IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO

IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE O PORTUGUÊS EM USO

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Professores convidados

CONFERENCISTAS

Prof. Dr. José Carlos Azeredo

José Carlos de Azeredo se doutorou em Letras (1988) na UFRJ, onde exerceu atividades docentes de 1970 até a aposentadoria, em  1996. É atualmente professor associado de Língua Portuguesa da UERJ. No biênio 1999-2000, coordenou o Mestrado em Língua Portuguesa e organizou os volumes Língua Portuguesa em Debate: conhecimento e ensino (Vozes) e Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de língua portuguesa (Vozes). Pesquisador bolsista do CNPq, seu projeto sobre o léxico de Vidas secas foi parcialmente desenvolvido durante estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pela PUC-SP, concluído em 2010. Publicou por Jorge Zahar Editor os volumes Iniciação à sintaxe do português (1990) e Fundamentos de gramática do português (2000). É coordenador do livro Escrevendo pela nova ortografia e autor da Gramática Houaiss da Língua Portuguesa e do Dicionário Houaiss de conjugação de verbos, lançados numa parceria entre a Publifolha, de São Paulo, e a Paracatu, editora do Instituto -Antônio Houaiss.

 

 

 

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia

Luiz Carlos Travaglia é Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) Com Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 40 artigos em periódicos especializados, 16 trabalhos completos em anais de eventos e 46 resumos em cadernos de eventos, 38 capítulos de livros, 07 livros técnicos e 08 livros didáticos. Organizou 04 obras e 01 número de periódico. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 95 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado, 03 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica na área de linguística. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de linguística, com ênfase em linguística Textual e em linguística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização. SITE PESSOAL: www.ileel.ufu.br/travaglia.

 

PALESTRANTES EM MESA REDONDA

Profa. Dra. Amanda Heideich Marchon

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2007), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense (2020-2021). É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. É membro do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação (GTLTAC) da Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e lider do Grupo de Estudos da Língua em Uso - Grupo ELUs (UFES).Atua como pesquisadora do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso - CIAD-Rio (UFRJ), do Núcleo de Estudos do Português em Uso - PorUs (UFF) e Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexões de Orações - CCO (UFF). Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: articulação de orações; argumentação; multimodalidade; discurso midiático.

 

Profa. Dra. Ana Paula Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutora em Letras (2006) pela PUC-Rio. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas (2012) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Língua Portuguesa no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. Enquanto docente da Universidade Federal de Ouro Preto, idealizou o Encontro DiverMINAS (Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais). Interessa-se atualmente pelos seguintes temas: (i) conectivos de contrajunção e (ii) toponímia e educação patrimonial.

 

 

 

Prof. Dr. André V. Lopes Coneglian

Professor da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Semântica e Pragmática (NuPeSP). É licenciado em Letras (português e inglês) pela Universidade Estadual de Maringá com período de mobilidade acadêmica na Universidade da Califórnia, Berkeley. Possui mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Berkeley; doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os interesses de pesquisa são: o tratamento cognitivo-funcional da interface sintaxe-semântica-pragmática na descrição gramatical; descrição dos usos do português; dependências universais; ensino de gramática; a construção histórica do saber em gramáticas da tradição do português. Atualmente é coordenador do Comitê de Linguística na Graduação, da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

 

 

 

 

Profa. Dra. Gessilene Silveira Kantharck

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (2021). É professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Tem experiência na área de sintaxe e desenvolve pesquisas voltadas, particularmente, para padrões de usos (variáveis/mudança) da língua portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Ivo Da Costa Do Rosário

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu pós-doutorado em Estudos de Linguagem (UFRN). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2021). É membro da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos. 

 

Profa. Dra. Jussara Abraçado

Professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. É editora associada da revista Gragoatá, desde 2018. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva: na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra. Margarida Salomão. É membro do Grupo de Investigação ?Linguagem, cognição e sociedade?, cadastrado na Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e atua na coordenação dos Grupos de Pesquisas Galego e Português - que reúne pesquisadores brasileiros (da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e espanhóis (da Universidade de Santiago de Compostela) _ e de Estudos Linguísticos sobre o português em Uso (PorUs), integrado por pesquisadores da UFF, USP, UFES e UESB . É coordenadora do Projeto Gramática do Português da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo da língua portuguesa. Desenvolve pesquisas na linha teórica da Linguística Cognitiva, com ênfase na interface entre Linguística Cognitiva e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e modalidade, vozes verbais e ordem de palavras. 

