2ª CARTA-CIRCULAR

SEGUNDA CIRCULAR

Pau dos Ferros, 16 de setembro de 2024 .

Baixe o arquivo clicando aqui

 

 

O projeto de extensão Núcleo de Ensino de Cultura, Língua e Literatura Espanhola (NECLE) e o grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) do Departamento de Letras Estrangeira (DLE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm a honra de anunciar a IV Semana Hispânica CAPF / UERN, a realizar-se no período de 29 a 31 de outubro de 2024, no campus da UERN, em Pau dos Ferros, sob o tema ¡Soy loco por ti, AméricaEste tema é uma referência direta à música homônima composta por Gilberto Gil, José Carlos Capinan e Torquato Neto, que ficou famosa na voz de Caetano Veloso. A música evoca um profundo sentimento de paixão e idealismo pela América Latina, destacando a identidade cultural e a luta por liberdade e justiça no continente.

O tema foi escolhido para o evento por sua capacidade de simbolizar a diversidade cultural e o sentimento de pertencimento à América Latina, refletindo nas conexões e resistências culturais presentes na região. Durante a semana será explorada a importância da valorização e preservação das memórias e tradições hispânicas por parte de estudantes e professores de Espanhol, fortalecendo o interesse pela integração linguística, literária e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos.

Neste sentido, convidamos estudantes, professores e pesquisadores, veteranos e em formação, e demais interessados da comunidade, especialmente os da região do Alto Oeste Potiguar, a apresentar e a prestigiar trabalhos na forma de comunicações orais, rodas de conversa, oficinas, minicursos e conferências.

 

1. EIXOS TEMÁTICOS

 

I. Estudos Linguísticos Aplicados à Língua Espanhola.

II. Perspectivas Críticas das Culturas e Literaturas do Mundo Hispânico.

III. Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Ensino da Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.

 

2. LÍNGUAS OFICIAIS

 

As línguas oficiais do evento são o português e o espanhol.

 

 

3. MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

PRAZOS:

Envio de Resumo Simples até dia 25/09. 

Envio de Texto completo (resumo expandido e artigo) até 28/10.

 

Os trabalhos submetidos, a partir do envio de um resumo simples, poderão ser publicados nos anais do evento, em formato e-book, através dos gêneros Resumo Expandido e Artigo Científico. As publicações poderão ser feitas da seguinte maneira: Resumo Simples (Obrigatório) + Resumo Expandido ou Artigo Científico.

 

Resumo Simples: modalidade obrigatória a todos os participantes que desejem apresentar comunicação oral e opcional aos alunos de graduação do CAPF/UERN participantes da “Mostra Hispânica” com a devida observância do limite de 3 (três) autores. As submissões serão feitas mediante o envio do resumo simples pelo site do evento no qual deverá estar presente: o título do trabalho, o eixo temático, os objetivos do trabalho, a indicação da fundamentação teórico-metodológica e a discussão dos resultados, parciais ou finais, três palavras-chave. A extensão do resumo simples será de 500 a 1.500 caracteres (com espaços).

 

Resumo Expandido: modalidade aberta a todos os participantes que desejem apresentar uma síntese ampliada de uma pesquisa ou estudo em andamento ou concluído. O trabalho deve incluir os principais aspectos da pesquisa: objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (mesmo que parciais) e referências bibliográficas. Extensão de 3 a 5 páginas. Baixe aqui o template

 

Artigo Científico: aberto a todos os participantes que apresentarem trabalhos durante o evento e desejem divulgar os resultados de um estudo concluído a fim de comunicar os achados de uma pesquisa original ou de uma revisão crítica sobre determinado tema, a partir de métodos científicos. O trabalho deve seguir a estrutura formal, incluindo elementos como título, resumo, introdução, metodologia, aporte teórico, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. O artigo deverá ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 laudas, incluindo ilustrações e anexos. Baixe aqui o template

 

Cada (co)autor inscrito no evento poderá submeter até 2 (duas) propostas de trabalho. Somente serão aceitos trabalhos com no máximo 3 (três) coautores, todos os quais devem estar inscritos no site do evento e quites com o pagamento da taxa de inscrição. As configurações possíveis para colaboração nos trabalhos a serem submetidos são:

 

• Um autor pode optar por ser o autor principal em até 2 trabalhos.

• Um autor pode ser o autor principal em 1 trabalho e coautor em outro.

• Um autor opta por ser coautor em 2 trabalhos diferentes.

