IV CONEF

IV CONEF

Congresso de Educação e Formação Docente: Perspectivas e Possibilidades

Faça sua inscrição
De 8 setembro a 7 de dezembro Todos os dias das 19h00 às 21h00

Sobre o Evento

O IV Congresso de Educação e Formação Docente: perspectivas e possibilidades pretende promover situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre as diferentes disciplinas do curso e áreas do conhecimento.

Conforme o projeto para o evento em anexo, o mesmo será realizado através das atividades:

  1. Aulas abertas
  2. Minicursos e oficinas
  3. Comunicações orais
  4. Lançamentos de livros

Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Unimontes deverão participar das atividades propostas e definir seu percurso formativo. Cada percurso é único e será planejado por cada estudante, de acordo com seus interesses e desejos.

Para planejar seu percurso, cada estudante precisa se atentar para duas regras do evento:

  • 1ª regra: o percurso será definido a partir do interesse do estudante, um percurso poderá definido com diferentes eixos;
  • 2ª regra: para construir seu percurso o estudante precisar pensar em uma combinação de conteúdos abordados nas atividades do evento, que seja do seu interesse.

O infográfico a seguir ilustra a estrutura do curso:

O evento dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do Google Apps, como Google Classroom, Google Meet, plataforma de compartilhamento de vídeos, youtube e mídias sociais, como grupos fechados no Facebook e Lives no Instagram.

O percurso está previsto para durar 13 semanas, durante o percurso além das leituras, vídeos, os estudantes são estimulados a pesquisarem outras referências, tendências, experiências exitosas e compartilhar com os outros estudantes.

O registro do percurso formativo individual será feito na ferramenta digital, PADLET[1], por período/campi do curso. Os professores que ministram disciplinas no período/campi criarão um mural digital nesta ferramenta e incentivarão os estudantes a acessá-la para registrar suas reflexões a partir da participação no evento.

A organização do evento organizará um mural no PADLET para postagens que mais se destacarem no mural de cada período/campi. Os professores poderão compartilhar comentários e informações relevantes sobre o evento e ainda tecer comentários sobre os conhecimentos construídos.

Desse modo, o uso do mural possibilitará ao educando uma atitude mais ativa e ao professor mediador acompanhar o amadurecimento acadêmico dos envolvidos, assim como, a análise e autocrítica das suas práticas e escritos registrados desde as primeiras ações , desenvolvendo deste modo a autonomia e autoria dos professores em formação.

O evento emitirá certificado aos inscritos que participarem de, pelo menos, 70% das atividades ofertadas

As atividades do evento estão sendo organizadas, em comissões de trabalho, por uma coordenação colegiada composta por professores do campus Montes Claros e demais campi da Unimontes, que ofertam o curso de Pedagogia.


[1] O Padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais. O recurso possui diversos modelos de quadros para criar cronogramas, que podem ser compartilhados com outros usuários e que facilita visualizar as tarefas em equipes de trabalho ou por instituições de ensino.

COMISSÕES DE TRABALHO

COORDENAÇÃO GERAL

Profª Maria Nadurce Silva

Profª Geisa Magela Veloso

Profª Francely Aparecida dos Santos

Profª Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes

Profª Renata Maciel Cordeiro

Profª Andréa Lafetá Melo Franco

Profª Rosana de Cassia Andrade

Profª Fabia Magali Santos Vieira

Profª Silvana Diamantino França

Profª Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida

COMUNICAÇÕES ORAIS

Profª Alda Aparecida Vieira Moura

Profª Cláudia Simone Sarmento

Profª Dayse Magna Santos Moura

Profª Denice do Socorro Lopes Brito

Profª Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira

Profª Ediléia Alves Mendes Souza

Profª Eliana de Freitas Soares

Profª Emília Murta Moraes

Profª Ellen de Cassia Souza Parrela

Profª Gildete dos Santos Freitas

Prof. Huagner Cardoso

Profª Ivanise Melo Souza

Prof. José França Neto

Prof. José Normando Gonçalves Meira

Profª Leonice Vieira de Jesus Paixão

Profª Mânia Maristane Neves Silveira Maia

Profª Rosana Cássia Andrade

Profª Drª Rosângela Silveira

Profª Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida

Profª Úrsula Adelaide de Lélis

Profª Wane Elayne Soares Eulálio

COMUNICAÇÃO E SUPORTE TÉCNICO

Profª Andréa Lafetá de Melo Franco

Profª Cláudia Soares de Oliveira

Profª Fábia Magali Santos Vieira

Profª Fátima Rita Santana Aguiar

Profª Maria Jacy Maia Velloso

Profª Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes

ELABORAÇÃO DO PROJETO DO EVENTO

Profª Geisa Magela Veloso

Profª Francely Aparecida dos Santos

Profª Maria Nadurce Silva

Profª Rosana cássia Rodrigues Andrade

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

Profª Andréa Lafetá de Melo Franco

Profª Jacqueline Araújo Corrêa Mendes

Profª Leonice Vieira de Jesus Paixão

ORGANIZAÇÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

Profª Denice do Socorro Lopes Brito

Profª Dirce Efigênia de Brito Lopes

Profª Fatima Nascimento

Profª Isabel Simões

Profª Zilmar Santos Cardoso

Prof. Jadson Rabelo Assis

Profª Leonice Vieira de Jesus Paixão

Profª Renata Maciel Cordeiro

Profª Rosângela Silveira

SECRETARIA

Profª Cláudia Dias Oliveira

Profª Cláudia Soares de Oliveira

Profª Eliana de Freitas Soares

Profª Fátima Rita Santana Aguiar

Profª Isabel Simões Oliveira

Profª Regina Coele Cordeiro

GRUPOS DE TRABALHO (GT)

