IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências  - EVENTO VIRTUAL

IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências - EVENTO VIRTUAL

Faça sua inscrição
De 10 a 11 de novembro Todos os dias das 10h00 às 18h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

IV ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS

A ABCMC, tal como outras associações ou instituições que estavam planejando realizar seus respectivos encontros acadêmicos ao longo do segundo semestre de 2020 estão fortemente afetados em função das medidas de isolamento social recomendadas por governos estaduais e municipais, como medidas contra a disseminação da pandemia planetária causada pelo novo coronavírus da COVID-19. Assim sendo, a ABCMC que tinha previsto realizar o seu IV Encontro Nacional em setembro de 2019 na cidade de Maringá/PR, se vê obrigada a repensar o seu planejamento, apesar de todos os passos e comprometimentos que foram dados. A estratégia utilizada pela equipe de coordenação do projeto, em parceria com a diretoria da ABCMC, foi manter as ações necessárias para a realização do evento em setembro, tal como planejado, e monitorar o cenário de disseminação da doença, e, neste sentido, reuniões quinzenais foram realizadas no período de março a maio. Na última reunião, realizada no dia 19 de maio de 2020, tomamos a decisão de adiar o evento. O motivo para tal está nas indicações do Ministério da Saúde, segundo as quais a pandemia da COVID-19 iniciou o seu processo de interiorização pelo país. Se por um lado, os dados do Ministério da Saúde mostram ainda que o número de casos de infectados no estado do Paraná pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes era o menor do Brasil até 18 de maio (20,6) em 5 de junho este indicador chegou a 55. Evidentemente o risco deste cenário estar ainda mais delicado ao longo dos próximos meses não pode ser descartado, já que não existe vacina para a doença e a disseminação avança inexoravelmente pelo interior do país. Como forma de lidar com essa situação, no sentido de realizar o evento dentro de condições sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, decidimos por adiar o evento para o segundo semestre de 2021.

No entanto, a ABCMC está atenta às demandas e desafios impostos pela pandemia para a área de popularização de ciência e tecnologia no país, em especial as ações protagonizadas por Centros e Museus de Ciência. Propomos então realizar em novembro de 2020 um conjunto de mesas redondas e palestras com a finalidade de discutir com a nossa comunidade os desafios da popularização da ciência e tecnologia em tempos de pandemia.

Propomos então a realizar o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências em duas fases. A primeira será um evento virtual em novembro de 2020, denominado IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020 e a segunda fase, presencial em 2021, denominada IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020+1.

10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2020- EVENTO VIRTUAL

Centros e Museus de C&T em tempos de pandemia

É fato que os Centros de Museus de Ciência por terem a interatividade “hands on” como um forte eixo na sua estratégia de comunicação com o público, serão afetados de forma muito distinta a um museu de arte, por exemplo, nos tempos de pandemia do COVID-19. Questões sanitárias já nos impedem de disponibilizar aparatos interativos e as consequências do distanciamento de 1,5 m entre as pessoas terá grande impacto no nosso funcionamento. Sem falar ainda que quando houver o retorno as aulas, as escolas darão prioridade evidentemente ao processo de normalização das aulas e às atividades extraescolares. No continente europeu, países que já estão fases mais avançadas da curva epidemiológica antecipam o que estar por vir. Algumas dessas ações se baseiam em orientações publicadas pelo Conselho Internacional de Museus em maio, como o agendamento de visitas a fim de garantir um número máximo de visitantes por sala; o fornecimento de álcool em gel e máscaras aos visitantes; a marcação no chão para a indicação de distanciamento social nos espaços; a restrição da entrada de pessoas que apresentem sintomas de infecção pelo coronavírus. Outras condutas variam de acordo com a instituição, como a proibição de visitas mediadas/ou a distribuição de equipamentos como audioguias. Este é o caso de países como Bélgica, França, Espanha e Suíça durante os próximos meses.

A normalização da visitação presencial às nossas instituições será lenta, pois além das questões sanitárias, levará tempo até que a população em geral se sinta segura para visitar espaços interativos. Há então a necessidade de agir, desde já, para aumentar a capacidade operacional de nossas equipes e infraestrutura para ampliar ações de Divulgação Científica online. No entanto, precisamos estar cientes dos desafios envolvidos.