 

As submissões dos trabalhos dar-se-ão mediante o preenchimento de formulário online, disponível no website do evento (https://doity.com.br/iv-semana-hispnica-capf-uern). O prazo para submissão ficará aberta até 25/09 e as cartas de aceite serão enviadas até dia 10/10.

 

4. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Todos os trabalhos inscritos serão apresentados em sessão de comunicação oral, exceto os trabalhos escritos exclusivamente para a “Mostra Hispânica”. No ato da inscrição no evento, o participante que desejar apresentar trabalho deve indicar a preferência pelo tipo de sessão (presencial ou virtual) ou optar por delegar essa decisão à organização do evento.

 

Sessão de Comunicação Oral (Presencial)

  • Acesso aos locais de apresentação: a apresentação será por meio de exposição oral e de slides, em uma sala do Campus Avançado da UERN em Pau dos Ferros (CAPF). No momento oportuno, serão divulgados o mapa das salas e a ordem de apresentação dos trabalhos. O layout dos slides de apresentação deve seguir o template disponibilizado.  Baixe aqui o template.

 

  • Organização dos trabalhos: Serão indicados moderadores para condução de cada sessão. A alocação dos trabalhos nas suas respectivas sessões, bem como a ordem de apresentação serão feitas à critério da coordenação do evento.

 

  • Tempo de apresentação: os apresentadores devem estar presentes nas salas com antecedência ao horário de início da sessão. Cada inscrito terá até 10 minutos para a apresentação. Os minutos finais de cada sessão serão destinados à discussão. Os moderadores poderão optar por dividir esse tempo entre as apresentações, reservando, por exemplo, até 5 minutos de debate, conforme a disponibilidade, após cada comunicação.

 

  • Ausência do apresentador: se nenhum dos autores comparecer à sessão, não terão direito ao certificado, e o resumo será excluído dos anais do evento.

 

 

Sessão de Comunicação Oral (Virtual)

  • Acesso a sala virtual: a apresentação será por meio de exposição oral e de slides, em uma sala virtual cujo link de acesso será disponibilizado através do e-mail informado na inscrição do evento. O layout dos slides deve seguir o template disponibilizado.  Baixe aqui o template.

 

  • Organização das salas de comunicações: Serão indicados moderadores para condução de cada sessão. A alocação dos trabalhos nas suas respectivas sessões, bem como a ordem de apresentação serão feitas à critério da coordenação do evento.

 

  • Tempo de comunicação: os apresentadores devem se conectar com antecedência ao horário de início da sessão virtual. Cada inscrito terá até 10 minutos para a apresentação. Os 10 minutos finais de cada sessão serão destinados à discussão. Os moderadores poderão optar por dividir esse tempo entre as apresentações, reservando, por exemplo, até 5 minutos de debate, conforme a disponibilidade, após cada comunicação.

 

  • Ausência do apresentador: se nenhum dos autores comparecer à sessão, não terão direito ao certificado, e o resumo será excluído dos anais do evento. Em casos de problemas técnicos enfrentados pelos apresentadores (como queda de internet, falta de energia ou falhas na projeção de slides), os moderadores poderão reposicionar a apresentação para o final da sessão virtual. Caso a apresentação não seja realizada até o término da sessão, o trabalho será considerado como não apresentado.

 

 

5. CRONOGRAMA E TAXAS DE INSCRIÇÃO

 

Todas as categorias descritas abaixo com suas respectivas taxas possuem os seguintes benefícios: acesso ao evento presencial, acesso à programação online, apresentação de até duas comunicações (máximo de três autores em cada comunicação), certificado de participação e publicação do(s) trabalho(s) nos anais em formato e-book.

 

 

TAXAS

CATEGORIA

1º LOTE

2º LOTE

De 05/09

a

25/09/2024

De 26/09

a

31/10/2024

Alunos de graduação com comprovação de vínculo ativo (Anexar Declaração)

R$ 20,00

(+ taxa de R$ 2,00)

R$ 30,00

(+ taxa de R$ 3,00)

Alunos de Pós-graduação com comprovação de vínculo ativo (Anexar Declaração)

R$ 30,00

(+ taxa de R$ 3,00)

R$ 40,00

(+ taxa de R$ 4,00)

Público externo sem vínculo ativo com a universidade (professores/estudantes da educação básica e sociedade em geral)

R$ 30,00

(+ taxa de R$ 3,00)

R$ 40,00

(+ taxa de R$ 4,00)

Professores universitários

R$ 50,00

(+ taxa de R$ 5,00)

R$ 60,00

(+ taxa de R$ 6,00)

 

A inscrição e o pagamento da taxa (10%) deverão ser efetuados no website do evento. São aceitos pagamentos nas modalidades de cartão de crédito ou pix. Não haverá reembolso da taxa por rejeição de submissão pela Comissão Científica nem por não comparecimento do inscrito ao evento.

