Este evento possui transmissão ao vivo.
Inscrições de simpósios (mínimo de 02 mesas, máximo de 06 mesas): 22/09 a 10/11/2023.
Inscrições apenas para ouvintes: 01/11 a 30/11/2023
Carga horária: 80 horas para quem tiver frequência igual ou maior a 75%.
Vagas: 3.000 (três mil).
Gratuito.
Palavras iniciais de apresentação:
Trata-se de uma reunião de estudos e resultados de pesquisas transnacionais de problematização e combate à ocidentalização do mundo e suas consequências mais nefastas, expressas nas formas de despejo linguístico, cultural, territorial e ontológica de indivíduos, grupos, coletivos, populações, sociedades e nações, resultando, nesse início de milênio, num quase domínio planetário por um pequeno grupo detentor de "fundos de investimento" trilionários, apoiados no dólar, sem qualquer lastro, e como máquina de guerra e do terror contra nações insurgentes, sobretudo as que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e seus novos membros, com entradas previstas em janeiro de 2024, a saber: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Irã.
Objetivos:
Reunir pesquisadorxs com produção científica compatível e experiência de organização de minorias subalternizadas e oprimidas tanto pela lógica da colonização interna a seus países quanto pelo imperativo da ordem global hegemônica.
Identificar os mecanismos nacionais e transnacionais de divisão e anulação das lutas coletivas engendrados (esses mecanismos) pelo neoliberalismo totalitário;
Avaliar se a questão da distribuidora da riqueza material e simbólica, na forma socialista em permanente processo de construção, ainda faz sentido às lutas minoritárias e de trabalhadores(as) atualmente em nossos países e qual o seu papel para fazer emergir um mundo multipolar em termos econômicos, culturais, científicos, empenhados na partilha e distribuição dessa riqueza produzida pela classe trabalhadora;
Construir redes de cooperação científicas, alternativas, sem o peso de institucionalidades burocráticas e suas empresas de evento.
Propor e estimular formas de pensamento não subjugadas a sistemas intelectuais epistemicidas ou aprisionadas ainda ao imaginário medieval e colonial, que não cessam de obstruir a emancipação do gênero humano e suas formas de vida como obra de arte.
Metodologias:
Cada pesquisador(a) docente e discente do Pós-Crítica, sobretudo os(as) doutorandos (as) e em Estágio Pós-doutoral deve, individualmente ou em grupo de até 03 membros, sondar, buscar pesquisadores/as no mundo científico internacional, sobretudo atuando em instituições científicas do Sul Global, e que desenvolvam pesquisas que possam ter interface, aderência à problemática de nossos projetos de pesquisa e convidá-los (as) para comunicações, conferências, palestras.
Cada simpósio deve ter o mínimo de duas mesas e o máximo de 06, daí recomendarmos a formação de pequenos grupos, entre nós, corpo docente e discente e/ou entre discentes, com apoio de seus/as orientadores/as, para propor seus simpósios, conforme formato acima. Assim, e por se tratar de uma atividade autogestionária (os proponentes constroem sua proposta, faz a gestão e e executa) é fundamental que se tenha em mãos: a) título do simpósio com um resumo de até 5 linhas; b) nomes, e-mails e fotos dos participantes de cada mesa; c) cronograma de execução dentro do período do evento; d) ter tempo disponível para treinamento para o trabalho de estúdio no Canal Pós-Crítica; e) inserir uma mesa ou outra dos fóruns-tirocínios-docentes que, por ventura, tenham pesquisadores/as internacionais. Está sendo preparado um dispositivo para coleta dessas informações, decisivas, para a montagem da programação geral.
Agora, a máxima ATENÇÃO
INFORMAÇÕES DE CADA MESA DO SEU SIMPÓSIO (mínimo de 02 e máximo de 06 mesas)
Título da mesa 1, 2 ...6.
Resumo (de 3 a 5 linhas)
Metodologia (de 3 a 5 linhas)
Modalidade (remoto, híbrido ou presencial)
Data: entre 30 de novembro e 21/12
Horário: a partir de 8:00 h às 20:00 h, em dias úteis.
Mediador Acadêmico: (fará apresentação dos participantes e mediará os debates com o público no chat)
Mediador Técnico: (receberá treinamento para operar no estúdio do Canal Pós-Crítica)
Participantes: de cada mesa
Para os participantes e mediadores: Nome completo sem abreviaturas, e-mail, instituição vinculada e foto.
Enviar o arquivo completo para o contato abaixo: Download modelo aqui
E-mail: eventosposcritica@gmail.com
Obs. 01: Os nomes de todos os participantes e mediadores deverão estar em seu formato completo e sem abreviações, juntamente com a indicação de seu melhor e-mail válido, essas informações são de extrema importância para o cadastro dos mesmos na plataforma de envio do certificado.
Obs. 02: As fotos inseridas neste documento precisam seguir o padrão de perfil com uma boa resolução e de preferência no formato quadrado.
Obs. 03: Em caso de alterações reenviar o arquivo destacando as mudanças que foram realizadas para que os ajustes sejam feitos. Os cards de divulgação juntamente com os links de acesso e compartilhamento serão encaminhados para o mesmo contato de envio da proposta.
O que esperamos:
a) Através de maior popularização de uma ciência aberta, e empenhada, contribuir para novas formas e roteiros de organização estético-política por um mundo multipolar;
b) estimular a criação de Centros de Pesquisa Avançada sobre o Brasil em nossas instituições parceiras e, com isso, afirmar nossa potência de pensar o mundo contemporâneo e seu destino, sem o aprisionamento do nosso sistema intelectual ainda bastante vira-lata e colonizado pelos pressupostos da modernidade ocidental em suas perspectivas históricas, filosóficas e estéticas.
c) estabelecer mediações com a rede de escolas públicas, no âmbito das linguagens e das ciências humanas, visando a construção de um olhar econômico político emancipatório.
d) explorar uma imagem internacional, e universal em diferença, de Canudos como geopolítica do esclarecimento.
e) inserir, internacionalmente, doutorandos(as) e pós-doutorandas(as) do Programa de Crítica Cultural, a partir de suas contribuições para uma outra noção de modernidade fundada no saber popular.
f) fomentar parcerias acadêmicas institucionais, e em rede, envolvendo país fundadores dos BRICS e seus novos membros, sobre valores cosmopolitas e multipolares.
Obs: O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural agora, neste quadriênio 2021-2024, é nota 5, logo é obrigado a ter uma fecunda e produtiva internacionalização de seu corpo docente e discente, sob pena de baixar sua nota para 4 ou 3.
