IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DO IFAL

22 de fevereiro de 2021, 18h00 até 25 de fevereiro de 2021, 20h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O Encontro dos Professores de Linguagens e Códigos do Instituto Federal de Alagoas (ELIC) é um evento promovido no intuito de reunir os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o debate de temáticas pertinentes as suas atuações no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Na sua quarta edição, o evento, desta vez sediado pelo Campus Piranhas, entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2021, tem como temática “DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS” e pretende reunir pesquisadores externos (como palestrantes) e professores da instituição para a discussão dos desafios e perspectivas da grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Dado o supracitado objetivo, o evento contará com palestras de pesquisadores de renome nacional que tratarão de temáticas de interesse amplo à área e/ou mais restrito às disciplinas que a compõem e, também, com espaços para compartilhamento de experiências e pesquisas dos próprios professores da instituição, no intuito de promover o debate que faça avançar as discussões sobre os desafios e as perspectivas para a área na instituição. O evento ainda contará com espaço reservado à divulgação de grupos de pesquisa da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no intuito de promover o intercâmbio entre esses grupos e divulgar suas pesquisas.

O IV ELIC está sendo organizado por duas comissões, a local – composta pelos membros do Grupo de pesquisa em Texto, Ensino de Línguas, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE) e os demais professores da área de Linguagens, Códigos e sua Tecnologias do campus Piranhas – e a geral – composta por todos os membros anteriores mais um representante da área de cada campi do Instituto Federal de Alagoas.


GRUPOS DE TRABALHO DO IV ELIC

Todas as apresentações dos Grupos de Trabalho acontecerão no dia 23 de fevereiro de 2021, às 20h30min, divididas em três salas virtuais, conforme listagem abaixo:

Grupo de trabalho I

Mediação: Neila Nazaré coelho de Souza Menezes

Link da sala: https://meet.google.com/tcw-mmvo-meq?hs=224

  • A escrita nas aulas de produção textual: atravessamentos autônomos e ideológicos – Juliana Araújo de Melo (IFAL)
  • Implicações em práticas de língua materna utilizadas para desconstruir as fronteiras intercultural e ética na produção de texto – Kathia maria Barros Leite (IFAL)
  • Redatando em casa: desafios para o ensino e aprendizagem de redação em contexto remoto - Mariana Galdino Santana (IFAL/GETEDE/GELASAL)
  • Projeto Literalidade: a palavra como ruptura - Odair José Silva dos Santos (IFAL - Santana do Ipanema) e Leonardo Siqueira Antonio (IFAL - Santana do Ipanema)

Grupo de trabalho II

Mediação: Cícero Barbosa Nunes

Link da sala: https://meet.google.com/wuk-otjy-tim

  • Distribuição de nomes e pronomes na posição de sujeito correferencial em português brasileiro - Alisson Hudson Veras Lima (IFAL – Campus Piranhas/GETEDE)
  • Resistências e Afetos: a ressignificação das lutas coletivas nas obras de Angela Davis e Conceição Evaristo - Anny Querubina de Souza Barros (IFAL)
  • Desenvolvimento de aplicativo de plataforma móvel para recomendação de adubação e calagem de culturas agrícolas - Lucas Akira Tanabe Quaresma (IFAL), Luiz Felipe Naziazeno Neto (IFAL) e Ênio Souza (IFAL)
  • Discurso, redes sociais e conservadorismo: o gênero e a sexualidade na política - Wellton da Silva de Fatima (IFAL/Unicamp)

GRUPO DE TRABALHO III

Mediação: Walace dos Santos Leite

Link da sala: https://meet.google.com/tpe-oqbk-ofr?hs=224

  • Autorreflexão sobre as perspectivas e os desafios da atuação como professor de língua inglesa na educação básica, técnica e tecnológica – Andre Cordeiro dos Santos (IFAL – Campus Piranhas/GETEDE/GEDEALL)
  • Livro didático de língua estrangeira – uma perspectiva transgressora reflexões acerca de um livro didático de língua inglesa – Josenildo Farias Neto (Ifal/Campus Penedo)
  • Literatura de cordel: entre o erudito e o popular - Maria José Oliveira (IFAL/Campus Coruripe)
  • Corpo em tela – expressionismo na pele – Marina Milito de Medeiros (IFAL)


ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA IV ELIC

O espaço de divulgação de grupos de pesquisa do IV ELIC acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2021, às 20h30min.

