IV SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO IAU-USP

IV SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO IAU-USP

Faça sua inscrição
De 28 junho a 2 de julho Todos os dias das 09h00 às 18h00

Sobre o Evento

A Semana da Pós-Graduação IAU-USP trata-se de um espaço onde, anualmente, as (os) discentes do Programa propõem discussões e trocas de experiências sobre um tema relevante no contexto atual. Este ano, a IV SemaPós.IAU acontecerá nos dias 28/06 a 02/07, com a temática “Sociedade e Ciência”. Se voltando, principalmente, a práticas participativas da sociedade na produção do conhecimento científico, o evento buscará, promovendo painéis, conferência, rodas de conversa, minicurso e oficinas, oportunizar discussões, compartilhamento de ideias e vivências sobre ciência feita a partir de narrativas plurais. Saiba mais

Palestrantes

  • Maria Fernanda Rollo
  • Paulo Daniel Farah
  • Casé Angatu
  • Rosane Borges
  • Mariluce Moura
  • Ana Maria Navas Iannini

Programação

16h30 Sessão de abertura Abertura
Sessão de abertura
Local: https://youtu.be/--wKnmlGXi8

Apresentação do PPG-IAU e da SemaPós.IAU com participação de:

Prof. Tomás Moreira - Professor Pesquisador do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição;

Beatrice Teixeira - Mestranda e Representante discente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo;

Representante da Comissão Organizadora da IVSemaPós.

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

17h00 Ciência aberta, ciência cidadã e o papel do pesquisador na sociedade Painel
Ciência aberta, ciência cidadã e o papel do pesquisador na sociedade
Local: https://youtu.be/--wKnmlGXi8

O painel "Ciência aberta, ciência cidadã e o papel do pesquisador na sociedade" será um momento para discutirmos os obstáculos e caminhos possíveis para a produção de uma ciência participativa, as formas de aproximar sociedade e ciência e a urgência que se põe ao enfrentamento à anticiência.

Participantes:

Maria Fernanda Rollo, que trará discussões considerando sua trajetória de investigação sobre temas como a história das políticas e da organização da ciência; ciência aberta, ciência cidadã, disseminação e democratização do conhecimento e, também, como fundadora do programa Memória para todos.

Paulo Daniel Farah, que contribuirá a partir de sua vivência de pesquisa em áreas como estudos árabes e africanos, narrativas de viagem, representação, orientalismo, migração e refúgio, islamismo e manuscritos. E relatará, entre outras experiências, seu trabalho como responsável pelo Programa para Refugiados e pelo projeto Universidade em Transformação, da USP.

Mediação: Simone Helena Tanoue Vizioli, Profa. Dra. do IAU USP, membro fundadora e co-coordenadora do Núcleo de apoio à pesquisa em estudos de linguagem em arquitetura e cidade (N.ELAC - IAU USP) e membro suplente da Comissão de Cultura e Extensão na mesma insituição. Atua principalmente na área de representação e linguagem com ênfase em: desenho analógico e digital; processo projetivo (percepção e representação), mapeamento digital 3D e educação patrimonial.

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

09h00 Identificadores digitais, orientação de publicação em periódicos e gestão de dados de pesquisa Minicurso
 Identificadores digitais, orientação de publicação em periódicos e gestão de dados de pesquisa
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

Durante o minicurso serão abordados os seguintes temas:

  • Identificadores digitais de pesquisadores (Orcid, Google Scholar ID, Research ID, Scopus ID, Lattes ID);
  • Identificadores digitais de publicações (DOI e ISNI);
  • Orientação sobre consulta de avaliação, normas e políticas dos periódicos científicos (periódicos de acesso aberto e predatórios);
  • Gestão de dados de pesquisa: como planejar e onde depositar.

Equipe: Ana Paula Calabrez e Brianda Sígolo.

14h00 Discentes nos grupos de pesquisa - IAU.USP Roda de Conversa
Discentes nos grupos de pesquisa - IAU.USP
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

A atividade Roda de conversa: Grupos de Pesquisa tem como objetivo reunir discentes de cada um dos Grupos de Pesquisa do IAU, para que possam discutir suas experiências dentro dos grupos e como estes contribuem para o desenvolvimento de suas pesquisas de mestrado e doutorado. A roda de conversa deverá difundir a atuação dos grupos para pesquisadores de grupos distintos, bem como alunos ingressantes.