Educação inclusiva e diversidade

Profª Andréa Lafetá de Melo Franco

Prof. Jadson Rabelo Assis

Profª Leonice Vieira de Jesus Paixão

Profª Magda Martins Macedo

Profª Maria Auxiliadora A. S. Gomes

Profª Mônica Maria Teixeira Amorim

Profª Solange Prates

Profª Silvana Diamantino França

Comunicação, Educação e Tecnologias

Profª Fábia Magali Santos Vieira

Profª Maria Auxiliadora A. S. Gomes

Profª Maria Jacy Maia Velloso

Profª Silvana Diamantino França

Alfabetização, Linguagens e Infância

Profª Cecídia Barreto Almeida

Profª Claudia Soares de Oliveira

Profª Claudia Aparecida Ferreira Machado

Profª Dirce Efigênia Brito Lopes

Profª Eliana de Freitas Soares

Profª Fátima Rita Santana Aguiar

Profª Geisa Magela Veloso

Profª Jacqueline Araújo Corrêa Mendes

Profª Regina Coele Cordeiro

Saúde e Psicologia

Profª Andréa Ruas Nogueira,

Profª Andréa Lafetá de Melo Franco

Profª Cléa Márcia Pereira Câmara

Prof. Leonardo Tadeu Vieira

Prof. Leonardo Augusto Couto Finelli

Profª Simone Monteiro Ribeiro

Profª Solange Ribeiro Prates

Pesquisa em Educação

Profª Cecídia Barreto Almeida

Profª Denice do Socorro Lopes Brito

Profª Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira

Profª Eliana de Freitas Soares

Profª Edileia Alves Mendes Souza

Profª Rosangela Rodrigues Silveira

Educação Matemática

Profª Francely Aparecida dos Santos

Prof. Gilberto Januário

Profª Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

Didática/ BNCC

Profª Dirce Efigênia Brito Lopes

Profª Denice do Socorro Lopes Brito

Profª Maria Nadurce da Silva

Profª Renata Cordeiro Maciel

Profª Rosangela Rodrigues Silveira

Filosofia e Educação/ Estágio Supervisionado

Profª Alda Aparecida Moura

Profª Gildete dos Santos Freitas

Profª Mânia Maristane Neves Silveira Maia

Profª Rosana de Cássia Andrade

Políticas Públicas e Gestão da Educação

Profª Ediléia Alves Mendes Souza

Prof. José França Neto

Profª Leonice Vieira de Jesus Paixão

Profª Úrsula Adelaide de Lélis

Profª Wane Elayne Soares Eulálio

O projeto do IV Congresso de Educação e Formação Docente: perspectivas e possibilidades pode ser conferido na integra AQUI

Palestrantes

  • Profª Drª Maria Helena de Souza Ide
  • Prof. Dr. Lourival José Martins Filho
  • Profa. Dra. Sônia Maria Santos
  • Prof. Dr. Marco Silva
  • Prof. Dr. Marcelo Ferreira Silva
  • Prof.Dr.ª Maria Clara Maciel
  • Prof Dra. Fábia Magali S. Vieira
  • Prof. Mr. Leonardo Tadeu Vieira
  • Prof. Dr. Leonardo Augusto Couto Fineli
  • Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro
  • Profa. Dra. Marcia Cyrino
  • Profa. Dra. Edda Curi
  • Prof. Dr. Dario Fiorentini
  • Profª Drª Vera Lucia Felicetti
  • Profa. Dra. Ana Cristina
  • Profa. Dra. Rosana Andrade
  • Prof. Dr. Alessandro Ribeiro
  • Prof.ª Dra. Maria Abadia da Silva
  • Profa. Dra. Luciana Backes
  • Profa. Dra. Socorro Silva
  • Prof. Dr. Edmerson Santos Reis
  • Profa. Dra. Antônia Aparecida Silva
  • Prof. Esp. Carlos Alberto Siqueira Alexandre
  • Profa. Dra. Rosângela Silveira
  • Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim
  • Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito
  • Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos
  • Prof. Dr. Antônio César Silva
  • Patrícia Santana
  • Profa. Dra. Camila Coimbra
  • Prof. Dr. Roberto Valdez Puentes
  • Dra. Leticia Carolina Pereira
  • Prof. Dr. Remi Castioni
  • Profa. Especialista Meirielle Duarte Pereira
  • Prof. Dr. Rafael Baioni

Programação

19h30 - Profª Drª Maria Helena de Souza Ide Profissão docente Aula
Local: https://youtu.be/-fNlR2fvPEk

19h. ABERTURA

Solenidade de abertura

Apresentação Artistico Cultural: Prof. Jukita Queiroz (Depto Artes/Unimontes)

19h 30min. AULA ABERTA: Profissão Docente

PALESTRANTE: Profa. Dra. Maria Helena de Souza Ide

MEDIADOR(A): Profa Dra. Geisa Magela Velloso - Unimontes

19h00 - Prof. Dr. Lourival José Martins Filho, Profa. Dra. Sônia Maria Santos Alfabetização Aula
Local: https://youtu.be/u6_TCjiU8iY

PALESTRANTES:

Prof. Dr. Lourival José Martins Filho

Profa. Dra. Sônia Maria Santos

MEDIADOR(A):

Profa.Dra. Geisa Magela Veloso

Profa. Dra. Rita Tavares Mello

EIXO: Alfabetização, linguagens e infância

19h00 - Prof. Dr. Marco Silva Fundamentos da Docência e da Aprendizagem nas Salas de Aula Online Aula
Local: https://youtu.be/HuCTnLYk9-I

PALESTRANTE: Prof. Dr. Marco Silva

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Maria Jacy Maia Velloso

EIXO: Comunicação, educação e tecnologias

19h00 - Prof. Dr. Marcelo Ferreira Silva Sofrimento psíquico X adoecimento psíquico em tempos de pandemia Aula
Local: https://youtu.be/zq5gq6Br2cQ

RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Marcelo Ferreira Silva

MEDIADOR(A): Solange Prates

EIXO: Saúde e psicologia

17h00 - Prof Dra. Fábia Magali S. Vieira, Prof.Dr.ª Maria Clara Maciel Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital Aula
Local: https://youtu.be/PF0Kh6dmykQ

RESPONSÁVEIS:

Prof.Dr.ª Maria Clara Maciel

Prof Dra. Fábia Magali S. Vieira

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Maria Jacy

EIXO: Alfabetização, Linguagem e Infância

19h00 - Prof. Dr. Leonardo Augusto Couto Fineli, Prof. Mr. Leonardo Tadeu Vieira Distanciamento social e violência Aula
Local: https://youtu.be/5wm1NdPCTnw

PALESTRANTES:

Prof. Dr. Leonardo Tadeu Vieira

Prof. Dr. Leonardo Augusto Couto Fineli

MEDIADOR(A): Andréa Lafetá de Melo Franco

EIXO: Saúde e Psicologia

19h00 - Prof. Dr. Remi Castioni Políticas Públicas - Educação no Mundo do Trabalho: qualificação e competência e suas implicações por meio das reformas no contexto educacional Aula
Local: https://youtu.be/5TRF8rVJd5U

RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Remi Castioni

MEDIADOR(A): Prof. Dr. José França Neto

EIXO: Políticas Públicas e Gestão da Educação

17h00 - Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro Multiletramentos e multimodalidade: que relação é essa? Aula
Local: https://youtu.be/9jgSkz0osCI

PALESTRANTE: Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro

MEDIADOR(A):

Profa. Dra. Fábia Magali Santos Vieira

Profa. Dra. Maria Jacy Maia Velloso

EIXO: Comunicação, educação e tecnologias

19h00 - Profa. Dra. Edda Curi Relação dos professores com documentos e materiais curriculares Aula
Local: https://youtu.be/qNDKOTj0Guk

PALESTRANTE: Profa. Dra. Edda CurI

MEDIADOR(A):

Prof.Dra. Francely Aparecida dos Santos

Profa. Dra. Shirley Patricia Castro Almeida

EIXO: Educação matemática

19h00 - Profa. Dra. Marcia Cyrino Desenvolvimento profissional e identidade docente do professor que ensina Matemática Aula
Local: https://youtu.be/fKTTaUVAFeg

PALESTRANTE: Profa. Dra. Marcia Cyrino

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

EIXO: Educação matemática

16h00 - Prof. Dr. Dario Fiorentini Formação de professores de Matemática Aula
Local: https://youtu.be/_kkq1_diecg

PALESTRANTE: Prof. Dr. Dário Fiorentini

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Shirley Patricia Castro Almeida

EIXO: Educação matemática

19h00 - Profª Drª Vera Lucia Felicetti Uma visão geral sobre pesquisa em Educação Aula
Local: https://youtu.be/jsln11MtDNw

PALESTRANTE: Profª Drª Vera Lucia Felicetti

MEDIADOR(A): Profª Eliana de Freitas Soares

EIXO: Pesquisa

19h00 - Prof. Dr. Rafael Baioni A formação romântica e a escrita ensaística: apontamentos teóricos e metodológicos Aula
Local: https://youtu.be/djiZ6vCYITQ

PALESTRANTE: Prof. Dr. Rafael Baioni

MEDIADOR(A): Profa. Jaqueline Araújo

EIXO: Filosofia e Educação Estágio supervisionado

19h00 - Dra. Leticia Carolina Pereira, Prof. Dr. Antônio César Silva Diversidade: questões étnico-raciais de gênero e sexualidade, educação especial em tempos de pandemia Aula
Local: https://youtu.be/yQTGAimWHIU

PALESTRANTES:

Profa. Dra. Leticia Carolina Pereira

Prof. Dr. Antônio César Silva

MEDIADOR(A):

Profa. Dra.Silvana Diamantino

Profa. Dra. Monica Amorim

EIXO:

Diversidade, Gênero e deficiências

19h00 - Prof. Dr. Roberto Valdez Puentes Pesquisa em educação: possibilidades e experiências a partir do grupo de estudos Aula
Local: https://youtu.be/UWFg_PaBOzE

PALESTRANTE: Prof. Dr. Roberto Valdez Puentes

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Denice do S. L. Brito

EIXO: Pesquisa em educação

17h00 - Profa. Dra. Ana Cristina, Profa. Dra. Rosana Andrade Estágio em tempos de Pandemia Aula
Local: https://youtu.be/gwV6Vwz7gfE

PALESTRANTES:

Profa. Dra. Ana Cristina

Profa. Dra. Rosana Andrade

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Alda Aparecida Vieira Moura

EIXO: Filosofia e Educação Estágio supervisionado

19h00 - Prof. Dr. Alessandro Ribeiro Ensino de álgebra nos anos iniciais Aula
Local: https://youtu.be/qwHqFiIe7W4

PALESTRANTE: Prof. Dr. Alessandro Ribeiro

MEDIADOR(A): Prof. Dr. Gilberto Januário

EIXO: Educação matemática

19h00 - Prof.ª Dra. Maria Abadia da Silva Políticas Públicas: avaliação e Perspectivas do financiamento da Educação no contexto atual (reformas, Fundeb e pandemia), permanências e influências de políticas de organismos internacionais Aula
Local: https://youtu.be/1M8WOAWE3h0

PALESTRANTE: Prof.ª. Dra. Maria Abadia da Silva

MEDIADOR: Prof. Dr. José França Neto

EIXO: Políticas Públicas e Gestão da Educação

19h00 - Profa. Dra. Luciana Backes Recontextualizar as ciências e a contação de histórias: práticas pedagógicas possíveis Aula
Local: https://youtu.be/11zgwX6557o

PALESTRANTE: Profa. Dra. Luciana Backes

MEDIADOR(A): Eliana de Freitas Soares

EIXO: Alfabetização, linguagens e infância

19h00 - Prof. Dr. Edmerson Santos Reis, Profa. Dra. Antônia Aparecida Silva, Profa. Dra. Socorro Silva Educação Inclusiva e Diversidade na perspectiva da educação do campo, educação especial, educação de Jovens e Adultos Aula
Local: https://youtu.be/vc8qCAsAWok

PALESTRANTES:

Profa. Dra. Socorro Silva

Prof. Dr. Edmerson Santos Reis

Profa. Dra. Antônia Aparecida Silva

MEDIADOR(A):

Profa. Ma. Magda Martins Macedo

Profa. Dra. Silvana Diamantino França

EIXO: Inclusão e diversidade

17h00 - Patrícia Santana, Prof. Esp. Carlos Alberto Siqueira Alexandre, Profa. Especialista Meirielle Duarte Pereira Salas de Recursos Multifuncionais e Tecnologias Assistivas no contexto da Educação Inclusiva Aula
Local: https://youtu.be/gFZ1q1_I00c

PALESTRANTES:

Profa. Especialista Meirielle Duarte Pereira

Prof. Esp. Carlos Alberto Siqueira Alexandre

MEDIADOR(A): Profa. Dra. Silvana Diamantino França

17h00 - Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito, Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim, Profa. Dra. Rosângela Silveira O papel da didática nos Cursos de formação docente Aula
Local: https://youtu.be/wdfkWr7QuDg

PALESTRANTES:

Profa. Dra. Rosângela Silveira

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito

MEDIADOR(A): Profa. Ma. Dirce Efigênia Brito Lopes

EIXO: Didática/BNCC

19h00 - Profa. Dra. Camila Coimbra, Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos BNCC na prática: Resolução nº 2 de 2019 Normatiza sobre as Diretrizes e Base Nacional curricular para a formação inicial de professores Aula
Local: https://youtu.be/xREMq98JuKk

PALESTRANTES:

Profa. Dra. Camila Coimbra

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

MEDIADOR(A):

Profa. Ma. Maria Nadurce da Silva

Profa. Ma. Renata Cordeiro Maciel

EIXO: Didática/BNCC

14h00 Ética em Pesquisa Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

CARGA HORÁRIA: 5h

VAGAS: 50

EMENTA

Analisa os fundamentos da Ética em Pesquisa com seres humanos. Orienta o Cadastro de Pesquisadores e Pesquisas na Plataforma Brasil. Discute as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Identifica itens essências do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE.

OBJETIVO

Analisar os fundamentos da Ética em Pesquisa com seres humanos e os requisitos necessários a um Projeto de Pesquisa sob o ponto de vista ético. Orientar os passos para a realização do cadastro de Projetos de Pesquisa na Plataforma Brasil. Discutir as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Identificar itens essenciais no TCLE e TALE.

METODOLOGIA

O minicurso será realizado de forma online por meio do aplicativo Google Meet.

19h00 METODOLOGIAS ATIVAS: Ensino Remoto, Híbrido e Aprendizagem Baseadas em Projetos – NÍVEL BÁSICO Minicurso
Local: Google Meet, Instagram, Facebook e Youtube

RESPONSÁVEIS:

Dra. Fábia Magali Santos Vieira

Dra. Maria Jacy Velloso

CARGA HORÁRIA: 60h

VAGAS: 45

EMENTA

Concepções e metodologias ativas de ensino hibrido e aprendizagem baseada em projetos.

OBJETIVO

Discutir as concepções sobre ensino remoto, híbrido e aprendizagem baseada em projetos para a promoção de práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas.

METODOLOGIA

O curso dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do Google Apps, como Google Classroom, Google Meet, plataforma de compartilhamento de vídeos, youtube e mídias sociais, como grupos fechados no Facebook e Lives no Instagran.

13h00 Instrumentos de Coleta de Informações – Pesquisas em Educação Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL:

Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 30

EMENTA

Limites e possibilidades dos instrumentos de coleta de informações utilizados nas Pesquisas em Educação.

OBJETIVO

Discuir as limitações e as possibilidades dos instrumentos de coletas de informações.

METODOLOGIA

Google Meet.