Mediador: Andre Cordeiro dos Santos

Link da sala: meet.google.com/uig-guau-erk

Grupos inscritos:

  • Grupo de Pesquisa em Texto, Ensino de línguas, Discurso e Educação Inclusiva – GETEDE
  • Leitura, educação e suas ressonâncias - LER


Normas para submissão de trabalhos

As propostas de apresentação de trabalho devem ser submetidas, no ato da inscrição, em modelo específico, conforme modelo disponível em: https://drive.google.com/file/d/18QnUqlEb-cREq4HwdK4aB9kVNjjn9csL/view?usp=sharing.

O modelo de resumo (disponível no link acima) deve ser usado tanto para as inscrições nos GTs quanto para a inscrição para o espaço de divulgação de Grupos de Pesquisa da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Instituto Federal de Alagoas.

As inscrições com apresentação de trabalho poderão ser realizadas entre os dias 13 de janeiro e 08 de fevereiro de 2021.

Os ouvintes do Ifal poderão se inscrever entre os dias 13 de janeiro e 21 de fevereiro de 2021; ouvintes externos, até as 17h do dia 22 de fevereiro de 2021.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Maria Irande Costa Morais Antunes

Saiba mais

Selma Machado Simão

Saiba mais

Siane Gois Cavalcanti Rodrigues

Saiba mais

Adriana Rodrigues Suarez

Saiba mais

Bruno Rodrigues Bessa

Saiba mais

Luiz Fernando Gomes

Saiba mais

Josie Agatha Parrilha da Silva

Saiba mais

Raphaell Moreira Martins

Saiba mais

Douglas Henrique Bezerra Santos

Programação:

Abertura do evento Abertura

Prioridades do ensino da língua portuguesa na perspectiva dos usos da interação Palestra · Maria Irande Costa Morais Antunes

O professor de artes no contexto contemporâneo Palestra · Selma Machado Simão

Fonologia, variação e ensino de Língua Portuguesa Palestra · Siane Gois Cavalcanti Rodrigues

O ensino das Artes Visuais: o encanto da Arte na formação dos educandos no contexto remoto Palestra · Adriana Rodrigues Suarez

Desafios e perspectivas da Educação Física no contexto tecnológico Palestra · Douglas Henrique Bezerra Santos

As jornadas de um artista da computação Palestra · Bruno Rodrigues Bessa

GTs por área disciplinar Simpósio

DISTRIBUIÇÃO DE NOMES E PRONOMES NA POSIÇÃO DE SUJEITO CORREFERENCIAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO Apresentação Oral

AUTORREFLEXÃO SOBRE AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Apresentação Oral

Resistências e Afetos: a ressignificação das lutas coletivas nas obras de Angela Davis e Conceição Evaristo Apresentação Oral

LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA – UMA PERSPECTIVA TRANSGRESSORA REFLEXÕES ACERCA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA Apresentação Oral

A ESCRITA NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ATRAVESSAMENTOS AUTÔNOMOS E IDEOLÓGICOS Apresentação Oral

IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS DE LÍNGUA MATERNA UTILIZADAS PARA DESCONSTRUIR AS FRONTEIRAS INTERCULTURAL E ÉTICA NA PRODUÇÃO DE TEXTO Apresentação Oral

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE PLATAFORMA MÓVEL PARA RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM DE CULTURAS AGRÍCOLAS Apresentação Oral

LITERATURA DE CORDEL: ENTRE O ERUDITO E O POPULAR Apresentação Oral

REDATANDO EM CASA: DESAFIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO EM CONTEXTO REMOTO Apresentação Oral

CORPO EM TELA – EXPRESSIONISMO NA PELE Apresentação Oral

Projeto Literalidade: a palavra como ruptura Apresentação Oral

DISCURSO, REDES SOCIAIS E CONSERVADORISMO: O GÊNERO E A SEXUALIDADE NA POLÍTICA Apresentação Oral

Palestra 'O que não é o que não pode ser que não é: a pandemia do ensino remoto' Palestra · Luiz Fernando Gomes

Leitura de imagem interdisciplinar: uma possibilidade de aproximação entre arte e ciência Palestra · Josie Agatha Parrilha da Silva

As aulas de Educação Física no ensino remoto 2021, o entre-lugar do medo e da ousadia Palestra · Raphaell Moreira Martins

Espaço de divulgação de Grupos de Pesquisa da área de Linguagens, Códigos e sua tecnologias do IFAL Simpósio

Plenária do IV ELIC Fórum

Encerramento do evento Encerramento

Credenciamento

O credenciamento do evento será feito a partir do acesso ao link específico que cada participante receberá.

