IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO

IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO

Faça sua inscrição
De 8 a 10 de novembro Todos os dias das 08h00 às 18h30

Sobre o Evento

ATENÇÃO

Atendendo a pedidos, a comissão organizadora decidiu prorrogar para até 09/12 a submissão dos textos referentes aos trabalhos apresentados no evento para publicação.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

A publicação do E-book Estudos sobre o português em uso II é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Linguísticos sobre o Português em Uso - PorUs e tem como finalidade a publicação dos trabalhos apresentados no IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO. A seleção dos originais a serem publicados será feita por Comissão Editorial constituída pelos membros do Comitê científico do evento. A Comissão Editorial compromete-se a informar sobre a aprovação ou não dos originais e a enviar as sugestões de modificações dos consultores.

As seguintes instruções e normas para a produção do texto devem ser seguidas:


I – Revisão dos originais

Antes de encaminhar os originais de seu texto, o autor deve submetê-lo a uma rigorosa revisão, visando corrigir eventuais problemas de redação e de digitação, além de verificar se as normas editoriais foram atendidas em todos os seus detalhes.
II – Encaminhamento dos originais

O autor deverá encaminhar o material para avaliação até o dia 02 de dezembro de 2022 por e-mail (inscricaoseminarioporus@gmail.com): enviar o arquivo anexado à mensagem de encaminhamento que deverá conter o título do trabalho, nome(s) do autor(es) e o e-mail de contato.

Cada participante pode enviar e publicar até 2 trabalhos, desde que sejam: um como autor principal e outro como coautor.

III – Apresentação dos originais

Todo material enviado para publicação deverá ser digitado utilizando o programa Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento justificado.

As seguintes margens devem ser utilizadas:

superior: 3,0cm
inferior: 2,0cm
esquerda: 3,0cm
direita: 2,5cm.

Os originais devem conter um Resumo de no máximo 15 linhas, seguido de três palavras-chave. O resumo deve vir 3 linhas abaixo do título, que deve estar em caixa alta e centralizado.

As Ilustrações (gráficos, tabelas, fotos ou imagens), quando totalmente indispensáveis, devem vir inseridas no texto, na posição adequada para publicação. Todas devem ter título e numeração.

As referências devem ser apresentadas segundo as normas da ABNT no final do texto.

O texto deve ter no máximo 3 mil e 500 palavras, incluindo referências bibliográficas.

IV – Direitos autorais

Os autores de textos que serão disponibilizados on-line para livre acesso de interessados, não receberão qualquer forma de pagamento pela sua publicação.

V – Responsabilidade

As opiniões expressas nos textos publicados, assim como eventuais erros e omissões, serão de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando o pensamento dos membros do Conselho Editorial.

********************************************************************************************************************************************************

O IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, sediado no Instituto de Letras da UFF e realizado em parceria entre UFF, USP, UFES e UESB.

Como o próprio nome explicita, o Seminário tem por tema e objeto de estudo uma língua particular em uso: o português e, assim sendo, tem por objetivo primeiro reunir trabalhos que contemplem fenômenos observados nas suas diferentes variedades.

Considerando a repercussão das edições anteriores, em que não foi possível acolher todos os interessados em participar do evento, esta edição pretende ser um palco ampliado para a apresentação de trabalhos de perspectivas teóricas distintas, desde que alinhados com as premissas teóricas das abordagens baseadas no uso.

Ao ter como tema e objeto de estudo o português em uso, o evento, além de pesquisadores e pós-graduandos, também acolhe professores e futuros professores de língua portuguesa (alunos de graduação em Letras) que desejem participar das discussões em torno dos fenômenos, das abordagens teóricas voltadas para a língua em uso e de questões relacionadas a usos linguísticos e ensino.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO E VALORES:

Participação em modo presencial: (1) apresentação de trabalho em simpósio, (2) apresentação de trabalho em painel e (3) participação como ouvinte. A inscrição em qualquer uma das três modalidades garante a participação em um dos minicursos oferecidos no evento.

A inscrição para participação com apresentação de trabalho é feita em duas etapas:
1ª. Escolha uma das opções abaixo e efetue o pagamento.
2ª. Vá na aba SUBMISSÃO DE TRABALHOS e envie o resumo conforme as normas indicadas.