 

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

 

 

MANHÃ (PRESENCIAL)

TERÇA, 29/10

QUARTA, 30/10

QUINTA, 31/10

7:30

CERIMÔNIA DE ABERTURA

+

Apresentação cultural

+

RODA DE CONVERSA

Convidados a definir

MESA-REDONDA

DOCENTES DE ESPANHOL

A definir

 

 

Apresentação cultural

+

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

PROF./A. CONVIDADO/A

 

 

08:45

INTERVALO (Café)

 

INTERVALO (Café)

 

INTERVALO (Café)

 

09:10

Trabalhos da Mostra Hispânica CAPF / UERN APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS – 8º período

+

COMENTÁRIOS E PERGUNTAS

Trabalhos da Mostra Hispânica CAPF / UERN

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS – 4º período

+

COMENTÁRIOS E PERGUNTAS

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (PRESENCIAIS)

 

10:00

Trabalhos da Mostra Hispânica CAPF / UERN

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS – 6º período

+

COMENTÁRIOS E PERGUNTAS

Trabalhos da Mostra Hispânica CAPF / UERN

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS – 2º período)

+

COMENTÁRIOS E PERGUNTAS

10:50

INTERVALO (almoço)

INTERVALO (almoço)

INTERVALO (almoço)

 

 

 

 

TARDE (PRESENCIAL e VIRTUAL)

TERÇA, 29/10

QUARTA, 30/10

QUINTA, 31/10

14h

 

 

XXX

 

 

 

XXX

 

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (PRESENCIAIS)

 

 

15:30

III Webinário do EALE (Virtual)

PROF./A. CONVIDADO/A 1

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (Virtual)

 

MINICURSOS E/OU OFICINAS (PRESENCIAIS)

17:00

INTERVALO

 

INTERVALO

 

INTERVALO

 

 

 

 

 

 

NOITE (PRESENCIAL)

TERÇA, 29/10

QUARTA, 30/10

QUINTA, 31/10

19h

 

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (Virtual)

 

 

III Webinário do EALE (Virtual)

PROF./A. CONVIDADO/A 2

 

Cerimônia de premiação dos melhores trabalhos da Mostra Hispânica – CAPF / UERN 2024

+

Sorteios de livros e brindes

 

20h

 

 

XXX

 

 

XXX

 

Coquetel de encerramento

+

Festa latina à fantasia

22h

XXX

XXX

FIM

 

 

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO

Profa. Dra. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

Prof. Dr. Francisco Lindenilson Lopes (UERN)

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)

Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Ma. Albaniza Brigida de Oliveira Neta (PPGEL/UFRN)

Profa. Dra. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)

Prof. Dr. Francisco Lindenilson Lopes (UERN)

Prof. Me. Joilton Garcia do Amaral (UERN)

Prof. Dr. José Dantas da Silva Júnior (UEPB)

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)

Profa. Ma. Leila Leite Santana (PPGL/UERN)

Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu (DLE/UECE)

Profa. Ma. Maria Clara Medeiros Silva (PPGL/UERN)

Profa. Ma. Maria das Graças de Oliveira (UERN)

Profa. Dra. Sara de Paula Lima (UFC)

Profa. Ma. Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN)

 

Comissão de secretaria

Prof. Dr. Francisco Lindenilson Lopes

Profa. Ma. Leila Leite Santana

Disc. Matheus Ednaldo Nunes Ferreira

 

 

Comissão de divulgação

Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho

Profa. Ma. Leila Leite Santana

Profa. Ma. Maria Clara Medeiros Silva

Profa. Ma. Maria das Graças de Oliveira

Profa. Ma. Maria Zildarlene da Silva

Disc. Matheus Ednaldo Nunes Ferreira

 

Comissão de monitoria

Profa. Dra. Edilene Rodrigues Barbosa

Disc. Anderson Gomes Freire

Disc. Érica Laura Xavier Gama

Disc. Andréia da Silva Rodrigues

Disc. Maria de Fátima Nunes da França

Disc. Silvestre Carlos Olivera da Silva

 

Comissão cultural:

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto

Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho

Disc. Gilson Cunha de Oliveira Neto

Disc. Érica Laura Xavier Gama

Disc. Pedro Henrique Ferreira de Sousa

Disc. Lucas Queiroz da Silva