Evento online

Data: 22/02/2021 - 25/02/2021 às 18:00

IFAL, IFAL - Campus Piranhas e GETEDE

Evento organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, nesta edição, conduzido pelo Campus Piranhas, sob a gerência do Grupo de pesquisa em texto, Ensino de Línguas, Discurso e Educação Especial e inclusiva, junto aos professores da área de Linguagens e códigos do mesmo Campus e representantes de demais Campi.

Maria Irande Costa Morais Antunes

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)


Possui graduação em Línguas Neolatinas pela Universidade Federal do Ceará (1963), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Lingüística pela Universidade de Lisboa (1993), com tese defendida sobre a coesão do texto. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, especialista de língua portuguesa, junto à Secretaria de Educação de Pernambuco e especialista de língua portuguesa, junto ao Ministério da Educação. Como professora e pesquisadora, exerce ampla atividade de divulgação científica, sobretudo, junto a professores de Língua Portuguesa, em cursos, palestras e debates em torno de temas como: língua, texto e discurso, gêneros textuais, produção escrita, leitura e formação de professores.

Selma Machado Simão

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


Possui: Graduação em Lic. Educação Artística com Hab. Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980), Especialização em Arte e Tecnologia pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2002), Especialização em Expressões Criativas pela Faculdade de Ciências da Saúde (2013), Mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - FE Unicamp (2012) e Pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro com Bolsa PNPD - Capes SP (2015). É Coordenadora Associada e Docente do Programa de Graduação em Artes Visuais e Docente do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, ambos do Instituto de Artes da Unicamp, integrante do Grupo de Pesquisa Propostas Artísticas Contemporâneas do IA da Unicamp e artista visual.

Siane Gois Cavalcanti Rodrigues

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)


É doutora em Letras pela UFPE e Professora Associada do Departamento de Letras da mesma Universidade, onde atua no Programa de Pós-Graduação Acadêmico (PPGL/UFPE). Realizou estágio de Pós-doutorado em Fonética, Fonologia e Ensino da Língua Portuguesa na Universidade de Aveiro/Portugal. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ministra aulas na graduação, é líder do NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas) e membro do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem). Durante dez anos, foi professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atuou como Técnica em Educação, na Gerência de Políticas Educacionais, onde planejou, ministrou e supervisionou cursos de formação continuada. Tem experiência na área de Letras (com ênfase em Fonética, Fonologia e Ensino da Língua Portuguesa e em Leitura e de Produção de Texto), atuando, também, com as Teorias da Enunciação e a Análise Dialógica do Discurso.

Adriana Rodrigues Suarez

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)


Pós- doutoranda em Educação pelo PPGE (UEPG). Doutora em Educação pela UEPG, linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem (Cinema na Educação). Mestrado em Comunicação e Linguagens (TUIUTI-2013), linha de pesquisa: Artes Plásticas/Pintura e Cinema. Especialista em Arte-Educação (2005) pelo IBEPEX, Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Chefe da Divisão de Cultura e Arte/ PROEX/UEPG. Vice- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG. Coordenadora do Programa PIBID/ núcleo Artes Visuais (2018-2020). Pesquisadora na área de Pintura, História da Arte e Cinema/Educação. Proprietária e Professora de pintura no ateliê Adriana Rodrigues Suarez (1998-2018). Escritora do livro de colorir para adultos ?Salto Alto?, da Editora Estúdio Texto (2015). Professora da Educação Básica (Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio) do Colégio Sagrada Família (1999-2017) e Colégio Neo Master (1999-2013) na área de Artes. Coordenadora da Disciplina de Artes na Educação Básica (1999-2017). Coordenadora do Festival FECUND?ARTE (Festival Escolar de Artes) (1999-2017). Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, disciplinas de práticas e produções artísticas/ História da Arte (2011- atual). Tem experiência na área de Poética, Pintura, Desenho, História da Arte e Cinema, com ênfase em Artes

