AVISO IMPORTANTE SOBRE OS CERTIFICADOS!
Os certificados de participação da IV JLIL já foram enviados por e-mail.
Agradecemos a participação de todos e todas no nosso evento.
A IV Jornada de Língua Inglesa e suas Literaturas tem como tema central “Democracia, ensino e os desafios das novas tecnologias”. O objetivo geral é fomentar o estudo e o debate nos campos do ensino e da pesquisa em língua e literatura inglesa, numa perspectiva interdisciplinar, para subsidiar estudantes, professores e pesquisadores no que tange à produção de conhecimento acerca da língua inglesa, seu ensino, produções literárias e cultura. Nesse sentido, busca-se contribuir para a formação acadêmica, profissional e, sobretudo, humana dos envolvidos. Trata-se de uma iniciativa do curso de Letras-Inglês da FECLESC/UECE, campus de Quixadá-CE. A referida Jornada ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho de 2020. A programação constitui-se de palestras e mesas-redondas. Como público-alvo, objetivamos alcançar estudantes de graduação, de pós-graduação, professores da educação básica e pesquisadores que trabalham com a língua inglesa em todos os seus aspectos ou que tenham interesse em conhecer esse campo de estudo, propondo, assim, discussões acerca das novas formas de se pensar a educação no atual contexto sócio histórico, político e cultural.
A IV Jornada de Língua Inglesa e suas Literaturas será gratuita e online (transmitida ao vivo no YouTube).
Inscrições até 17/07/2020 ou até preencher o número de vagas disponíveis.
Será emitido certificado pela PROEX-UECE, com carga horária de 12 horas, para quem estiver inscrito e assinar a frequência de, pelo menos, 04 das 06 atividades da nossa programação. O link da frequência será disponibilizado no final de cada atividade.
Siga-nos no Instagram @jornadalil
Estamos no Facebook IVJornadalil
Estamos no Twitter @jornada_e
Inscreva-se no nosso canal no Youtube Jornada de Língua Inglesa
Confira nossa programação completa: Programação IV Jornada
Mesa 1 - Ensino remoto, novas tecnologias e desafios das aulas online Mesa-redonda · Lavínia Maria Silva Gonçalves (UECE/CSCJ), Profª. Dra. Marília Nogueira Carvalho (UECE), Profª. Esp. Thais Pereira dos Santos (Prefeitura Municipal de Fortaleza), Profª. Ma. Katharine Silva de Oliveira Soares (IFMA), Profª.Milena de Sousa Santos (SENSO)
Mesa 2 - Língua inglesa, literatura e suas traduções. Mesa-redonda · Brenda Kelly Passos Santos (UECE), Luise Marreira da Silva (UECE), Prof. Me. Francisco Romário Nunes (UESPI), Prof. Me. Henrique Gomes da Silva Júnior (UFC), Profª. Dra. Élida Gama Chaves (UECE)
Palestra de Abertura - Ensino de línguas e democracia: caminhos pós-pandemia. Palestra · Prof. Dr. Francisco Carlos Carvalho da Silva (UECE), Profª. Ma. Francisca Tânia Almeida Colares (UECE)
Mesa 3 - Literaturas de Língua Inglesa: práticas políticas e identitárias Mesa-redonda · Prof. Me. Ruan Nunes Silva (UESPI), Profª. Ma. Nathalia Bezerra da Silva Ferreira (SEDUC-CE), Profª. Ma. Raquel Barros Veronesi (UFC)
Mesa 4 - Gamefication - o lúdico a serviço do ensino de idiomas Mesa-redonda · Prof. Esp. André Luis Mendes Praciano (FACULDADE ATENEU), Profª. Dra. Yls Rabelo Câmara (UECE), Profª. Esp. Antonia Luzirene Rodrigues Barros (CENTRO DE LÍNGUAS DE MARACANAÚ), Profª. Ma. Sueli Fernandes Carneiro Marinho Ferreira (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ)
Palestra de Encerramento - Uso emergencial de tecnologias digitais e desafios para o ensino e aprendizagem de línguas pós-pandemia Palestra · Profª. Dra.Isadora Valencise Gregolin (UFSCar), Profª. Ma.Isabela Feitosa Lima Garcia (UECE)
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
1. Comissão de Redes Sociais
Arice Alves de Lima
Carlos Mayko Almeida Lima
Francisco Taisson Tavares de Sousa
Luise Marreira
Manuel Rodrigues Albuquerque
2. Comissão de Design Gráfico e Suporte Técnico
Ícaro Daniel Rodrigues Mourão
Jason Felipe da Silva Lima
Kathrine Lima Rodrigues
Lavínia Maria Silva Gonçalves
Milena de Sousa Santos
3. Comissão Científica
Brenda Kelly Passos Santos
Clislania Rodrigues
Giselle Andrade Pereira
Luiz Paulo de Sousa Nunes
Maria Ediléia Barbosa Marinho
Thays Holanda Silva Costa
4. Comissão Acadêmica
Francisca Tânia Almeida Colares
Francisco Carlos Carvalho da Silva
Francisco Romário Nunes
Isabela Feitosa Lima Garcia
Marilia Nogueira Carvalho
Nathalia Bezerra da Silva Ferreira
Yls Rabelo Câmara
Coordenação Geral
Isabela Feitosa Lima Garcia
Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - PosLA, da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Letras (Licenciatura Português / Inglês) pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, da Universidade Estadual do Ceará, atuando principalmente no ensino de língua inglesa e suas respectivas literaturas.
