ATENÇÃO: PROGRAMAÇÃO COMPLETA COM OS LINKS DAS SALAS
A IV Semana de Comunicação da Uespi de Picos acontece entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2021 de forma on-line com palestras, mesa-redonda, oficinas e apresentação de artigos.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO JORNALISMO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Apresentação de trabalhos Apresentação Oral
Quem tem medo do deadline: o jornalista e a arte da profundidade nos textos Mesa-redonda · Luana Lia da Cunha Lopes Sena, Marcelo Rodrigo da Silva, Márcia Maria da Cruz, Thamyres Sousa de Oliveira
Produção e edição de vídeos usando o celular Oficina · Amanda Sávia Magela de Sousa Santos
O Universo do Podcast Oficina · Aldenora Teófilo Vieira Santos Cavalcante, Ananda Cristina Silva Viana Omati, Jade Araújo Oliveira, Jhoária Ferreira Carneiro
Como iniciar no mundo do Jornalismo de Dados? Oficina · Alexandre Ribeiro Cajazeira Ramos
Jornalismo Ambiental em Pauta Mesa-redonda · Roberto Villar Belmonte, Ruthy Manuella de Brito Costa, Yanne Vieira Barbosa
O Universo do Podcast Oficina · Aldenora Teófilo Vieira Santos Cavalcante, Ananda Cristina Silva Viana Omati, Jade Araújo Oliveira, Jhoária Ferreira Carneiro
Produção e edição de vídeos usando o celular Oficina · Amanda Sávia Magela de Sousa Santos
Como iniciar no mundo do Jornalismo de Dados? Oficina · Alexandre Ribeiro Cajazeira Ramos
Jornalismo, educação e memória : um diálogo possível Lançamento de Livro · Luana de Sousa Rodrigues Moura, Mayara Sousa Ferreira, Vinícius da Silva Coutinho
Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises Palestra Sessão Nacional · Issaaf Santos Karhawi, Lana Krisna de Carvalho Morais
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, Picos-Piauí.
Jornalista e pesquisadora. Doutoranda em Comunicação e Cultura Digital no PósCom da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2021). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017). Pós-graduada em História Cultural pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Estácio/CEUT (2010). Pesquisa e atua na área de cultura, discurso, mídias e tecnologia.
Márcia Maria Cruz é doutora pelo Programa de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela mesma universidade. Realizou intercâmbio no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ampliou seus estudos sobre internet e política. Jornalista pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997). Atua também como repórter do jornal Estado de Minas desde 2007. Na área docente, foi professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Una. Também coordenou o jornal laboratório Contramão. Lecionou no curso de jornalismo da PUC Minas e no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Promove. Trabalhou nos principais jornais diários de Minas e colaborou com a revista Carta Capital. Participou do International Visitor Leadership Program em Digital Literacy and Media Responsability em 2018. Paralelamente, atuou em organizações não-governamentais com questões relacionadas à Comunicação e Movimentos Sociais, com atenção para as questões relacionadas à mídia, criança e adolescente, direitos humanos e favelas. Foi presidente da ong Oficina de Imagens de 2008 a 2012. É autora do livro "Morro do Papagaio", da coleção BH. A cidade de cada um.
Professor adjunto e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Parintins (Icsez). Doutor em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), mestre em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB), especialista em Marketing (Facisa) e em Fotografia (Uniara) e graduado em Comunicação Social-Jornalismo (UEPB). Líder do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (Pragma) e da Rede Temática de Cooperação Comunicação, Cidadania, Educação e Integração (Rede AMLAT). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/CNPq). É coordenador do blog Panorama Ribeirinho (www.panoramaribeirinho.com.br) e da plataforma Coletivo TABA (www.coletivotaba.com.br). Tem experiência na área de estudos de imagem; fotografia; caricatura, charge e ilustração; artes, design e criação gráfica; marketing; redação jornalística e assessoria de comunicação.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ceará, atualmente é Jornalista e Editora da Agência de Produção de Conteúdo Socioambiental Ecocariri, que funciona desde 2018. Pesquisadora na área de conteúdo jornalístico com foco em jornalismo ambiental e na análise de representações do Geopark Araripe na mídia.
Jornalista profissional graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com especialização em Estudos Linguísticos do Texto pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS), campo que acompanha profissionalmente desde 1991. É professor do curso de Jornalismo do Centro Universitário Ritter dos Reis de Porto Alegre (RS) com atuação nas disciplinas de jornalismo especializado, redação jornalística, teorias do jornalismo, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. Também coordena o núcleo de jornalismo da agência experimental.