Grupos de pesquisa confirmados: N.Elac

18h30 Professor Homenageado - Carlos Roberto Monteiro de Andrade Sessão Solene
Professor Homenageado - Carlos Roberto Monteiro de Andrade
Local: https://youtu.be/kso1mFKru7E

Considerando uma rica trajetória em décadas de dedicação ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo e seu Programa de Pós-graduação, a Comissão organizadora, com grande alegria, convida todas, todos e todes a participarem da sessão de homenagem ao Prof. Carlos Roberto Monteiro de Andrade, Mancha.

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

09h00 Lattes Oficina
Lattes
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

A oficina Lattes será um momento de troca de conhecimentos e experiências entre discentes do PPG-IAU referente ao processo de preenchimento do Currículo Lattes e a sua importância.

Oficineiras:

Ana Luiza Rodrigues Gambardella, pesquisadora, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP, com pesquisa voltada, principalmente, a temas como: urbanismo, fenomenologia, fotografia e arte contemporânea.

Marina Lages, pesquisadora, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP, com experiência acadêmica com ênfase em arquitetura brasileira, produção do território, paisagem e modos de vida, sobretudo no recorte do estado do Piauí.

11h30 Relatório Sucupira: avaliação quadrienal Apresentação
Relatório Sucupira: avaliação quadrienal
Local: Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

O Sistema de Avaliação desenvolvido pela CAPES pode ser dividido em dois processos distintos que se referem à entrada e permanência dos cursos de mestrados e doutorados no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

1332014-sistema-de-av-da-pg

A Avaliação Quadrienal é parte do processo de Permanência, e é realizada em 49 áreas de avaliação, número vigente em 2020, seguindo sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, que são atribuídas ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação - CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente, assim como aspectos da distribuição de verbas para os Programas de Pós-Graduação.

Fonte: Avaliação Avaliação Quadrienal 2017 - 2020, Governo Federal. Disponível em <Avaliação Quadrienal 2017-2020 — Português (Brasil) (www.gov.br)>

14h00 Café com pesquisa Seminário
Café com pesquisa
Local: Online [em breve: divulgação do link para acesso no YouTube]

Sessão Café com pesquisa na SemaPós.IAU.

Participantes:

Rogério Entriger - "Os pátios de Lucio Costa e dos Jesuítas no SPHAN da Era Vargas (1937 - 1953)"

Ariane Paeró D'Andrea - "O olhar de Harun Farocki sobre a metrópole contemporânea"

Leonardo Cesar Soares - "Representação em arquitatra e o conceito de montagem um estudo sobre as colagens de Mies van der Rohe"

Mariane Cardoso de Santana - "Espaço público em disputa: cartografia das apropriações artíticas em Ararcaju"

Cyro de Souza Neto - "Urbanisdade e crime: Como a dinâmica do crime interfere nas ações humanas?"

Anna Laura Pereira Rossi - "Justiça social urbana e a aplicação do IPTU no interior paulista".

Para outras informações acesse o perfil do Café no Instagram.

18h30 Divulgação científica e plataformas digitais Painel
Divulgação científica e plataformas digitais
Local: https://youtu.be/DxLhulaUQ94

O painel Divulgação científica e plataformas digitais, será um momento para discutirmos quais as dificuldades enfrentadas na divulgação científica hoje, e como as plataformas digitais podem contribuir para uma divulgação mais acessível das pesquisas científicas. Na oportunidade contaremos com a participação de uma Pesquisadora e um Pesquisador externos. que contribuirão com falas sobre suas trajetórias e pesquisas na área.

Participantes:

Mariluce Moura trará discussões para o referido painel a partir, principalmente, de sua atuação como jornalista e, especialmente, como Diretora-presidente do Instituto Ciência na rua.

Ana Maria Navas Iannini contribuirá a partir de suas experiência como Professora Doutora na Faculdade de Educação da Universidade de Los Andes (Bogotá, Colômbia) e com pesquisa nas áreas de educação em ciências, popularização da ciência e da tecnologia e divulgação científica

Mediação: Luciano Bernardino da Costa, Professor do IAU/USP, coordenador do grupo de pesquisa NEC e membro titular da Comissão de Cultura e Extenção na mesma instituição. Atua nas áreas de Artes, Linguagem da Arquitetura e da Cidade, Fotografia e interações entre percepção, representação e metrópole.

