II JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE FLORENCE

30 de outubro de 2024, 08h00 até 31 de outubro de 2024, 19h00

Dados do trabalho

10/09/2024 até 10/10/2024

II JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE FLORENCE

NORMAS PARA O ENVIO DOS TRABALHOS

A Comissão Técnico-Científica da II Jornada Acadêmica de Odontologia da Faculdade Florence vem por meio deste edital divulgar o Edital de Submissão de trabalhos científicos, os quais serão apresentados durante o evento nos dias 30 e 31 de outubro.

1. Envio de trabalhos e Disposições Gerais

  • Os trabalhos poderão ser submetidos até às 23:59 do dia 10 de outubro de 2024, sem prorrogação do prazo, via site do evento. O resultado da avaliação das propostas submetidas será enviado via e-mail do autor que submeteu o trabalho até o dia 14 de outubro de 2024;
  • O primeiro autor (apresentador do trabalho) e pelo menos um coautor deve estar obrigatoriamente inscrito no evento para as apresentações Orais e Apresentações de Banners, os quais ocorrerão de forma presencial;
  • O arquivo deverá ser enviado em formato Word via plataforma Site do evento;
  • Não serão aceitos/avaliados resumos enviados por meio de outras plataformas de comunicação;
  • Serão aceitos o máximo de dois trabalhos por autor principal, sem limite de coautoria;

2. Modalidades e Submissão de trabalhos

  • Os trabalhos deverão ser inscritos em duas categorias: Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu/Profissionais e poderão ser apresentados na modalidade apresentação oral ou apresentação em formato banner;
  • Serão aceitos trabalhos nas categorias: revisão de literatura/Sistemática, pesquisa original (pesquisa de campo, relato de caso, com dados institucionais), projeto de pesquisa e relato de experiência (submissão para ligas e projetos de extensão);
  • O número máximo de participantes por trabalho é 08, sendo obrigatório o orientador.
  • A estrutura dos trabalhos deve respeitar o tipo de pesquisa (Categoria):

Revisão de Literatura Sistemática/Integrativa/Narrativa

  • Introdução
  • Objetivo
  • Métodos
  • Resultados
  • Considerações finais

Pesquisa de campo e com dados institucionais

  • Introdução
  • Objetivo
  • Materiais e Métodos
  • Resultados
  • Conclusão

Relato de Caso

  • Introdução
  • Relato do caso
  • Discussão
  • Conclusão

Projeto de Pesquisa

  • Introdução
  • Hipóteses
  • Objetivos primários e secundários
  • Materiais e Métodos
  • Resultados Esperados

Relato de experiência (submissão para ligas e projetos de extensão)

  • Introdução
  • Relato de experiência
  • Conclusão

O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico científica e as normas Vancouver nas referências;

3. Temáticas

Os trabalhos enviados para apreciação devem estar incluídos em um dos eixos temáticos citados abaixo, os quais devem ser especificados no ato da submissão:

? Cirurgia, Reabilitação e Diagnóstico (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Implantodontia, Reabilitação Oral (incluindo próteses), Radiologia e Imaginologia Odontológica, Patologia Bucal)

  • Estética e Harmonização (Estética e Harmonização Orofacial, Dentística e Materiais Dentários)
  • Saúde e Tratamentos Especializados (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria/Ortodontia e Ortopedia, Odontologia para Pessoa com Deficiência (PcD))
  • Odontologia Preventiva e Coletiva (Saúde Coletiva, Práticas Integrativas na Odontologia, Odontologia do Esporte, Odontologia do Trabalho, Odontologia Hospitalar, Odontologia Legal)
  • Tecnologias e Inovações (Tecnologias Digitais na Odontologia)

4. Submissão de resumos e considerações

A Comissão Científica somente apreciará o resumo que estejam dentro das normas citadas abaixo. Os modelo para submissão dos trabalhos são apresentados em anexo.