Conferência de Abertura - Ópera de Pequim e a diplomacia cultural da República Popular da China Abertura · Esther Marinho Santana, Osmar Moreira dos Santos
Trilhas de saberes indígenas: caminhos possíveis e desafios comuns Mesa Temática · Marina Rodrigues Miranda, Mario Ramão Villalva Filho, Oiti Pataxó, Tata Jhonny Coa Huanca
A biblioteca como espaço decolonial: recortes do cotidiano Mesa Temática · Cristian Gutiérrez Sosa, Genivaldo Cruz Santos
Educação, Diferença e Descapacitismo Mesa Temática · Aline Alvernaz, Tiago Ribeiro
A internacionalização da ciência sob a perspectiva de pesquisadores/as latino-americanos(as): reflexões sobre o programa doutorado sanduíche Mesa Temática · Amanda Pereira da Silva Azinari, Genivaldo Cruz Santos
A Comuna de Paris como arqueologia da experiência estético - política por um mundo multipolar Mesa Temática · Edilma Cotrim da Silva, Líbia Gertrudes de Melo, Osmar Moreira dos Santos
Aniversário da Revolução Chinesa Mesa Temática · Edilma Cotrim da Silva, Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira, Susana Galli
Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes Mesa Temática · Leda Regina de Jesus Couto, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Michele Santos da Gama, Reiziane da Cruz Silva
Ações de fortalecimento de línguas e culturas indígenas brasileiras Mesa Temática · Carolina Cuellar Duran, Denise Silva, Denize de Souza Carneiro, Elizabete Suzart, José de Oliveira dos Santos Silva, Sara Concepción Chena Centurión
As artes como espaço de resiliência e de reexistência Mesa Temática · Ilza Carla Reis de Oliveira, José Carlos Félix, Leonardo Tonus
Uma imagem do marxismo contemporâneo em Um banquete Antropofágico Mesa Temática · Evanildes Teixeira da Silva, Kárpio Márcio de Siqueira, Nazarete Andrade Mariano, Osmar Moreira dos Santos
A importância do letramento político para uma educação cidadã Mesa Temática · Anderson Mascarenhas Santos, Emanuela Santana Vieira, Ivete Teixeira dos Santos, Josileide Valença Varjão
A Reforma Psiquiátrica Brasileira e o cuidado ao louco infrator: paradigmas em disputa Mesa Temática · João Mendes de Lima Júnior, Tonivaldo Barbosa de Souza
Ensino, produção e acesso a materiais didáticos com temática indígenas Mesa Temática · Ana Cláudia Pacheco de Andrade, Anyelle Gomes da Silva, Helena Azevedo Paulo de Almeida, Jorge Alberto Paredes Coimbra, Maiara Damasceno da Silva Santana, Vincent Barletta
O inglês como língua desestrangeirizada: fatos e consequências da sua ressignificação Mesa Temática · Flavius Almeida dos Anjos, Leda Regina de Jesus Couto
Pegadas no caminho do Belo Monte: relatos para além do já contado Mesa Temática · Otavio Jesus Assis, Pedro Lima Vasconcelos, Tarcísio Fernandes Cordeiro
Acervos e arquivos digitais da obra de Mao Tsé-tung Mesa Temática · Alexandra Cardoso da Silva Duarte, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Sidmar da Silva Oliveira
Desafios comuns, soluções diversas: experiências na formação de professores(as) Brasil e Guiné-Bissau Mesa Temática · Fabrícia Sales Araújo Vieira, Leonel Vicente Mendes, Naira Évine Pereira Soares, Selma Maria Batista de Oliveira
Comentadores da obra de Mao Tsé-tung no Brasil e na América Latina Mesa Temática · Juliene Cristian Pinto, Xiaoxu Zhang
Aníbal Quijano e a crise da modernidade: gênese da teoria da colonialidade do poder Mesa Temática · Deni Ireneu Alfaro Rubbo, Tonivaldo Barbosa de Souza
Teias dos Feminismos e das re-existências entremeando espaços subalternizados no mundo multipolar Mesa Temática · Giuliana Conceição Almeida e Silva, Kelly Cordeiro Antas, Nadja Nayra Brito Leite
Roteiro de estudos e leitura da obra de Mao Tsé-tung e principais comentadores Mesa Temática · Alexandra Cardoso da Silva Duarte, Juliene Cristian Pinto, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Osmar Moreira dos Santos, Sidmar da Silva Oliveira, Xiaoxu Zhang
Quilombos de Norte a Sul - imagens, sons e sentidos Mesa Temática · Gabriel Muniz, Naira Évine Pereira Soares, Selma Maria Batista de Oliveira, Uriel Nascimento Santos Pinho
O sistema neoliberal e o ensino das ciências humanas no contexto da reforma do ensino médio no Brasil Mesa Temática · André Gomes da Conceição, Christian Lindberg, Laura Roberta Fontana, Maria Aparecida Lima dos Santos
O neoliberalismo e a reforma do ensino médio no Brasil Mesa Temática · Adriana d’Albrieux de Carvalho, Jefte Da Mata Pinheiro Junior, Thiago Luiz Alves dos Santos
O neoliberalismo, a militarização da vida e a democracia nas escolas Abertura · Felipe Baptista Campanuci Queiroz, João Camilo Sevilla, Luan Sávio de Castro Oliveira
Poéticas orais femininas: desafios e potências Mesa Temática · Cynthia Franco Lizárraga, Joice Zau, Lara Nunes, Luzia Martins
Novo Ensino Médio e a BNCC: decorrências para a formação de professores e de jovens Mesa Temática · Carla Busato Zandavalli, Carla de Moura, Dirce Djanira Pacheco e Zan, Gresiela Ramos de Carvalho Souza, Victor Pereira do Prado
O empoderamento com estratégia de rompimento do padrão unipolar e quebra da criminalização do eu, respeitando as interseccionalidades e territorialidades Mesa Temática · Jailma Maria da Silva, Kátia Cordeiro Antas, Kelly Cordeiro Antas, Tonivaldo Barbosa de Souza
Neurociência e dimensões da aprendizagem Mesa Temática · Josileide Valença Varjão, Leda Regina de Jesus Couto, Luiz Décio da Cunha Lima
Direitos linguísticos e culturais: lugares marcados, estratégias diversas Mesa Temática · Isabela Lagayette, Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Graça Graúna, Ricardo Tupiniquim Ramos, Silvio Roberto Oliveira
Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários Mesa Temática · Anny Carneiro Santos, Felipe Tuxá, Kárpio Márcio de Siqueira, Leandro Durazzo, Naiara Unzurrunzaga
Do desmonte literário às práticas de escrita na formação docente Mesa Temática · Cosme Batista dos Santos, Cristian Javier Lopez, Crizeide Miranda Freire, Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Nazarete Andrade Mariano
Conferências na EHESS em 2023: uma imagem do mundo multipolar Mesa Temática · Heitor Rocha Gomes, Sophia Midian Bagues dos Santos
Direitos linguísticos e literários. Mesa Temática · Alex Sandrelanio dos Santos Pereira, Bruno Silva Pedra da Rocha, Dilcinéia dos Santos Reis, Elías Rengifo de la Cruz, Gleice Alves Ferreira, Inaldice dos Santos Reis
Canudos: 130 anos, Possibilidades de novas leituras para jovens leitores Mesa Temática · Josileide Valença Varjão, Maria Raimunda Oliveira de Carvalho, Márcia Rios da Silva, Roosevelt Colini
Filosofia da diferença na ontologia Bantu Mesa Temática · Edilma Cotrim da Silva, Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira, Patrício Batsikama
Nos caminhos da história e nos passos da ficção: as personagens invisibilizadas na Guerra de Canudos Mesa Temática · Ilza Carla Reis de Oliveira, Marluce Freitas de Santana, Otavio Jesus Assis, Sebastien Rozeaux
Produções literárias de mulheres, feminismos, interseccionalidades e agências na mediação. Mesa Temática · Cibele Verrangia Correa da Silva, Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres, Soraya Lani Silva
Trama narrativa e compreensão da vida Mesa Temática · Danise Granjeiro, Edilma Cotrim da Silva, Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira
70 poesia & canções: Gullar, Gil & Tom Zé Mesa Temática · Davi Soares, Eloisa Marçola, João Batista da Silva Lima, Lucas Maciel
Políticas públicas educacionais: o direito à educação e a concretização da cidadania Mesa Temática · Anderson Mascarenhas Santos, Josileide Valença Varjão, Pedro da Silva Araújo Júnior
Mulheres agricultoras latino-americanas: resistência e protagonismo pelo Bem Viver Mesa Temática · Elena Hanono, Gema Galgani Esmeraldo, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Marisela PI Rocha, Marluce Freitas de Santana
Saberes subjugados e experiências artístico-literárias: diálogos epistemológicos Mesa Temática · Ana Cristina Moreira Pessôa, Claudete Daflan dos Santos, Ilza Carla Reis de Oliveira, José Carlos Félix, Juan Recchia Paez
Brasil - Congo: reflexões sobre os modos de criação literária entre universidade e Educação Básica Mesa-redonda · Francisco Veríssimo de Souza Melo, Lucas Rodrigues Coelho, Miguel Willk Segundo, Mwewa Lumbwe, Vitor Castro Brito
Brasil/China: teias culturais e trocas literárias Mesa Temática · Fan Xing, Francisco Foot Hardman, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Ma Lin, Maria Neuma Mascarenhas Paes, Victoria Almeida
Ecocriticismo e Imaginário I Mesa Temática · Adilson Guimarães Jardim, Antônio Donizeti da Cruz, Denise Dias, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Maria Rosileide Bezerra de Carvalho, Wanice Garcia Barbosa