Nesse contexto específico, tomamos a iniciativa de propor que o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências 2020 convide os profissionais de referência no cenário nacional e internacional a fim de propor discussões e reflexões acerca dos efeitos da pandemia da Covid-19 no âmbito de nossas práticas de popularização e no funcionamento de nossas instituições. Estão sendo propostos os seguintes eixos:

1) Cibercultura na Divulgação Científica: A pandemia nos impõe uma rápida migração “ do presencial para online” em função do afastamento do público. Sabemos que nossas instituições estão envidando todos os esforços a fim de alcançar diferentes públicospor meio de ações nas redes sociais e na internet em geral. No entanto, temos ciência de que embora diversas ações de divulgação científica online já estavam em curso em muitas instituições, a pandemia nos impõe praticamente uma “migração forçada”. Nossa cultura de produção de conteúdo de divulgação científica ainda é centrada nas ações presenciais. Por tal motivo, discutir a ampliação da Cibercultura nos Centros e Museus de Ciência no Brasil se torna uma necessidade premente. Propomos então três enfoques teóricos: i- Cultura Científica e Comunicação; ii-Produção, Difusão e Comunicação Científica e iii- Produção Científica e Processos Formativos.

2) Discussão sobre aspectos práticos de funcionamento dos centros e museus de ciência: As exposições interativas devem permanecer abertas normalmente ou devem sofrer restrições? Será mantido o horário de funcionamento? Será necessário o uso de material de limpeza hospitalar? Como promover a limitação do número de visitantes? Como capacitar os mediadores para o exercício da mediação online? Estas e outras questões de natureza logística de extrema importância para o funcionamento dos 3 centros e museus de ciência no Brasil serão debatidas com a finalidade de gerarmos um guia de orientação para esta tipologia de instituição museal.

O evento contará com cadastramento prévio a fim de garantir que os participantes sejam efetivamente profissionais que atuam em Centros e Museus de Ciência, ou realizem projetos ou atividades em parcerias com estas instituições. No entanto, o evento poderá ser acompanhado por qualquer interessado de forma síncrona durante os dois dias pela DoityPlay ou de forma assíncrona apartir das 21 horas do dia 11 no Youtube.

Palestrante

  • Núcleo Arte e Ciência no Palco

Programação

10h00 - José Ribamar Ferreira, Rosalia Vargas ABERTURA DO ENCONTRO Abertura
Local: Doity Play

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

Museus e Centros de Ciências Pós Pandemia (Pavilhão do Conhecimento, Lisboa)

ABERTURA DO ENCONTRO -

Prof. Dr. Julio César Damaceno Reitor da UEM

Profa. Dra. Débora de Mello Gonçales Sant´anna/PEC

Douglas Falcão – MAST/Presidente da ABCMC

Convidada:

Rosalia Vargas - Presidente do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva - Lisboa – Portugal

Mediador: José Ribamar Ferreira - FIOCRUZ

14h00 - Ana Paula Artaxo, Ana Paula Machado Velho, Isis Rosa, Mariana Galiza Comunicação da ciência e redes sociais Mesa-redonda
Local: Google Meet meet.google.com/xnq-ytin-bie

Comunicação da ciência e redes sociais

Convidados:

Ana Paula Artaxo (IPEN)

Mariana Galiza

Isis Rosa

Mediação: ANA PAULA MACHADO VELHO (UEM)

15h15 - Cristiane Porto, Diego Córdoba Museus Virtuais: Análise dos recursos digitais como ferramentas para a promoção da Divulgação Científica Palestra
Local: Doity Play

Palestrante:

Diego Córdoba

Mediação:

Cristiane Porto

16h30 - Ana Paula Vidotti, Helder Silva Carvalho, Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro A desigualdade digital e as atividades de DC online Colóquio
Local: Google Meet meet.google.com/xnq-ytin-bie

TEMA DE DEBATE 1:

A desigualdade digital e as atividades de DC online

Me.Thaís Sanches Santos;

Dra. Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro;

Raissa Chiabay Hofmann;

Helder Silva Carvalho;

Mediação: Profa. Dra. Ana Paula Vidotti (UEM)

16h30 - Eloi Teixeira Cesar, Camila Silveira, Rafael Adinolfi Araujo, Simone Pinheiro Pinto A formação de mediadores para atuação online Colóquio
Local: Google Meet meet.google.com/jse-nzep-mru

TEMA DE DEBATE 2:

A formação de mediadores para atuação online

Rafael Adinolfi Araujo - Educador Júnior;

Simone Pinheiro Pinto - Técnica em Divulgação Científica - Setor Educativo - Museu Ciência e Vida;

Eloi Teixeira Cesar - Diretor - Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora;

Mediação: Camila Silveira – UFPR

10h00 - Arthur Galamba, Luis Felipe Serrao, Rodrigo Reis 'O STEM Education Hub: aproximando Brasil e Reino Unido para a promoção do ensino e da popularização das Ciências' Palestra
Local: Doity Play

