I Jornada online de educação do Deduc

I Jornada online de educação do Deduc

Multimodalidade no ensino, novos tempos na educação.

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De 9 junho a 29 de julho Todos os dias das 15h00 às 15h00

Sobre o Evento

O I Joed tem por objetivo promover uma reflexão sobre as novas formas de ensinar e aprender que emergem no mundo digital. A velocidade que o mundo está acessando e compartilhando informações é surpreendente, e a educação não pode ficar de fora desse processo. Desse modo pretendemos utilizar o meio digital para promover o nosso primeiro evento acadêmico online do Deduc, nele agregaremos palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e outros formas de comunicação científica. Além disso, em tempos de isolamento social é necessário estreitar os nossos laços de comunicação por meio de plataformas digitais, para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam fortalecidas.

O Evento será transmitido pelo Canal no Youtube do I JOED e as tividades acontecerão todas as terças e quartas feiras de junho e julho de 2020. Clique aqui para acessar o nosso canal.

Palestrantes

  • Selma Garrido Pimenta
  • Alessandro Jacques Ribeiro
  • Aldeci Fernandes da Cunha
  • Geraldo Freire de Lima
  • José Roberto de Campos Lima
  • Otávio Washington Lima Silva
  • Jhonatas Laurentino
  • Antônio Alves de Santana
  • Etienne Lautenschlager
  • Ronny Diogenes de Menezes
  • Ilderlândio Assis De Andrade Nascimento
  • Katia Regina Lopes Costa Freire
  • Francileide Batista de Almeida Vieira
  • Maria Reilta Dantas Cirino
  • Jacicleide Ferreira Targino Da Cruz Melo
  • Fábio Marques de Souza
  • Ana Caroline Pereira da Silva
  • Antônio Flávio Ferreira de Oliveira
  • Giovanna Barroca de Moura
  • Yasmin Rayane Mariz da Silva
  • Maria Emília Cavalcante Silva
  • Christianne Medeiros Cavalcante
  • Vanessa Spinosa
  • Flavius Da Luz E Gorgonio
  • Maria De Fatima Garcia
  • Odair Marques da Silva
  • Carlos Machado
  • Angela Maria Chuvas Naschold
  • RUANNA MARIA BORGES DE ARAUJO DO NASCIMENTO
  • EDUARDO BRUNO DA COSTA
  • SUZANA SANTOS NASCIMENTO MARQUES
  • Monara Emília Pereira de Medeiros
  • Jefson Bezerra de Azevedo Filho

Programação

15h00 - Selma Garrido Pimenta Palestra de Abertura- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: pandemia e a mercadorização nas diretrizes CNE 2 / 2019. Abertura
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: pandemia e a mercadorização nas diretrizes CNE 2 / 2019.

15h00 - Jacicleide Ferreira Targino Da Cruz Melo, Maria Reilta Dantas Cirino Educação Infantil e os desafios das aulas não presenciais no período de Pandemia Mesa-redonda
Educação Infantil e os desafios das aulas não presenciais no período de Pandemia
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O cenário da Educação Infantil em tempos de pandemia. Discussão sobre os desafios das atividades não presenciais com crianças da Educação Infantil.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Carlos Machado, Maria De Fatima Garcia, Odair Marques da Silva Contribuições Africanas para a Educação Afro-Brasileira e para a Lei 10.639/03 Mesa-redonda
Contribuições Africanas para a Educação Afro-Brasileira e para a Lei 10.639/03
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

A Mesa Redonda “Contribuições Africanas para a Educação Afro-Brasileira e para a Lei 10.639/03” problematiza a invisibilidade do continente africano na formação do Pensamento social brasileiro ao mesmo tempo em que afirma a África como o berço da civilização humana por ter oferecido ao longo da História, contribuições tecnológicas de extrema importância ao desenvolvimento da humanidade. Muitas das tecnologias advindas dos povos africanos se perderam ou foram desapropriadas de seus inventores e cientistas, num processo evidente de colonização epistemológica eurocentrada. Por um lado, os e as estudantes negros/negras precisam se reconhecer, via currículo escolar, na história científica de seus ancestrais e por outro, os(as) não-negros ao serem ensinados acerca da ciência e tecnologia africana e afro-descendente, poderão desenvolver respeito e percepção diferenciada acerca de África e seus contornos culturais, econômicos, sociais, tecnológicos e populacionais, o que poderá contribuir com a constituição de uma sociedade brasileira antirracista livre, cujos direitos humanos sejam a base da cidadania plena.