Ecocriticismo e Imaginário II Mesa Temática · Antônio Donizeti da Cruz, Delzi Alves Laranjeira, Isabel Ponce de Leão, Jamile do Carmo, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Maria Rosileide Bezerra de Carvalho
Literatura: fabulação e criação Mesa Temática · Cristian Javier Lopez, Crizeide Miranda Freire, Francisco Veríssimo de Souza Melo, Nazarete Andrade Mariano
Identidades múltiplas, vozes múltiplas: desafiando a colonialidade pelo corpo e pela língua Mesa Temática · Alex Sandrelanio dos Santos Pereira, Belarmino Amândio Ndoluka, Dilcinéia dos Santos Reis, Erliandro Félix, Énia Wa Ka Lipanga, Inaldice dos Santos Reis, João Batista da Silva Lima, Luzia Martins
Educação, infâncias negras e lutas antirracistas Mesa Temática · Alyxandra Gomes Nunes, Carla Cristina de Jesus, Dilcinéia dos Santos Reis, Inaldice dos Santos Reis, Lícia Maria de Lima Barbosa, Marta Alencar, Naira Évine Pereira Soares, Pérola Cunha Bastos
Tradução, Literatura e Diferença Mesa Temática · Gabriel Vidinha Correia, José Carlos Félix, Mwewa Lumbwe, Raphaella Silva Pereira Oliveira
Auto da Catingueira e a poesia do território conselheirista: imagens, poéticas e sentidos Mesa Temática · Ana Cristina Moreira Pessôa, Ilza Carla Reis de Oliveira, José Carlos Félix
Retratos de Pesquisa com povos indígenas do semiárido baiano - uma imagem dos 15 anos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionais e Educação - Opará Mesa Temática · Anny Carneiro Santos, Dernival Kiriri, Dorival Junior Tuxá, Floriza Senna, Kárpio Márcio de Siqueira, Patrícia Pankararé
A narrativa autobiográfica e a formação docente: desafios e perspectivas para um novo fazer pedagógico Mesa Temática · Áurea da Silva Pereira, Josileide Valença Varjão, Rita Gallego
Roda de conversa I (manhã) - Walnice Galvão e suas leituras dos sertões e do Belo Monte: um olhar da Turma Multicampi de doutorado em Crítica Cultural Roda de Conversa · Osmar Moreira dos Santos, Walnice Galvão
Roda de conversa I (tarde) - Walnice Galvão e suas leituras dos sertões e do Belo Monte: um olhar da Turma Multicampi de doutorado em Crítica Cultural Roda de Conversa · Osmar Moreira dos Santos, Walnice Galvão
A poesia popular e o léxico na obra de José Aras Mesa Temática · Adriana Gonsalves da Silva Fontes, Anderson Mascarenhas Santos, Anita Santana, Josileide Valença Varjão
Roda de conversa II (manhã) - Walnice Galvão e suas leituras dos sertões e do Belo Monte: um olhar da Turma Multicampi de doutorado em Crítica Cultural Roda de Conversa · Osmar Moreira dos Santos, Walnice Galvão
Caminhos para o Museu Digital Saberes e Fazeres no Tainacan: etnografias e difusão do conhecimento entre Brasil e África Mesa Temática · Dalton Martins, Janaina Damasceno, Sandra Manuel, Suely Messeder
Roda de conversa II (tarde) - Walnice Galvão e suas leituras dos sertões e do Belo Monte: um olhar da Turma Multicampi de doutorado em Crítica Cultural Roda de Conversa · Osmar Moreira dos Santos, Walnice Galvão
Feminismos decoloniais e coletivos de mulheres: experiências de resistência feminina desde o Sul Global Mesa Temática · Carmen Cariño Trujillo, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Joana Flores, Marisela PI Rocha, Marluce Freitas de Santana
Conferência de Encerramento - Perspectivismo periférico versus o terraplanismo ocidental, manifesto por um mundo multipolar Encerramento · Lucicleide Guimarães Ribeiro, Osmar Moreira dos Santos
Avaliação do IV TEIAS por seus proponentes e organizadores Encerramento · Alex Sandrelanio dos Santos Pereira, Alexandra Cardoso da Silva Duarte, Ana Cláudia Pacheco de Andrade, Ana Cristina Moreira Pessôa, Anderson Mascarenhas Santos, André Gomes da Conceição, Anny Carneiro Santos, Antônio Donizeti da Cruz, Anyelle Gomes da Silva, Arivaldo de Lima Alves, Áurea da Silva Pereira, Breno Silva, Cosme Batista dos Santos, Cristian Javier Lopez, Crizeide Miranda Freire, Davi Soares, Edilma Cotrim da Silva, Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Elizabete Suzart, Francisco Veríssimo de Souza Melo, Gabriel Vidinha Correia, Genivaldo Cruz Santos, Ilza Carla Reis de Oliveira, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Jailma Maria da Silva, João Batista da Silva Lima, José Carlos Félix, Josileide Valença Varjão, Juliene Cristian Pinto, Kárpio Márcio de Siqueira, Kelly Cordeiro Antas, Leda Regina de Jesus Couto, Lícia Maria de Lima Barbosa, Lucicleide Guimarães Ribeiro, Luzia Martins, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Maria Neuma Mascarenhas Paes, Maria Rosileide Bezerra de Carvalho, Marisela PI Rocha, Marluce Freitas de Santana, Naira Évine Pereira Soares, Nazarete Andrade Mariano, Osmar Moreira dos Santos, Otavio Jesus Assis, Pérola Cunha Bastos, Selma Maria Batista de Oliveira, Sidmar da Silva Oliveira, Sophia Midian Bagues dos Santos, Suely Messeder, Tonivaldo Barbosa de Souza, Washington Luis Lima Drummond
Celebração de Encerramento - Atividade cultural Encerramento · Osmar Moreira dos Santos
Avenida Governador Landulfo Alves
Riacho do Mel, Alagoinhas - BA
48005-880
Avenida Governador Landulfo Alves
Riacho do Mel, Alagoinhas - BA
48005-880
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da grande área dos Estudos Linguísticos e Estudos Literários, com o curso de mestrado desde agosto de 2009 e, a partir de agosto de 2019, também com o curso de doutorado, busca formar pessoal qualificado para as atividades de ensino e pesquisa no campo da cultura, focando as contribuições linguístico-literárias para as ciências humanas nos últimos cem anos e, ao mesmo tempo, pautando e praticando as novas exigências do campo cultural para os estudos de crítica, teoria e historiografia literárias. Nesse sentido, a qualificação planejada e posta em movimento implica não apenas uma teoria e uma prática de alto nível de especulação sobre a institucionalização da malha cultural no mundo contemporâneo, o sentido das instituições literárias e das políticas públicas concernentes ao letramento e à formação de leitores e de educadores, mas um empenho voltado à instituição da pesquisa avançada em direitos linguísticos e literários, na UNEB, expandindo com isso os espaços de interlocução com outros programas da área no Brasil e exterior.
Coordenador geral do evento.
Ópera de Pequim e a diplomacia cultural da República Popular da China
Esther Marinho Santana (pesquisadora de pós-doutorado USP/ Paris III/ FAPESP)
Profa. Dra. Laura Roberta Fontana (GEPEH-UFMS)
Comunicação: O novo ensino médio e o ensino das ciências humanas com ênfase na disciplina história.
Prof. Dr. Christian Lindberg (OBSEFIS/UFS)
Comunicação: O Ensino de Filosofia no atual contexto educacional brasileiro
Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Comunicação: As Ciências Humanas no Ensino Médio: sentidos de conhecimento em disputa nos PCN e na BNCC.
Mediação Acadêmica: Prof. Me. André Gomes da Conceição (GEPEH-UFMS – Doutorando PPFH UERJ).
Prof. Dr. Jefte Da Mata Pinheiro Junior. Colégio Brigadeiro Newton Braga
Comunicação: O novo ensino médio: fundamentos e perspectiva de futuro.
Prof. Me. Adriana d’Albrieux de Carvalho (Doutoranda PGLetras – UERJ)
Comunicação: O ensino da língua portuguesa no contexto neoliberal da reforma do ensino médio.
Prof. Dr. Thiago Luiz Alves dos Santos. Colégio Brigadeiro Newton Braga
Comunicação: O novo ensino médio e a sua relação com a BNCC.
Prof. Me. Felipe Baptista Campanuci Queiroz. (Doutorando PPFH-UERJ)
Comunicação: Lawfare no Brasil e na América Latina.
Prof. Me. Luan Sávio de Castro Oliveira (Doutorando PPFH-UERJ)
Comunicação: A militarização da educação e suas adesões subjetivas.
Prof. Me. João Camilo Sevilla (Doutorando PPFH-UERJ)
Comunicação: Ocupações nas escolas públicas brasileiras: inspiração para uma pedagogia militante?
Profa. Dra. Carla Busato Zandavalli (GEPPFORTE - Grupo de estudos e pesquisa sobre políticas, formação de professores e tecnologias educacionais – Docente da Faculdade de Educação/UFMS – PPGE Três Lagoas/UFMS).
Comunicação: BNCC e o currículo do ensino médio: qual concepção de qualidade?
Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan (GPPES - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade) – Docente da Faculdade de Educação/UNICAMP – PPGE - FE/Unicamp).
Comunicação: O que jovens estudantes dizem sobre a Reforma do Ensino Médio?
Profa. Me. Gresiela Ramos de Carvalho Souza (SEDUC/MT) (GEPEH/UFMS – Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História) – Doutoranda do PPGEDUMat/UFMS
Comunicação: O Novo Ensino Médio e o ensino de Matemática: olhares docentes
Mediação Acadêmica: Profa. Me. Carla de Moura (UFRGS) (GEPEH-UFMS – Doutoranda PPG História UFRGS).
Mediação Técnica: Victor Pereira do Prado (GEPEH/UFMS)
TÍTULO – TRILHAS DE SABERES INDÍGENAS: CAMINHOS POSSÍVEIS E DESAFIOS COMUNS
Marina Rodrigues Miranda (UFMT)
TÍTULO – TRILHAS DE SABERES INDÍGENAS: CAMINHOS POSSÍVEIS E DESAFIOS COMUNS.
