Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência

Faça sua inscrição
De 17 setembro a 10 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 10h30

Sobre o Evento

PROGRAMAÇÃO* COMPLETA DO CURSO - CLIQUE AQUI

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O serviço público necessita, cada vez mais, consolidar um desempenho competente de suas atribuições, alinhando-se firmemente aos propósitos de uma sociedade plural e diversa, que apresenta demandas distintas. Nesse sentido, a temática da Inclusão e da acessibilidade faz-se primordial na agenda dos agentes públicos, que devem estar familiarizados com tais conceitos e aptos a combater o preconceito e promover a igualdade de condições de acesso dos cidadãos. Os conhecimentos e reflexões propostos neste curso, como a adaptação de espaços físicos, a adequação de linguagem, o acolhimento e o conhecimento da legislação concernente são alguns exemplos de atitudes que devem ser adotadas, a fim de perceber e atuar contra os diferentes tipos de barreiras (arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais dentre outras), seja por meio de ações pessoais ou comunicando à autoridade competente. Cabe ao serviço público proporcionar sempre melhores condições de acesso aos usuários, de forma que a participação destes na vida social ocorra em igualdade de oportunidades.

Espera-se que, ao final do curso, o servidor possa conhecer e refletir criticamente sobre as políticas de inclusão e acessibilidade de forma a promover uma administração pública inclusiva. Ao mesmo tempo, espera-se viabilizar e ampliar a participação das Pessoas com Deficiência nos ambientes e nas atividades oferecidas, por meio da capacitação e da ação ativa e receptiva de seus servidores.

Objetivos específicos
1. Conhecer os conceitos gerais de acessibilidade e inclusão.
2. Conhecer os marcos históricos e principais legislações relativas à inclusão.
3. Compreender os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de políticas de inclusão.
4. Refletir sobre a inclusão social da pessoa com deficiência através da efetivação do direito à acessibilidade.
5. Compreender as características do atendimento a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial.
6. Identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade, interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Período de inscrições: 3 - 10/9/2024

Período de realização: 17/9 - 10/12/2024

Carga horária: 60h

Dias e horários (aulas online e síncronas): Terças e sextas-feiras, 8h - 10h30

Instrutora: Prfa. Dra. Raquel Ângela Speck

*Sujeita a alterações em caso de necessidade.

Programação

Diálogos sobre Acessibilidade como fator de inclusão

Acessibilidade Arquitetônica. Importância da acessibilidade arquitetônica. Definição de acessibilidade arquitetônica. Relação entre acessibilidade e inclusão. Legislação e normas técnicas de acessibilidade (ex. NBR 9050). Identificação de Barreiras Arquitetônicas. Tipos de barreiras: físicas, sensoriais e comunicacionais. Exemplos práticos de barreiras em instituições educacionais. Impacto das barreiras no processo de ensino-aprendizagem. Soluções e Adaptações. Empatia na tecnologia. Acessibilidade Digital. Definição de Acessibilidade Digital. Diretrizes de Acessibilidade. Público atendido em Acessibilidade Digital. Tecnologia Assistiva. Recomendações gerais no uso de recursos digitais por necessidades específicas. 

Às08h00 - Microsoft Teams

Os sentidos da Educação Especial e Inclusiva

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Fundamentos e conceitos-chave da Educação Especial em suas perspectivas, históricas, filosóficas, sociológicas e legais, da educação básica ao ensino superior. 

Às08h00 - Microsoft Teams

Direitos Humanos em perspectiva

Normas garantidoras dos direitos fundamentais. Constituição, Normas e Condutas para aplicação das leis. Pactos que garantem os Direitos Humanos. Avanços e desafios dos Direitos Humanos hoje.

Às08h00 - Microsoft Teams

Quebrando Barreiras: Atitudes que Transformam a Acessibilidade

Acessibilidade: Compromisso de cada um. Barreiras. Mobiliário urbano. Desenho universal. Lei Brasileira de Inclusão. Acesso Sem Limites: Superando Barreiras Atitudinais. A Nova Perspectiva: Redefinindo Atitudes para a Acessibilidade. Além das Barreiras: Construindo uma Cultura de Inclusão. Transformando Atitudes: O Caminho para a Acessibilidade Plena.