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na área de concentração Teoria e Pesquisa em Comunicação (linha de pesquisa: Comunicação e Ambiências em Redes Digitais). Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É autora do livro "De blogueira a influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira" (2020), publicado pela Editora Sulina e integrante da coleção Cibercultura. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado (PDJ-CNPq) na Unisinos onde também atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa CULTPOP - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. É docente convidada na pós-graduação lato sensu Mídia, Informação e Cultura do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da ECA-USP. Desde 2014, atua como pesquisadora em comunicação digital no Grupo de Pesquisa em Comunicação e Mídias Digitais, o COM+, da ECA-USP. Em 2017, recebeu o prêmio Gilda de Mello e Souza pelo artigo "A noção de campo e algumas contribuições para o estudo da blogosfera de moda brasileira". No mesmo ano, foi finalista do Prêmio Comunicon com o trabalho "Apontamentos sobre a influência da mídia tradicional na emergência dos blogs de moda". Tem interesse nas áreas de Comunicação Digital, com ênfase nos estudos sobre influenciadores digitais (creators, produtores de conteúdo, blogueiros, youtubers e tiktokers), análise do discurso e metodologias de pesquisa.
Bacharel em Sistemas de Informação (UFPI), especialista em gestão de TI (UCAM) e mestre em Ciência da Computação (UFC-MDCC). Atualmente é cientista de dados da central DATADOC, do jornal O POVO, atuando nos processos de coleta, análise e visualização de dados em reportagens e outros produtos e projetos.
Executiva de contas na David São Paulo
Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2016), Pós-Graduação em Gestão Organizacional pela Universidade Estadual do Piauí (2019) e Mestrado em Ciências da Comunicação, na área de Estudos de Média e Jornalismo na Universidade do Porto (Portugal) (2021). Tem experiência na área de podcast, podosfera brasileira, mulheres negras, raça e interseccionalidade. Jornalista freelancer, repórter da Revista Revestrés e podcaster no Malamanhadas.
Jornalista | Fotógrafa | Podcaster
Malamanhadas Produtora
Graduando em Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI/Picos); integrante dos Projetos de Extensão: Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (Joeme), Diálogos Comunicacionais e Assessoria de Imprensa e Comunicação Integrada em Organizações do Terceiro Setor de Picos-PI, na UESPI; foi Bolsista Voluntário do PIBIC (2020/2021) com o Projeto de Pesquisa Memórias do Coronavírus no Piauí: o Portal O Dia e o Cidade Verde.com e suas atuações na Construção de Memórias sobre a Pandemia do Coronavírus, no Piauí. Além disso, tem Pesquisas nos eixos: Teorias da Comunicação Memória e Jornalismo Comunicação Multimídia; atuou como Social Media na Agência de Marketing e Publicidade Ideia 7, também como Monitor de programas de Rádio e TV na Agência Ícone Comunicação e tem experiência em Assessoria de Comunicação com ênfase em Gerenciamento de Redes Sociais. Atualmente, colabora com a Comunicação Institucional da Prefeitura Municipal de Patos do Piauí - PI. É formado no curso Técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI - Campus Paulistana).
Graduanda em Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Professor Barros Araújo - Picos - PI. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo Estudos de Participação Social (GP NEPAS) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Picos. Na UESPI, Campus Picos, participa da Liga acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (JOEME) e também faz parte de um projeto de pesquisa que estuda sobre "Comunicações no interior: vestígios da produção jornalística em Picos durante o Estado Novo (1937-1945)"
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Comunicação pela mesma instituição (2016). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí - Uespi (2011). Pesquisadora no Núcleo de Educação, História e Memória - Nehme/UFPI - e Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC/UFPI. Coordenadora da Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória - Joeme/UESPI, instituição da qual é professora efetiva. Jornalista efetiva da Prefeitura de Picos e, atualmente, coordenadora Municipal de Comunicação. Foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (Faculdade R.Sá). Tem experiência profissional na área de Comunicação, principalmente, como assessora de comunicação. Tem trabalhos de pesquisa em jornalismo e memória e história do ensino de jornalismo.
Possui graduação em Comunicação Social -Hab. Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2013) é mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFPI e membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) . Atua, principalmente, nos seguintes temas: estado novo, memória, imprensa, censura e história. É professora efetiva na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Jornalista, mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI, da Universidade Estadual do Piauí e do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação no Sertão do São Francisco" (GEPHESF). Pós-graduação em Docência e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa; Jornalismo Digital e Assessoria de Comunicação. Professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus de Picos, professora e coordenadora do curso de Jornalismo no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá desde 2014 (Picos-PI). Experiência profissional em TV, jornais e revistas, assessoria, portais e Web TV. Coordenação dos projetos Vem Ver o Semiárido e Memórias e Comunicação: protagonismo de mulheres no sertão do Piauí. TV NEPHEL
Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), com pesquisa na linha Processos e Práticas do Jornalismo (2021). Possui Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí (2007); Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC Internacional; MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FATEC Internacional. Integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC, através do projeto de pesquisa "Webjornalismo: Processos e Práticas nas Sociedades Atuais". Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais da UESPI, da Universidade Estadual do Piauí. Professora efetiva do curso de Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora de Jornalismo no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA). Atua também como Educadora Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Prefeitura Municipal de Picos).