15h00 - Etienne Lautenschlager Neurociência e Educação: um diálogo necessário Palestra
Neurociência e Educação: um diálogo necessário
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Essa palestra pretende apresentar as neurociências e seus conteúdos relacionados com a aprendizagem, cognição e emoção.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Antônio Flávio Ferreira de Oliveira, Giovanna Barroca de Moura, Ilderlândio Assis De Andrade Nascimento, Maria Emília Cavalcante Silva, Yasmin Rayane Mariz da Silva A centralidade do texto no ensino de língua materna: um diálogo com/entre Bakhtin e Paulo Freire Mesa-redonda
A centralidade do texto no ensino de língua materna: um diálogo com/entre Bakhtin e Paulo Freire
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O ensino de língua materna tem sido tema de muitas discussões nas esferas acadêmicas, escolares e mesmo midiáticas, pois atrelado a esse tema estão relacionadas questões como os papeis dos sujeitos que fazem o ensino, os materiais didáticos, as políticas públicas etc. Ao entrar nessa arena de discursos convergentes e divergentes, a presente proposta de discussão tem como objetivo estabelecer um diálogo com/entre as deias de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, destacando o papel que o texto pode ocupar no ensino de língua materna. Para isso, as palestras desta mesa-redonda convocarão três gestos de leitura, a saber, primeiro, retomar ideias fundamentais e necessárias desses dois autores, tendo em vista as práticas de ensino; segundo, estabelecer pontos de (des)encontro entre tais ideias; terceiro, considerando as perspectivas dos dois autores, pensar o ensino de língua materna. Com essa discussão, ao entrar na seara dos debates em torno das práticas de ensino na Educação Básica, espera-se contribuir com a formação de futuros docentes. Os trabalhos que serão apresentados são:
“AS IDEIAS DE MIKHAIL BAKHTIN E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: QUAL O LUGAR DO TEXTO?”, “AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: QUAL O LUGAR DO TEXTO?”, “ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA: UM ENCONTRO COM/ENTRE AS IDEIAS DE MIKHAIL BAKHTIN E PAULO FREIRE".

15h00 - Geraldo Freire de Lima, Katia Regina Lopes Costa Freire Educação em tempos de pandemia: a importância da socialização e interação na aprendizagem Mesa-redonda
Educação em tempos de pandemia: a importância da socialização e interação na aprendizagem
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Breve histórico da Educação à distância. Conceito de socialização e interação (Vygotsky), aprendizagem mediada, professor mediador, tabus acerca do magistério, alienação cultural, apropriação da educação.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Jhonatas Laurentino Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica Palestra
Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Computadores impactam em quase todos os aspectos de nossas vidas, porém, infelizmente, as escolas não conseguem acompanhar esse caminho sem volta. A simples utilização massiva de aparatos tecnológicos na sala de aula não garante a melhoria do ensino, porém pode ser o meio pelo qual os estudantes encontram alternativas para a solução de problemas complexos. O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que usa diversas técnicas oriundas da Ciência da Computação e vem gerando um novo foco educacional no quesito inovação nas escolas mundiais como um conjunto de competências de solução de problemas que devem ser compreendidos por uma nova geração de estudantes em conjunto com as novas competências do século 21 (i.e., pensamento crítico, colaboração, etc.). Infelizmente, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender as expectativas dos professores. Por causa disso essa palestra tem como objetivo mostrar aos ouvintes algumas ideias de possíveis projetos que envolvem o pensamento computacional que podem ser executados na sala de aula sem ter a necessidade de utilização computadores ou dispositivos eletrônicos.

15h00 - Otávio Washington Lima Silva, Ronny Diogenes de Menezes Os desafios do trabalho do intérprete de Libras na educação pública Palestra
Os desafios do trabalho do intérprete de Libras na educação pública
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Com as políticas de inclusão das pessoas surdas milhares sugiu uma enorme demanda por profissionais intérpretes de Libras para promover a cessibilidade comunicacional para esses alunos. Entretanto o sistema educacional não teve tempo para formar a quantidade necessária de profissionais para atender a todas os surdos. Nesse cenário o intérprete de Libras educacional trava diariamente uma luta para atender aos surdos e ao mesmo tempo manter a sua saúde. O objetivo dessa palestra a discutir os desafios que os intérpretes de Libras enfrentam em seu dia a dia.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Antônio Alves de Santana Gênero e sexualidade na escola: experiências, resistências e transemancipação dos corpos. Palestra
Gênero e sexualidade na escola: experiências, resistências e transemancipação dos corpos.
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Na contemporaneidade tanto no Brasil como em diversos países, especialmente nos últimos anos, temos notado uma crescente atenção acerca das questões de gênero e sexualidade potencializadas pela visibilidade conquistada pela incessante influência, luta e resistência dos movimentos sociais, especialmente, os movimentos sociais de feministas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT). Nesta perspectiva o espaço escolar é um ambiente visto como fundamental para a formação da cidadania, preparando-o para o trabalho, a vida em sociedade e a cidadania. Para muitas pessoas sobretudo a população LGBT, a escola ainda é um sonho.

