REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
A Comissão Científica e a Comissão de Avaliação de Trabalhos estabelecem, por meio deste regulamento, os critérios para a submissão de trabalhos científicos na forma de e-pôster para a IV Jornada Científica do HUGOL.
DA SUBMISSÃO DE RESUMOS
Art. 1º - Poderão ser inscritos trabalhos caracterizados como investigativos, descritivos, revisão sistemática ou narrativa e relatos de experiência, no formato de resumo, elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.
Art. 2º As submissões serão efetuadas no período de 08 de abril de 2019 a 08 de maio de 2019, exclusivamente de forma online, pelo e-mail: jornadacientifica@hugol.org.br através do link: http://agirgo.org.br/hugol/jornada/
Art. 3º - A inscrição dos resumos serão, preferencialmente, na área temática de Gestão do Cuidado: inovação, colaboração e integração dos processos.
Art. 4º - Os resumos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho.
Art. 5º - A pesquisa deverá ter sido concluída ou ter sido iniciada nos últimos 2 (dois) anos. Serão aceitos os resumos que até o momento de sua inscrição encontrem se em processo de submissão de publicação em revistas nacionais e internacionais ou que não tenham sido publicados como artigo na íntegra.
Art. 6º- Na submissão do resumo deverá ser informado o endereço eletrônico completo do autor principal, para correspondência e contatos.
DOS CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Art. 7º - O autor principal do trabalho deverá estar inscrito na IV Jornada Científica do HUGOL e a efetivação da inscrição do mesmo deverá ser realizada até 07 de maio de 2019, exclusivamente de forma online, através do link: http://agirgo.org.br/hugol/jornada/
Art. 8º - Cada congressista poderá se inscrever em apenas 01 trabalho como autor principal.
Art. 9º - Cada resumo poderá ter até 4 (quatro) autores.
Art. 10º - A grafia dos nomes do(s) autor(es) e a revisão ortográfica do texto é de inteira responsabilidade dos mesmos, portanto não serão realizadas correções pela equipe organizadora do evento após a submissão do trabalho.
Art. 11º - Os trabalhos realizados com seres humanos ou animais, cujo delineamento seja de intervenção e/ou experimentais, devem apresentar aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), informando no Resumo o número de protocolo desta aprovação. Em casos de trabalhos em que a coleta de dados foi realizada apenas por meio de entrevistas ou naqueles em que a abordagem realizada com pessoas tenha sido de cunho educativo, será aceito a menção no Resumo do uso do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) como requisito ético de participação no Estudo/pesquisa.
Art. 12º - Os resumos aprovados serão apresentados na modalidade e-pôster. Serão selecionados para exposição até 16 resumos expandidos, sendo os dois melhores avaliados na fase classificatória, escolhidos para apresentação na modalidade oral. Em caso de empate no número de pontos atribuídos, será utilizado o critério de sorteio.
Art. 13º - O autor principal do trabalho selecionado para a modalidade apresentação oral receberá a comunicação do resultado por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho.
Art. 14º - A divulgação dos resultados das avaliações dos resumos submetidos a Jornada ocorrerá até o dia 24 de maio de 2019, através do e-mail e no site do evento através do link: http://agirgo.org.br/hugol/jornada/
Art. 15º - Os resumos que não preencherem os requisitos especificados neste regulamento não serão aceitos sob qualquer hipótese.
INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS
Art. 16º O resumo a ser submetido para apreciação deve ser elaborado no software Microsoft Word®, fonte Arial 11, conforme template disponibilizado no site da jornada científica, e deverá conter:
I - Resumo com no máximo 300 palavras (não incluindo referências bibliográficas – apenas as referidas no texto do resumo).
II - Título com no máximo 120 caracteres, letras maiúsculas e em negrito, logo abaixo do limite superior e centralizado.
III – Indicação dos autores:
IV- Indicação de Instituição:
V - Indicação de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
VI - Os trabalhos de pesquisa deverão ter o resumo estruturado em tópicos: objetivo, material e método, resultados e conclusão. Os resumos dos relatos de casos clínicos deverão sintetizar o diagnóstico da situação inicial, seqüência dos procedimentos e informações sobre a resolução do caso.
Art. 17º - O e-pôster deverá ser fiel ao conteúdo do resumo aprovado, tendo em conta os mesmos objetivos, desenvolvimentos e conclusões.
Art. 18º - Os e-pôsteres estarão em exibição alternada no Auditório, não sendo necessária a presença do autor principal.
Art. 19º - O e-pôster deve ser remetido para a Comissão Organizadora pelo e-mail em versão digital (e-pôster) até o dia 28 de maio de 2019.