Arte educador formado na licenciatura intercultural indígena do IFBA – Instituto Federal da Bahia, com ênfase em Artes, mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e fundador do Museu Indígena da Reserva da Jaqueira – cujas peças são quase todas de sua autoria.
TÍTULO – TRILHAS DE SABERES INDÍGENAS: CAMINHOS POSSÍVEIS E DESAFIOS COMUNS.
Professor de Língua e Cultura Guarani na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, desde 2012. Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2020), Linha de pesquisa: Inovações Sócio- tecnológicas e Ação Extensionista. Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Linha de pesquisa: Comunicação e Cultura (1998). Especialização em Agentes Educacionais em Comunicação Social pela ECA/USP (1992), com enfoque em comunicação comunitária e cultura guarani. Graduação em Radialismo e Licenciatura em Língua e Cultura Guarani. Membro Correspondente da Academia de Lengua Guarani. Experiência em ministrar aulas e coordenar cursos de Comunicação Social (habilitação Rádio e TV) e de Tecnologia da Produção Audiovisual e do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural.
TÍTULO – TRILHAS DE SABERES INDÍGENAS: CAMINHOS POSSÍVEIS E DESAFIOS COMUNS.
Professor de Língua e Cultura Guarani na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, desde 2012. Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2020), Linha de pesquisa: Inovações Sócio- tecnológicas e Ação Extensionista. Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Linha de pesquisa: Comunicação e Cultura (1998). Especialização em Agentes Educacionais em Comunicação Social pela ECA/USP (1992), com enfoque em comunicação comunitária e cultura guarani. Graduação em Radialismo e Licenciatura em Língua e Cultura Guarani. Membro Correspondente da Academia de Lengua Guarani. Experiência em ministrar aulas e coordenar cursos de Comunicação Social (habilitação Rádio e TV) e de Tecnologia da Produção Audiovisual e do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural.
TÍTULO: ENSINO, PRODUÇÃO E ACESSO A MATERIAIS DIDÁTICOS COM TEMÁTICA INDÍGENAS.
Licenciatura en Ciencias de la Comunicación Social. Universidad Evangélica Boliviana - Santa Cruz. Estudios intensivos de Pedagogía Audiovisual. FAO - Comunicación para el Desarrollo en América Latina - Santiago de Chile. Diplomado en Diseño y aplicación de sistemas de monitoreo en proyectos sociales y de cooperación internacional – CIESI - Diplomado en Educación Superior. Universidad Nacional Siglo XX. Diplomado en el Modelo Educativo Socio Comunitario Productivo en educación Superior – UNBOL GUARANI “APIAGUAIKI TÜPA”. Docente investigador del Instituto de investigaciones – UNIBOL GUARANI “APIAGUAIKI TÜPA”. Actualmente a la Sub direccion de educacion alternativa y especial de Santa Cruz. Me desempeño como Tecnico departamental de educacion de jovenes y adultos, produciendo de manera particular materiales en idioma guarani para la secundaria.
TÍTULO: ENSINO, PRODUÇÃO E ACESSO A MATERIAIS DIDÁTICOS COM TEMÁTICA INDÍGENAS.
Bacharel, licenciada, mestra e doutora em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP), do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Idéias, da Universidade Federal do Espírito Santo (LEHPI/UFES), da HuMANAS - Pesquisadoras em Rede, do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Matrizes Antropofágicas e Educação - GEPEMAE na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas (IHGSM), onde desenvolve pesquisa em História da Educação, História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de Temática Indígena. Trabalhou no museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA/UFJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Arquivo da Casa Setecentista de Mariana, sediado no Escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e mais recentemente na Universidade Federal de Ouro Preto como professora substituta, pelo departamento de História, como professora e tutora no Centro de Educação a Distância (CEAD-UFOP) e como colaboradora externo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF-SUDESTE).
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS.
Mestrando em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Licenciatura em Educação Escolar Indígena (com ênfase em Letras) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cantor e compositor de músicas na língua do seu povo. Professor bilíngue Sateré-Mawé/Português. Presidente da Associação Comunitária Rádio Satere ty “Mãe do Sateré”.
TÍTULO: ENSINO, PRODUÇÃO E ACESSO A MATERIAIS DIDÁTICOS COM TEMÁTICA INDÍGENAS.
Etnóloga e doutora em Antropologia, mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em História Social e Cultura Afro-brasileira e Indígena pela UFBA e pela Fundação Visconde de Cairu, respectivamente. Graduada em Pedagogia e em Ciências Sociais pela UFBA. Participou do projeto Racismo e Anti-Racismo no Plural: Representações sobre os índios e outras categorias étnicas e raciais no Brasil no âmbito escolar e na mídia (UFBA) e do Projeto Brasil Tupinambá no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente com os temas: Etnologia indígena; relações interétnicas (casamento, mistura e sangue); gênero; sexualidade; relação humano-animal, relacionalidade e parentesco no contexto dos povos originários no Nordeste.
TÍTULO: ENSINO, PRODUÇÃO E ACESSO A MATERIAIS DIDÁTICOS COM TEMÁTICA INDÍGENAS.
Professor Associado de Literatura Comparada e Culturas Ibérica e Latino-Americana. Como a maioria dos professores de Stanford, ele regularmente oferece aulas sobre a terra ancestral e não cedida da Tribo Muwekma Ohlone. O Prof. Barletta é pesquisador associado do Centro Europa de Stanford e professor associado do Centro de Estudos Africanos, do Programa Abbasi em Estudos Islâmicos e do Centro de Estudos Latino-Americanos. Ele também recebeu uma bolsa John Simon Guggenheim (2021) e o Prêmio Kay Philips de Melhor Aliado Adulto, Serviço Comunitário Juvenil (2019-20). A sua investigação e ensino centram-se principalmente nas literaturas ibéricas medievais e modernas, especialmente textos associados ao império português; Islão ibérico; recepção clássica; literatura comparada; literatura e antropologia linguística; literatura e filosofia.
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS.
Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pesquisadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da UnB (LALLI/UnB). Áreas de atuação: descrição (língua Sateré-Mawé), sociolinguística qualitativa, revitalização e fortalecimento linguístico-cultural, ensino de línguas indígenas e formação de professores indígenas.
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS.
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (PPG Crítica Cultural) pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB-CAMPUS II - Alagoinhas-BA, Linha 1 de pesquisa: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida; mestra em Crítica Cultural pela UNEB (2020), graduada em Letras Lic. Plena com Hab. Port. Literaturas e Lín. Inglesa, pela mesma universidade (1994). Tem experiência na área de hotelaria e turismo, atuando no conceito de ecoturismo na região da Bahia. Dedica-se à pesquisa etnolinguística, junto ao povo Kariri-Xocó de Alagoas. Faz parte do Laboratório de Literaturas e Línguas Indígenas (LALLI/UNB), como aluna convidada da Profa. Ana Suelly Arruda Câmara Cabral, no Programa de Pós-graduação em Linguística. É participante da Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO), do Nordeste do Brasil.
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS.
Licenciada em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado em Letras (2009) também pela UFMS, e Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Pós-doutorado em Sociolinguística pela UEMS; Pós-doutorado em Estudos Culturais (UFMS); Pós-doutorado em Línguas e Culturas Originárias, Minorizadas e de Imigração ( UNIR), Doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca (USAL). Tem experiência na assessoria linguística e pedagógica em cursos de formação inicial e continuada de professores indígenas e na produção de material didático para ensino de línguas em contextos complexos. Atua como empreendedora social, é uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi - 2012) e ocupa, atualmente, o cargo de presidente da instituição. Finalista do Prêmio Jabuti 2019; é a idealizadora do Negócio Social Bruaca: vivências e produtos, iniciativa selecionada para o Projeto Legado 2020, do instituto homônimo, de Curitiba/PR, focado na aceleração focado no desenvolvimento de negócios que geram impacto social e ambiental positivo.
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS.
Possui graduação em pedagogia pela Faculdade Araguaia (2005), especialista em linguística aplicada no ensino de línguas (FARA) e mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA pela Universidade Federal do Pará (2014). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringa (UEM). Bolsista CAPES.Tem experiência na área de Educação, formação de professores, educação indígena, ensino de línguas (Língua espanhola, LIBRAS, Língua Portuguesa na EJA). Membro do grupo de pesquisa HINDIA - UFPA e do grupo de pesquisa LESC da UNILA. Atua no Observatorio de temáticas indígenas da América Latina - OBIAL da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Interesses de pesquisa: Educação, Educação indígena, Ensino e aprendizagem; Formação de professores, ensino de Línguas.
