é ideal para estudar o efeito de um conjunto de vários fatores sobre uma variável resposta de interesse. Já o planejamento fatorial permite observar os efeitos que vários fatores podem ter sobre uma, ou mais, respostas. O minicurso apresentará experimentos fatoriais completos e fracionados, bem como planejamento de misturas. Serão discutidas técnicas de análises estatísticas dos resultados obtidos e a representação gráfica dos mesmos.

10h30 M2) Dr. Carlos Enrique Arroyo Ortiz (UFOP): Efeitos do desmonte de rochas na estabilidade de taludes em mineração; Minicurso
Local: M2

Esta apresentação será focada nos efeitos produto do desmonte de rochas com explosivo em estruturas geotécnicas de mina com ênfase em taludes de mineração. Nos métodos de explotação a céu aberto o dimensionamento dos taludes tem dois objetivos: O primeiro é que a estrutura seja estável a longo prazo, entendendo este termo como o tempo total necessário para exaurir a reserva mineral, isto proporciona segurança às operações unitárias diárias, o segundo objetivo é possibilitar a retirada da reserva presente na envoltória econômica estabelecido no planejamento estratégico, mantendo o ângulo de cava estabelecido. A construção, das paredes finais da cava possui parâmetros de projeto geométrico como: linha média programada, ângulo de inclinação, ângulo Interrampas, estes parâmetros são construídos por detonações com explosivos que transferem energia na forma de vibrações (medidas em velocidade de pico das partículas PPV) e isso não deve danificar a geometria da bancada. A maneira correta de estabelecer essa interdependência energia- geometria é determinar os limites de vibração (quantidade de pico de velocidade das partículas). As velocidades de pico das partículas podem ser calculadas e simuladas, no entanto, devido à complexidade dos domínios geotécnicos, os parâmetros definidos nem sempre são obtidos. No presente minicurso será apresentada a problemática e metodologias para mitigar e minimizar os danos estruturais a taludes produto de detonações.

10h30 M3) Dr. Divinomar Severino (USP): Caracterização de materiais por espectroscopia; Minicurso
Local: M3

Caracterização de materiais por espectroscopia

10h30 M4) Dra. Elenice Schons (UFCAT): Propriedades Interfaciais; Minicurso
Local: M4

Muitos fenômenos macroscópicos podem ser determinados pelas propriedades interfaciais dos materiais. A maior parte dessas propriedades está relacionada a fenômenos de superfície, tais como tensão superficial, grau de molhabilidade, carga iônica etc. Dessa forma, o entendimento dos métodos de análise empregados e a interpretação dos resultados obtidos pode dar bom embasamento para o entendimento e modificação de características de diferentes materiais, conforme o uso pretendido.

16h50 M5) Dr. Guedmiller Souza de Oliveira (UFU): Aplicações da dinâmica molecular clássica a sistemas bioquímicos e biotecnológicos; Minicurso
Local: M5

A simulação computacional usando métodos semi-clássicos, nestes últimos anos, tem tido um papel de suma importância no desenvolvimento das mais diversas áreas de conhecimento. Podemos observar, na literatura especializada que a criação e a proposição de novos materiais tem crescido vertiginosamente após o aparecimento das técnicas computacionais em modelagem. Em particular o uso destas técnicas têm promovido o aparecimento de novas ligas, novos fármacos assim como novas estruturas em sistemas biomoleculares. Um motivo importante para este desenvolvimento é a limitação computacional, nos tempos atuais, em resolver problemas envolvendo grande número de átomos e moléculas, a partir das equações básicas da mecânica quântica. Os tempos computacionais envolvidos em uma abordagem puramente quântica destes problemas são absolutamente proibitivos. Neste minicurso serão apresentados os fundamentos da modelagem molecular e princípios básicos, tais como potenciais e forças de interação molecular: interações de van der Waals e interações eletrostáticas. Serão também apresentadas as equações de movimento: sistema de coordenadas e unidades reduzidas, os algoritmos básicos de Dinâmica Molecular: o estado inicial, a termalização e a produção de resultados. Cálculo de propriedades de equilíbrio e dinâmicas: médias temporais e médias de ensemble. Por fim, será mostrado as aplicações a sistemas físicos de líquidos e sólidos para cálculos de energia, calor específico, distribuição de partículas, além de propriedades dinâmicas de fluidos simples: difusão e o coeficiente de difusão. Será apresentado um tutorial sobre dinâmica molecular envolvendo os estados sólidos e líquidos.

16h50 M6) Dr. Igor Carvalho e Filipe Cabral (HORIBA): Espectroscopia de Raman; Minicurso
Local: M6

Esta apresentação será focada em Raman e NanoRaman aplicados aos Materiais, Ciência e Engenharia dos Nanomateriais. Neste Minicurso você aprenderá os princípios básicos da espectroscopia Raman aplicada e do imageamento Raman (a importância da resolução espectral para a geração de imagens).Teoria, aplicação e instrumentação serão os temas principais para uma ampla gama de caracterização de materiais, incluindo polímeros, cerâmicos, biomateriais, ciências da vida e materiais bidimensionais (2D).A microscopia Raman e Nanoraman é uma das únicas técnicas capazes de fornecer análises não destrutivas, precisas e combinadas com imagens de alta resolução. A espectroscopia Raman fornece informações valiosas sobre a amostra estudada, como composição química e estrutural. Baseada na interação luz-matéria, a técnica Raman pode realizar caracterizações através de medidas de mapeamento, obtendo informações relevantes, como: distribuição de partículas, homogeneidade, tamanho de grão, alterações de fase e várias outras características da amostra através da avaliação química do material. Os efeitos da ligação química, deformação e tamanho do cristais serão abordados e mostraremos como medir e criar imagens dessas características. Além disso, discutiremos imagens combinadas por fotoluminescência excitada a laser e espalhamento Raman de cristais bidimensionais (2D) para revelar a estrutura de estado sólido espacialmente variável desses materiais. O desenvolvimento da instrumentação possibilita a hifenização do Raman com outras técnicas, como Fotoluminescência, Fluorescência e AFM, podendo alcançar resoluções em escala nanométrica. A técnica pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, fármacos, fotovoltaicos, grafeno, células, nanopartículas, microplásticos, dentre outros. Os tópicos e conteúdos serão valiosos para pesquisadores na indústria e na academia, cientistas de materiais, químicos e físicos de caracterização, professores e alunos de pós-graduação.

16h50 M7) Dr. Mario Godinho Júnior (UFSCar): Aplicação da Nanotecnologia em Ciência dos Materiais. Minicurso
Local: M7

A nanotecnologia é o estudo e aplicação de materiais e dispositivos com dimensões na escala nanométrica, onde tal escala pode gerar propriedades diferentes dos materiais em escala maior. Como a pesquisa nessa área é multidisciplinar assim gera uma variedade de aplicações como em engenharia, medicina, eletrônica, energia, meio ambiente, indústria, farmácia, agronomia, etc. No minicurso será discutido temas como: Escala manométrica, Técnicas que tornaram possível a obtenção de produtos nanotecnológicos, Algumas aplicações que resultaram em produtos encontrados no mercado e Implicações com o meio ambiente.

Carregando área de inscrição

Local

Gran Caldas Reservas L'acqua DiRoma IV, 75690-000, Avenida Gercina Borges Teixeira - Módulo 6, Caldas Novas, Goiás
Ver no mapa

Organizador