IV Semana da Agronomia UFU

24 de outubro de 2022, 00h00 até 27 de outubro de 2022, 23h59

Informações

A Semana da Agronomia tem se tornado um momento importante entre empresas, produtores rurais e academia na região do Triângulo Mineiro. Nesta edição, a proposta é abordar a nova agricultura global, que tem sido tratada como 4.0 e 5.0. Uma agricultura digital e digitalizada focada em promover alta produtividade, por meio da interação e interatividade. Pensando nisso é que a quarta Semana da Agronomia reunirá profissionais com expertises variadas, abordando aspectos pujantes para o setor, como biologia molecular, análise por imagens, BioAs, bioinsumos, crédito de carbono, comércio de commodities, credito rural e irrigação tecnificada.

Neste ano serão quatro dias de evento, do dia 24 à 27 de outubro, com diversas palestras e minicursos ministrados por profissionais de alto nivel.

Palestras

Palestra Biologia Molecular no contexto da Agricultura 4.0 e 5.0: Sementes como biológicos.

  • A utilização da biologia molecular no agronegócio tem impulsionado o seu crescimento. Desde a seleção até a modificação genética de plantas, o estudo da biologia molecular traz modernidade e alternativas em muitas carências do campo. Tal conhecimento permite a manipulação do DNA, seja na edição do mesmo de forma a expressar características desejadas ou como também deleção de fenótipos indesejáveis. Dessa forma, a engenharia genética e a biologia molecular abre um leque de oportunidades dentro da cadeia do agronegócio, por exemplo sementes geneticamente modificadas.

Palestra Ferramentas biológicas no manejo de pragas e doenças.

  • A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Trata-se de um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.

Palestra BioAs como uma das principais ferramentas para o avanço da Agricultura

  • A agricultura de altas produtividades e extremamente tecnificada, tem mostrado a integração entre os três fatores essenciais para a produção: o fator químico, físico e biológico. Dessa forma, o ativo BioAS é uma tecnologia que agrega o componente biológico às análises de rotina de solos. Tal ferramenta consiste na análise das enzimas associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, funcionando como bioindicador para avaliar a saúde do solo. Assim, buscando o equilíbrio entre os três fatores destacados, promovendo estabilidade ambiental.

Palestra Visão computacional, machine learnig e deep learning: o que esperar da inserção das IAs na agricultura?

  • No setor agrícola, investir em tecnologias que podem maximizar toda a produtividade, tornou-se um fator indispensável para os produtores rurais. Com isso, o uso da inteligência artificial no campo ganhou grande destaque nos últimos anos por causa da sua eficácia e da ajuda que oferece ao produtor rural.

Palestra Commodity Soja: Tendência de Mercado e Formações de Preço.

  • Commodities agrícolas são produtos primários, homogêneos, que são produzidos no campo e submetidas à um mínimo grau de industrialização. Essas mercadorias são negociadas globalmente em bolsas de valores e, portanto, apresentam variações diárias de valor baseadas na oferta e demanda do mercado. Nesse sentido, no Brasil a principal commodity produzida é a soja, visto que o país é o maior exportador desse grão do mundo. Diante disso, evidencia-se a necessidade de que profissionais e futuros profissionais do agronegócio compreendam acerca das tendências de mercado e a formação de preços dessa commodity.

Palestra Plano setorial de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.

  • O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, conhecido como Plano ABC, foi criado em 2009 e tem como objetivo adotar novas tecnologias, para que a haja uma redução da emissão de gases do efeito estufa. O plano é composto por 7 programas, que são referentes às tecnologias de mitigação. Assim, é possível demonstrar que o agronegócio brasileiro, quando bem executado pode ser o melhor amigo da conservação.

Palestra Geoestatística como uma ferramenta global para a nova agricultura.

