Este evento tem como temática a pesquisa sobre a EaD na Região Centro Oeste, considerando a produção realizada e contida no âmbito do projeto de investigação denominado “Políticas de Expansão da EaD no Brasi: Regulação, Qualidade e Inovação em questão”, com financiamento pelo CNPq, com duração de março 2019 à janeiro de 2022.
O Seminário reunirá representantes das instituições de educação superior da região, professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes educacionais para um exercício de socialização e análises de estudos/pesquisas e experiências da EaD, além de refletir e compreender como a qualidade e inovação são vivenciados e entendidos na e pela modalidade.
A pesquisa que dá fundamento ao seminário como antes mencionado tem como coordenadora geral a professora Doutora Daniela da Costa Britto Pereira Lima.
O Seminário de Educação a Distância – O Cenárioa da EaD no Brasil e na região Centro-Oeste: sobre (re)começos e ressignificações, ocorrerá nos dias 09 à 13 de maio de 2022 sob a coordenação da UFMT e Unirede em transmissão on line.
Será promovido, em regime de coparticipação, pela(o):
- Universidade Federal de Goiás (executora do projeto)
- Universidade de Brasília
- Universidade Federal de Mato Grosso
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- Universidade Federal da Grande Dourados
- Universidade Católica Dom Bosco
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás
- Instituto Federal de Goiás
- Instituto Federal Goiano
- Instituto Federal de Brasília
O evento terá Mesa de abertura e encerramento, mesas-redondas, relatos de experiência e apresentação de trabalhos, contando com comissão científica com membros da área. Um dos objetivos, também, é tornar esse evento anual, para que as discussões a respeito da EaD na região tenham continuidade. Os debates em torno do tema central estarão agrupados em três eixos:
Eixo 1 – A EaD em políticas públicas: descontinuidades e sobressaltos pós pandemia
Eixo 2 – Qualidade e Inovação na e para a EaD: realidades plausíveis
Eixo 3 – Práticas pedagógicas e formação na EaD: superação do instrumental e tecnocêntrico