Floresta amazônica e educação ambiental
Facilitadoras |
Genoveva Chagas de Azevedo, Dra.; Adriana Kulaif Terra, M.Sc. Brasil - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) |
Idioma em que o curso será ministrado |
Português |
Cota máxima / cupo máximo |
30 participantes |
Contexto |
Importância da Floresta Amazônica no centro dos debates. Conceituação de Educação Ambiental. A função de Recursos Didáticos que viabilizam processos de ensino e aprendizagem, e potencializem reflexões socioambientais. / Importancia de la Selva Amazónica en el centro de los debates. Conceptualización de la Educación Ambiental. La función de los Recursos Didácticos que viabilicen los procesos de enseñanza y aprendizaje, y potencien las reflexiones socioambientales. |
Objetivos |
|
Conteúdo programatico / contenido |
|
Procedimentos de ensino e de aprendizagem / procedimientos de enseñanza y aprendizaje |
|
Referências |
Azevedo, G. C de.; Higuchi, M. I. G. 2017. Guia pedagógico para uso de estações ecoethos da Amazônia: Nossas pegadas a partir do uso da água, ar, fogo/energia e terra. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Manaus-Amazonas. Não publicado. 40p. Azevedo, G. C; Higuchi, M. I. G. 2018. Recurso didático sobre a floresta amazônica e emissão de gases de efeito estufa para uso em sala de aula. In: Meio Ambiente em Foco. Toledo, F. dos S. (org.). Belo Horizonte – MG. 1: 6: 39-49. Azevedo, G. C; Higuchi, M. I. G.; Alves, I. R. 2019. Ecoethos da Amazônia: um recurso didático para simulação de dilemas socioambientais na educação ambiental. In: Desenvolv. Meio Ambiente, v. 51, Seção especial: Técnica e Ambiente, 104-126. Carvalho, I. C. M. 2004. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos de educação. In: Layrargues, Philippe Pomier (Coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Higuchi, M. I.G; Kuhnen, A. 2008. Percepção e representação ambiental - métodos e técnicas de investigação para a educação ambiental. Casa do Psicólogo, São Paulo, p. 181-216. Higuchi, M. I. G; Azevedo, G. C. 2014. Ecoethos da Amazônia: Problemáticas socioambientais para um pensar e agir responsável. Editora INPA: Manaus, 110p. Higuchi, M. I. G; Higuchi, N. (Orgs.). 2012. A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental (2a ed. rev. e ampl). Manaus: Edição do autor.423p. Mendonça, W.I.C; Higuchi, M.I.G; Azevedo, G.C. 2017. Aplicabilidade do método topológico/topográfico no ensino-aprendizagem relativa à importância de áreas protegidas. Relatório Final do PIBIC/INPA/CNPq. Manaus, Am. Uchôa, I. P.; Azevedo, G. C. de. 2017. Estação Ar como metodologia para a compreensão das emissões de gases de efeito estufa e o papel da floresta nesse contexto. In: Anais do VII Congresso de Iniciação Científica do INPA - CONIC ISSN 2178 9665. |