  • A geoestatística é uma das ferramentas mais utilizadas dentro da agricultura de precisão. Com o auxílio dessas técnicas é possível pressupor valores de uma dada propriedade para um local onde não foi analisado, auxiliando fortemente nas decisões estratégicas e complexas em relação ao gerenciamento do sistema de produção agrícola e consequentemente nos seus efeitos ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável na agricultura.

Palestra Agrônoma, mulher e numa multinacional: os diferentes e desafiadores caminhos de uma profissão que vai muito além do campo.

  • O agronegócio ao longo dos anos se mostrou um meio repleto de desafios para as mulheres, em que muitas relatam divergências salariais, falta de reconhecimento, capacitação e oportunidades. Contudo, estes obstáculos estão sendo superados, mediante a perseverança e força de vontade destas profissionais. Esta palestra abordará sobre os caminhos desafiadores percorridos pelas mulheres do agro nas multinacionais

Minicursos disponíveis

Uso de dados digitais para a tomada de decisão na agricultura

  • O uso de drones na agricultura é extremamente versátil e possui um custo relativamente baixo. Com um drone é possível realizar pulverização, acompanhamento de pastagem, monitorar desmatamento, localizar nascentes de água e realizar a vigilância da área. Por isso é tão importante o conhecimento da operação deste equipamento
  • Para a participação no minicurso é necessário notebook!

Introdução ao Machine e ao Deep Learning

  • Machine learning (aprendizado de máquinas), consiste basicamente em usar algoritmos para reconhecer padrões e fazer com que os computadores possam aprender com esses modelos gerando a solução de um problema repentino sem pré programação. Já o deep learning (aprendizagem profunda), é a parte aprendizagem da máquina que utilizando de algoritmos imita um rede neural de um ser humano.
  • Para a participação no minicurso é necessário notebook!

Crédito Rural: Do Conceito à Aplicação

  • O Crédito Rural é a linha de crédito oferecida por instituições financeiras aos produtores rurais, cooperativas e associações de produtores com o objetivo de custear a safra dos produtores rurais, a expansão da produção, processamento, comercialização e distribuição.

Projetos de Irrigação na Prática

  • Um dos grandes desafios para a agricultura brasileira e um dos fatores cruciais na produção de alimentos é a disponibilidade de água, por isso, elaborar um projeto de irrigação é de grande importância para proporcionar a alta produtividade e a qualidade dos produtos, além de manter a sustentabilidade. Sendo assim, os aspectos agronômicos da cultura, características físico-hídricas do solo, o sistema de irrigação utilizado e os dados meteorológicos auxiliam durante as tomadas de decisões.

Conectividade de máquinas - Gestão agronômica na palma da mão

  • Curso focado na evolução tecnológica da agricultura de precisão brasileira desde a sua integração nas máquinas agrícolas até a era digital onde os dados se tornam protagonistas na gestão e tomada de decisão gerencial das propriedades rurais, através da conectividade de máquina que garante a comunicação de dados em tempo real.

Introdução a Linguagem Python

  • Não é novidade que a automatização de processos está em ascensão absoluta. Pensando nisso, diferentes tipos de linguagem computacional tem evoluído a fim de promover algoritmos cada vez mais robustos. Esse é o caso da linguagem Python, uma das mais usuais atualmente, sendo vista como robusta e com maior perspectiva de mercado mesmo para o futuro. Neste curso, iremos iniciar o processo de aprendizagem de Phyton, abordando desde as interfaces e bibliotecas, até a lógica por trás de códigos básicos.
  • Para a participação no minicurso é necessário notebook!

O uso de ferramenta emocionais para os profissionais agrícolas

  • A inteligência emocional no trabalho é uma das habilidades mais importantes para um profissional. A partir do gerenciamento das próprias emoções e dos sentimentos dos outros, é possível lidar com a pressão no dia a dia, conflitos nos relacionamentos interpessoais e outros desafios. Essa competência tem sido cada vez mais valorizada no ambiente de trabalho, pois entende-se que o desenvolvimento da inteligência emocional tem impacto direto na produtividade dos profissionais e nos resultados atingidos.

