Facilitadoras

Genoveva Chagas de Azevedo, Dra.; Adriana Kulaif Terra, M.Sc.

Brasil - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA)

Idioma em que o curso será ministrado

Português

Cota máxima / cupo máximo

30 participantes

Contexto

Importância da Floresta Amazônica no centro dos debates. Conceituação de Educação Ambiental. A função de Recursos Didáticos que viabilizam processos de ensino e aprendizagem, e potencializem reflexões socioambientais. / Importancia de la Selva Amazónica en el centro de los debates. Conceptualización de la Educación Ambiental. La función de los Recursos Didácticos que viabilicen los procesos de enseñanza y aprendizaje, y potencien las reflexiones socioambientales.

Objetivos

  1. Evidenciar a floresta amazônica como tema fundamental para o campo da educação ambiental crítico-reflexiva no enfrentamento das emergências globais e locais. / Destacar la selva amazónica como un tema fundamental para el campo de la educación ambiental crítico-reflexiva frente a las emergencias globales y locales.
  2. Realizar vivências educativas mediadas por recursos didáticos com base em conhecimentos científicos sobre a floresta amazônica. / Realizar experiencias educativas mediadas por recursos didácticos basados ??en el conocimiento científico sobre la selva amazónica.
  3. Propor um exercício de ideias de criação de recurso didático e socialização das produções. / Proponer un ejercicio de ideas para la creación de recursos didácticos y la socialización de producciones.

Conteúdo programatico / contenido

  • Razões para a floresta amazônica se constituir como tema central para a educação ambiental. / Razones para que la selva amazónica sea un tema central de la educación ambiental.
  • Conceituação de educação ambiental e o papel de recursos didáticos na mediação dos conhecimentos e reflexões com vistas a cidadania ambiental. / Conceptualización de la educación ambiental y el papel de los recursos didácticos en la mediación de saberes y reflexiones con miras a la ciudadanía ambiental.
  • A importância de experiências educativas interativas e lúdicas que promovam imersão em ambientes de simulação. / La importancia de experiencias educativas interactivas y lúdicas que promuevan la inmersión en entornos de simulación.
  • Exercício de construção de ideias de recursos didáticos inspirados nas vivências realizadas. / Ejercicio de construcción de ideas para recursos didácticos inspirados en las experiencias realizadas.

Procedimentos de ensino e de aprendizagem / procedimientos de enseñanza y aprendizaje

  • Apresentação conceitual com auxílio de Slides. / Presentación conceptual con la ayuda de diapositivas.
  • Realização de vivências com auxílio 02 recursos didáticos do LAPSEA nos temas proposto. / Realización de experiencias con la ayuda de 02 recursos didácticos LAPSEA sobre los temas propuestos.
  • Discussão e reflexões a partir das vivências. / Discusión y reflexión a partir de experiencias.
  • Exercício de construção de ideias de recursos para as realidades dos participantes (em equipe). / Ejercicio para construir ideas de recursos para las realidades de los participantes (en equipo).
  • Socialização grupal das produções. / Socialización grupal de producciones.
  • Sorteio de cartilhas HQs com o tema da floresta amazônica. / Sorteo de cuadernillos de Sede con la temática de la selva amazónica.

Referências

Azevedo, G. C de.; Higuchi, M. I. G. 2017. Guia pedagógico para uso de estações ecoethos da Amazônia: Nossas pegadas a partir do uso da água, ar, fogo/energia e terra. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Manaus-Amazonas. Não publicado. 40p. Azevedo, G. C; Higuchi, M. I. G. 2018. Recurso didático sobre a floresta amazônica e emissão de gases de efeito estufa para uso em sala de aula. In: Meio Ambiente em Foco. Toledo, F. dos S. (org.). Belo Horizonte – MG. 1: 6: 39-49. Azevedo, G. C; Higuchi, M. I. G.; Alves, I. R. 2019. Ecoethos da Amazônia: um recurso didático para simulação de dilemas socioambientais na educação ambiental. In: Desenvolv. Meio Ambiente, v. 51, Seção especial: Técnica e Ambiente, 104-126.

Carvalho, I. C. M. 2004. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos de educação. In: Layrargues, Philippe Pomier (Coord.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Higuchi, M. I.G; Kuhnen, A. 2008. Percepção e representação ambiental - métodos e técnicas de investigação para a educação ambiental. Casa do Psicólogo, São Paulo, p. 181-216.

Higuchi, M. I. G; Azevedo, G. C. 2014. Ecoethos da Amazônia: Problemáticas socioambientais para um pensar e agir responsável. Editora INPA: Manaus, 110p.

Higuchi, M. I. G; Higuchi, N. (Orgs.). 2012. A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental (2a ed. rev. e ampl). Manaus: Edição do autor.423p. Mendonça, W.I.C; Higuchi, M.I.G; Azevedo, G.C. 2017. Aplicabilidade do método topológico/topográfico no ensino-aprendizagem relativa à importância de áreas protegidas. Relatório Final do PIBIC/INPA/CNPq. Manaus, Am.

Uchôa, I. P.; Azevedo, G. C. de. 2017. Estação Ar como metodologia para a compreensão das emissões de gases de efeito estufa e o papel da floresta nesse contexto. In: Anais do VII Congresso de Iniciação Científica do INPA - CONIC ISSN 2178 9665.

 

Compartilhe!

Organização

Apoio

Financiamento