Em abril de 2015, por iniciativa dos estudantes do curso de História que atuavam na gestão do Centro Acadêmico de História Nise da Silveira, juntamente com o Colegiado do Curso de Licenciatura em História foi realizada a I Semana de História. No ano seguinte, com o tema Crise e Conflitos Contemporâneos, a II Semana de História reuniu mesas-redondas e Minicursos. Em 2017, sua terceira edição discutiu assuntos em torno do tema Juventudes e Negritude: Culturas políticas, identidades e memória.
No próximo mês de maio, ocorrerá a IV Semana de História, que proporcionará aos acadêmicos do Campus do Sertão, em especial, os licenciandos e egressos do Curso de História discussões em torno da temática EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E MOVIMENTOS SOCIAIS EM TEMPOS DE RESISTENCIA. O tema sugere-se oportuno, na medida em que ao longo da História, a juventude articulada com os movimentos sociais vem desempenhando um papel fundamental na articulação entre o Estado e a sociedade civil, através da luta por direitos.
O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral, um bom momento de reflexão sobre os desafios da História no mundo contemporâneo e no Brasil, ressaltando o papel da juventude como protagonistas deste cenário.
* Os participantes que obtiverem pelo menos 75% de presença nas mesas-redondas receberão um certificado de 30 horas.
**Já os participantes das duas sessões de Rodas de conversas e de minicursos receberão certificados de 4h por atividade.