ATENÇÃO: o inscrito poderá escolher somente 1 minicurso para que seja feito durante três dias do evento conforme a programação. Em casos de multiplas escolhas, o inscrito será alocado em somente 1 minicurso dentre os que ele escolheu de forma aleatória.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Organização

Realização

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Prof Amaral (Unesp)

Saiba mais

Eng. Agr. Lauanda Rodrigues (Agrobiológica Sustentabilidade)

Saiba mais

Profa. Ingrid Bicalho (IMEPAC)

Saiba mais

Prof. Alcinei Azevedo (UFMG-ICA)

Saiba mais

Me. Jeferson Vasconcelos (Biosfera Rural)

Saiba mais

Dra. Sílvia Bento (DEPROS/MAPA)

Saiba mais

Prof. Leandro Almeida (IFTM)

Saiba mais

Me. Sara Candido (Syngenta)

Saiba mais

Eng. Agr. Elvécio Junior (Microgeo)

Saiba mais

Dr. Daniel Bonifácio (BASF)

Saiba mais

Dr. Adílio de Sá Junior (UFU)

Saiba mais

Me. Fábio Miguel Knapp (Irriga Global)

Saiba mais

Eng. Agr. Jéssica de Abreu (Sensix)

Saiba mais

Eng. Amb. Breno Nunes (Sensix)

Saiba mais

Eng. Agr. Sandro Batista Santos Rodrigues (Valmont)

Saiba mais

Félix da Cósta Vicente (Sicoob)

Saiba mais

Eng. Agr. Maurício Sousa (Rivulis)

Saiba mais

Eng. Prod. Rafael Lehmen (Maqnelson Agrícola)

Saiba mais

Beatriz da Silva Vieira (CI&T)

Saiba mais

Dr. Frank Miranda (UFU)

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Abertura Abertura

Biologia molecular no contexto da agricultura 4.0 e 5.0: Sementes como Modelo Biológico. Palestra · Prof Amaral (Unesp)

Exposição de Estandes com Grupos de Pesquisa da Agronomia UFU e Parceiros Exposição

Crédito Rural: Do Conceito à Aplicação Minicurso · Félix da Cósta Vicente (Sicoob)

Uso de dados digitais para a tomada de decisão na agricultura Minicurso · Eng. Agr. Jéssica de Abreu (Sensix), Eng. Amb. Breno Nunes (Sensix)

Introdução ao Machine e ao Deep Learning Minicurso · Dr. Adílio de Sá Junior (UFU), Dr. Daniel Bonifácio (BASF), Eng. Agr. Elvécio Junior (Microgeo)

Projetos de Irrigação na Prática Minicurso · Eng. Agr. Maurício Sousa (Rivulis)

Conectividade de máquinas - Gestão agronômica na palma da mão Minicurso · Eng. Prod. Rafael Lehmen (Maqnelson Agrícola)

Introdução a Linguagem Python Minicurso · Beatriz da Silva Vieira (CI&T)

O uso de ferramenta emocionais para os profissionais agrícolas Minicurso · Dr. Frank Miranda (UFU)

Agrônoma, Mulher e em uma Multinacional: Os Diferentes e Desafiadores de uma profissão que vai muito além do campo. Palestra · Me. Sara Candido (Syngenta)

BioAs como uma das principais ferramentas para o avançar da agricultura Palestra · Profa. Ingrid Bicalho (IMEPAC)

Exposição de Estandes com Grupos de Pesquisa da Agronomia UFU e Parceiros Exposição

Crédito Rural: Do Conceito à Aplicação Minicurso · Félix da Cósta Vicente (Sicoob)

Uso de dados digitais para a tomada de decisão na agricultura Minicurso · Eng. Agr. Jéssica de Abreu (Sensix), Eng. Amb. Breno Nunes (Sensix)