*Em caso de não aprovação do resumo, o valor pago será integralmente devolvido.1. Apresentação de trabalho em simpósio:

Professor pesquisador: R$ 200,00.
Pós-graduando: R$ 150,00.
Graduando: R$ 60,00*.
* Trabalho em coautoria com o professor orientador.

2. Apresentação de trabalho em painel:
Professor pesquisador: R$ 130,00.
Pós-graduando: R$ 90,00.
Graduando: R$ 60, 00.

3. Participação como ouvinte:
R$ 60,00.

Participação em modo remoto*: (1) apresentação de trabalho em simpósio e (2) participação como ouvinte. A inscrição em qualquer uma das duas modalidades garante a participação em um dos minicursos oferecidos no evento.

1. Apresentação de trabalho em simpósio:
Professor pesquisador: R$ 85,00.
Pós-graduando: R$ 75,00.
Graduando: R$ 65,00*.
* Apenas as atividades on-line estarão disponíveis aos inscritos na participação em modo remoto. .
* Trabalho em coautoria com o professor orientador.

2. Participação como ouvinte
R$ 50,00.

Palestrantes

  • Prof. Dr. José Carlos Azeredo
  • Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia
  • Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian
  • Prof. Dr. Ivo da Costa do Rosário
  • Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias
  • Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez
  • Profa. Dra. Tania Mara Gastão Saliés
  • Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes
  • Profa. Dra. Valéria Viana Souza
  • Profa. Dra. Ana Paula Rocha
  • Profa. Dra. Gessilene Silveira Kantharck
  • Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho
  • Profa. Dra. Jussara Abraçado
  • Prof. Dr. Marcelo Módolo
  • Profa. Dra. Violeta Virgínia Rodrigues
  • Profa. Dra. Amanda Heideich Marchon
  • Prof. Dr. Augusto Soares da Silva
  • Profa. Dra. Maria João Marçalo
  • Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves
  • Prof. Dr. Vitor Moura Vivas
  • Prof. Dr. José Magalhães
  • Prof. Dr. Marco Antonio Martins
  • Profa. Dra. Solange Vereza
  • Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert
  • Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi
  • Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente

Programação

17h45 - Prof. Dr. José Carlos Azeredo Descrição, prescrição, reflexão:o ensino da gramática tradicional em xeque Conferência
Local: Auditório Macunaíma - Sala 405 - Bloco B

Conferência de abertura: "Descrição, prescrição, reflexão:o ensino da gramática tradicional em xeque."

17h45 - Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia Ferramentas da interação: categorias de texto (tipos, subtipos,. gêneros e espécies) Conferência
Local: Auditório Macunaíma - Sala 405 - Bloco B

Conferência de encerramento: Ferramentas da interação: Categorias de textos (tipos, subtipos, gêneros e espécies).

16h00 - Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian, Prof. Dr. Ivo da Costa do Rosário, Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias Português em uso: contraste linguístico (presencial) Mesa-redonda
Local: Auditório Macunaíma - Sala 405 - Bloco B

Mesa redonda 1 - Português em uso: contraste linguístico

Coordenação: Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias (UFF)

Descrição sumária da mesa:

Distinção entre “contraste” como categoria conceptual e como categoria linguística, examinando a configuração do significado na gramática do português brasileiro; relações contrastivas na combinação de orações correlativas, comparativas-apositivas e coordenadas com conectores não prototípicos.

Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian (UFMG) - O contraste na linguagem: dos conceitos ao significado.

Prof. Dr. Ivo do Rosário (UFF) - Emergência de relações contrastivas na combinação de orações correlativas e comparativas-apositivas numa visão funcional centrada no uso.

Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias (UFF) - As relações semânticas contrastivas na combinação de orações coordenadas com conectores não prototípicos.

16h00 - Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez, Profa. Dra. Tania Mara Gastão Saliés Português língua de herança: contextos de uso (presencial) Mesa-redonda
Local: Auditório Ismael Coutinho - Sala 218 - Bloco C.

Mesa-redonda 2 - Português língua de herança: contextos de uso

Coordenação: Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes.

Descrição sumária da mesa:

Mapeamento dos estudos sobre Línguas de Herança durante o isolamento social da Pandemia Covid-19. A prática do bilinguismo e do português Língua de Herança na diáspora brasileira. Interseções entre língua, sociedade cognição em contextos de letramento das Línguas de Herança.

Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez (UnB) - A prática do bilinguismo e do português língua de herança na diáspora brasileira: uma via de mão-dupla

Profa. Dra. Tânia Saliés (UERJ) - A manutenção do PLH na diáspora: interseções entre língua, sociedade e cognição em contextos de letramento.

Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP) - Mapeamento dos interesses sobre LH durante o isolamento social da pandemia Covid-19.

16h00 - Profa. Dra. Ana Paula Rocha, Profa. Dra. Gessilene Silveira Kantharck, Profa. Dra. Valéria Viana Souza Português em uso e ensino (presencial) Mesa-redonda
Local: Sala Cláudia Roncarati - 501 - Bloco C

Mesa-redonda 3 - Português em uso e ensino.

Coordenação: Profa. Dra. Valéria Viana (UESB)

Descrição sumária da mesa:

Análise e reflexão de construções (verbos, conectivos, locativos, orações gerundivas) da Língua Portuguesa à luz da prescrição gramatical e das descrições linguísticas. Diálogo entre a perspectiva teórica centrada no uso e práticas que envolvem a sala de aula.

Profa. Dra. Ana Paula Rocha (IEAR-UFF) - Orações gerundivas nas provas do ENEM: como a redação do enunciado facilita a compreensão dos itens?

Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) - Verbos e locativos em sala de aula: por um trabalho centrado no uso.

Profa. Dra. Valéria Viana (UESB) - Agora, vamos dar uma olhada: análise de construções linguísticas no espaço escolar.

16h00 - Prof. Dr. José Carlos Azeredo, Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho, Profa. Dra. Jussara Abraçado Vozes verbais do português em uso (presencial) Mesa-redonda
Local: Auditório Macunaíma - Sala 405 - Bloco B

Mesa redonda 4 - Vozes verbais do português em uso

Coordenação: Profa. Dra. Jussara Abraçado (UFF)

Descrição sumária da mesa: Vozes verbais do português em uso em diferentes perspectivas teóricas.

As vozes verbais do português segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, a Gramática Discursivo-Funcional e a Gramática Cognitiva.

Prof. Dr. José Carlos Azeredo (UERJ) - Voz do verbo: o que dizem gramáticas atuais escritas por linguistas.

Prof. Dr. Roberto Camacho (UNESP) - Vozes verbais no português: distinções entre média e reflexiva.

Profa. Dra. Jussara Abraçado (UFF) - Vozes verbais do português brasileiro: a voz média em questão.

16h00 - Prof. Dr. Marcelo Módolo, Profa. Dra. Amanda Heideich Marchon, Profa. Dra. Violeta Virgínia Rodrigues Português em uso: articulação de orações (presencial) Mesa-redonda
Local: Auditório Ismael Coutinho - Sala 218 - Bloco C.

Mesa-redonda 5 - Português em uso: articulação de orações

Coordenação: Profa. Dra. Amanda Heiderich Marchon (UFES)

Descrição sumária da mesa:

Análise da articulação de orações no português em uso: hipotaxe circunstancial, padrões de insubordinação no PB, construção de pares conjuncionais correlativos

Profa. Dra, Amanda Heiderich Marchon (UFES) - Hipotaxe circunstancial como estratégia de argumentação no PB.

Prof. Dr. Marcelo Módolo (USP) - Categorias de ‘foco’, ‘inclusão’, ‘quantidade’, ‘intensidade’ e a construção dos pares conjuncionais correlativos.

Profa. Dra. Violeta Virgínia Rodrigues (UFRJ) - Padrões de insubordinação no PB.

08h00 - Prof. Dr. Augusto Soares da Silva Abordagem cognitiva do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
1. Linguística Cognitiva, compromisso sociocognitivo e metodologia empírica multivariada: desafios e aplicações ao português como língua pluricêntrica.
2. Análise cognitiva de variações gramaticais e lexicais entre português europeu e português brasileiro e algumas referências a variedades africanas do português: para abordagem sociocognitiva da variação e da mudança construcional em português.
3. Cognição, cultura e metáfora/metonímia no português em uso: análise de emoções e de discursos dos media.

08h00 - Profa. Dra. Maria João Marçalo O estatuto do português como língua pluricêntrica (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
. Línguas pluricêntricas no mundo.
. A língua portuguesa são várias? Os centros das normas.
. Polifonia do Português e estatuto internacional da língua.
. Novas dinâmicas da língua portuguesa em uma perspectiva funcionalista.

