II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional

II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional

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De 16 a 17 de maio Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

APRESENTAÇÃO

O II Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional (II SINEIE), com inscrição nº ISSN 2526-995X, é uma idealização da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (ASISEAL), a ser realizado no interstício de dois anos, em território alagoano. O primeiro realizou-se de 23 a 25 de outubro de 2017, na Ufal. O segundo realizar-se-á em 16 e 17 de maio de 2019, na Faculdade Tecnológica - FAT.

Objetiva construir um espaço de discussões teórico-práticas sobre a educação como um todo, e, especialmente, acerca do inspetor educacional, dentro do funcionamento e organização nos sistemas de ensino no Brasil, hoje sob as tenebrosas tendências antidemocráticas.

O II SINEIE, sob o tema A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência, abre espaço para estudantes e profissionais da educação e áreas correlatas a divulgarem pesquisas científicas e experiências exitosas desenvolvidas e em desenvolvimento, que tragam contribuição pedagógica ou para a sociedade. Contará com palestra, minicursos, oficinas e comunicações.

OBJETIVO

O II SINEIE, tem como objetivo construir um espaço de discussões teórico-práticas, visando estabelecer reflexões acerca da atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais de educação e de áreas correlatas, em especial, os inspetores educacionais.

JUSTIFICATIVA

O Brasil, principalmente, nos últimos dois anos vem passando por crises que tendem a ferir princípio democráticos tanto na sociedade como nas instituições de ensino. Diante disto, compreendemos ser importante discutir nesse II SINEIE, a atual conjuntura política-educacional, apontando caminhos para a atuação dos profissionais de educação, além dos inspetores educacionais, com alunos e profissionais da educação e aéreas correlatas.

Em torno de discussões pertinentes ao tema A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência, visamos estabelecer discussões teórico-práticos, abrindo mais um canal de divulgação de pesquisas cientificas e experiências nas áreas temáticas de políticas educacionais e aspectos pedagógicos. Assim, o evento justifica-se em promover um grande encontro entre profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo que reafirmamos a presença dos inspetores educacionais dentro dos sistemas de ensino, como importante ator para p fortalecimento dos processos democráticos na organização da educação.

ÁREAS TEMÁTICAS

As áreas temáticas se dividem em políticas públicas educacionais e aspectos pedagógicos, sendo organizados em pesquisa científica e experiências, podendo ser desenvolvidas em minicursos, oficinas em comunicações por parte dos inscritos no II Sineie.

a. Políticas públicas educacionais – Trata-se de toda pesquisa científica e experiência desenvolvidas ou em desenvolvimento (em instituições de ensino superior, educação básica, movimentos sociais, entidades de classes, dentre outros), que envolva mais diretamente aspectos relacionados à sociedade e ao cidadão, quanto aos direitos, deveres, cidadania e política.

b. Aspectos pedagógicos – Trata-se de todo trabalho científico e experiências desenvolvidos ou em desenvolvimento (em instituições de ensino superior, educação básica, movimentos sociais e entidades de classes, dentro outros) que estejam mais direcionados a aspectos como aprendizagem, práticas pedagógicas e métodos de ensino.

Nessa linha compreendemos:

a. Por pesquisa científica todo trabalho surgido a partir de estudos científicos desenvolvidas nas instituições de ensino superior, educação básica e outros órgãos.

b. Por experiências compreendemos todo resultado de trabalho na educação ou área correlata que apresente sucesso de aprendizagens ou benefícios para a sociedade.

As pesquisas científicas e as experiências podem ser socializadas a partir de comunicação oral ou de pôster. Poderá ter no máximo três autores e cada autor pode submeter até três trabalhos.

PÚBLICO ALVO

Aberto a todos os alunos e profissionais de educação e áreas correlatas do Brasil e exterior.


Contamos com sua presença!