Introdução ao Machine e ao Deep Learning Minicurso · Dr. Adílio de Sá Junior (UFU), Dr. Daniel Bonifácio (BASF), Eng. Agr. Elvécio Junior (Microgeo)

Projetos de Irrigação na Prática: Pivô Central Minicurso · Me. Fábio Miguel Knapp (Irriga Global)

Conectividade de máquinas - Gestão agronômica na palma da mão Minicurso · Eng. Prod. Rafael Lehmen (Maqnelson Agrícola)

Introdução a Linguagem Python Minicurso · Beatriz da Silva Vieira (CI&T)

O uso de ferramenta emocionais para os profissionais agrícolas Minicurso · Dr. Frank Miranda (UFU)

Aplicações da visão computacional e inteligência artificial na agricultura Palestra · Prof. Alcinei Azevedo (UFMG-ICA)

Commodity Soja: Tendências de Mercado e Formação de Preços Palestra · Me. Jeferson Vasconcelos (Biosfera Rural)

Plano Setorial de Mitigação e Adaptação as Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono da Agricultura Palestra · Dra. Sílvia Bento (DEPROS/MAPA)

Exposição de Estandes com Grupos de Pesquisa da Agronomia UFU e Parceiros Exposição

Conectividade de máquinas - Gestão agronômica na palma da mão Minicurso · Eng. Prod. Rafael Lehmen (Maqnelson Agrícola)

Crédito Rural: Do Conceito à Aplicação Minicurso · Félix da Cósta Vicente (Sicoob)

Uso de dados digitais para a tomada de decisão na agricultura Minicurso · Eng. Agr. Jéssica de Abreu (Sensix), Eng. Amb. Breno Nunes (Sensix)

Introdução ao Machine e ao Deep Learning Minicurso · Dr. Adílio de Sá Junior (UFU), Dr. Daniel Bonifácio (BASF), Eng. Agr. Elvécio Junior (Microgeo)

Projetos de Irrigação na Prática: Plano Diretor, dimensionamento e análise de viabilidade em projetos de irrigação Minicurso · Eng. Agr. Sandro Batista Santos Rodrigues (Valmont)

Introdução a Linguagem Python Minicurso · Beatriz da Silva Vieira (CI&T)

O uso de ferramenta emocionais para os profissionais agrícolas Minicurso · Dr. Frank Miranda (UFU)

Geoestatística como uma Ferramenta Global para a Nova Agricultura Palestra · Prof. Leandro Almeida (IFTM)

Ferramentas biológicas no manejo de pragas e doenças Palestra · Eng. Agr. Lauanda Rodrigues (Agrobiológica Sustentabilidade)

Confraternização de fechamento do evento Premiação

Credenciamento

Credenciais das inscrições online serão entregues quando do credenciamento; novas inscrições também serão realizadas neste momento, seguindo o número de participantes estatutário por cada atividade do evento.

Universidade Federal de Uberlândia - Campus Glória

Rodovia BR-050

São Jorge, Uberlândia - MG

38410-337

Universidade Federal de Uberlândia - Campus Glória

Ver no mapa

Rodovia BR-050

São Jorge, Uberlândia - MG

38410-337

Patrocinador Diamante (Clique na Imagem para Saber Mais)

Patrocinador Pérola (Clique na Imagem Para Saber Mais)

Patrocinadores Ouro (Clique nas Imagens para Saber Mais)

Patrocinador Prata (Clique na Imagem Para Saber Mais)

Parceiros (Clique nas Imagens para Saber Mais)

PET Agronomia UFU

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial; e mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa. O PET Agronomia, teve seu alicerce fundado em outubro de 1991, quando de sua fundação assumindo o papel de primeiro grupo PET da Universidade Federal de Uberlândia

Prof Amaral (Unesp)

Departamento de Produção Vegetal Laboratório de Sementes, Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp.