08h00 - Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves, Prof. Dr. Vitor Moura Vivas Morfologia do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Fronteiras internas e externas da morfologia: continuum flexão-derivação e derivação-composição. Atuais tendências em formação de palavras. Usos morfológicos do português do Brasil.

08h00 - Prof. Dr. Marco Antonio Martins Uso, variação e mudanças linguísticas (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:


I. Mudança linguística, gramática e temporalidades: um breve passeio por teorias da mudança linguística do século 19 e pós corte saussureano no século 20;

II. Mudança sintática na Teoria Gerativa: visão clássica e desdobramentos recentes;

III. Modelos estatísticos para o estudo da mudança sintática: “O projeto herético” da sociolinguística paramétrica e o modelo de Competição de
Gramáticas;

IV. A emergência do Português Brasileiro: fenômenos sintáticos

08h00 - Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert, Profa. Dra. Solange Vereza Minicurso 6 - Metáforas no português em uso Minicurso
Local: A definir

Ementa:


08/11 1 Metáfora na Linguística Cognitiva
1.1 Visão tradicional da metáfora
1.2 Metáfora conceptual
1.3 Metáfora e corporeidade


09/11 2. Metáfora na linguagem em uso
2.1 Procedimentos de identificação de metáforas
2.2 Metáfora situada
2.3 Nicho metafórico
2.4 Metaforicidade


10/11 3. Análise da metáfora em uso: discussão e atividades

Referências:
DIENSTBACH, D. Metaforicidade: um aspecto do gênero. Fórum Linguístico, v. 14, n.
1, p. 1767-1778, 2017.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago
Press, 1980.
VEREZA, S. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva.
Linguagem em (Dis)curso, v. 7, n. 3, p. 487-506, 2007.

08h00 - Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi, Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente Minicurso 7 - Linguagem e cognição Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Destinado aos interessados que desejam se iniciar na temática de estudos cognitivos e linguagem, o curso abordará de forma prática e teórica questões sobre cognição humana, aprendizagem cultural dos seres humanos, mecanismos cognitivos de mudança linguística e a complexidade sintática. Também será abordada a consciência humana e os impactos da emoção na linguagem, com base em estudos recentes.

08h00 - Prof. Dr. Augusto Soares da Silva Abordagem cognitiva do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
1. Linguística Cognitiva, compromisso sociocognitivo e metodologia empírica multivariada: desafios e aplicações ao português como língua pluricêntrica.
2. Análise cognitiva de variações gramaticais e lexicais entre português europeu e português brasileiro e algumas referências a variedades africanas do português: para abordagem sociocognitiva da variação e da mudança construcional em português.
3. Cognição, cultura e metáfora/metonímia no português em uso: análise de emoções e de discursos dos media.

08h00 - Profa. Dra. Maria João Marçalo O estatuto do português como língua pluricêntrica (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
. Línguas pluricêntricas no mundo.
. A língua portuguesa são várias? Os centros das normas.
. Polifonia do Português e estatuto internacional da língua.
. Novas dinâmicas da língua portuguesa em uma perspectiva funcionalista.

08h00 - Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves, Prof. Dr. Vitor Moura Vivas Morfologia do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Fronteiras internas e externas da morfologia: continuum flexão-derivação e derivação-composição. Atuais tendências em formação de palavras. Usos morfológicos do português do Brasil.

08h00 - Prof. Dr. Marco Antonio Martins Uso, variação e mudanças linguísticas (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:


I. Mudança linguística, gramática e temporalidades: um breve passeio por teorias da mudança linguística do século 19 e pós corte saussureano no século 20;

II. Mudança sintática na Teoria Gerativa: visão clássica e desdobramentos recentes;

III. Modelos estatísticos para o estudo da mudança sintática: “O projeto herético” da sociolinguística paramétrica e o modelo de Competição de
Gramáticas;

IV. A emergência do Português Brasileiro: fenômenos sintáticos

08h00 - Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert, Profa. Dra. Solange Vereza Minicurso 6 - Metáforas no português em uso Minicurso
Local: A definir

Ementa:


08/11 1 Metáfora na Linguística Cognitiva
1.1 Visão tradicional da metáfora
1.2 Metáfora conceptual
1.3 Metáfora e corporeidade


09/11 2. Metáfora na linguagem em uso
2.1 Procedimentos de identificação de metáforas
2.2 Metáfora situada
2.3 Nicho metafórico
2.4 Metaforicidade


10/11 3. Análise da metáfora em uso: discussão e atividades

Referências:
DIENSTBACH, D. Metaforicidade: um aspecto do gênero. Fórum Linguístico, v. 14, n.
1, p. 1767-1778, 2017.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago
Press, 1980.
VEREZA, S. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva.
Linguagem em (Dis)curso, v. 7, n. 3, p. 487-506, 2007.