TÍTULO: AÇÕES DE FORTALECIMENTO DE LÍNGUAS E CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS
Lic. En Ciencias Religiosas de la Universidad Católica Boliviana-Santa Cruz. Reconocimiento de compromiso y aporte de la Revitalización de Lengua Guarani en la nación Guarani, en el marco de la constitución política del estado. Trabajo de Docencia en la ESCUELA DE SALUD PUBLICA DEL CHACO “TEKOVE KATU”, en temas de ANTROPOLOGIA, EDUCACION BILINGÜE, DERECHOS DE LAS PERSONAS DISCAPACITADAS, DERECHOS DE LOS PUEBLOS INDIGENAS, DERECHO DE NIÑO, NIÑA Y ADOLESCENTE, de las carreras de trabajador Social Comunitario, Salud Ambiental y Enfermería. Tiene varias producciones sobre la etnia guaraní. Participación en eventos, conferencias, congresos nacionales e internacionales sobre cuestiones lingüísticas y culturales de los pueblos indígenas. Él habla Guarani – Castellano-Portugués
SIMPÓSIO – TRINCHEIRAS INDÍGENAS PARA UM SABER EPISTEMOLÓGICO: POÉTICAS DE RECONSTRUÇÃO E RE-EXISTÊNCIAS
PROPONENTES:
Mestranda Anyelle Gomes da Silva. (Pós-Crítica/UNEB)
Doutoranda Ana Cláudia Pacheco de Andrade. (Pós-Crítica/UNEB)
SIMPÓSIO – TRINCHEIRAS INDÍGENAS PARA UM SABER EPISTEMOLÓGICO: POÉTICAS DE RECONSTRUÇÃO E RE-EXISTÊNCIAS
PROPONENTES:
Mestranda Anyelle Gomes da Silva. (Pós-Crítica/UNEB)
Doutoranda Ana Cláudia Pacheco de Andrade. (Pós-Crítica/UNEB)
Prof. Me. Cristian Gutiérrez Sosa (Biblioteconomista da Universidad Pedagógica Nacional -UPN/México)
Comunicação: Recortes do cotidiano da Biblioteca Gregorio Torres Quintero da Universidad Pedagógica Nacional-UPN.
Licenciatura en Bibliotecología y Estudios de la Información (Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM); Maestría en Bibliotecología y Estudios de la Información com enfoque a los Estudios de Usuarios (Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM); Biblioteconomista da Biblioteca Gregorio Torres Quintero da Universidad Pedagógica Nacional-UPN.
Prof. Ma. Amanda Pereira da Silva Azinari (PPGE/UFMT)
Comunicação: É possível descolonizar o Doutorado Sanduíche? Reflexões e experiências de uma pesquisadora-professora do interior do Brasil.
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT, 2010); Especialização em Educação e Diversidade e Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil/Estadual de Mato Grosso (UNEMAT, 2012); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT, 2017); Doutoramento em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Mediação Acadêmica: Genivaldo Cruz Santos (Doutorando Pós-Crítica / UNEB – Turma 2021)
Título: Neurociência e dimensões da aprendizagem
Resumo: Discutir como o cérebro se relaciona com a aprendizagem em diferentes momentos da vida e como pode comprometer o desenvolvimento social e intelectual dos sujeitos.
Palestrante: Psicoterapeuta Luiz Décio da Cunha Lima.
Mediadoras: Leda Regina de Jesus Couto e Josileide Valença Varjão (Doutorandas Pós-Crítica- UNEB)
Título: O inglês como língua desestrangeirizada: fatos e consequências da sua ressignificação
Resumo: Discutir o ensino de Língua Inglesa no Brasil em uma perspectiva decolonial de não aceitação do imperialismo anglófono, dialogando sobre estratégias e possibilidades de seu ensino de forma dialógica, crítica e desestrangeirizada nas escolas públicas do Brasil
Palestrantes: Dr. Flavius Almeida dos Anjos (UFRB)
Mediadora: Leda Regina de Jesus Couto (Doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Título: Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes
Resumo: Discutir possibilidades de uma educação crítica, decolonial e emancipadora através dos movimentos populares e da Educação de Jovens e Adultos no sertão baiano.
Palestrantes:
Prof. Leda Regina de Jesus Couto (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Lucicleide Guimarães Ribeiro (Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Michele Santos da Gama (SEC – Canudos)
Prof. Reiziane da Cruz Silva (SEC – Canudos)
Mediadora:
Prof. Josileide Valença Varjão (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Título: Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes
Resumo: Discutir possibilidades de uma educação crítica, decolonial e emancipadora através dos movimentos populares e da Educação de Jovens e Adultos no sertão baiano.
Palestrantes:
Prof. Leda Regina de Jesus Couto (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Lucicleide Guimarães Ribeiro (Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Michele Santos da Gama (SEC – Canudos)
Prof. Reiziane da Cruz Silva (SEC – Canudos)
Mediadora:
Prof. Josileide Valença Varjão (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Título: Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes
Resumo: Discutir possibilidades de uma educação crítica, decolonial e emancipadora através dos movimentos populares e da Educação de Jovens e Adultos no sertão baiano.
Palestrantes:
Prof. Leda Regina de Jesus Couto (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Lucicleide Guimarães Ribeiro (Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Michele Santos da Gama (SEC – Canudos)
Prof. Reiziane da Cruz Silva (SEC – Canudos)
Mediadora:
Prof. Josileide Valença Varjão (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Título: Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes
Resumo: Discutir possibilidades de uma educação crítica, decolonial e emancipadora através dos movimentos populares e da Educação de Jovens e Adultos no sertão baiano.
Palestrantes:
Prof. Leda Regina de Jesus Couto (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Lucicleide Guimarães Ribeiro (Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Michele Santos da Gama (SEC – Canudos)
Prof. Reiziane da Cruz Silva (SEC – Canudos)
Mediadora:
Prof. Josileide Valença Varjão (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Título: Movimentos Populares e EJA: epistemologias subvergentes
Resumo: Discutir possibilidades de uma educação crítica, decolonial e emancipadora através dos movimentos populares e da Educação de Jovens e Adultos no sertão baiano.
Palestrantes:
Prof. Leda Regina de Jesus Couto (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Lucicleide Guimarães Ribeiro (Pós-Crítica - UNEB)
Prof. Michele Santos da Gama (SEC – Canudos)
Prof. Reiziane da Cruz Silva (SEC – Canudos)
Mediadora:
Prof. Josileide Valença Varjão (doutoranda Pós-Crítica - UNEB)
Prof Ms. Belarmino Amândio Ndoluka (Doutorando em Ciências Sociais - FCS - UAN)
Comunicação: Identidades e Democracias em África
Profa Dra. Alyxandra Gomes Nunes (UNEB/Campus V)
Comunicação: Ensino afrocentrado de língua inglesa: a última fronteira da luta antirracista na educação brasileira.
Énia Wa Ka Lipanga (Poeta e produtora cultural moçambicana – Coordenadora na Associação H2n)
Comunicação: Escrever o corpo, viver o corpo e ser o corpo.
Profa Ms. Marta Alencar (UEFS – ICEAFRO/Doutoranda FACED/UFBA)
Comunicação: Crianças Negras e corporeidade: as infâncias de meninas negras na Educação Infantil.
Profa Ms. Carla Cristina de Jesus (Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Salvador/SMED – ICEAFRO
Comunicação: Participação e protagonismo das crianças negras na cotidianidade da Educação Infantil.
TÍTULO: Narrativas contracoloniais e múltiplas identidades nas dinâmicas sociais.
Mediação Acadêmica: Profª. Drª. Lícia Maria de Lima Barbosa (Pós-Crítica / UNEB)
TÍTULO: Narrativas contracoloniais e múltiplas identidades nas dinâmicas sociais.
Mediação Técnica
Profa. Naira Évine Pereira Soares– (Cineasta, Pesquisadora/CAPES – Doutoranda Pós-Crítica/UNEB)
TÍTULO: Narrativas contracoloniais e múltiplas identidades nas dinâmicas sociais.
Mediação Técnica
Profa. Pérola Cunha Bastos (Doutoranda Pós-Crítica/UNEB)
TÍTULO: Narrativas contracoloniais e múltiplas identidades nas dinâmicas sociais.
Mediação Técnica
Profa. Luzia Martins (Mestranda Pós-Crítica/UNEB)
Profa. Mestre. Naiara Unzurrunzaga – University of Liverpool.
Comunicação: Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários
Prof. Dr. Leandro Durazzo - (UFRN)
Comunicação: Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários
Prof. Doutor. Felipe Tuxá - Professor Indígena da UFBA.
Comunicação: Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários
TÍTULO: Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários.
Mediação Acadêmica: Prof. Mestre. Kárpio Márcio de Siqueira - (Doutorando Pós-Crítica)
TÍTULO: Cosmologias indígenas: trilhas, trajetórias e contornos da pesquisa com os povos originários.
Mediação Técnica: Profa. Me. Anny Carneiro Santos (Doutoranda Pós-Crítica).
Profa. Mestre. Patrícia Pankararé - PPGADFIN - Pesquisadora do Centro de Pesquisas Opará - UNEB.
