O Congresso de Economia Criativa e Comunicação (CONECOM) é um evento realizado anualmente pelos cursos de mestrado e graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, reunindo personalidades regionais e nacionais para compor a programação com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos gratuitos com pesquisadores e profissionais do mercado.
Em sua terceira edição, o congresso tem como tema "Panorama da Economia Criativa: estratégias de produção, consumo e circulação", tomando-o como base o projeto de pesquisa homônimo, cujo objetivo é de produzir um panorama, propor estratégias e um plano de ações de curto, médio e longo prazo para a organização de pólos articulados em clusters e em arranjos produtivos locais nas regiões administrativas do Distrito Federal. Ou seja, pólos inseridos na cadeia de valor desta economia com base empreendedora e tecnológica, com vistas à promoção da mudança da matriz econômica e à ampliação das oportunidades de trabalho, especialmente em setores atingidos e impactados pela pandemia.
Tanto o projeto de pesquisa quanto o IV CONCOM visam reforçar a capacidade institucional e da administração pública eficiente nos setores criativos, promover a qualificação de pessoas e a sensibilização da população frente a produção e circulação de bens criativos, conhecer as atividades criativas do DF e mapear as competências e vocações por região das regiões com foco nas organizações produtivas por segmento.
Diante deste contexto, o IV Conecom – Temporada 2022 buscará promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais a partir de três eixos:
- Produções teóricas, filosóficas, artísticas e culturais que proponham modelos de comunicação voltados para a criatividade como vetor de desenvolvimento social e econômico;
- Conhecer e dialogar com profissionais que apresentem soluções práticas adotadas por grupos e instituições na gestão de eventos e atividades criativas com foco nas comunicações flexíveis e transversais;
- Intercâmbio profissional e cultural das três cadeias produtivas dos setores criativos - público, privado e produção independente.