Nos dias 4 e 5 de outubro de 2019, o Instituto LGBT+ promoverá a II Jornada de Poesia LGBT+. Em dias ameaçadores e diante das tentativas de nos censurarem e dominarem com o terror, nossa jornada buscará força e inspiração em Cassandra Rios (1932-2002) e na potência de erotismos libertadores. Cassandra foi pioneira da produção literária sobre homoerotismo feminino no Brasil, publicando o seu primeiro livro sobre temática lésbica em 1948, aos 16 anos. Com uma escrita erótica e provocadora, sua obra atravessou a ditadura militar, enfrentou a censura de 37 de sua obras e foi durante décadas a autora mais lida do país.
O erotismo e a luta contra a censura serão as forças que moverão esta nossa jornada. Como a poesia pode representar, criar e transformar nosso erotismo? Como a poesia pode afetar nossos corpos, desejos, imagens, autoimagens, sensações, toques e experiências? Como nosso erotismo pode irromper as opressões, as censuras e autocensuras? Qual é a poesia de nossas línguas, dedos e peles? O que pode a poesia como força transgressora? Quem teme a poesia dos nossos corpos?
"Preciso continuar, pois a natureza que me faz incita-me à luta, não posso esmorecer ou melhor, não consigo esmorecer, meu espírito não se apaga."
(Cassandra Rios)