"O STEM Education Hub: aproximando Brasil e Reino Unido para a promoção do ensino e da popularização das Ciências"

Luis Serrao do Conselho Britânico

Arthur Galamba do Kings College

Mediador: Rodrigo Reis – UFPR

14h00 - Andrea Fernandes Costa, Frieda Maria Marti, Luciana Martins, Martha Marandino Educação Museal Online e Cibercultura Mesa-redonda
Local: Google Meet meet.google.com/umx-xmop-kpz

Educação Museal Online e Cibercultura

Convidados:

Andrea Costa (Museu Nacional e UNIRIO/RJ)
Frieda Maria Marti (Museu Nacional/RJ)
Luciana Martins (Percebe/SP)
Mediação: Martha Marandino (USP/SP)

15h15 - Helena Quadros, Lúcia Santana, Marcelle Pereira, Terezinha Resende Museologia Social e Educação Museal: novas abordagens e desafios Mesa-redonda
Local: Google Meet meet.google.com/umx-xmop-kpz

Museologia Social e Educação Museal: novas abordagens e desafios.

Convidados:

Marcelle Pereira. Dra. Museologia. Universidade Federal de Rondônia;

Terezinha Resende. Dra. em Gestão Integrada de Recursos Naturais- Ecomuseu da Amazônia/ Pa

Helena Quadros- Dra. Educação. Ponto de Memória da Terra Firme/Pa

Mediação:

Lucia Santana- Dra. Museologia- (Museu Paraense Emílio Goeldi)

16h30 - Antônio Carlos Pavão, Carlos Wagner, Joice Santos, Renata Fontanetto Quais os principais desafios na elaboração das ações de DC online? Colóquio
Local: Google Meet meet.google.com/umx-xmop-kpz

TEMAS DE DEBATE 3:

Quais os principais desafios na elaboração das ações de DC online?

Carlos Wagner (Museu Ricardo Ferreira);

Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência);

Renata Fontanetto (Museu da Vida);

Mediação: Joice Santos-Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea- MPEG

16h30 - Ivo Leite Filho, Laercio Evandro Ferracioli, Rodrigo Reis Avaliação das ações de DC online dos Centros e Museus de Ciências na SNCT 2020 Colóquio
Local: Google Meet meet.google.com/gtz-vdtw-hxp

TEMA DE DEBATE 4:

Avaliação das ações de DC online dos Centros e Museus de Ciências na SNCT 2020

Ivo Leite Filho

Laercio Evandro Ferracioli da Silva

Mediador: Douglas Falcão - MAST/ABCMC

19h30 - Núcleo Arte e Ciência no Palco APRESENTAÇÃO PEÇA TEATRAL Apresentação
Local: Doity Play

Insubmissas

Convidados: Arte e Ciência no Palco

20h30 - Núcleo Arte e Ciência no Palco BATE - PAPO Roda de Conversa
Local: Google Meet meet.google.com/umx-xmop-kpz

Bate-papo com as atrizes da Peça Teatral Insubmissas

Organizador

Associação Brasileira dos Centros e Museus de Ciência e Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI)

Comissão Organizadora:

Ana Paula Vidotti - Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Coordenação geral do evento)
Douglas Falcão Silva - Presidente da ABCMC (Coordenação geral do evento)
Breno Ferraz de Oliveira - Diretor de Extensão da UEM (Comissão de Infraestrutura)
Débora de Mello Gonçales Sant´Ana - Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UEM (Comissão de Infraestrutura)
Cláudia Costa Bonecker -Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura - Nupélia/UEM (Comissão de Divulgação)
Emerson Joucoski - LabMóvel UFPR Setor litoral (Comissão de Secretaria)
Tania Margarida Lima Costa (Museu Itinerante Ponto UFMG / MG) (Comissão de Secretaria)
Diego Bevilaqua (Museu da Vida/Fiocruz / RJ) (Comissão Científica)
José Ribamar Ferreira – Museu da Vida – FIOCRUZ – RJ (Comissão Científica)
Lúcia das Graças Santana da Silva (Museu Paraense Emílio Goeldi / PA) (Comissão Científica)
Camila Silveira - UFPR - Centro Politécnico/PR (Comissão Científica)
Rodrigo Arantes Reis - Vice Presidente da ABCMC (Comissão Científica)

A comissão organizadora contará ainda com representantes das seguintes instituições: Museu Itinerante Ponto UFMG / MG; Ilha da Ciência – UFMA / MA; Museu Paraense Emílio Goeldi / PA; Museu da Vida/Fiocruz / RJ/ Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro; Fundação Cecierj / RJ; Núcleo e Ciências da UFES / ES; Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Medianeira e Universidade Estadual do Centro Oeste campus Guarapuava.