Comunicação: Retratos de Pesquisa com povos indígenas do semiárido baiano - uma imagem dos 15 anos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionas e Educação - Opará.
Prof. Mestre. Dorival Junior Tuxá - PPGAFIN - Professor Indígena da UNEB - Pesquisador do Centro de Pesquisas Opará - UNEB.
Comunicação: Retratos de Pesquisa com povos indígenas do semiárido baiano - uma imagem dos 15 anos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionais e Educação - Opará.
Profa.Mestre. Floriza Senna – UNEB – OPARÁ -Professora Mestra em Cultura e Sociedade - UFBA - Coordenadora do Centro de Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Opará - UNEB.
Comunicação: Retratos de Pesquisa com povos indígenas do semiárido baiano - uma imagem dos 15 anos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionais e Educação - Opará.
Prof. Esp. Dernival Kiriri - Professor pesquisado local da língua Kiriri Kipeá - Saberes indígenas UNEB . Secretário de povo e comunidades tradicionais de Banzaê 2022. Discente da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI/UNEB - Pesquisador do Centro de Pesquisas Opará - UNEB.
Comunicação: Retratos de Pesquisa com povos indígenas do semiárido baiano - uma imagem dos 15 anos Centro de Pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionais e Educação - Opará.
Prof. Dr- Tiago Ribeiro - (Universidade Nacional de Rosário, Argentina/ INES
Comunicação: Escriturísticas, singularidades e diferenças: modos de escre-viver e re-existir.
Profa. Dra. Aline Alvernaz ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ)
Comunicação: Pedagogia Descapacitista: diálogos para fazerpensar a Educação Inclusiva.
Título: Educação, Diferença e Descapacitismo
Mediação Acadêmica: Profa. Dra. Juliana Cristina Salvadori (UNEB/ GEEDICE)
Profa. Msa. Crizeide Miranda Freire (Pós-Crítica / UNEB)
Comunicação: Literatura e diferença: um encontro necessário na formação
Prof. Dr. Cristian Javier Lopez; Universidade de Vigo-UVIGO, Espanha; Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Petrolina)
Comunicação: O ensino de lírica em sala de aula: considerações sobre a musicalidade do poema.
Comunicação: A expressão literária como forma de denúncia: o poema de crítica social.
Profª Msª Elisabeth Silva de Almeida Amorim (Pós-Crítica / UNEB)
Comunicação: As múltiplas faces do autor Euclides da Cunha.
Profa. Msa. Nazarete Andrade Mariano (Pós-Crítica / UNEB; UPE)
Comunicação: Práticas de escrita na formação docente em Letras
Título: Do desmonte literário às práticas de escrita na formação docente
Mediação acadêmica: Prof. Dr. Cosme Batista dos Santos - Pós-Crítica/UNEB; PPGESA UNEB)
Drª Mwewa Lumbwe (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina /Universidade de Kamina UNIKAM - Congo - África)
Comunicação: A diferença entre o modo de criação na oralidade e na escrita dos alunos das escolas e da universidade de Kamina na RDC
Miguel Willk Segundo (Letras - UPE)
Comunicação: Evidências de leituras no fazer literário do programa de extensão Lugar de Criação.
Lucas Rodrigues Coelho (Letras - UPE)
Comunicação: A autoria e discurso literário: reflexões necessárias a partir do programa de extensão Lugar de Criação.
Vitor Castro Brito (Letras - UPE)
Comunicação: Corpos na literatura: a poesia como.
Prof. Dr. Francisco Veríssimo de Souza Melo; (Universidade de Pernambuco - UPE).
Comunicação: A Literatura enquanto máquina de guerra.
Prof. Ms. Gabriel Vidinha Correia (Pós-Crítica / UNEB; IF-Baiano).
Comunicação: Tradução literária em língua de sinais: por agenciamentos e deslimite.
Profa. Msa. Raphaella Silva Pereira Oliveira (UNEB/UFBA)
Comunicação: De que importa a ética da tradutora afrodiaspórica em textos pós coloniais: Ama Ata Aidoo em foco.
Título: Tradução, Literatura e Diferença.
Mediação acadêmica: Prof. Dr. José Carlos Félix (Pós-Crítica / UNEB).
Prof. Me. Tonivaldo Barbosa de Souza (Doutorando Pós-Crítica - UNEB/Canudos/Bahia)
Prof. Dr. João Mendes de Lima Júnior - (Doutor em Saúde Pública – ISC/UFBA – Bahia. Coordenador Geral de Desinstitucionalização e Direitos Humanos/ Departamento de Saúde Mental/ Ministério da Saúde)
Comunicação: O cuidado integral à pessoa com transtorno mental e em conflito com a lei: do manicômio à desinstitucionalização do cuidado
Professor do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Está associado ao grupo de pesquisadores do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), ambos da USP. Tem mestrado e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)-Unicamp (2022-2023). Foi pesquisador visitante do Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI, Buenos Aires, Argentina) e da Escuela de Sociología da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, Lima, Peru) em 2022. É autor de Párias da terra: ao MST e a mundialização da luta camponesa (Alameda/Fapesp, 2016), O labirinto periférico: aventuras de Mariátegui na América Latina (Autonomia Literária, 2021) e José Carlos Mariátegui: Marxism and Critic of Eurocentrism (Routledge, 2024, no prelo), dentre outros trabalhos.
Prof. Me. Otavio Jesus Assis (Doutorando do Pós-Crítica / UNEB).
Licenciatura Plena em Filosofia (Faculdades Associadas do Ipiranga, São Paulo, 1992), Bacharelado (Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, São Paulo, 1988) e Mestrado (Associação São Paulo de Estudos Superiores, 2012) em Teologia, Mestrado (Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1994) e Livre-docência (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009) em Ciências da Religião, Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004) e Pós-Doutorado em História (Universidade Estadual de Campinas, 2016). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas; aí compõe, desde 2014, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História. Professor convidado do "Magister en Ciencias Religiosas y Filosóficas" da Universidad Católica del Maule (Talca, Chile). Membro do Toro - Escola de Psicanálise, desde 2016. Membro do Observatorio de Religiones Comparadas da Universidad de Sevilla desde 2018.Tem experiência nas áreas de Filosofia, Teologia e Ciência da Religião (particularmente Textos e Narrativas Sagradas, História, Antropologia e Sociologia da Religião), com ênfase em Novo Testamento (Cristianismo Primitivo, Literatura Bíblica em geral), Textos Sagrados, História do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, Antonio Conselheiro, Euclides da Cunha, Belo Monte (Canudos), Messianismos e Milenarismos, bem como Religião Popular Brasileira.
Comunicação: O personagem Antônio Conselheiro em Os sertões (parte II, cap. 4.º)
Professor do curso de Letras da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), autor da tese de doutorado Histórias de um traum: memórias, testemunhos e ficção sobre a Guerra de Canudos (2020), desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (PÓS-LIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, na UFRB, coordena a área de Estudo Literários na Licenciatura em Letras e o projeto de pesquisa “O romance canudiano contemporâneo”. Desenvolve investigações acadêmicas em teoria da Literatura e Literatura Comparada, orientando pesquisas que interseccionam ficção e temas como identidade, memórias e culturas, além de estudos relacionados ao ensino de Literatura, com especial atenção às manifestações da literatura popular a exemplo dos “causos”, adivinhas e canções do universo sertanejo.
Comunicação: Diferentes representações de Antônio Conselheiro nas artes plásticas: uma leitura sob a ótica testemunhal.
Prof.º Dr. Sebastien Rozeaux (Universidade de Toulouse) – Professor adjunto da Universidade de Toulouse, França, especialista em História do Brasil Contemporâneo, membro do Comitê Consultivo da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB). Atualmente está a escrever um livro sobre a temática de Canudos.
Mestra em Crítica Cultural pelo programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural-UNEB/Campus II - com a Dissertação "Deslocamentos patriarcais pelo feminismo de Conceição Evaristo", sob a orientação do prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1992). Doutoranda em Crítica Cultural pelo Pós-Crítica- UNEB - Cmapus Avançado de Canudos - Ba. Especialista em Teoria e Método do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Uesb; Especialista em EAD pela Uneb; Especialista em Administração Pública pela Uefs; Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Del Mar - Chile. Pertence ao quadro docente da Universidade do Estado da Bahia-Uneb,Curso de Letras - DCHT XXI, atuando na área de Estágio em Letras, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Literária Afrodescendente -CNPQ - Projetos de Pesquisa: "Educação para as relações étnico-raciais: a lei 10.639/03 e o ensino de literatura no ensino médio". Linha de Pesquisa no Doutorado: Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida, Projeto de Tese - "Apagamento e (Re) existência de mulheres sertanejas em Canudos", sob a orientação da Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira. Àreas de interesse: Crítica Cultural; Literaturas Pós-coloniais; Literatura Afrobrasileira; Literatura e feminismo; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa;Metodologia do Ensino de Literatura;Formação do leitor; Formação de professores da Educação Básica; Epistemologias decoloniais.
