IV ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS
A ABCMC, tal como outras associações ou instituições que estavam planejando realizar seus respectivos encontros acadêmicos ao longo do segundo semestre de 2020 estão fortemente afetados em função das medidas de isolamento social recomendadas por governos estaduais e municipais, como medidas contra a disseminação da pandemia planetária causada pelo novo coronavírus da COVID-19. Assim sendo, a ABCMC que tinha previsto realizar o seu IV Encontro Nacional em setembro de 2019 na cidade de Maringá/PR, se vê obrigada a repensar o seu planejamento, apesar de todos os passos e comprometimentos que foram dados. A estratégia utilizada pela equipe de coordenação do projeto, em parceria com a diretoria da ABCMC, foi manter as ações necessárias para a realização do evento em setembro, tal como planejado, e monitorar o cenário de disseminação da doença, e, neste sentido, reuniões quinzenais foram realizadas no período de março a maio. Na última reunião, realizada no dia 19 de maio de 2020, tomamos a decisão de adiar o evento. O motivo para tal está nas indicações do Ministério da Saúde, segundo as quais a pandemia da COVID-19 iniciou o seu processo de interiorização pelo país. Se por um lado, os dados do Ministério da Saúde mostram ainda que o número de casos de infectados no estado do Paraná pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes era o menor do Brasil até 18 de maio (20,6) em 5 de junho este indicador chegou a 55. Evidentemente o risco deste cenário estar ainda mais delicado ao longo dos próximos meses não pode ser descartado, já que não existe vacina para a doença e a disseminação avança inexoravelmente pelo interior do país. Como forma de lidar com essa situação, no sentido de realizar o evento dentro de condições sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, decidimos por adiar o evento para o segundo semestre de 2021.
No entanto, a ABCMC está atenta às demandas e desafios impostos pela pandemia para a área de popularização de ciência e tecnologia no país, em especial as ações protagonizadas por Centros e Museus de Ciência. Propomos então realizar em novembro de 2020 um conjunto de mesas redondas e palestras com a finalidade de discutir com a nossa comunidade os desafios da popularização da ciência e tecnologia em tempos de pandemia.
Propomos então a realizar o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências em duas fases. A primeira será um evento virtual em novembro de 2020, denominado IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020 e a segunda fase, presencial em 2021, denominada IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020+1.
10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2020- EVENTO VIRTUAL
Centros e Museus de C&T em tempos de pandemia
É fato que os Centros de Museus de Ciência por terem a interatividade “hands on” como um forte eixo na sua estratégia de comunicação com o público, serão afetados de forma muito distinta a um museu de arte, por exemplo, nos tempos de pandemia do COVID-19. Questões sanitárias já nos impedem de disponibilizar aparatos interativos e as consequências do distanciamento de 1,5 m entre as pessoas terá grande impacto no nosso funcionamento. Sem falar ainda que quando houver o retorno as aulas, as escolas darão prioridade evidentemente ao processo de normalização das aulas e às atividades extraescolares. No continente europeu, países que já estão fases mais avançadas da curva epidemiológica antecipam o que estar por vir. Algumas dessas ações se baseiam em orientações publicadas pelo Conselho Internacional de Museus em maio, como o agendamento de visitas a fim de garantir um número máximo de visitantes por sala; o fornecimento de álcool em gel e máscaras aos visitantes; a marcação no chão para a indicação de distanciamento social nos espaços; a restrição da entrada de pessoas que apresentem sintomas de infecção pelo coronavírus. Outras condutas variam de acordo com a instituição, como a proibição de visitas mediadas/ou a distribuição de equipamentos como audioguias. Este é o caso de países como Bélgica, França, Espanha e Suíça durante os próximos meses.
A normalização da visitação presencial às nossas instituições será lenta, pois além das questões sanitárias, levará tempo até que a população em geral se sinta segura para visitar espaços interativos. Há então a necessidade de agir, desde já, para aumentar a capacidade operacional de nossas equipes e infraestrutura para ampliar ações de Divulgação Científica online. No entanto, precisamos estar cientes dos desafios envolvidos.
Nesse contexto específico, tomamos a iniciativa de propor que o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020 convide os profissionais de referência no cenário nacional e internacional a fim de propor discussões e reflexões acerca dos efeitos da pandemia da Covid-19 no âmbito de nossas práticas de popularização e no funcionamento de nossas instituições. Estão sendo propostos os seguintes eixos:
1) Cibercultura na Divulgação Científica: A pandemia nos impõe uma rápida migração “ do presencial para online” em função do afastamento do público. Sabemos que nossas instituições estão envidando todos os esforços a fim de alcançar diferentes públicospor meio de ações nas redes sociais e na internet em geral. No entanto, temos ciência de que embora diversas ações de divulgação científica online já estavam em curso em muitas instituições, a pandemia nos impõe praticamente uma “migração forçada”. Nossa cultura de produção de conteúdo de divulgação científica ainda é centrada nas ações presenciais. Por tal motivo, discutir a ampliação da Cibercultura nos Centros e Museus de Ciência no Brasil se torna uma necessidade premente. Propomos então três enfoques teóricos: i- Cultura Científica e Comunicação; ii-Produção, Difusão e Comunicação Científica e iii- Produção Científica e Processos Formativos.
2) Discussão sobre aspectos práticos de funcionamento dos centros e museus de ciência: As exposições interativas devem permanecer abertas normalmente ou devem sofrer restrições? Será mantido o horário de funcionamento? Será necessário o uso de material de limpeza hospitalar? Como promover a limitação do número de visitantes? Como capacitar os mediadores para o exercício da mediação online? Estas e outras questões de natureza logística de extrema importância para o funcionamento dos 3 centros e museus de ciência no Brasil serão debatidas com a finalidade de gerarmos um guia de orientação para esta tipologia de instituição museal.
O evento contará com cadastramento prévio a fim de garantir que os participantes sejam efetivamente profissionais que atuam em Centros e Museus de Ciência, ou realizem projetos ou atividades em parcerias com estas instituições. No entanto, o evento poderá ser acompanhado por qualquer interessado de forma síncrona durante os dois dias pela DoityPlay ou de forma assíncrona apartir das 21 horas do dia 11 no Youtube.