Diante do exposto, algumas inquietações nos chegam: quais as dificuldades em implementar propostas curriculares que legitimam o respeito à diversidade e combata a LGBTfobia e transfobia na escola? Diante da crescente pauta conservadora que assombra o país, como garantir a efetividade de acesso e permanência das pessoas LGBTs sobretudo as pessoas transgêneras na escola? Ao concluir a educação básica, como garantir o acesso e permanência de pessoas transgêneras na educação superior e no mundo do trabalho?
Essas são algumas questões que propomos pensar conjuntamente e dialogar na perspectiva de contribuir acerca de educação que rompa com modelos “necrocurricular” afim de fortalecer legitimar o campo da educação libertadora, emancipatória, que faz-se indispensável na formação desses sujeitos que lutam, resistem, bem como de todos/as que advogamos que “Outro Mundo é Possível”.

15h00 - Christianne Medeiros Cavalcante, Jefson Bezerra de Azevedo Filho, Monara Emília Pereira de Medeiros, Vanessa Spinosa Didática, TICs e o ensino: a experiencia da interdisciplinaridade na universidade Mesa-redonda
Didática, TICs e o ensino: a experiencia da interdisciplinaridade na universidade
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

A mesa proposta é uma roda de diálogos sobre a importancia de ações interdisciplinares no ensino superior. Avalia-se que atividades que envolvam diferentes áreas de conhecimento, promove uma formação docente que levará a professores mais inclusivos e abertos a uma educação emancipadora. O debate terá a presença de duas docentes e de dois monitores que estão envolvidos no projeto de ensino da UFRN, que relaciona componentes curriculares da Pedagogia e da História. Eles trarão para a roda como conseguiram aliar ambas as áreas em uma ação de monitoria, avaliando avanços e desafios, na perspectiva docente e da monitoria.

15h00 - Angela Maria Chuvas Naschold, EDUARDO BRUNO DA COSTA, RUANNA MARIA BORGES DE ARAUJO DO NASCIMENTO, SUZANA SANTOS NASCIMENTO MARQUES ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E A CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA NO SERIDÓ DO RN Mesa-redonda
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E A CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE PÓS-PANDEMIA NO SERIDÓ DO RN
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Apresentação dos resultados dos trabalhos realizados pelo projeto de extensão da UFRN (DEDUC/CERES) "A alfabetização e a formação de uma sociedade leitora no Seridó do RN". O projeto envolveu estudos na interface educação, neurociências cognitivas da leitura, psicolinguística e literatura relacionados aos aspectos teóricos e práticos a serem estudados em profundidade nos cursos de formação de professores da atualidade, bem como pelos professores que atuam na realidade educativa.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Aldeci Fernandes da Cunha, Francileide Batista de Almeida Vieira Criatividade e Subjetividade: estabelecendo relações com os processos de aprendizagem e de inclusão escolar. Mesa-redonda
Criatividade e Subjetividade: estabelecendo relações com os processos de aprendizagem e de inclusão escolar.
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Discussão sobre a criatividade como expressão da subjetividade humana. A dimensão subjetiva da aprendizagem humana, destacando-se a aprendizagem de pessoas com deficiência. A criatividade e sua relação necessária nos processos de inclusão escolar.

15h00 - Ilderlândio Assis De Andrade Nascimento Apresentação de trabalhos: projetos de TCC, Iniciação científica, PIBID, extensão e residência Pedagógica. Apresentação Oral
Apresentação de trabalhos: projetos de TCC, Iniciação científica, PIBID, extensão e residência Pedagógica.
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Este tem como objetivo divulgar projetos, práticas e experiências que ampliem a integração e interfaces entre a Pesquisa/Ensino/Extensão, contribuindo para o fortalecimento entre a Universidade e a Sociedade, nesse período de isolamento social.

13h00 O ENSINO POR PROJETOS: UMA METODOLOGIA POSSÍVEL Minicurso
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

O minicurso ocorrerá em diversos dias de 15/06 até 17/07. Os onscritos receberão mais informações por email.

O curso visa possibilitar aos alunos e educadores participantes uma experiencia com educação a distância, no ambiente virtual do SIGAA, da UFRN, como forma de enfrentamento ao período de isolamento social provocado pela expansão do vírus COVID-19. Atrelado a isso, temos como objetivo ainda criar condições para que os participantes possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva. O projeto em si é uma proposta de estudo teórico sobre o tema ensino por projetos no contexto das metodologias ativas com base em Bacich, Lilian; Moran, José (2018), Camargo, Fausto; Daros, Thuine (2017), Pochmann, Marcio (2012), Cavalcante(2019), BUSS; MACKEDANZ (2017), Oliveira (2006), Matos (2009), que são autores que referenciam este tipo de trabalho com orientações gerais e normativas. A metodologia de trabalho partirá de estudos semanais, contando com material produzido pela própria equipe organizadora, e publicado na comunidade virtual do SIGAA. O material deverá ser lido e dentro dela respondidas as questões de debate, para possível participação em chat e fóruns. Espera-se com essa iniciativa agregar mais valor a formação dos alunos e contribuir com a profissionalização dos professores da rede de ensino De Caico/RN.