08h00 - Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi, Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente Minicurso 7 - Linguagem e cognição Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Destinado aos interessados que desejam se iniciar na temática de estudos cognitivos e linguagem, o curso abordará de forma prática e teórica questões sobre cognição humana, aprendizagem cultural dos seres humanos, mecanismos cognitivos de mudança linguística e a complexidade sintática. Também será abordada a consciência humana e os impactos da emoção na linguagem, com base em estudos recentes.

08h00 - Prof. Dr. Augusto Soares da Silva Abordagem cognitiva do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
1. Linguística Cognitiva, compromisso sociocognitivo e metodologia empírica multivariada: desafios e aplicações ao português como língua pluricêntrica.
2. Análise cognitiva de variações gramaticais e lexicais entre português europeu e português brasileiro e algumas referências a variedades africanas do português: para abordagem sociocognitiva da variação e da mudança construcional em português.
3. Cognição, cultura e metáfora/metonímia no português em uso: análise de emoções e de discursos dos media.

08h00 - Profa. Dra. Maria João Marçalo O estatuto do português como língua pluricêntrica (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:
. Línguas pluricêntricas no mundo.
. A língua portuguesa são várias? Os centros das normas.
. Polifonia do Português e estatuto internacional da língua.
. Novas dinâmicas da língua portuguesa em uma perspectiva funcionalista.

08h00 - Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves, Prof. Dr. Vitor Moura Vivas Morfologia do português em uso (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Fronteiras internas e externas da morfologia: continuum flexão-derivação e derivação-composição. Atuais tendências em formação de palavras. Usos morfológicos do português do Brasil.

08h00 - Prof. Dr. Marco Antonio Martins Uso, variação e mudanças linguísticas (on-line) Minicurso
Local: A definir

Ementa:


I. Mudança linguística, gramática e temporalidades: um breve passeio por teorias da mudança linguística do século 19 e pós corte saussureano no século 20;

II. Mudança sintática na Teoria Gerativa: visão clássica e desdobramentos recentes;

III. Modelos estatísticos para o estudo da mudança sintática: “O projeto herético” da sociolinguística paramétrica e o modelo de Competição de
Gramáticas;

IV. A emergência do Português Brasileiro: fenômenos sintáticos

08h00 - Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert, Profa. Dra. Solange Vereza Minicurso 6 - Metáforas no português em uso Minicurso
Local: A definir

Ementa:


08/11 1 Metáfora na Linguística Cognitiva
1.1 Visão tradicional da metáfora
1.2 Metáfora conceptual
1.3 Metáfora e corporeidade


09/11 2. Metáfora na linguagem em uso
2.1 Procedimentos de identificação de metáforas
2.2 Metáfora situada
2.3 Nicho metafórico
2.4 Metaforicidade


10/11 3. Análise da metáfora em uso: discussão e atividades

Referências:
DIENSTBACH, D. Metaforicidade: um aspecto do gênero. Fórum Linguístico, v. 14, n.
1, p. 1767-1778, 2017.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago
Press, 1980.
VEREZA, S. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva.
Linguagem em (Dis)curso, v. 7, n. 3, p. 487-506, 2007.

08h00 - Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi, Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente Minicurso 7 - Linguagem e cognição Minicurso
Local: A definir

Ementa:

Destinado aos interessados que desejam se iniciar na temática de estudos cognitivos e linguagem, o curso abordará de forma prática e teórica questões sobre cognição humana, aprendizagem cultural dos seres humanos, mecanismos cognitivos de mudança linguística e a complexidade sintática. Também será abordada a consciência humana e os impactos da emoção na linguagem, com base em estudos recentes.

Local

NITERÓI - 24210-200, Rua Professor Marcus Waldemar de Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro,
Ver no mapa

Organizador

POSLING UFF; USP; UFES E UESB