14h00 Inteligência Emocional no Processo de Aprendizagem Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco

Prof. Ms. Solange Ribeiro Prates

CARGA HORÁRIA: 20h

VAGAS: 40

EMENTA

A Inteligência Emocional, ferramenta que ajuda a entender e lidar melhor com as emoções, pode muito bem ser desenvolvida desde cedo, por meio da educação na escola e no próprio seio familiar. O minicurso, pretende: apresentar o que é inteligência emocional e seus componentes, como estimular a Inteligência Emocional nas crianças contribuindo para o processo de aprendizagem.

OBJETIVO

Estimular o estudo das emoções, ressaltando sua importância para a aquisição da aprendizagem; Evidenciar as relações emocionais existentes entre professor e aluno, mediante as práticas de ensino e aprendizagem.

METODOLOGIA

Aula online e uso de plataformas diferentes (telegram, grupo fechado no facebook, classroom para envio de material de estudo).

14h30 Normas da ABNT Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Prof. Ms. Cecídia Barreto Almeida

Dra. Denice do Socorro Lopes Brito

Profa. Ms. Dirce Efigenia Brito Lopes e Oliveira

Profa. Ms. Eliana de Freitas Soares

CARGA HORÁRIA: 5h

VAGAS: 50

EMENTA

Formatação dos trabalhos acadêmicos segundo às normas da ABNT, utilizando o Word.

OBJETIVO

Ajudar o acadêmico a conhecer as normas da ABNT e como usá-las na academia.

METODOLOGIA

Trabalhar com os participantes através do Meet. Obrigatório que os participantes tenham o Word instalado para utilizá-lo no momento da oficina.

Atividade prática – formatação de um documento disponibilizado pelas oficineiras.

14h00 A Estranha Morte de Marta Palestra
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento

CONVIDADO: Prof. Ms. Donizette Lima do Nascimento

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 30

EMENTA

Trata-se de uma introdução a história que contém um dossiê no qual se incluem o roteiro de investigação e os elementos sobre um caso fictício, supostamente ocorrido no Rio de Janeiro. O documento que levanta o caso é um informe da polícia sobre uma jovem chamada Marta. Junto a esse detalhado informe há uma série de documentos que, supõe-se estavam na bolsa da garota.

OBJETIVO

Reconhecer o conceito de prova fonte como elemento que proporciona informação para a investigação. Adquirir experiência na análise e interpretação das fontes, para, a partir delas, chegar a identificar o personagem ou narrar um possível desenrolar dos fatos. Aprender a utilizar a capacidade de inferir, para que se chegue a conclusões definitivas.

METODOLOGIA

Google Meet.

19h00 Estratégias Comportamentais Para Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 Minicurso
Local: Slides, vídeos e exercícios

RESPONSÁVEL: Prof. Ms. Leonardo Tadeu Vieira

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 20

EMENTA

Desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades de buscar, selecionar, criar e praticar estratégias de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

OBJETIVO

Estimular os participantes a procurar, selecionar, desenvolver e praticar estratégias de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

METODOLOGIA

Apresentação de slides, vídeos, conversação e exercícios práticos.

14h30 Letramento Acadêmico Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Ms. Cecídia Barreto Almeida

Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito

Profa. Ms. Dirce Efigenia Brito Lopes e Oliveira

Profa. Ms. Eliana de Freitas Soares

CARGA HORÁRIA: 5h

VAGAS: 50

EMENTA

Diferentes gêneros textuais acadêmicos.

OBJETIVO

Operacionalizar o conceito de letramento acadêmico no âmbito da universidade, atentando para o entendimento dos usos da linguagem científica. Trabalhar com algumas dicas de como escrever melhor os gêneros acadêmicos com ênfase nos resumos e artigos. Ajudar o acadêmico a diferenciar os gêneros textuais acadêmicos. Refletir sobre a prática da escrita e da leitura na academia.

METODOLOGIA

Trabalhar com os participantes através do Meet. Primeiro momento uma apresentação geral dos textos acadêmicos, suas particularidades. Depois trabalhar com maior ênfase o resumo e o artigo.

Atividade prática: do texto que foi disponibilizado na oficina anterior, fazer o resumo de acordo com as orientações trabalhadas na oficina ou escolher um outro artigo da área da educação que tem estudo para fazer o resumo solicitado.

16h00 A Filosofia do Afeto na Relação Educacional Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Prof. Ms. Luciney Sebastião da Silva

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 20

EMENTA

Abordagem sobre o afeto na perspectiva filosófica de Espinosa com intuito de indicar suas contribuições para compreensão das relações estabelecidas no ambiente educacional.

OBJETIVO

Discutir o ambiente educacional a partir dos aspectos afetivos à luz da filosofia espinoseana.

METODOLOGIA

Pretende-se utilizar uma metodologia interativa que proporcione aprendizagem colaborativa e contextualizada a partir do uso de tecnologias midiáticas que potencializem manifestações de experiências pessoais e educacionais, bem como a produção de conhecimento acerca do afeto produzido e produtor de vivências no espaço da sala de aula.

19h00 PESQUISA EM EDUCAÇÃO - MINI CURSO: Instrumentos de Coleta de Dados Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito

Profa. Dra. Ediléia Alves Mendes Souza

CARGA HORÁRIA: 6h

VAGAS: 100

EMENTA

Instrumentos da coleta de dados da pesquisa em educação: questionários, entrevistas, observação e grupo focal - importância, conceituação e elaboração.