Possui Graduação em Letras (Português-Espanhol pela UFSCar (2003), mestrado em Estudos Lingüísticos pela UNESP/São José do Rio Preto (2005), Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara (2008) e Pós-doutorado pela Universidad de Valladolid/Espanha no âmbito do Programa Estágio Sênior com financiamento da CAPES (2018). Desde 2008 é docente junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, atuou como Chefe deste Departamento entre 2009 e 2012, foi Coordenadora do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) entre 2013 e 2017, atuou como Coordenadora da área de Letras do PIBID-UFSCar de 2010 a 2017 e como Coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/Universidade de Aveiro) de 2016 a 2020. Desde 2014 é coordenadora pedagógica de espanhol do Programa Idiomas Sem Fronteiras (SeSU/MEC) na UFSCar e desde 2018 também é coordenadora geral. Atualmente, desempenha função de coordenadora institucional na UFSCar do Programa Residência Pedagógica para o período de 2020 a 2021. Pesquisa e orienta na área de Lingüística Aplicada, principalmente com formação de professores de línguas a partir dos seguintes temas: a) processos de ensino e aprendizagem de língua espanhola com uso de tecnologias digitais; b) profissionalidade docente; c) elaboração de recursos didáticos e novas tecnologias no ensino de línguas.
Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Letras Clássicas, Poesia e Tradução. Tem interesse em ensino de Língua Inglesa e Latina; Teorias de Ensino de Língua estrangeira; Línguas e Literaturas Grega e Latina e Estudos da Tradução. Atualmente atua como Professora Substituta de Latim e Filologia Românica na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC -UECE). Membro do grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará - PRAETECE, grupo que atua na edição de textos e no estudo da língua e da cultura.
Doutoranda em Linguística Aplicada (UECE). Mestre em Linguística Aplicada ( UECE). Pós-graduada na especialização Literatura e Formação do Leitor (UECE), com a monografia: A contribuição do Projeto Agentes de Leitura do Ceará na formação de leitores no município de Itapiúna. Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará-UECE/FECLESC, com a monografia: O absurdo da espera: uma leitura de Esperando Godot, de Samuel Beckett. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), em Quixadá; professora temporária da UECE/FECLESC; Coordenadora Pedagógica do curso de Inglês e Espanhol do Núcleo de Línguas da FECLESC-UECE. Atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, Letramento Literário, Ensino de Língua Inglesa, Formação de leitores, Formação de professores, Análise e Produção de Material Didático.Membro do Grupo de Pesquisa: Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores.
Possui graduação em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará / Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) na cidade de Quixadá, turma 2011.1 e Mestrado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFC), da Universidade Federal de Ceará (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, gênero, etnicidade, tradução, cinema e língua inglesa.
Professor Assistente de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Piauí. Doutorando em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Língua Inglesa pela PUC-Rio e em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) e licenciado em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade CCAA. É líder do grupo de pesquisa EntreSaberes docentes, linguisticos e literários e membro do grupo História, Cultura e Gênero. Possui os certificados CAE (Certificate in Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English), ambos emitidos pela University of Cambridge. Tem produzido e atuado nas seguintes áreas: literaturas de língua inglesa; estudos pós-coloniais; estudos de gênero, identidade e sexualidade; teoria queer; estudos culturais e literaturas de língua inglesa.
Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Pós-Graduada em LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR, pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Pós-graduada em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pela Universidade Federal do Ceará - UFC . Possui graduação Letras/Inglês pela UECE. Integrante do grupo de pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens (UERN) e do Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores (UECE). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada,Literatura de Línguas Estrangeiras, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-juvenil, Identidades Femininas, Feminismos, Maravilhoso, Contos de Fadas.
Possui graduação em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (2015). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. É pesquisador dos Estudos de tradução, literatura e cinema. Atualmente é professor Assistente I da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Prof. Antônio Giovani Sousa - Piripiri, na área de Língua e Literatura Inglesa, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre Literaturas de Língua Inglesa, Adaptação Fílmica e Intermidialidade. Também é doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia-UFBA, na linha de pesquisa Tradução Cultural e Intersemiótica.
Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Tem diploma de mestre em Letras Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2019), com dissertação intitulada “A tradução do personagem Winston Smith, de Nineteen Eighty-four, para o cinema”. É pesquisador na área de tradução de obras literárias para o cinema com foco em análise de narrativas distópicas.
Possui graduação em Letras-Inglês/Bach pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atualmente é tradutora audiovisual acessível/legendista - LCA Consulting e professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em TRADUÇÃO AUDIOVISUAL, atuando principalmente nos seguintes temas: legendagem para surdos e ensurdecidos, tradução audiovisual, tradução audiovisual; legendagem para surdos., acessibilidade audiovisual e audiodescrição.
Graduanda de licenciatura em Letras - Inglês pela FECLESC. Atualmente bolsista IC, participante do grupo de pesquisa TRAD&ACESSEN, atuando na área de tradução e legendagem audiovisual.
Graduanda de licenciatura em Letras - Inglês pela FECLESC. Atualmente bolsista (CNPq) em análise, tradução e produção de legendas de filmes cearenses. Participante do grupo de pesquisa TRAD&ACESSEN, atuando na área de tradução e legendagem audiovisual.
Pós-Doutora em Educação (Universidade Estadual do Ceará - 2019), Doutora (2016) e Mestra (2009) em Filología Inglesa pela Universidad de Santiago de Compostela, Especialista em Ensino de Língua Espanhola (Faculdade Ateneu - 2017), Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês (Universidade Estadual do Ceará - 2003), Licenciada em Letras Português-Inglês (Universidade Estadual do Ceará - 1997), Licencianda em Letras Espanhol, Pedagogia e História pela Universidade Estácio do Ceará. Preparadora de Exames Oficiais em Língua Espanhola (DELE e SIELE), professora de idiomas (português, inglês e espanhol) há trinta e um anos em cursos livres no Brasil e na Espanha e colabora em programas de graduação e de pós-graduação como docente de Letras Português, Letras Inglês e Letras Espanhol (nas modalidades presencial e semipresencial) em universidades brasileiras. Pesquisa os costumes, as literaturas, os folclores e os sistemas de crença dos povos de fala portuguesa, inglesa e espanhola. Atualmente trabalha na FECLESC, no Curso de Letras Inglês, onde mantém um grupo de estudos sobre Literatura Produzida por Mulheres – o Filhas de Avalon.
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Politecnica y Artística del Paraguay (2013), Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (2018), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), Licenciada em Letras (Universidade Estadual Vale do Acaraú – 1990). Atualmente é docente do Instituto de Educação do Ceará.
Possui Especialização em Ensino de Língua Espanhola (Faculdade Ateneu - 2017) e Licenciatura em Letras - Espanhol (Universidade Estadual do Ceará - 2011). Tem experiência na área de Educação, trabalhando como professor de língua e cultura espanholas em cursos livres e escolas da cidade de Fortaleza.
Possui Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Licenciatura em Letras Inglês/Português pela Faculdade Kurius (2014) e Especialização no Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu (2010). Atualmente está cursando sua segunda especialização em Mentoring and Leadership in Schools, pela Mary Immaculate School, na Irlanda. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de inglês e português. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro de Línguas de Maracanaú.
Professora Assistente do curso de Letras/Inglês da UECE, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central do Ceará (FECLESC), pesquisa, cocria e experimenta práticas de aprendizagens ativas, holísticas, colaborativas e centradas no estudante. Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa sobre a relação entre o homem, o mar e o animal em Moby Dick (1851), de Herman Melville. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa em Jorge Luis Borges. (Bolsista Capes). Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa em Arthur Bispo do Rosário e Peter Greenaway.
Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - PosLa/UECE, Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Stella Maris, Graduada em Letras/Português-Inglês pela Universidade Federal do Ceará - UFC
Possui graduação em Letras Inglês pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC (2013). Atualmente é professora de língua inglesa do Instituto de Idiomas Yázigi e professora de língua inglesa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia; Jáder de Carvalho; literatura cearense; literatura latina, Medéia, literatura americana; literatura comparada; intertextualidade; morte; Poe;conto;fantástico; grotesco.
Graduanda do curso de Letras com habilitação Licenciatura em Língua Inglesa da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC - da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professora de Ensino Bilíngue para Educação Infantil no Colégio Sagrado Coração de Jesus - CSCJ.
Possui graduação em Letras Inglês pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC (2019). Atualmente é professora de língua inglesa na escola de idiomas You Can em Quixeramobim e no Colégio Senso atuando no Ensino Fundamental anos iniciais.