Sobre o palestrante

Sou Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA e doutor em fisiologia de sementes pela Universidade de Wageningen-Holanda. Atualmente, sou professor associado na UNESP- FCA- Botucatu e Vice Coordenador Executivo do Instituto de Pesquisa em Bioenergia - IPBEN-UNESP. A minha equipe de pesquisa se concentra no estudo do desenvolvimento de semente (maturação e maturação tardia), na influência do ambiente e das características genética associadas com a qualidade de sementes (germinação, vigor, dormência, tolerância à dessecação e longevidade) em culturas (soja, tomate, café e amendoim) e espécies silvestres do bioma cerrado brasileiro. As pesquisa têm como foco principal desenvolver novos métodos para tratar e avaliar a qualidade das sementes.

Eng. Agr. Lauanda Rodrigues (Agrobiológica Sustentabilidade)

Representante Sênior Agrobiológica Sustentabilidade


Sobre o palestrante

Mestranda Engenheira Agrônoma 
Representante Sênior na Agrobiológica Sustentabilidade

Profa. Ingrid Bicalho (IMEPAC)

IMEPAC


Sobre o palestrante

Docente no Centro Universitário Imepac Araguari. Doutora em Agronomia (2019), possuo Mestrado em Agronomia (2010) e Graduação em Agronomia (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialização em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior (2021) e Especialização em Educação digital (2021). Trabalhando com docência e pesquisas no ambiente acadêmico há mais de 10 anos, atua principalmente na área de Microbiologia do Solo com ênfase em Bioanálises e indicadores de qualidade do solo, tendo atuado em várias disciplinas na área da Agronomia e cursos afins. Com experiência em Docência do Ensino Superior desde 2011, atua principalmente na área de Microbiologia e Bioquímica do Solo estudando a interferência de sistemas de manejo na dinâmica e população de microrganismos do solo.

Prof. Alcinei Azevedo (UFMG-ICA)

UFMG


Sobre o palestrante

Agrônomo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2010), fez mestrado sanduíche em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal de Lavras (2012) e Doutorado em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa (2015). É professor Adjunto de Estatística e Experimentação Agrícola da Universidade Federal de Minas Gerais - Instituto de Ciências Agrárias (UFMG-ICA). Atualmente ministra disciplinas relacionadas à "estatística e experimentação agrícola", "inteligência computacional" e "Visão computacional" para cursos de graduação (Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos) e pós-graduação (Programa de pós-graduação em produção Vegetal e Programa de pós-graduação em produção animal). Coordena pesquisas associadas à estatística experimental, biometria, melhoramento genético, inteligência computacional e inferência bayesiana, orientando alunos de graduação, mestrado e doutorado. É autor do canal "Alcinei Azevedo - dicas e aulas" no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDGyvLCJnv9RtTY1YMBMVNQ , onde posta videoaulas associadas à inteligência computacional e estatística experimental, do site https://www.expstat.com e de pacotes no R (ExpImage, MultivariateAnalysis, ExpAnalysis3d e Tratamentos.ad). É membro da diretoria executiva da Academia Brasileira de Jovens Cientistas (ABJC) e editor associado da revista Acta Scientiarum Agronomy. 

 

Me. Jeferson Vasconcelos (Biosfera Rural)

Analista de Mercado Biosfera Rural


Sobre o palestrante

Engenheiro-Agrônomo (UFU-MG), M.Sc em Produção Vegetal com ênfase em Cafeicultura Irrigada (IFTM-MG) e Doutorando em Agronomia, na linha de pesquisa Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos (UFU-MG). Possui 19 anos de experiência no Agronegócio, atuando em MG, GO, DF e TO pelas empresas ADM, Bayer e Adama. Atualmente é Analista de Mercados na Biosfera Rural (Araguari-MG, Tupaciguara-MG e Monte Carmelo-MG) e cafeicultor em Tupaciguara-MG.