Às08h00 - Microsoft Teams

Sociologia da Acessibilidade e Acessibilidade Comunicacional

Comunicação e acessibilidade no contexto contemporâneo. Barreiras comunicacionais. Os códigos da língua de sinais. A virada linguística. A legitimação do estatuto do saber. A realidade simbólica e a complexificação do sentido. Como as diferenças são produzidas? Acessibilidade Universal. Protagonismo das pessoas com deficiência. O Reconhecimento Político das Diferenças Culturais, Sociais e Individuais como horizonte.

Às08h00 - Microsoft Teams

Compreendendo a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o seu modelo social

Participação das Pessoas com Deficiência na efetivação de políticas públicas. O exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais assegurado. Direito à participação social sem barreiras. A Convenção e seu status constitucional. O artigo 24 e o direito à educação inclusiva. Como garantir um ambiente educacional acessível? A situação do Estado do Paraná e o direito à Educação Inclusiva.

Às08h00 - Microsoft Teams

Direitos das pessoas com deficiência

Base legal para inclusão da pessoa com deficiência. Educação Anticapacitista como horizonte ético-político. Igualdade e participação plena das pessoas com deficiência. 

Às08h00 - Microsoft Teams

Diálogos sobre Deficiência Mental, Neuropedagogia e Ensino colaborativo

O Ensino Colaborativo: uma abordagem filosófica/metodológica para a inclusão escolar. Compreendendo as altas habilidades/Superdotação. Conceituação características/perfil desse público. Identificação, atendimento e aspectos legais. Transtornos do Neurodesenvolvimento. Transtorno do Desenvolvimento Intelectual. Diagnóstico da Deficiência Intelectual. Rastreio da Deficiência intelectual – processo avaliativo. Estratégias de intervenção e inclusão. Proposta de Adaptação. Um olhar para as possibilidades. Encaminhamentos possíveis. 

Às08h00 - Microsoft Teams

Desmistificando erros do capacitismo

O que é Capacitismo? Como o capacitismo funciona? Em que o capacitismo se sustenta? E o que são práticas anticapacitistas? E no ambiente escolar/acadêmico, como isso se aplica? Exemplos de capacitismo na Universidade. Exemplos de práticas anticapacitistas. Raízes de alguns pensamentos e atitudes capacitistas. Como a PcD vê o capacitismo.

Às08h00 - Microsoft Teams

Anticapacitismo e emancipação social

Produção de modos anticapacitistas de habitar a universidade. Perspectiva da ética do cuidado para a promoção de justiça social. Experienciando o capacitismo. Práticas de coensino emancipatórias.

Às08h00 - Microsoft Teams

Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

Tecnologia assistiva como direito à inclusão. O que são e exemplos. Autonomia e equidade.

Às08h00 - Microsoft Teams

Autismo: Conceitos e Neurodiversidade

Conceituação de TEA. Conceituação de Neurodiversidade e implicações no contexto acadêmico. Autismo: construções históricas e construções sociais. A inclusão do aluno com TEA no Ensino Superior. O autismo e seu espaço / território social. Estigmatização do autismo: autismo é loucura?. O autismo e suas comorbidades. Estereotipias. O autismo como parte do mundo e não um mundo à parte. 

Às08h00 - Microsoft Teams

História da educação especial, deficiência auditiva

Resgate histórico da Educação Especial no Brasil. Marcos historiográficos que versam sobre o caráter assistencial/filantrópico até o momento atual da inclusão. Concepções históricas acerca das deficiências. Iniciativas nacionais no cenário de escolarização das pessoas com deficiência.

Às08h00 - Microsoft Teams

Deficiência Visual e Auditiva - Conceitos, Práticas e Recursos

Formação para o Atendimento de pessoas com Deficiência Visual. Conceitos de deficiência visual. Abordagens práticas. Recursos disponíveis. Encaminhamentos possíveis. Orientação e mobilidade. Ensino Braille. A desbrailização. Formação para o Atendimento de pessoas com Deficiência Auditiva. Conceitos de deficiência auditiva. Abordagens práticas. Recursos disponíveis. Encaminhamentos possíveis.

Às08h00 - Microsoft Teams

Carregando área de inscrição

Organizador

Unidade de Capacitação e Qualificação - UCAQ