Breve descrição

Atualmente a necessidade da reposição da vegetação nativa ou recuperação de áreas desmatadas, tem despertado interesse de profissionais de várias áreas com intuito de compreender da biologia reprodutiva de espécies nativas para recomposição florestal. No entanto, vários fatores estão diretamente ligados a produção de mudas, afetando o processo de germinação, devido a presença da dormência em sementes. Assim, o presente minicurso visa demonstrar diversos métodos de superação de dormência utilizado em espécies nativas.

Ementa 

- Fatores que afetam a germinação de sementes

- Métodos de superação de dormência (Escarificação mecânica, Escarificação química, tratamento térmico e tratamento com hormônio

- Tipos de recipientes

- Emergência em substrato

- Produção de mudas nativas

Fernando Barnabé Cerqueira

Minicurrículo para divulgação

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte - TO. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Educacional Santa Catarina (IESC). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente professor titular no curso de Agronomia pela Faculdade Guaraí-TO, ministrando as disciplinas de Climatologia agrícola, Hidráulica, Irrigação e drenagem, Entomologia, Armazenamento de grãos, Tecnologia de produção de sementes e Olericultura. Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de agronomia pela Faculdade Guaraí. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Colaborador Voluntário do Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social da UNESP (GEDGS).

Compartilhe!