O II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UERJ marca um movimento de resgate das conexões da rede PICS UERJ, agregando o I Simpósio Internacional de Ayurveda como um momento especial para ampliar os conhecimentos acerca desta medicina milenar.
A rede PICS-UERJ ganhou corpo após o 1º Congresso Internacional de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde, que aconteceu em março de 2018, na cidade do Rio de Janeiro. O Congresso facilitou o encontro entre pessoas que desenvolviam práticas, projetos ou programas de extensão e pesquisa em PICS, no âmbito da UERJ. Os encontros do grupo permitiram organizar o 1º seminário de práticas integrativas e complementares da UERJ, em 25 e 26 de outubro, de 2018, que teve por objetivos identificar e integrar as iniciativas das práticas integrativas e complementares da UERJ e, ampliar o conhecimento sobre suas bases teórico-práticas e ampliar a rede PICS.
A construção da rede esteve ancorada no trabalho colaborativo e na troca saberes, buscando pautar suas atividades em relações horizontais entre seus membros. Nesta perspectiva, a rede não estava sustentada por estruturas formais da universidade, mas contou, ao longo de 2018, com o suporte oriundo de algumas unidades acadêmicas, programas e projetos de pesquisa e extensão. Assim, a organização do 1º seminário da REDE PICS - UERJ, em 2018, contou com o apoio da Faculdade de Enfermagem, através do Programa de Saberes e Praticas Criativas em Saúde - Procriar, da Faculdade de Ciências Médicas, através do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, do Instituto de Nutrição, além da Rede PICs - RJ.
Assim, são objetivos deste evento resgatar as conexões da rede PICS - UERJ e discutir a inserção das PICS no âmbito da universidade.