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O serviço público necessita, cada vez mais, consolidar um desempenho competente de suas atribuições, alinhando-se firmemente aos propósitos de uma sociedade plural e diversa, que apresenta demandas distintas. Nesse sentido, a temática da Inclusão e da acessibilidade faz-se primordial na agenda dos agentes públicos, que devem estar familiarizados com tais conceitos e aptos a combater o preconceito e promover a igualdade de condições de acesso dos cidadãos. Os conhecimentos e reflexões propostos neste curso, como a adaptação de espaços físicos, a adequação de linguagem, o acolhimento e o conhecimento da legislação concernente são alguns exemplos de atitudes que devem ser adotadas, a fim de perceber e atuar contra os diferentes tipos de barreiras (arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais dentre outras), seja por meio de ações pessoais ou comunicando à autoridade competente. Cabe ao serviço público proporcionar sempre melhores condições de acesso aos usuários, de forma que a participação destes na vida social ocorra em igualdade de oportunidades.
Espera-se que, ao final do curso, o servidor possa conhecer e refletir criticamente sobre as políticas de inclusão e acessibilidade de forma a promover uma administração pública inclusiva. Ao mesmo tempo, espera-se viabilizar e ampliar a participação das Pessoas com Deficiência nos ambientes e nas atividades oferecidas, por meio da capacitação e da ação ativa e receptiva de seus servidores.
Objetivos específicos
1. Conhecer os conceitos gerais de acessibilidade e inclusão.
2. Conhecer os marcos históricos e principais legislações relativas à inclusão.
3. Compreender os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de políticas de inclusão.
4. Refletir sobre a inclusão social da pessoa com deficiência através da efetivação do direito à acessibilidade.
5. Compreender as características do atendimento a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial.
6. Identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade, interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.
Período de inscrições: 3 - 10/9/2024
Período de realização: 17/9 - 10/12/2024
Carga horária: 60h
Dias e horários (aulas online e síncronas): Terças e sextas-feiras, 8h - 10h30
Instrutora: Prfa. Dra. Raquel Ângela Speck
*Sujeita a alterações em caso de necessidade.