Art.20º- Na introdução, apresentar brevemente o tema do trabalho deixando evidente o assunto estudado, a área do conhecimento sobre a qual o trabalho foi realizado e apresentar a problematização que especifica o estudo, mencionando o referencial teórico.
Art.21º- Apresentar o(s) objetivo(s) principal(is) do resumo.
Art. 22º- Na metodologia, caracterizar as concepções teóricas que apoiaram o método e a operacionalização ou procedimentos (técnicas) adotados para a realização com vistas aos resultados. Não esquecer de incluir o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e/ou mencionar o TCLE.
Art. 23º - Expor os resultados ou achados principais que venham a sustentar as conclusões.
Art. 24º - Nas conclusões o autor deve apresentar objetivamente o(s) resultado(s) alcançado(s)/obtido(s) com o trabalho e em conformidade com o(s) objetivo(s) do estudo, não devendo ser indicadas referências bibliográficas.
Art. 25º- As referências (bibliográficas) não devem constar no corpo do resumo, devendo ser apresentadas, segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no limite de até cinco referências, em espaço específico.
ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO E-PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL
Art. 26º- Não haverá momento específico destinado às apresentações orais e/ou avaliações dos e-posters durante a programação da Jornada. As avaliações e classificação dos trabalhos será realizada pela Comissão Julgadora, durante a avaliação dos resumos submetidos.
Art. 27º- Para cada trabalho apresentado será emitido 01 (um) certificado com nome de todos os participantes.
Art. 28º- As entidades e a Comissão Organizadora da Jornada não se responsabilizarão pelos custos de transporte, inscrição, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, oral ou e-pôster.
Art. 29º - Os resumos selecionados para apresentação na modalidade apresentação oral deverão observar as seguintes orientações:
I - As sessões de apresentação dos resumos orais ocorrerão no dia 31/05/2019 á partir das 17:20;
II - Os resumos deverão ser apresentados pelo autor principal do trabalho, indicado no momento da inscrição;
III- As apresentações ocorrerão no auditório e o palestrante terá até quinze minutos para sua fala, sendo necessário elaboração de slides para projeção em data show, conforme template disponibilizado no site da jornada.
Art. 30º - Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do Evento.
Mestre em Ciências Médicas pela “University of Bristol”
Doutor em Medicina pela UNIFESP
MBA Internacional pela Fundação Getúlio Vargas
Diretor Técnico – Hospital de Câncer de Barretos
Dr. Mauad is a member of the Board of Directors of Barretos Cancer Hospital since 1987, Medical Director - Barretos Cancer Hospital, Head Prevention Cancer Institutes / Radiotion Oncology Department /Pathology Department /Non-Oncologic Surgical Day Hospital /Non-Oncological Specialty Medical Outpatient /Primary System Health Care /Palliative Cancer Care Hospital and Administration of Teaching and Research Institute.
He has been working in programs of opportunistic and organized cancer screening of Breast, Cervical, Prostate and Skin since 1994, also studying different arms involved with cancer prevention, as cost-effectiveness, community intervention, introduction of new technologies, the role of information in assessing patients’ adherence, educational programs for patients and professionals and quality strategies to improve screening programs in underprivileged population in Brazil.
He has also worked in the area of medical management and multidisciplinary oncology. In the last decade the non-cancerous area of ??the Primary and Secondary Health System.
Basic medical graduation at Faculty of Medicine of Campos County, Rio de Janeiro (1978); He completed the Internal Medicine and Gastroenterology residency training program before went to England. The title of Master Science was obtained at University of Bristol where he is worked as researcher at Department of Medicine, Bristol Royal Infirmary (1981-1984) and PhD thesis at Faculty of Medicine of Federal University of São Paulo (2007). He is done the International MBA course in Health Administration at São Paulo State Getúlio Vargas F
MD, MSc, CPHIMS
Médico, mestre em Informática em Saúde pela Unicamp. certificado em gestão de sistemas de informação em saúde pela HIMSS e também HIMSS Certified Consultant. Já atuou em hospitais, planos de saúde, empresas de TI e setor público. Membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atualmente, seu desafio é liderar a FOLKS - Consultoria e Treinamento em Saúde Digital e a HIMSS Analytics Latin America.
Bruno Sobral de Carvalho é Engenheiro Civil de formação com Mestrado Acadêmico em Economia, ambos pela Universidade de Brasília.
Ingressou em 2007 no MBA (full time) da Georgetown University, Washington, EUA, graduando-se com honras acadêmicas em 2009.
Trabalhou como chefe da divisão internacional da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
Ainda no Ministério da Fazendo foi Coordenador-Geral de Economia da Saúde entre 2005 e 2007.
