Este evento tem por objetivo realizar uma introdução ao trauma na perspectiva da psicologia analítica em uma compreensão mais recente no trabalho de Donald Kalsched em seu livro "O mundo interior do trauma"
Promovido pelo grupo de pesquisa em Psicologia Analitica do PPGPSI/UFPR, será 07 de outubro (sexta) de 2022 das 15h30 as 19h30 no modo híbrido, isto é, presencial e online.. O modo presencial será realizado nas salas da Psicologia no Prédio Histórico da UFPR, campus central na Praça Santos Andrade em Curitiba - PR. Simultaneamente será transmitido on line para o YouTube.
Para introduzir a temática, os participantes devem assistir a a palestra de Donald Kalsched – Glimpses through the veil: Encounters with the numen of clinical work ministrada no Pacifica Graduate Institute e disponível no canal do Youtube da instituição. Entretanto, uma versão (não oficial e restrita ao evento) legendada em português será disponibilizada aos participantes.
O trauma pode ser considerado como um acontecimento ou um contínuo de vivências com carga excessiva de afetos e energia psíquica que impossibilita a psique integrar a experiência e provoca intenso sofrimento psíquico no momento da experiência, posteriormente e impacta profundamente na personalidade e no seu desenvolvimento. C. G. Jung relacionou o trauma com a teoria dos complexos.
Nesta perspectiva, o trauma se relaciona com um choque afetivo que ocasionando um complexo com intensa carga afetiva que não é integrado a consciência egoica. Assim a psique fica dissociada e um bloqueio na individuação ou auto-realização da psique. As concepções da infância e desenvolvimento de M. Fordham ampliaram esta compreensão. Em 1996, Donald Kalsched escreveu o livro "O Mundo interior do trauma" que se tornou referencia neste tema. Dialogando com outras abordagens psicodinâmicas amplia a compreensão do trauma precoce, suas implicações e sua dinâmica considerando as defesas do Self que são anteriores as defesas do ego e sua atuação dentro do sistema de auto-cuidado da psique.
Donald Kalsched continua sua pesquisa e exploração a respeito do trauma refletindo sobre a relação entre o trauma, a numinosidade e os modos e experiência de contato da psique ou ego traumatizado com os arquétipos, o inconsciente coletivo e o Self. Partindo desta perspectiva, e também refletindo sobre as possibilidades de superação do trauma ele publica em 2013 o livro " Trauma and the Soul: A Psycho-Spiritual Approach to Human Development and Its Interruption".
Salientamos que o evento é gratuito e que apenas o modo presencial será certificado
Programação On-line pré-evento
palestra de Donald Kalsched – Glimpses through the veil: Encounters with the numen of clinical work- Pacifica Graduate Institute
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kNw2VusH5sU
Versão legendada em português (tradução livre e não oficial) será disponibilizada aos inscritos.
Sexta - 07 de outubro de 2022
Presencial - Psicologia Prédio Histórico da UFPR. Praça Santos Andrade em Curitiba
Inicio fim Atividade
14h00 15h15 Exibição presencial da palestra de Donald Kalsched – Glimpses through the veil: Encounters with the numen of clinical work- Pacifica Graduate Institute- versão legendada em português.
15h15 15h30 Intervalo / Abertura
15h30 16h30 Trauma na Psicologia Analítica segundo D. Kalsched Carlos Serbena (UFPR)
16h30 16h45 Intervalo
16h45 17h45 Tocar naquilo que toca: a arte como via de transformação psicológica - Milena K. Sedor (UFPR)
17h45 18h00 Intervalo
18h00 19h00 Trauma e aspectos psicoterapêuticos Ana Maira Gairão Rios (SP)
19h00 19h30 Encerramento
Aos participantes que desejarem aprofundar sua compreensão no trauma e em seus aspectos clínicos, a Psc. E Dra. Ana Maria Galrão Rios irá ministrar no sábado, 08 de outubro, das 09h00 as 17h30 o minicurso “Trauma e alma na psicologia analítica: teoria e implicações clínicas” . Neste curso ela mostra que no seu primeiro livro, D. Kalsched tem uma visão difícil das pessoas que tiveram o trauma relacional precoce. Ao longo do tempo, durante vinte anos, ele atendendo essas pessoas e trabalhando na clínica , sua visão se modifica. A mudança da estrutura da psique, o sistema protetor da psique, a dissociação e demais é mantido, ele coloca uma possibilidade religiosa muito maior dessas pessoas que vivenciaram traumas do que as pessoas que são mais normais”. Isto decorrente de um contato mais próximo com o numinoso e o mundo arquetípico que possibilitou a sua superação do trauma.
Maiores informações e inscrições em [Clique Aqui]
https://doity.com.br/trauma-e-alma-