OBJETIVO: Criar condições para que professores e outros profissionais da área educacional possam adotar e utilizar a metodologia de projetos de forma efetiva.
Colaborar para engajar os estudantes ao ambiente virtual compreendendo-o como possibilidade de aprendizagem frente a situação de pandemia no estado do RN.

15h00 - Flavius Da Luz E Gorgonio Minerando Dados Educacionais Palestra
Minerando Dados Educacionais
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Mineração de dados é o processo de explorar grandes volumes de dados em busca de conhecimentos que sejam inéditos, úteis e que não sejam facilmente detectados através de outros processos tradicionais. Na área educacional, esta técnica possui um vasto campo de utilização, podendo ser aplicada desde a compreensão de necessidades específicas de alunos, proporcionando a escolha das melhores práticas, até ser utilizada como uma ferramenta para avaliar dificuldades de aprendizagem e evitar a evasão. Um obstáculo inerente ao uso da mineração de dados, assim como de outras ferramentas computacionais na área de educação, é o desconhecimento sobre como funcionam essas técnicas e ferramentas, principalmente por aqueles que não são da área de TI. Assim, a proposta dessa palestra é apresentar as técnicas de mineração de dados aos profissionais de área de educação, possibilitando o diálogo entre as áreas e favorecendo a sua utilização no contexto educacional.

15h00 - José Roberto de Campos Lima Álgebra nos Iniciais, será possível? Palestra
Álgebra nos Iniciais, será possível?
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Dois movimentos muito importantes trouxeram como inovação a Álgebra nos Anos Inicias, primeiramente, pelo Pacto Nacional da Idade Certa – PNAIC, que traz como um dos eixos orientadores para o ensino no ciclo de alfabetização de Matemática o Pensamento Algébrico e posteriormente a Base Nacional Curricular Comum – BNCC que insere como unidade temática a Álgebra. Sendo este um elemento inovador é preciso compreendê-lo para melhor aplicá-lo. Essa palestra tem como intenção, discutir e refletir sobre o que é essa Álgebra que a BNCC traz como unidade temática e como isso se aplica em sala de aula.

15h00 - Ana Caroline Pereira da Silva, Fábio Marques de Souza, Ronny Diogenes de Menezes Aprendizagem telecolabortiva de línguas adicionais: uma proposta de aproximação intercultural Mesa-redonda
Aprendizagem telecolabortiva de línguas adicionais: uma proposta de aproximação intercultural
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Esta mesa-redonda tem como objetivo compartilhar com os participantes
algumas considerações teórico-reflexivas a respeito da aprendizagem
colaborativa e a necessidade de adaptação do ensino de línguas
estrangeiras/adicionais ao contexto tecnológico atual. O teletandem será
apresentado como possibilidade para a aprendizagem colaborativa e
intercultural de línguas estrangeiras/adicionais. Esta prática está baseada na
concepção sociocultural do desenvolvimento humano e concebe, portanto, a aprendizagem como processual e socialmente mediada. Com o suporte de professores mediadores e com o apoio de tecnologias como o WhatsApp, o Facebook e o Skype, por exemplo, são formadas duplas entre brasileiros interessados em ensinar o português como língua estrangeira/adicional e estrangeiros interessados em ensinar as suas línguas maternas. Dessa forma, cada interagente passa a ser professor da sua língua e aprendiz da língua do outro e, assim sendo, cada um fará o papel de aluno por um tempo pré?determinado, falando e praticando a língua do outro parceiro. Esta modalidade de aprendizagem colaborativa não está limitada apenas às línguas de modalidade oral, podendo ser usada também para interação do par linguístico Português/Libras. A prática de aprendizagem colaborativa, além de potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural dos participantes, pode possibilitar o engajamento necessário para que o aprendiz seja protagonista do próprio processo de aprendizagem.

15h00 - Alessandro Jacques Ribeiro O uso de vídeos na formação docente: Como oportunizar a aprendizagem dos professores Palestra
Local: Canal do Youtube do JOED UFRN

Tema: O uso de vídeos na formação docente: Como oportunizar a aprendizagem dos professores

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Organizador

Departamento de educação do Ceres

Departamento de Educação do Ceres da UFRN