Comunicação: As mulheres de “Os sertões”: existências denegadas.
Profa. Doutoranda MARIA ROSILEIDE BEZERRA DE CARVALHO (UNEB).
Comunicação: Formação Discursiva euclidiana em “Os Sertões”: ambiguidades e reconfigurações.
Profa. Dra. MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA - PPGLETRAS, PUC GOIÁS
Comunicação: O ECOCRITICISMO NA POESIA DE GILBERTO MENDONÇA TELES E LÊDA SELMA: POETAS DO CERRADO GOIANO
Prof. Dr. ANTÔNIO DONIZETI DA CRUZ (UNIOESTE)
Comunicação: Ecopoesia e presença em "De Ornatu Mundi", de Antonio Miranda
Profa. Dra. Denise Dias - Instituto Federal do Amazonas/Instituto Federal Goiano.
Comunicação: Ecocrítica e memória: uma abordagem na personagem Belonísia de Torto Arado.
Profa. Doutoranda Wanice Garcia Barbosa (UFG)
Comunicação: A ecocrítica da desterritorização e a (re) territorização no conto “A usina atrás do Morro” de José J. Veiga
Prof. Doutorando Adilson Guimarães Jardim – Universidade Federal De Pernambuco.
Comunicação: Ecocrítica e Literatura de Testemunho nas poéticas indígenas de Eliane Potiguara e Graça Graúna.
Profa. Dra. Jamile do Carmo - Technische Hochschule Nürnberg Georg Simon Ohm – Alemanha.
Comunicação: Título da comunicação. Geopoética e Ecocriticismo: diálogos entre sujeito e espaço em "transforma-ações".
Profa. Dra. Isabel Ponce de Leão - Universidade Fernando Pessoa – Porto/ Portugal
Comunicação: A consciência ecocrítica em Lupis e Jacalupis de Pepeptela
Profa. Dra. Delzi Alves Laranjeira - UEMG.
Comunicação: Perspectivas sobre a Justiça Climática em Contos Contemporâneos.
Comunicação: Entre as chamas, sob a água
Profa. Dra. Márcia Rios da Silva (Salvador, PPGEL/ UNEB)
Comunicação: De que modo a narrativa literária se apropria da narrativa histórica no romance de R.Colini.
Profa. Maria Raimunda Oliveira de Carvalho (Mestranda PPGEL/UNEB)
Comunicação: Entre as chamas, sob a água: os horrores da guerra vistos por um jovem oficial do exército.
Mestra.
Mestranda PPGEL – UNEB Adriana Fontes.
Anderson Mascarenhas - (Doutorando PÓS CRITICA – UNEB)
Mediador
DRª Rita Gallego - USP
DRº AUREA PEREIRA PÓS CRITICA UNEB
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós Crítica/UNEB- Turma Multicampi (Alagoinhas/Canudos), no qual tem desenvolvido pesquisa de produções poéticas contemporâneas, de poetas regionais, que revisitam e ressignificam os discursos sobre Belo Monte/Canudos, o Conselheiro e seus personagens. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2018). Especialista em Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino - PPGELLE, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), e em Formação de Professores em Letras/Libras (UNEAD/UNEB, 2019). Graduada em Letras/Português, também pela UNEB (2008). Docente do Curso de Letras, DCHT, Campus XXII ? UNEB, tendo lecionado, na graduação, os componentes de Morfologia e a Construção do Significado, Relações Sintáticas na Língua, Leitura e Produção de Textos, Texto e Discurso, Estágios I, II, III e IV, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa II, III, IV e VI, Estabelecimento dos Estudos Linguísticos, Diversidade Linguística, Libras, Oralidade e Escrita II (cooperação na LICEEI).
Comunicação: Belo Monte ressignificada: um estudo comparativo entre a poética produzida no contexto do conflito e a de autoria de poetas contemporâneos da região de Canudos.
Professor Titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Doutor em Letras pela UERJ (1997) e em Literatura Comparada pela Stanford University (2002). Castro Rocha é pesquisador ID do CNPq, Procientista (UERJ) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Autor de 14 livros e organiza- dor de mais de 30 títulos. Foi presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC, 2016-2017). Seu trabalho foi traduzido para o inglês, mandarim, espanhol, francês, italiano e alemão. Recebeu cátedras honorárias e foi pesquisador visitante em diversas universidades no exterior.
É professor de Literatura Latinoamericana na Universidade Nacional de La Plata (FAHCE-UNLP). Mestre em Literaturas Latino-Americanas pela UNSAM, Diplomado no Programa de Cultura Brasileira da UDESA e Doctoral Researcher do programa internacional MECILA. Recebeu diversas bolsas e realizou intercâmbios, estágios e instâncias de pesquisa no Brasil, Alemania, Cuba y Paraguay. Seus artigos foram publicados em revistas da Argentina, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França e recebeu Menção Honrosa no X Prêmio Internacional "Dr. Leopoldo Zea" para a melhor Tese de Pós-Graduação em América Latina ou Caribe (CIALC -UNAM). Trabalha como diretor da revista Transas, letras y artes de América Latina (UNSAM) e como gestor cultural da Fábrica Cultural “En Eso Estamos” (La Plata, Buenos Aires, Argentina).
Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) do CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa Interferências: literatura, arte e ciência, possui experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Autora do livro Meu país é um corpo que dói (2022), sua atividade de pesquisa envolve os estudos decoloniais, relações literatura - arte - ciência, natureza, América Latina, viagem e educação.
Atuação na área de Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais. Pós-doutoranda no Programa de Crítica Cultural, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB/BA). Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Mestrado em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Licenciatura no curso de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Português-Inglês) da Universidade Federal da Bahia.
Prof. Dr. Leonardo Tonus (Professor Associado de Literatura na Sorbonne Université)
Comunicação: As artes como espaço de resiliência e de reexistência
Profª Mestra Kelly Cordeiro Antas (Doutoranda Pós-Crítica - UNEB/Canudos/Bahia )
Palestrante e mediadora.
Comunicação: Criminalidade feminina
Profesora investigadora, titular.Socióloga por la Universidad Autónoma Metropolitana -Azcapotzalco; Maestra en Desarrollo Rural por la UAM-Xochimilco y Doctora en Ciencias Antropológicas por la UAM-I. Actualmente trabaja el proyecto de investigación: Mujeres indígenas y defensa del territorio en México y América Latina. Es miembro del Grupo de Sociología Rural.
Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB - Especialização em Texto e gramática e Estudos Literários pela UNEB, Mestrado em Letras e Linguística e Doutorado em Teorias e crítica da cultura (UFBA). Pós doutorado em Letras - metacrítica feminista\Políticas públicas para a literatura feminina- UFMG (2015). É professora da Universidade do Estado da Bahia, da graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Crítica Cultural. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, subjetividade, micropolítica, gênero e crítica cultural feminista.
Museóloga negra, pesquisadora, Mestra em museologia/UFBA, doutoranda em Crítica Cultural/Pós-Crítica(UNEB).Integrante do Observatório Negro de Pesquisa dos Museus e da Museologia, grupo de resistência em defesa da inclusão de negras, negros e negres na construção de políticas públicas culturais do país, e como um espaço de reflexão-desconstrução de ações e narrativas colonialistas-racistas. Temss de interesse: Epistemologias críticas sobre museus, políticas da memória e museologia; Museologia afrocentrada; Afro-Museologia; Museologia antirracista; Epistemologias negras.
Graduada em Pedagogia/UNEB. Especialista em Psicologia Educacional - PUC-Minas. Pós Graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Gênero e Sexualidade. Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências – UFBA. Doutoranda em Crítica Cultural / DEDC II Alagoinhas / UNEB. Professora da UNEB, Campus XII.
Asesora | Dirección de Estudios e Investigación
Coordinadora Programa de Mujeres de la Tierra de América Latina, el Caribe y África
Coordinadora General Audiencias Temáticas 2023
Coordenadora do Programa Residência Agrária e o Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Agroecologia – NEEP
(Mestranda Pós-Crítica - UNEB/Alagoinhas/Bahia)
Comunicação: Torto Arado: um fértil terreno feminista decolonial
(Doutoranda Pós-Crítica - UNEB/Alagoinhas/Bahia)
Comunicação: feminismo que resiste ao patriarcado do Recôncavo Baiano
Doutoranda Pós-Crítica - UNEB/Canudos/Bahia
Comunicação: Empoderamento Territorial e Interseccional
Doutora em Psicologia Social – Professora da UNIVASF – Paulo Afonso
Comunicação: A manutenção da existência enquanto saúde e saúde mental em um mundo multipolar
Dia 01/12 - 16:00 h
Mesa 1: A Comuna de Paris como arqueologia da experiência estético - política por um mundo multipolar.
