O IV Encontro Amazonense em Comportamento Motor (ENACOM) representa uma iniciativa que se insere no contexto das estratégias destinadas a fortalecer o ensino superior e a pós-graduação, com o propósito de formar profissionais e pesquisadores capacitados, uma necessidade premente para o avanço científico e tecnológico do Brasil, e mais especificamente, da Região Amazônica.
O evento tem a aspiração de estabelecer uma agenda colaborativa para o planejamento de atividades futuras, a qual poderia incluir a participação de profissionais e pesquisadores de âmbito regional e nacional. Essas atividades colaborativas visam atingir os seguintes objetivos: a troca de experiências entre profissionais e pesquisadores regionais e nacionais, o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação na Região Amazônica e do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) e a oportunidade de proporcionar experiências colaborativas aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, aos estudantes de Educação Física e aos profissionais da Educação Básica da Região Amazônica.
Em 2025, o ENACOM ampliará sua abrangência com a realização de pré-evento em diferentes locais do estado do Amazonas:
-
11 de novembro de 2025 – Fametro (Zona Leste – Manaus).
-
14 de novembro de 2025 – Município de Iranduba.
O evento principal ocorrerá de forma simultânea, reunindo palestrantes convidados, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividades culturais.
Para os professores do PROEF, nas modalidades presencial e on-line (destinada aos docentes que não se encontram em Manaus), as atividades serão realizadas em salas síncronas, com o envio posterior do respectivo link de acesso. Ressalta-se que a modalidade on-line será restrita a autores(as) residentes fora de Manaus-AM.
Municípios:
- Manaus e Parintins - Dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2025.
O IV ENACOM reafirma seu compromisso com a difusão da ciência e o fortalecimento das redes de pesquisa na Amazônia, incentivando o desenvolvimento acadêmico e a integração entre instituições de ensino e pesquisa da região.