Em 2010, após voltar do MBA nos EUA, ingressou na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) primeiro como Diretor-Adjunto da Diretoria de Acompanhamento Econômico Financeiro das Operadoras e depois como Secretário-Geral da Agência.
Em 2011 foi nomeado Diretor da ANS tendo exercido até 2014 mandato como Diretor de Desenvolvimento Setorial.
Diretor de Fiscalização e Diretor de Acompanhamento Econômico-Financeiro. Foi ainda, Presidente Substituto da Agência entre 2013 e 2014.
Em novembro de 2014, ingressou como sócio da Salus Consultoria aonde desenvolveu projetos de gestão e de estratégia para alguns planos de saúde e hospitais. Como consultor também trabalhou no desenvolveu pareceres econômicos para processos de discussão concorrencial no CADE nos setores de planos de saúde, hospitais entre outros.
Em 2017 tornou-se sócio proprietário da Eixo Assessoria Econômica e de Gestão e foi Economista-chefe da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) entre 2017 e 2019.
Atualmente Bruno Sobral de Carvalho é Secretário-Executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).
Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Membro do Comitê Estadual de Justiça e Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Gestor do NatJus no TJRJ,
Especializado em Responsabilidade Civil Médico Hospitalar pela UCAM/RJ, Mestre em Saúde Pública pela ENSP ( Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz; professor das Universidades Uni RIO- Medicina na Cadeira de Ética Médica; Universidade Souza Marques – Direito Médico; da Pós Graduação em Medicina do Trabalho e Dermatologia – PUC Goiânia e Rio de Janeiro; Palestrante da AHERJ, do INTO, Rede Dor Hospitais, FIOCUZ e Emerj, Autor de artigos em revistas científicas e de gestão médica sobre Judicialização da Saúde e Humanização.
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1988). É especialista em medicina intensiva e nutrição parenteral e enteral. Tem MBA executivo internacional pela FGV e Mestrado em gestão de tecnologia e inovação em saúde pelo IEP-Sírio Libanês.Atualmente é consultor de hospitais em gestão de serviços de urgência e presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de risco.Trabalha com a metodologia Lean em serviços de urgências.
Enfermeira especialista em Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanesse de Cardiologia, especialista em Qualidade nos Serviços de Saúde pela Faculdade Israelita Albert Einstein, Black Belt, Improvement Advisory e Fellowship em Segurança do Paciente pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), atuando como Consultora de Qualidade e Segurança do Paciente no Escritório de Excelência Einstein na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Título de Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva –ASSOBRAFIR/COFFITO
Pós-graduado em Fisioterapia em Terapia Intensiva – Hospital das Clinicas USP
Pós-graduado em Hospital Geral – UNESP
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UGF
Coordenador do Grupo de Reabilitação Física da BRASPEN – Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral
Fisioterapeuta do Hospital do Servidor Público Estadual
Fisioterapeuta do Hospital Universitário da USP
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2007).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Atualmente é delegada de polícia titular da delegacia do Idoso e da pessoa com deficiência física.
Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás.
Conselheira no Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Goiás. 2015 a 2017
Defensora pública do Estado de Goiás. Núcleo da Infância e Juventude. 2015 a 2018
Advogada Pública na Eletrobrás. Dieretoria de Distribuição. 2009 a 2014
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1992), Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Goiás (2003) e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2018). É promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Goiás. Autor dos livros: Execução Penal (Porto Alegre: Magister, 2006); Manual da Execução Penal (Campinas: Bookseller, 2001); Embriaguez & a Teoria da Actio Libera in Causa (Curitiba: Juruá, 2004); Ensaio sobre a pena de prisão (Curitiba: Juruá, 2009). Premiado pelo Instituto Innovare, em 2009, como vencedor do VI Prêmio Innovare, na categoria Ministério Público, com o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI).
Possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Bacharelado em Informática pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou em desenvolvimento de páginas web e sistemas web business to business (B2B) por um longo período de sua carreira. Mais recentemente se dedicou a projetos de Business Intelligence (BI) e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Tecnologia da Informação na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982);
Especialista em Docência Universitária (2000) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás;
Mestra em Ciências da Religião/Área de Concentração: Classes Sociais Excluídas (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás;
Especialista em MBA Multiprofissional em Saúde Mental e Dependência Química (2013) pela Faculdade Delta;
Formação no Método Neuroevolutivo Bobath Básico e Baby Course;
Formação no Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva PNF;
Curso de Aperfeiçoamento em Impactos da Violência sobre a Saúde pela Fiocruz. (2012);
Formação Básica em Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde (2018) pela Universidade Federal de Santa Catarina;
Formação em Shiatsu;
Professora do Curso de Terapia Ocupacional da PUC Goiás de 2000 a 2010;
Terapeuta Ocupacional do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo – CRER de 2002 a 2010;
Terapeuta Ocupacional no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de Goiás de 2010 a 2013;
Analista de Saúde da Gerência de Programas Especiais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, na Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência de 2013 a 2017 e na Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, a partir de 2018.
Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Objetivo. Pós-graduado em Formação de Gerentes pela Faculdade Cambury. Certificado International Professional Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching). Atuou como instrutor de lógica de programação. Atualmente atua como Gerente de Tecnologia da Informação na Unimed Goiânia.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás; Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO); Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia; Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina; Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG; Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
Bacharel em Ciências da Computação pela PUC-Goiás
Gerente Corporativo de TI da AGIR
Graduada em enfermagem e licenciatura pela Pontificia Universidade Católica de Goiás PUC-GO, MBA em Auditoria e Gestão Hospitalar, atualmente atua como enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente no HUGOL e integrante da equipe do Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil.
Graduada em Psicologia pela PUC-Goiás, Especialista em Endocrinologia pela Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde de Goiás. Psicóloga Hospitalar e Preceptora de Residência no HUGOL.
Especialista em Nefrologia, Terapia Intensiva, Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral. Professor de Pós Graduação em nutrição clínica do Hospital Albert Einstein. Autor das Diretrizes Brasileiras de Teraoia Nutricional em Pacientes Graves. Coordenador clínico da CMTN do HUGOL
Psicóloga, especialista em psicologia psicodrama psicoterapêutico, especialista em psicologia jurídica, mestre em psicologia. Psicóloga hospitalar do HUGOL e tutora da residência de psicologia do HUGOL.
Mestre e doutora em Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina UFG
Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral - BRASPEN
Pós Graduada em Nutrição Clínica - GANEP
Coordenadora Departamento de Nutrição SOTIEGO/AMIB
Nutricionista Clínica HUGOL
Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade Objetivo. Especialização em Disfagia pelo Centro de Especialização e Pesquisas em Fonoaudiologia. Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar. Aprimoramento em Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde pelo IPOG. Fonoaudióloga assistencial e Responsável técnica do setor de fonoaudiologia do Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL.
Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Especialista em Fisioterapia Hospitalar/Terapia Intensiva, Fisioterapeuta do Hugol (atuando em enfermaria/UTI; membro da Comissão de Cuidados Paliativos, Preceptora da Residência Multiprofissional do HUGOL, Líder do Time de Queda do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Fisioterapeuta responsável do Programa Cuidar mais.
Especialista em Saúde mental e dependência Química pela faculdade Delta
Assistente Social no Hugol desde 2017
Assistente Social no Materno Infantil desde 2015
Terapeuta Ocupacional Graduado na PUC-GO
Especialista em Saude Mental de Base Analítica
MBA Saúde Mental e Dependência Química
Farmacêutica, Especialista em Farmácia Hospitalar, Mestranda em Assistência e Avaliação em Saúde e atualmente é Supervisora de farmácia do HUGOL.
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009). Especialista em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Mestra pelo Instituto de Patologia e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (2017). Certificação Black Belt pela FM2S (2018). Atualmente é supervisora de análises clínicas do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL). Tem experiência na área de gestão de processo e gestão de pessoas em atendimento de urgência e emergência com ênfase em diagnóstico hospitalar.
Formado em Gestão da Tecnologia da Informação pela faculdade de tecnologia SENAC Goiás (2012), pós-graduado em gestão em saúde pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (2019), pós graduando em Big Data e Machine Learnig pela FASAM - Faculdade Sul-Americana (2019). Integrante da equipe de tecnologia da informação do HUGOL, atuante na área de saúde desde 2015 implantando e melhorando processos com o auxílio da tecnologia.
Pós Graduação em terapia Intensiva pelo Hospital Albert Einstein e médico plantonista da UTI traumato – cirúrgica do HUGOL.
Supervisor de Almoxarifado Hugol
Graduado em Gestão em Hotelaria pelo Instituto Federal de Goiás - IFG (2004), MBA Executivo em Gestão Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Extensão Educacional – IBEED (2006) e MBA em Logística Empresarial pelo Centro Universitário de Goiás – Uni Anhanguera (2011), atualmente graduando em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera Educacional. Já atuou como Coordenador de Suprimentos pelo grupo Lagoinha Transportes e Coordenador de Produção e Logística pelo Grupo Profarma Especialidades em Goiás e Brasília. Atualmente está em sua segunda passagem pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR, exercendo o cargo de Supervisor de Patrimônio.