Breve Descrição: A ABP, também conhecida pela sigla em PBL (do inglês Problem-Based Learning) é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. Esta concepção pedagógica se baseia em alguns pilares essenciais, sendo eles:
? Organização temática em torno de problemas, e não de disciplinas;
? Integração interdisciplinar;
? Combinação entre elementos teóricos e práticos (aplicação do conhecimento para a solução de problemas);
? Ênfase no desenvolvimento cognitivo;
? Abordagem centrada no aluno, na qual ele deve aprender por si próprio.


Ementa: Estudo, discussão das principais características e Detalhamento da Metodologia da Problematização, da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e sua aplicação no ensino de ciências.

Prof. Esp. Izidorio Paz Fernandes Neto

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí (2015). Especialista em Administração e Inspeção Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2016). Mestrando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari- UNIVATES, professor da Rede Municipal de Ensino de Guaraí-Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e diversidade e inclusão.

Compartilhe!