Dra. Sílvia Bento (DEPROS/MAPA)

Chefe de Divisão do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação


Sobre o Palestrante

Formada em Eng. Agronômica pela  Universidade Estadual do Maranhão; Mestre em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); Doutora em Fitotecnia pela UFERSA; Chefe de Divisão do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação-DEPROS/MAPA 

Prof. Leandro Almeida (IFTM)

IFTM


Sobre o palestrante 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Atualmente é professor substituto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, atuando também como coordenador e professor nos cursos de pós graduação EAD,  em cafeicultura e tecnologia da produção de cafés especiais na Faculdade Unyleya. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da propriedade agrícola, cafeicultura, manejo do solo e geoestatística.   

Me. Sara Candido (Syngenta)

Sygenta


Sobre o palestrante

Graduação e Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia. 8 anos de experiência trabalhando em Pesquisa e Desenvolvimento em empresas como Monsanto, Bayer e atualmente responsável pelo Planejamento e gerenciamento de projetos da cultura do milho para Brasil e Mexico na Syngenta.

Eng. Agr. Elvécio Junior (Microgeo)

Coordenador de Desenvolvimento de Mercado na Microgeo


Sobre o palestrante

Elvécio Gomes da Silva Júnior, nascido em Caldas Novas, Goiás, em três de Maio de 1994. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2017. Durante a Graduação realizou estágio no Programa de Melhoramento Genético do Algodoeiro, sob orientação da Profa Dra Larissa Barbosa de Sousa, sendo bolsista de iniciação científica tecnológica UFU/FAPEMIG em 2013/2014/2015. Em 2020 iniciou o Mestrado no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal), sob orientação da Prof.ª Drª. Larissa Barbosa de Sousa. Já atuou nas empresas Monsanto, Bayer, TMG e atualmente, é Coordenador de Desenvolvimento de Mercado na Microgeo, atuando nos estados de MG, ES e Leste Goiano com a difusão da biotecnologia agrícola.

Dr. Daniel Bonifácio (BASF)

Coordenador de pesquisa e desenvolvimento agronômico - Digitalização | BASF


Sobre o palestrante

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é doutorando e participa de projetos e pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Melhoramento de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: gossypium hirsutum, gossypium hirsutum, qualidade da fibra, herdabilidade, produtividade, interação gxa, seleção de genótipos, estatistica experimental, modelos biometricos, redes neurais artificiais, Lógica Fuzzy. Graduation at Agronomia from Universidade Federal de Uberlândia (2015) and master's at Agronomy from Universidade Federal de Uberlândia (2018). He is currently a PhD student and focusing on Plant Breeding (Cotton), acting on the following subjects: gossypium hirsutum, Gossypium hirsutum, fiber quality, herdabilid, productivity, GE interaction, selection of genotypes, experimental statistics, biometric models, artificial neural networks , Fuzzy Logic.

Dr. Adílio de Sá Junior (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia


Sobre o palestrante:

Técnico em química (1982) com treinamentos em sementes. 
Graduação em agronomia em 2010(UNIPAC). 
Mestrado em agronomia (UFU) 2014. 
Doutorado em agronomia (UFU) 2018. 
Técnico do lasem (1992).

Me. Fábio Miguel Knapp (Irriga Global)

Gerente Comercial Irriga Global


Sobre o palestrante

Gerente comercial Irriga Global na região do triângulo mineiro, desde janeiro de 2022, atuando no manejo de irrigação de culturas anuais e perenes como, milho semente, cebola, café e citrus. Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, na área de concentração solo e água, desenvolvendo pesquisa com manejo de irrigação no tomate para processamento industrial. Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na área de produção vegetal e agrometeorologia (2019). Mestrado profissionalizante em Ciência de Dados e Big Data Analytics, pela Faculdade Metropolitana de São Paulo - Ribeirão Preto (2021) Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017), campus Cerro Largo – RS.