Bruno Rodrigues Bessa

UNIT/SururuValley


Bruno Rodrigues Bessa é graduado e Sistema de Informação, Pós-Graduado em Gerencia de Projetos, Mestre em Engenharia de Software e concluiu o doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador do grupo NEXT (iNnovative Educational eXperience in Technology), exerce atividades de consultoria em abordagens inovadoras de aprendizagem no ensino de Computação, em particular, quanto à abordagem PBL (Problem-Based Learning) e atua nas áreas de Interação Humano-Computador com ênfase na concepção e desenvolvimento de ambientes colaborativos de aprendizagem. Atualmente é Professor e Coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes UNIT/Al. Em sua atuação associativa é diretor de Tecnologia e Inovação da (assespro-al) associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas e cofundador do Conselho de Jovens empreendedores de Alagoas (CJE-AL). e fundador da INNOVATE LTDA, uma empresa brasileira que oferece novas experiências em desenvolvimento de Produtos de Software, Consultorias e treinamentos em tecnologia empreendedorismo e performance humana. Palestrante de grandes congressos nacionais e internacionais como a (Latinoware), Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, considerado maior evento do gênero e na Brazil Conference at Harvard & MIT realizada pela comunidade brasileira de estudantes de Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, com a missão de encontrar soluções inovadoras para o futuro do nosso país.

Luiz Fernando Gomes

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Tecnologia (2015), Doutorado pela Unicamp, na mesma área (2007), Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (1998) e é formado em Letras pela Universidade de Sorocaba. Professor concursado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde leciona na FALE- Faculdade de Letras e no Programa de Mestrado Profissional ? PROFLETRAS. Faz parte do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Presidente da ABEHTE- Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Digitais, no biênio 2010-2012, Vice-Presidente da ABEHTE para o biênio 2016-2018, Editor da Revista Quaestio (UNISO) no período 2011-2013 e Editor da revista Leitura ((UFAL) de 2015 a 2017.Pesquisa os seguintes temas: linguística textual: hipertexto e multimodalidade, relações verbal- não verbal; leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais; linguagem e tecnologia no ensino presencial e a distância e multiletramentos. Autor dos livros: Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na era digital (Paco, 2010), Hipertexto no Cotidiano Escolar (Cortez, 2011), Hipertexto Revisitado: novas perspectivas para pesquisa e ensino (Edufal, 2019); Palavrando (poesia ? Crearte ? 2012), Sebastião, meu avô, pai da minha mãe ( Ficção Biográfica -Editora Jogo de Palavras- 2013) e A mão que fazia desaparecer e outras históricas impossíveis (contos ? Editora Jogo de Palavras -2013).

Josie Agatha Parrilha da Silva

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)


Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pelo Educação para a Ciência e a Matemática - PCM - UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016) Mestre em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE - UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CESUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (desde 2009). Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordena o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A. Coordena o Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordena do Programa de Extensão INTERARC - Interação entre Artes e Ciência em Atividades de Extensão (PROEX -a partir de 2018) Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC); Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento e que desenvolve projetos conjuntos com os participantes do INTERARC, propiciando interações em atividades de ensino, pesquisa e extensão. http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

Raphaell Moreira Martins

Instituto Federal do Ceará (IFCE)


Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor da Universidade Aberta do Brasil vinculada a Universidade do Estado do Ceará. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Educação Física escolar e Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio.

Douglas Henrique Bezerra Santos

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) / Instituto Federal de Alagoas (IFAL)


Atua como professor de Educação Física na área universitária, escolar e na academia. Professor substituto na disciplina de Educação Física no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) / Campus Santana do Ipanema (2020). Professor na Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA / 2017). Professor de Educação Física no município de Teotônio Vilela/AL (2020) e no Colégio COC Arapiraca (2020). Mestre em Saúde e Sociedade, através do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró/RN (2017). Pós-Graduado em Treinamento Desportivo para Crianças e Jovens pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL - 2018). Pós-Graduado em Tecnologia da Educação e Aprendizagem, pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA/ Arapiraca (2016). Pós-Graduado em Fisiologia e Biomecânica do Exercício, pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA/ Arapiraca (2015). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Campus Arapiraca (2014). Fez parte do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI (2010/2012), pelo Grupo Coimbra, vinculado a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, estudando na Universidade de Coimbra, em Portugal, sendo licenciado através da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - FCDEF - UC. Foi professor substituto na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca, no curso de Educação Física Licenciatura (2018 a 2020). Participou do Projeto Rondon na Operação Canudos 2013 em São João do Piauí/PI. É membro do grupo LACAPS - Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde, UFAL desde 2009 / Arapiraca. Em Portugal esteve ligado ao NEAFA - Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada, FCDEF - UC/ Coimbra. Foi Bolsista no Programa Painter - PROEX/UFAL (2013/2014) com o projeto: Computação Móvel na Educação e Promoção da Saúde.