  • No momento da submissão, o resumo deverá ser enviado em dois modelos: RESUMO IDENTIFICADO (com identificação do apresentador, coautores e orientador). Logo abaixo, tem-se as normas para a submissão dos trabalhos.
  • Título: deve conter no máximo 15 palavras. Nem o título, nem o texto do resumo devem conter informações que permitam a identificação do local onde o trabalho foi realizado.
  • Categoria do trabalho: especificar a categoria do trabalho (revisão de literatura, pesquisa original ou relato de caso etc..).
  • O Resumo Não-Identificado deve seguir a seguinte estrutura: O Resumo deve conter o mínimo de 250 (duzentas e cinquenta) e o máximo de 500 (quinhentas) palavras; submetidos em formato A4; espaçamento 1,15 entre as linhas; com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; fonte Arial, tamanho 12;
  • O Resumo Identificado deve seguir as mesmas orientações para o resumo não identificado, no entanto, para este deve-se constar o nome completo dos autores, separados por vírgula com iniciais em letra maiúscula. Os autores deverão ser identificados com a origem de suas respectivas instituições de vínculo com números sobrescritos em seus nomes, conforme o modelo de arquivo presente no item 10.
  • Os descritores, em número de 03 – 05 palavras (separadas por ponto) deverão estar de acordo com as normas cientificas para Descritores em Pesquisa, contidas no http://decs.bvs.br/
  • Não incluir no resumo: figuras, tabelas ou gráficos.
  • Os itens (introdução, metodologia, resultados, conclusão) devem estar escritos dentro do resumo. Os tópicos referentes a cada tipo de trabalho podem ser observado no item 2.4.
  • No caso de trabalhos duplicados será considerada apenas a última versão;
  • É responsabilidade dos autores a verificação se os resumos estão de acordo com as normas deste edital. O trabalho que for escrito fora das normas deste edital será desclassificado pela Comissão Técnico Científica;
  • O (a) apresentador(a), obrigatoriamente, deverá ser o(a) primeiro(a) autor(a) e responsável pela submissão do resumo, e o(a) orientador(a) deverá ser o(a) último(a) autor(a).
  • Após a submissão dos resumos, não serão realizadas alterações referentes ao autor/apresentador, coautores e orientador(a)
  • Em caso de trabalhos não selecionados, não haverá devolução da taxa de inscrição no evento;

5. Aspectos éticos

  • Os trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos devem apresentar obrigatoriamente a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os participantes devem anexar o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética no ato da submissão, em PDF, em arquivo separado. A ausência do termo levará a DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
  • Para pesquisas envolvendo animais devem obrigatoriamente apresentar o documento de aprovação pela Comissão de Ética do Uso de Animais (CEUA). Os participantes devem anexar o Parecer no ato da submissão, em PDF, em arquivo separado. A ausência do termo levará a DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
  • Para relato de caso clinico o trabalho deve ter obrigatoriamente a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) OU O Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Estes termos (um dos dois, ou os dois, se houver, deve ser anexado em PDF, em arquivo separado, no ato da submissão). A ausência de um dos termos levará a DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho. Atente-se: para esta modalidade, você deve enviar UM dos termos, não sendo obrigatório o envio dos dois termos.
  • Para aprovação de trabalhos no estilo relato de caso, é necessário que os autores assegurem que no resumo não contenham quaisquer informações que possam identificar o paciente (nome, codinome, registros ou fotografias que possam identificá-lo);

6. Publicação

  1. Os resumos dos trabalhos apresentados serão publicados em Anais no site da faculdade Florence;
  2. Caso seja necessário, a Comissão Científica poderá solicitar alterações no resumo antes da publicação nos anais;
  3. A data de publicação e o link dos anais serão anunciados nas redes sociais da jornada (@jaoffoficial)

7. Calendário

Atividades

Datas

Submissão dos trabalhos

10 de setembro a 10 de outubro

Divulgação dos trabalhos submetidos

Até dia 14 de outubro

Divulgação da sala, ordem e horários apresentações

Até dia 22 de outubro

8. Disposições finais

  • Quaisquer pontos não previstas neste documento serão decididos pela Comissão Técnico-Científica da II Jornada de Odontologia da Faculdade Florence;
  • A Comissão Técnico-Científica, ao constatar qualquer violação dos termos deste edital, poderá, a qualquer momento, inclusive após a divulgação dos resultados, anular a classificação e tornar pública a irregularidade.
  • A inscrição implica na aceitação plena de todas as cláusulas e condições estabelecidas neste edital.
  • Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os participantes podem entrar em contato com a Comissão Técnico-Científica através do e-mail: jaoflorence@outlook.com
Máximo de palavras: 500(Digitadas: 0 | Restantes: 500)

Dados do(s) autor(es)

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