OBJETIVO

Conhecer instrumentos de coleta de dados da pesquisa em educação de modo a elaborá-los e utilizá-los na construção de trabalhos acadêmicos científicos.

METODOLOGIA

Abordagem teórica com apoio slydes explicativos e exemplificativo e debate coletivo via Google Meet.

14h00 AEE - Salas de Recursos Multifuncionais Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Dra. Silvana Diamantino França

Leonice Vieira de Jesus Paixão

Antônia Aparecida Silva

Carlos Alberto Alexandre Siqueira

Aline Gonzaga

Maria Nadurce Silva

CARGA HORÁRIA: 20h

VAGAS: 30

EMENTA

Compreensão da educação especial na perspectiva AEE, está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal.

OBJETIVO

Compreensão da educação especial na perspectiva inclusiva; contribuir para o entendimento de articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

METODOLOGIA

O curso pretende promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.

O curso dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do GoogleApps, como Google Classroom, Google Meet, plataforma de compartilhamento de vídeos, youtube e mídias sociais, como grupos fechados no Facebook e Lives no Instagram.

14h00 O Velho e o Novo: Perspectivas Poéticas do Ano Literário Pandêmico (2020 reflexões nada remotas) Premiação
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Maria da Penha Brandim de Lima

CONVIDADA: Dra. Tida Carvalho

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 50

EMENTA

A interface linguística e literária em discussões acerca do texto poético. A poesia como forma de educação afetiva em momentos de crise: formulações da solidão e da solidariedade. Aspectos linguísticos da leitura e escrita do gênero poesia.

OBJETIVO

Discutir as habilidades de leitura e escrita frente ao novo normal e no período de pandemia; considerar o texto poético no ensino, como objeto, instrumento e finalidade das atividades linguísticas e literárias, na perspectiva da língua como prática social e repensar as sequências tipológicas inseridas no gênero poesia.

METODOLOGIA

Uso das ferramentas e extensões do Google Meet.

19h00 PESQUISA EM EDUCAÇÃO - MINI CURSO: Instrumentos de Coleta de Dados Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Dra. Denice do Socorro Lopes Brito

Profa. Dra. Ediléia Alves Mendes Souza

CARGA HORÁRIA: 6h

VAGAS: 100

EMENTA

Instrumentos da coleta de dados da pesquisa em educação: questionários, entrevistas, observação e grupo focal - importância, conceituação e elaboração.

OBJETIVO

Conhecer instrumentos de coleta de dados da pesquisa em educação de modo a elaborá-los e utilizá-los na construção de trabalhos acadêmicos científicos.

METODOLOGIA

Abordagem teórica com apoio slydes explicativos e exemplificativo e debate coletivo via Google Meet.

14h30 Projeto de Pesquisa em Educação – Dicas Para Sua Elaboração Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Dra. Rosângela Silveira

Profa. Ms. Eliana de Freitas Soares

CARGA HORÁRIA: 10h

VAGAS: 50

EMENTA

Importância e elaboração do projeto de pesquisa em educação.

OBJETIVO

Conhecer os elementos essenciais para a elaboração do projeto de pesquisa em educação.

METODOLOGIA

Trabalhar com os participantes através do Meet. Obrigatório que os participantes tenham o Word instalado para utilizá-lo no momento da oficina.

Atividade prática – elaboração de um esquema para um projeto de pesquisa em educação.

14h00 Roda de Conversa: As Práticas Pedagógicas nos Espaços não Escolares: Contexto, Sujeitos e Aprendizagens Roda de Conversa
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Profa. Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco

CONVIDADA: Cléa Márcia Rodrigues Moura

CARGA HORÁRIA: 3h

VAGAS: 30

EMENTA

Apresentar os caminhos que o profissional de pedagogia possui para desenvolver um trabalho eficaz e prazeroso em espaços não escolares. O papel do pedagogo nas empresas, em hospitais, ONGs, tribunal de justiça e, também, na política da assistência social, que abrangerá o Centro Dia, o Programa de erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Liberdade Assistida – LA, Serviço de Convivência e fortalecimento de Vinculos – SCFV, Prestação de Serviços à Comunidade – PSC, Unidades de Acolhimento.

OBJETIVO

Diferenciar a função da pedagogia em espaços escolares e não escolares.

Citar os campos da pedagogia em espaços não escolares.

Explanar, de forma sucinta, as funções do pedagogo fora do contexto escolar.

METODOLOGIA

Google Meet.

14h00 Gênero e Sexualidade na Educação Escolar Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

CONVIDADOS:

Renan de Souza Nascimento – Mestrando Programa de Pós Graduação em História Social – Unimontes

Edson Carlos Ribeiro Silva – Professor de História da Rede Pública de Educação Básica – Montes Claros

CARGA HORÁRIA: 10h

VAGAS: 60

EMENTA

Conceitos introdutórios. Gênero e Sexualidade na Educação escolar. Práticas pedagógicas para o combate ao preconceito de Gênero e Sexualidade.

Desconstruindo estereótipos de gênero e sexualidade na Educação Básica: um relato de experiência.

OBJETIVO

Possibilitar a análise reflexiva sobre concepções e práticas pedagógicas relacionadas à temática gênero e sexualidade na Educação Básica de modo a subsidiar licenciandos* na construção de uma base teórico-metodológica alicerçada em uma pedagogia crítica.

