APRESENTAÇÃO
O II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (II SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado no interstício de dois anos, em território alagoano. O primeiro realizou-se de 23 a 25 de outubro de 2017, na Ufal. O segundo realizar-se-á em 16 e 17 de maio de 2019, na Faculdade Tecnológica - FAT.
Objetiva construir um espaço de discussões teórico-práticas sobre a educação como um todo, e, especialmente, acerca do inspetor educacional, dentro do funcionamento e organização nos sistemas de ensino no Brasil, hoje sob as tenebrosas tendências antidemocráticas.
O II SINEIE, sob o tema A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência, abre espaço para estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas a divulgarem pesquisas científicas e experiências exitosas desenvolvidas e em desenvolvimento, que tragam contribuição pedagógica ou para a sociedade. Contará com palestra, minicursos, oficinas e comunicações.
OBJETIVO
O II SINEIE, tem como objetivo construir um espaço de discussões teórico-práticas, visando estabelecer reflexões acerca da atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais de educação e de áreas correlatas, em especial, os inspetores educacionais.
JUSTIFICATIVA
O Brasil, principalmente, nos últimos dois anos vem passando por crises que tendem a ferir princípio democráticos tanto na sociedade como nas instituições de ensino. Diante disto, compreendemos ser importante discutir nesse II SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais de educação, além dos inspetores educacionais, com alunos e profissionais da educação e aéreas correlatas.
Em torno de discussões pertinentes ao tema A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência, visamos estabelecer discussões teórico-práticos, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais e aspectos pedagógicos. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para p fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.
ÁREAS TEMÁTICAS
As áreas temáticas se dividem em políticas públicas educacionais e aspectos pedagógicos, sendo organizados em pesquisa científica e experiências, podendo ser desenvolvidas em minicursos, oficinas em comunicações por parte dos inscritos no II Sineie.
a. Políticas públicas educacionais – Trata-se de toda pesquisa científica e experiência desenvolvidas ou em desenvolvimento (em instituições de ensino superior, educação básica, movimentos sociais, entidades de classes, dentre outros), que envolva mais diretamente aspectos relacionados à sociedade e ao cidadão, quanto aos direitos, deveres, cidadania e política.
b. Aspectos pedagógicos – Trata-se de todo trabalho científico e experiências desenvolvidos ou em desenvolvimento (em instituições de ensino superior, educação básica, movimentos sociais e entidades de classes, dentro outros) que estejam mais direcionados a aspectos como aprendizagem, práticas pedagógicas e métodos de ensino.
Nessa linha compreendemos:
a. Por pesquisa científica todo trabalho surgido a partir de estudos científicos desenvolvidas nas instituições de ensino superior, educação básica e outros órgãos.
b. Por experiências compreendemos todo resultado de trabalho na educação ou área correlata que apresente sucesso de aprendizagens ou benefícios para a sociedade.
As pesquisas científicas e as experiências podem ser socializadas a partir de comunicação oral ou de pôster. Poderá ter no máximo três autores e cada autor pode submeter até três trabalhos.
PÚBLICO ALVO
Aberto a todos os alunos e profissionais de educação e áreas correlatas do Brasil e exterior.
Contamos com sua presença!