Palestrantes

  • Professor MSc. Anderson de Almeida Barros
  • Doutoranda Geovanna Passos Duarte
  • Professor Doutorando Bruno Rogério Duarte Silva
  • Profª Drª Maria Dolores Fortes Alves

Programação

08h00 Socialização e credenciamento Credenciamento
Local: Auditório

Socialização e credenciamento

09h30 Mesa de honra Abertura
Local: Auditório

Mesa de honra

11h00 Troca de idéias Roda de Conversa
Local: Auditório

Troca de idéias

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Almoço

14h00 Mesa: A implementação da BNCC nos sistemas de ensino brasileiro Oficina
Local: Auditório

Inspetora educacional Doutoranda Marly do Socorro Peixoto Vidinha (Asiseal)

Inspetora educacional Mestre Rosilania Macedo da Silva (AsisealL)

Coordenadora: Inspetora Educacional Claudenice Santos Verçosa Mata

15h00 Troca de ideias Roda de Conversa
Local: Auditório

Troca de idéias

16h20 Comunicações orais Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório

Coordenadora: Inspetora Educacional Claudenice Santos Verçosa Mata

  1. Educação e envelhecimento: uma aproximação necessária - Edja Souza Barbosa / Maria Lays da Silva Souza/ Sara Jane Cerqueira Bezerra
  2. O inspetor educacional no âmbito da educação democrática - Rosilania Macedo da Silva / Rejane Vasconcelos Pereira da Silva
  3. Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Estado de Alagoas: Desafios e Possibilidades para o seu financiamento em um cenário atual de desconstrução dos planos de educação - Edja Betânia da Rocha Lima Ferreira / Eliane Souza de Freitas
  4. Os procedimentos de classificação e reclassificação regulados e regulamentados pelo estado brasileiro - Jousynete dos Santos / Rosilania Macedo da Silva
18h00 Encerramento Encerramento
Local: A definir

Encerramento.

Palestra 1: A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência

Palestra 1: A democracia como prática de liberdade: Luta e resistência

Palestrante: Prof. Mestre Anderson de Almeida Barros (UNEAL)

Coordenadora: Professora Doutora Jeane Maria de Melo Agostinho (IFAL)

Às10h00 - Auditório
08h00 Socialização (credenciamento) Credenciamento
Local: Auditório

Socialização (credenciamento)

10h00 Troca de ideias Sessão de Perguntas
Local: Auditório

Troca de ideias

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Almoço.

14h40 Troca de ideias. Roda de Conversa
Local: Auditório

Troca de ideias.

15h30 - Professor Doutorando Bruno Rogério Duarte Silva Palestra 4: Performance, resistência e estética deocolonial: para pensar a educação Palestra
Palestra 4: Performance, resistência e estética deocolonial: para pensar a educação
Local: Auditório

Palestra 4: Performance, resistência e estética deocolonial: para pensar a educação

Palestrante: Professor doutorando Bruno Duarte (UNEAL)

Coordenação: Inspetora educacional Mestre Rosilania Macedo da Silva (ASISEAL)

16h20 Troca de idéias Roda de Conversa
Local: Auditório

Troca de idéias.

16h30 Socialização e evento literário Vivência
Local: Auditório

Evento cultural e socialização

18h00 Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Encerramento.

Palestra 2: A inspeção educacional frente as políticas de educação no atual contexto no Estado brasileiro

Palestra 2: A inspeção educacional frente as políticas de educação no atual contexto no Estado brasileiro

Palestrante: Inspetora Educacional doutoranda Geovanna Passos (Amie)

Coordenador: Mestre Luciano Ferreira

Às09h00 - Auditório

Palestra 3: Caminhos da inclusão: a inclusão como caminho

Palestra 3: Caminhos da inclusão: a inclusão como caminho

Palestrante: Professora doutora Maria Dolores Fortes Alves  (UFAL)

Coordenação: Inspetora educacional Weronica de Souza Olson

Às14h00 - Auditório

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