III Seminário CEAME/TEA - Interfaces entre Educação e Saúde

III Seminário CEAME/TEA - Interfaces entre Educação e Saúde

Transtorno do Espectro Autista: Interfaces entre Educação e Saúde

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De 25 a 26 de abril Todos os dias das 18h30 às 17h00
Campo Grande, MS Auditório UEMS

Sobre o Evento

III Seminário CEAME/TEA

Interfaces entre Educação e Saúde

Data: 25/04/2022

18h30min - Credenciamento

19horas - Cerimônia de abertura

Apresentação musical do CEAM/AHS - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação.

19h30min - Palestra de abertura "Políticas Públicas da Educação Especial"

Prof.ª. Mestre Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp. Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenadora de Políticas para a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Data: 26/04/2022

7h30min - Credenciamento

8horas - Cerimônia de abertura

Apresentação musical e dança do CEAM/AHS - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação.

8h15min - Palestra “Correlações entre Educação e Saúde”

Drª. Alexandra Ayach Anache – Psicóloga; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Pós Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial.

9h30min - Intervalo

9h45min - Palestra “Profissionais da área da saúde em parceria com o trabalho da escola; orientação aos professores”

Mestre Marina de Castro Fregnan – Fonoaudióloga; Esp. Em Linguagem; Esp. em Neurofuncional e no Transtorno do Espectro Autista e Mestra em Psicologia da Saúde. Atuação em clínica.

11 horas - Encerramento do período da manhã, intervalo para o almoço.

13 horas - Retorno do intervalo do almoço

13 horas - Palestra “O papel da família no desenvolvimento educacional do estudante com TEA”.

Carolina Spinola Alves Corrêa - Jornalista; Pedagoga; Pós-graduanda em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) CBI Miami. Coordenadora Estadual do Movimento Orgulho do Autista Brasil/MS; Fundadora e presidente da Associação nacional PRODTEA. Proprietária do Projeto TEAMORAR - Moradia Assistida para Autistas.

14h15min - Palestra “O ensino colaborativo no processo de inclusão escolar”.

Prof. Marcelo Brito dos Santos é Gerente Pedagógico do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP-DV), formado em Filosofia e Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-graduado em Ed. Especial e tecnologias, Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

15h30min - Intervalo

15h45 - Palestra “O ensino colaborativo no cotidiano da sala de aula”.

Prof.ª Mestre Stéfani Quevedo de Meneses - Graduada em Letras. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva. Especialista em Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

17 horas - Encerramento do evento.

Palestrantes

  • Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp
  • Drª. Alexandra Ayach Anache
  • Mestre Marina de Castro Fregnan
  • Carolina Spinola Alves Corrêa
  • Prof. Marcelo Brito dos Santos
  • Prof.ª Stéfani Quevedo de Meneses

Programação

14h15 - Prof. Marcelo Brito dos Santos “O ensino colaborativo no processo de inclusão escolar” Seminário
“O ensino colaborativo no processo de inclusão escolar”
Local: Auditório UEMS

Palestra: “O ensino colaborativo no processo de inclusão escolar”.

Local

Auditório UEMS - 79115-898, Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155, Santo Amaro, Campo Grande, Mato Grosso do Sul,

Organizador

CEAME/TEA

Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista da SED - Secretaria de Estado de Educação, criado pelo Decreto nº 14.480/2016, regulamentado na Resolução/SED nº 3.120/2016. Tem como princípio "apoiar e subsidiar a formação do estudante com TEA, priorizando o processo de ensino e aprendizagem".