Dia 01/12 - 16:00 h
Mesa 1: A Comuna de Paris como arqueologia da experiência estético - política por um mundo multipolar.
Dia 04/12 - 16:00 h
Mesa 2: Uma imagem do marxismo contemporâneo em Um banquete antropofágico.
Dia 08/12 - 16:00 h
Mesa 3: Conferências na EHESS em 2023: uma imagem do mundo multipolar.
Dia 08/12 - 16:00 h
Mesa 3: Conferências na EHESS em 2023: uma imagem do mundo multipolar.
Dia 06/12 - 16:00 h
Mesa 1: Acervos e arquivos digitais da obra de Mao Tsé-tung.
Dia 06/12 - 16:00 h
Mesa 1: Acervos e arquivos digitais da obra de Mao Tsé-tung.
Dia 06/12 - 17:30
Mesa 2: Comentadores da obra de Mao Tsé-tung no Brasil e na América Latina.
Dia 06/12 - 17:30
Mesa 2: Comentadores da obra de Mao Tsé-tung no Brasil e na América Latina.
TÍTULO: Hirosuke: as cores do mundo flutuante.
RESUMO: A proposta da mesa é debater sobre a obra do fotógrafo japonês Hirosuke Kitamura em suas relações com a fotografia brasileira e o centro histórico de Salvador.
Mediação Acadêmica: Prof. Dr. Washington Drummond (Pós-Crítica, UNEB).
Davi Soares (Doutorando Pós-Crítica)
Comunicação: Gilberto Gil: canção de um Brasil sertanejo.
Hirosuke Kitamura (Fotógrafo)
Comunicação: Hirosuke: as cores do mundo flutuante.
Prof. Dr. Breno Silva (IFMG / Pós-Crítica, UNEB)
Comunicação: Hirosuke: as cores do mundo flutuante I
Junia Mortimer (UFBA)
Comunicação: Hirosuke: as cores do mundo flutuante II
Eloisa Marçola (Mestranda UFBA)
Comunicação: Tom Zé: os discos dos anos 70
Lucas Maciel (Mestrando UFBA)
Comunicação: Ferreira Gullar: os anos do Poema Sujo
Mesa: 70 poesia & canções: Gullar, Gil & Tom Zé
Mediador Técnico
Prof. Me. Márcio Ronaldo Rodrigues Vieira (Doutorando Pós-Crítica).
Comunicação: Aniversário da Revolução Chinesa.
Profa. Dra. Susana Galli;
Comunicação: Aniversário da Revolução Chinesa.
Profa. Dr. Patrício Batsikama IPT ANGOLA
Comunicação: Filosofia da diferença na ontologia Bantu
Profa. Dra. Danise Granjeiro
Comunicação: Trama narrativa e compreensão da vida.
Mestre em Educação Profissional e Diversidade, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Doutoranda no Programa Crítica Cultural, Especialista em Língua Portuguesa - Gramática pela
Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Educação a Distância pela
Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Diretora do Campus XXII. Professora auxiliar do
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XXII. Coordenadora do Projeto
Universidade Aberta à Terceira Idade. Coordenadora Colegiado de Letras - Campus XXII.
Professora do Ensino Secundário da Rede Estadual de Ensino. Integra o Grupo de Pesquisa GEFEP.
Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador; Licenciado em Pedagogia pela
Faculdade Santa Cruz; Especialista em Políticas Públicas em Educação pela Faculdade Santa Cruz
da Bahia; Especialista em Direito Educacional, Professor Substituto da Faculdade de Direito da
Universidade do Estado da Bahia (2009-2013); Professor de Direito Constitucional e Direito
Administrativo da Faculdade Brasileira do Recôncavo; Secretário Municipal de Educação de São
Felipe (2013-2016); Conselheiro Federal da UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de
Educação (2014-2016); Assessor Jurídico das Secretarias Municipais da Educação do Município de
Nazaré, Madre de Deus, Sátiro Dias, Oliveira dos Brejinhos, Ubaíra e Itapicuru.
MESA 1: A importância do letramento político para uma educação cidadã.
Mediação Acadêmica: Profa. Me. Selma Maria Batista de Oliveira – (Professora e Pesquisadora/CAPES - Doutoranda em Crítica Cultural – Pós-Crítica/UNEB)
Comunicação: Formação de professores e os desafios em busca de uma educação contracolonial.
Profa. Me. Fabrícia Sales Araújo Vieira – (Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de ensino de Salvador/BA - Doutoranda em Crítica Cultural – Pós-Crítica/UNEB)
Comunicação: Os Desafios da Formação e Docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Prof. Leonel Vicente Mendes – (Professor, escritor e pesquisador da formação de professores e do sistema de ensino guineense - Doutorando em Educação /USP).
Comunicação: Perspectiva histórica de formação de professores na Guiné-Bissau (1963 a 2023).
Prof. Me. Uriel Nascimento Santos Pinho (Doutorando do Department of Romance Studies / Duke University, USA).
Comunicação: Como esta terra veio a ser? Pensando racialização, decolonialidade e relações com não-humanos em documentários sobre Quilombos da Amazônia.
Prof. Me. Gabriel Muniz (PPGGeo/UFRGS).
Comunicação: Ancestralidade nas Paisagens Sonoras do Quilombo Flores (RS) entre 2018 e 2022.
TÍTULO: Poéticas orais femininas: desafios e potências.
TÍTULO: Poéticas orais femininas: desafios e potências.
TÍTULO: Poéticas orais femininas: desafios e potências.
TÍTULO: Direitos linguísticos e culturais: lugares marcados, estratégias diversas.
TÍTULO: Direitos linguísticos e culturais: lugares marcados, estratégias diversas.
TÍTULO: Direitos linguísticos e culturais: lugares marcados, estratégias diversas.
TÍTULO: Direitos linguísticos e culturais: lugares marcados, estratégias diversas.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Direitos linguísticos e literários.
TÍTULO: Produções literárias de mulheres, feminismos, interseccionalidades e agências na mediação.
TÍTULO: Produções literárias de mulheres, feminismos, interseccionalidades e agências na mediação.
TÍTULO: Produções literárias de mulheres, feminismos, interseccionalidades e agências na mediação.
TÍTULO: Brasil/China: teias culturais e trocas literárias.
TÍTULO: Brasil/China: teias culturais e trocas literárias.
TÍTULO: Brasil/China: teias culturais e trocas literárias.
TÍTULO: Brasil/China: teias culturais e trocas literárias.
TÍTULO: Identidades múltiplas, vozes múltiplas: desafiando a colonialidade pelo corpo e pela língua.
TÍTULO: Caminhos para o Museu Digital Saberes e Fazeres no Tainacan: etnografias e difusão do conhecimento entre Brasil e África.
Comunicação: Possibilidade de Difusão do Conhecimento Cientifico no museu digital (Decolonial e Contracolonial).
TÍTULO: Caminhos para o Museu Digital Saberes e Fazeres no Tainacan: etnografias e difusão do conhecimento entre Brasil e África.
Comunicação: Possibilidade de Difusão do Conhecimento Cientifico no museu digital (Decolonial e Contracolonial).
TÍTULO: Caminhos para o Museu Digital Saberes e Fazeres no Tainacan: etnografias e difusão do conhecimento entre Brasil e África.
Comunicação: Possibilidade de Difusão do Conhecimento Cientifico no museu digital (Decolonial e Contracolonial).
TÍTULO: Caminhos para o Museu Digital Saberes e Fazeres no Tainacan: etnografias e difusão do conhecimento entre Brasil e África.
Comunicação: Apresentação sobre o TAINACAN.
Walnice Galvão e suas leituras dos sertões e do Belo Monte: um olhar da Turma Multicampi de doutorado em Crítica Cultural.
Proponente.
MESA 05: Brasil/China: teias culturais e trocas literárias.
Resumo: Esta mesa de trabalho, que traz o mesmo tema proposto para o No. 14, da Revista Pontos de Interrogação, tem como objetivo reforçar o convite para publicação de textos na referida Revista e, ao mesmo tempo, explorar a relação Brasil/China: teias culturais e trocas literárias, com temas que acentuem o diálogo entre o campo cultural e literário destes países, procurando estreitar os laços entre os mesmos, através da multiplicidade de signos que os compõem, das textualidades várias postas em relação, ampliando as perspectivas críticas sobre as tessituras que constituem este diálogo, o literário, a arte e o mundo. Dessa forma, explorando essas teias culturais que configuram Brasil e China, suas aproximações e distanciamentos, esperamos compartilhar reflexões, pesquisas, considerando o entrelaçamento entre o imaginário, o real e o simbólico, os signos literários-culturais, que ponham em relação línguas, literaturas e outras artes, rotas científicas, narrativas diversas dos dois países, suas forças discursivas, políticas-subjetivas.