METODOLOGIA

O curso ocorrerá de forma online, combinando atividades que envolvem encontros dialogados no Google Meet, estudo de textos, discussão, relato de experiência e compartilhamento de vídeos e de outros materiais/referências para o trabalho educativo na escola.

14h00 Tecnologias Assistivas Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Dra Silvana Diamantino França

Maria Inês Nunes Marques

Maria Nadurce Silva

CARGA HORÁRIA: 20h

VAGAS: 30

EMENTA

Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

OBJETIVO

Discutir as concepções e princípios e metodologias de aprendizagem baseada na vivencias de professores que utilizam as tecnologias assistivas nas Salas de recursos Multifuncionais.

Possibilitar reflexões sobre práticas educativas inovadoras, considerando a importância de desenvolver um olhar crítico/criativo para tais práticas.

METODOLOGIA

O curso pretende promove situações de aprendizagem voltadas para o compartilhamento de saberes entre vários domínios: materiais didáticos, vivências pedagógicas coletivas, articulações de atividades entre disciplinas e troca de repertórios entre os professores.

O curso dar-se-á de forma online, combinando atividades envolvendo recursos do GoogleApps, como Google Classroom, Google Meet, plataforma de compartilhamento de vídeos, youtube e mídias sociais, como grupos fechados no Facebook e Lives no Instagram.

08h00 Educação do Campo: Diversidade, Sujeitos Coletivos de Direitos e suas Pedagogias em Tempos de Pandemia. Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Ms. Magda Martins Macedo

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Amaral

Profa. Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco

CARGA HORÁRIA: 8h

VAGAS: 25

EMENTA

Educação do Campo: Diversidade, Sujeitos Coletivos de Direitos e suas Pedagogias em tempos de pandemia.

OBJETIVO

Conhecer o conceito de diversidade no campo, os movimentos sociais do campo sujeitos coletivos de direito e as experiências pedagógicas da Educação do Campo.

METODOLOGIA

Google Meet; leituras prévias.

14h00 Educação do Campo: Diversidade, Sujeitos Coletivos de Direitos e suas Pedagogias em Tempos de Pandemia. Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Ms. Magda Martins Macedo

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Amaral

Profa. Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco

CARGA HORÁRIA: 8h

VAGAS: 25

EMENTA

Educação do Campo: Diversidade, Sujeitos Coletivos de Direitos e suas Pedagogias em tempos de pandemia.

OBJETIVO

Conhecer o conceito de diversidade no campo, os movimentos sociais do campo sujeitos coletivos de direito e as experiências pedagógicas da Educação do Campo.

METODOLOGIA

Google Meet; leituras prévias.

19h00 A Importância da Autoestima do Profissional que Atua no Espaço Educacional Oficina
Local: Google Meet

RESPONSÁVEL: Profa. Ms. Andréa Lafetá de Melo Franco

CONVIDADA: Luci Saraiva

CARGA HORÁRIA: 4h

VAGAS: 30

EMENTA

O que é a autoestima; base da formação da autoestima; relação entre autoestima e trabalho; fortalecimento da autoestima.

OBJETIVO

A oficina tem como objetivo esclarecer o que é a autoestima, apresentando a base da sua formação; mostrar o que a baixa autoestima pode causar; apresentar a relação entre autoestima e trabalho; conscientizar sobre como fortalecer a autoestima.

METODOLOGIA

Google Meet.

14h00 Educação Étnico-racial na Escola Básica Minicurso
Local: Google Meet

RESPONSÁVEIS:

Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim

Prof. Dr. Leonardo Neves Corrêa

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento

Profa. Dr. Heiberle Horácio

CARGA HORÁRIA: 10h

VAGAS: 60

EMENTA

Conteúdo e importância da Lei Federal Nº 10.639/03 e da Lei Federal Nº 11.645/08. Diretrizes Curriculares para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Práticas pedagógicas e orientações didáticas para o combate ao preconceito e a discriminação étnico-racial na escola.

OBJETIVO

Possibilitar a análise reflexiva sobre concepções e práticas pedagógicas relacionadas à Educação Étnico-racial na Escola Básica de modo a subsidiar licenciandos* na construção de uma base teórico-metodológica alicerçada em uma pedagogia crítica.

METODOLOGIA

O curso ocorrerá de forma online, combinando atividades que envolvem aula dialogada no Google Meet, estudo de textos, discussão, relato de experiência e compartilhamento de vídeos e de outros materiais/referências para o trabalho educativo na escola.

00h00 Comunicações Orais Apresentação Oral
Local: GOOGLE MEET (Cronograma de apresentações será divulgado posteriormente)

As inscrições para as comunicações orais são para os participantes que desejarem submeter resumos para apresentação.

As comunicações orais, neste evento, são interações para compartilhar pesquisas e relatos de experiências realizadas pelos acadêmicos da graduação, pós-graduação e professores sobre educação e formação docente.

As Comunicações Orais compreendem:

A) Pesquisas científicas concluídas e/ou em andamento na área da Educação;

B) Trabalhos de conclusão de curso (TCC) concluídos e/ou em andamento na área da Educação (restritos aos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unimontes);

C) Relatos de experiências pedagógicas, na área da Educação;

D) Relatórios de estágio supervisionado (esse restrito aos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unimontes).