Eng. Agr. Jéssica de Abreu (Sensix)

Head de Suporte e Sucesso do Cliente Sensix


Head de Suporte e Sucesso do Cliente

Eng. Amb. Breno Nunes (Sensix)

Especialista em Geoprocessamento | Sensix Agro | GIS | Python


Sobre o palestrante

Engenheiro Ambiental pela (UFU), atualmente venho me aperfeiçoando na linguagem de programação Python voltada para soluções em geotecnologias no meio ambiente e na agricultura.

Códigos: https://github.com/bnunis || Portfólio de Mapas: https://www.spatialnode.net/bnunis

Eng. Agr. Sandro Batista Santos Rodrigues (Valmont)

Universidade Federal de Viçosa


Engenheiro Agrícola e Ambiental, formado pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestre em Irrigação pela mesma UFV, além de cursos realizados na Insper e Fundação Dom Cabral. Atua na área de consultoria em Gestão de Irrigação desde 2007, realizando também dezenas de palestras em universidades e eventos técnicos.
Atuou por 14 anos na empresa Irriger, que recentemente foi incorporada pela Valmont, acumulando uma área superior a 6 milhões de hectares monitorados.
Atualmente é Gerente Comercial de Serviços e Tecnologias na Valmont, liderando o departamento “Valley Science and Engineering” no Brasil.

Félix da Cósta Vicente (Sicoob)

Sicoob Coopacredi


Possui graduação em Administração, 10 anos atuando no Mercado Financeiro, a 8 anos no Sicoob Coopacredi, empresário, atua na área da Gestão do Quadro Social, certificado em:

- Cooperativismo – Uma Filosofia de Vida;

- Cooperativismo Financeiro;

- Cidadania Financeira;

- Gestão de Finanças Pessoais;

- Matemática Financeira;

- Combate e Prevenção à Fraude

- Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Eng. Agr. Maurício Sousa (Rivulis)

Rivulis


Sobre o palestrante

Gerente de vendas Rivulis, uma das líderes no segmento de Irrigação Localizada e Inovações Tecnológicas.
Foi pesquisador da Embrapa no projeto PNP&D Café.
Possui bacharel e mestrado em Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
É especialista em Irrigação, principalmente nas culturas de citrus, café, grãos e HF.

Eng. Prod. Rafael Lehmen (Maqnelson Agrícola)

Maqnelson Agrícola


Sobre o palestrante

Graduado em Administração de Empresa pela FEMA, Engenharia da Produção pela UNA e mestrando em Agricultura de precisão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência de mais de 14 anos nas principais fabricantes de máquinas agrícolas (AGCO e Jonh Deere), atuando nas áreas de desenvolvimento de produto em time globais e pós-vendas. Atualmente integra o time de Maqnelson Agrícola como instrutor de treinamento em máquinas e tecnologias e consultor de soluções integradas.

Beatriz da Silva Vieira (CI&T)

Universidade Federal de Uberlândia


Cientista de dados | Analista de dados | Business Intelligence (BI) | Estatística
Formanada em Estatística pela Universidade Federal de Uberlândia 

Esperiência:

CI&T, Belo Horizonte, na área de Data & AnaLytics Specialist

Martins, Uberlândia, na área de Data Scienc

Dog Minas, Uberlândia, na área Analista Business Intelligence

Dr. Frank Miranda (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia


Frank Miranda é casado com a Mariana e pai de dois meninos o Davi e o Samuel. Também é Enfermeiro de formação, mentor  por vocação e estuda psicologia é especialista em saúde da família, mestre em Enfermagem, doutor em Ciências da saúde. Já atuou como enfermeiro em diversos serviços desde atenção primaria até os serviços de urgência e emergência. Exerceu cargos de liderança e gestão de pessoas em instituições públicas e privadas. Possui diversos cursos de formação em comportamento humano. E é praticante da Comunicação Não Violenta.