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

09h00 Plataforma Brasil Oficina
Plataforma Brasil
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

A oficina Plataforma Brasil será um momento para trocas de conhecimento sobre a plataforma, que é a base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos, e o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).

Participantes:

Cristiane Bueno, professora da UFSCar e membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da mesma insituição (CEP-UFSCar).

Gabriela Camelo, pesquisadora, mestranda no IAU-USP e com experiência em submissão de projetos para aprovação ética desde sua iniciação científica.

Marcio Minto Fabrício, professor da graduação e pós-graduação e orientador de mestrado e doutorado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

15h30 Respira e não pira Atividade Prática
Respira e não pira
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

Momento de troca de conhecimentos sobre a importância e formas de cuidado com a mente e corpo.

Participantes:

Juliana Magrin - psicóloga

Amanda Morelli - aluna egressa do IAU-USP e instrutora de yoga.

17h30 Projetos e iniciativas Conferência
Projetos e iniciativas
Local: https://youtu.be/4Imj3yuIJMo

Nesta oportunidade serão apresentados alguns projetos desenvolvidos no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e que atuam diretamente com e para a sociedade:

Projeto confirmados até o momento:

Caminhos da Região Central Paulista - Fase São Carlos: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável (coord. Marcel Fantin e Simone Helena Tanoue Vizioli )

CO-Escola: práticas colaborativas para qualificação de espaços de escolas públicas (coord. Prof. David Sperling)

Fortalecendo o ensino e práticas nos assentamentos rurais (coord. Profa. Akemi Ino, apresentação Iole Morais e Lara Maletti)

Grupo de Trabalho dos Parques Urbanos de São Carlos (coord. Luciana Schenk e Renata Bovo Peres)

Ver a Cidade / Oficinas Urbanas (coord. Prof. Miguel Buzzar)

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

09h00 Plataformas colaborativas para ensino a distância Oficina
Plataformas colaborativas para ensino a distância
Local: Online [em breve: divulgação via e-mail do link para acesso]

A oficina terá como objetivo principal a apresentação e exploração interativa de aplicativos que contém ferramentas práticas para o desenvolvimento de ações colaborativas online. A oficina deriva do projeto Remote Design Studios (RDS), desenvolvida pelo Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, no primeiro semestre de 2020. Foram levantados, entre aplicativos e software, mais de 20 soluções que permitissem a comunicação, produção de peças gráficas e de representação de maneira síncrona, além de aplicativos não-colaborativos de auxílio a essas atividades.

Dos diversos aplicativos e programas levantados, a oficina terá seu foco nos aplicativos Miro e Formit Autodesk.

Oficineiros:

Dan Medeiros, é pesquisador no Nomads.usp e mestrando no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP. Tem experiência em temas como: espaço urbano, sustentabilidade, tecnologia, design, ilustração, desenho e habitação.

Mario Vallejo, é pesquisador no Nomads.usp e doutorando no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP. Estuda processos digitais de projeto, colaboração, BIM, e métodos e meios de representação.

15h00 Narrativas plurais e ciências possíveis Painel
Narrativas plurais e ciências possíveis
Local: https://youtu.be/2iKT5IfuPak

O painel "Narrativas Plurais e ciências possíveis" será um momento para realizarmos um debate referente aos diferentes sujeitos protagonistas dos fazeres científicos, que acontecem também para além da academia.

Participantes:

Casé Angatu, que trará discussões considerando sua experiência e atuação como pesquisador e professor nas discussões acerca da história e cultura indígena, no sentido de dar voz a sujeitos históricos invisibilizados pelas narrativas dominantes.

Rosane Borges, que abordará a temática a partir de sua atuação nas práticas de comunicação e educação dentro das discussões de gênero, raça e as complexidades brasileiras implicadas nesses temas.

Mediação: Joana D'Arc de Oliveira, Profa. colaboradora no IAU-USP, com trajetória na pesquisa sobre temas como sociedade, gênero e racismo, cidades e territórios negros.

Acesse aqui o link de transmissão no YouTube.

Organizador

Comissão Organizadora - IV SemaPós.IAU

Ana Lídia G. Marvulle
Bruna Cristina Bevilaqua
Heloisa Cizeski
Maria Cecília P. B. de Lima