Eixos Temáticos:

1. Educação Inclusiva e Diversidade

2. Comunicação, Educação e Tecnologias

3. Alfabetização, Linguagens e Infância

4. Educação, História, Política e Sociedade

5. Políticas Públicas e Gestão da Educação

6. Saúde e Psicologia

7. Pesquisa em Educação

8. Educação Matemática

9. Didática e BNCC

10. Estágio Curricular Supervisionado

11. Filosofia e Educação

Período de Inscrição:

Para as pesquisas científicas (A) e os relatos de experiências pedagógicas (C) – até 27 de setembro de 2020.

Para os trabalhos de conclusão de curso (TCC) (B) e os relatórios de estágio supervisionado (D) – 03 a 19 de novembro de 2020

Divulgação dos aprovados e as informações para apresentação (data, hora, link, coordenadores das sessões)

Para as pesquisas científicas (A) e os relatos de experiências pedagógicas (C) – 02 de outubro de 2020

Para os trabalhos de conclusão de curso (TCC) (B) e os relatórios de estágio supervisionado (D) – 26 de novembro de 2020

Envio dos resumos pelo e-mail comunicacoesoraisconef@gmail.com

NOVO NOVO NOVO
ATENÇÃO!!!!!!!
Devido a demanda dos trabalhos houve necessidade de organizarmos algumas sessões de forma diferente. Segue os quadros com as informações por eixo dos aprovados, data, horário, link de acesso para a sessão e coordenadores das sessões.
Diretrizes para apresentação dos trabalhos:

1) Resumos simples e expandidos aprovados serão apresentados oralmente;

2) Os aprovados receberão também por e-mail informações sobre as sessões e o modelo para as apresentações;

3) Serão apresentados, no máximo, 4 trabalhos, por sessão;

4) Cada apresentação terá, no máximo, 10 minutos, de forma que os trabalhos possam ser debatidos, ao final de todas as apresentações, por pelo menos 15 minutos;

5) Os pesquisadores deverão enviar, no e-mail do Coordenador do Eixo, suas apresentações em Power Point, com, pelo menos, 2 dias de antecedência. Será disponibilizado na página do evento o modelo das apresentações em Power Point que todos os apresentadores deverão utilizar, assim como enviado por e-mail;

6) Os certificados serão enviados para o e-mail informado pelo inscrito a cada um dos autores;

7) Caso tenha algum problema para acessar o Meet no dia e horário divulgado para apresentação, o aprovado deverá entrar em contato com o coordenador do eixo e justificar até 10 min’ antes da apresentação. Nova data será agendada.

Para maiores informações: comunicacoesoraisconef@gmail.com

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

Comunicação, Educação e Tecnologia (PDF)

Educação Matemática (PDF)

Alfabetização, Linguagem e Infância (PDF)

Educação, História, Política e Sociedade (PDF)

Pesquisa em Educação (PDF)

Politicas Públicas e Gestão da Educação (PDF)

Educação Inclusiva e Diversidade (PDF)

Estágio Curricular (PDF)

MODELOS PARA APRESENTAÇÃO

Modelo para apresentação de relato (ppt)

Modelo para apresentação de resumo (ppt)

Verificar DIRETRIZES para envio de trabalho para o IV CONEF: CLIQUE AQUI

Templates: CLIQUE AQUI

00h00 Data llmite para envio dos resumos Apresentação Oral
Local: Enviar no Doity

Último dia para enviar os resumos.

00h00 Seleção dos Resumos Avaliação de Trabalhos Científicos
Local: Google Meet

Os resumos serão selecionados nessa data.

00h00 Divulgação dos Resumos Selecionados Avaliação de Trabalhos Científicos
Local: Google Meet

Os resultados serão divulgados a partir da data.

19h00 Lançamentos de Livros Lançamento de Livro
Local: https://youtu.be/jBJ5fi_3urM

A EJA na LDBEN nº 9394/96: desafios presentes na escrita das histórias de vida de alfabetizadoras de Montes Claros, MG, 1996 a 2020. Organizadores: Filomena Luciene Cordeiro Reis, João Olimpio Soares dos Reis, Rita Tavares de Melo, Shirley Patricia Nogueira de Castro Almeida Montes Claros, MG: HD, 2020.

Perfeccionamento de la actividad de estudio . João Olimpio Soares dos Reis. Veranópolis: Dialógos Freirianos, 2019

Ação Reflexiva no ensino de português . Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro e Maria Penha Brandim de Lima. Montes Claros : Editora Unimontes, 2020

No grupo do Destino: saberes e Fazeres Rurais do Sertão Mineiro . Camilo Antônio Silva Lopes. Belo Horizonte: Dialética, 2020

Opará e Jequi: os vales e seus saberes . Organizado por Magda Martins Macedo , Cassio Alexandre da Silva, Clebeson Souza de Almeida, Ivy F. Higino Martins. Montes Claros: Projeto Cultural, 2017

Ensino da língua portuguesa: contexto e a prática de multiletramentos [recurso eletrônico] Vanely Cristiany Oliveira Silva; Fábia Magali Santos Vieira. Curitiba: Appris, 2019.

Redes sociais: possibilidades para o desenvolvimento de práticas argumentativas [recurso eletrônico] / Leila Tupinambá Silva; Fábia Magali Santos Vieira. Curitiba: Appris, 2019

Textos publicitários: interseção entre leitura e criticidade / [recurso eletrônico] / Helen Josy Monteiro de Freitas, Fábia Magali Santos Vieira. Curitiba: Appris, 2019

Acompanhe no Youtube pelo link: https://youtu.be/jBJ5fi_3urM

Carregando área de inscrição

Organizador

Curso de Pedagogia da Unimontes