 

Prof. Dr. Marcelo Módolo

Possui graduação em Letras (português e francês) pela Universidade de São Paulo (bacharelado e licenciatura: 1994); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pós-doutorado (2006) em linguística histórica e semântica cognitiva pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo GEL/SP (2021-2023), editor da Revista do GEL (2020), também foi editor da Revista Estudos Linguísticos do GEL e coautor (com o Professor Henrique Santos Braga) da coluna Academia, publicada mensalmente na revista Língua Portuguesa (Ed. Segmento), em que contribuiu para a divulgação científica de trabalhos do campo das Letras. Tem experiência na área de linguística e filologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe do português de uma perspectiva cognitivo-funcionalista, filologia (crítica textual) de manuscritos modernos e divulgação científica.

 

Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes

Pesquisadora da sociocultura chinesa, a situação da língua portuguesa e as línguas de herança. Pesquisadora PQ Processo: 302772/2018-9 com o projeto de estudos sobre o léxico do português de Macau. Professora Titular e Pesquisadora da FFLCH da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Projeto Universal CNPq 2022/2025 [Processo: 423337/2021-1]: Recursos inferenciais na metáfora situada e audiodescrição ? estudo contrastivo, em parceria com o IPUSP, IFUSP, FMUSP, LARAMARA, instiuto Braile). Pós-doutorado na Universidade de Macau (China, 2010-2011, com bolsa CAPES, sob tutoria de Alan Baxter), Estágio de Pesquisa em 2015-2016, com Bolsa FAPESP, na Universidade de Macau. Doutora pela Unicamp (orientação de Maria Luiza Braga) em Linguística Teórica (Linguística Histórica, com qualificações em Linguística Antropológica e Sociolinguística), Mestre pela USP (orientação de Angela Rodrigues) em Filologia e Língua Portuguesa, com bolsa CNPq [Processo: 135207/1996-7] de 03/1998 a 08/1998, Especialista em Gramática (Lato Sensu - S.Judas Tadeu), graduada pela FEC-ABC (Letras-Inglês) e São Judas Tadeu (Letras-Francês). Mestre em Neurociências (Universidad Europea Miguel de Cervantes - IAEU - Espanha) em 2016. Professora visitante na Universidad de la Republica (Uruguai) em 2010, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Sichuan (2015), na Universitè de Lille (França) em 2019 e na Universidade de Évora (2021). Estudiosa de temas de cognição e linguagem, dentre os quais a atenção e a percepção via construções e princípios sintáticos. Também tem se dedicado à investigação da relação entre evolução da complexidade gramatical e fatores cognitivos. Colaborou com Fraulein de Paula (IP-USP) em projeto Universal sobre fluência verbal e com Ana Luisa Naves ( Santa Casa de São Paulo). Desenvolve projetos sobre português como Língua de herança e interculturalidade. Orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado, doutorado e posdoutorado. Pesquisadora CNPq nível 2 [Processo: 313640/2014-9]. Líder do grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" com produção destacada no estudo das relações entre usos linguísticos e processos cognitivos. É membro do Grupo de Pesquisa multinacional "LP no Mundo". Associada da Linguistic Society of America, da Associação Brasileira de Linguística, da AOTP e da Associação Internacional de Linguística Portuguesa, da qual é segunda secretária desde 2010 (de 2010-2014 com gestão na RAEM-China) e em segundo mandato como primeira secretária desde 2015 (de 2015-2019 com gestão em Portugal).Foi, até 2017, pesquisadora principal do Projeto Temático FAPESP "História do Português Paulista" no subprojeto História do português paulistano (2006-2015), com produção relevante na área. Ciência ID 8F18-6F10-B3B6. Atua como pesquisadora no grupo de estudos interdisciiplinares sobre a atuação da região occipital em cegos congênitos, em parceria com o Instituto Luiz Braille e com o IF-SP. Orienta trabalhos interdisciplinares sobre a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS), Mindset de idosos, Engajamento e Inferência intercultural.

 

Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez

É Professora Titular da Universidade de Brasília. Formada em Língua e Literatura russas e mestre em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico de Moscou. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha., Pós-doutorado pela Universidade de Macau e pela Universitá "G. d'Annue Unzio Chieti, Pescara, Itália. Formou-se também como professora de Língua Portuguesa na Universidade de Havana, Cuba em 1992, instituição onde trabalhou como formadora de professores de língua russa durante 22 anos (1978 -2000) e 10 anos (1990 - 2000) como formadora de professores de Português como língua estrangeira. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, instituição em que já ocupou os cargos de Vice - chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Em 2006 foi eleita Diretora do Instituto de Letras para o período de 2006-2010 e reeleita em 2010 para o período de 2010-2014. Foi membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) entre 2001 e 2004. Membro do Conselho Consultivo da SIPLE (2010-2013 e 2014-2017). Em 2005 foi eleita Presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e reeleita em 2007. Foi membro do Conselho Consultivo da ALAB no período de 2009 a 2011.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Linguística Aplicada, e na área de estudos fraseológicos. Tem publicado vários artigos, capítulos de livros e livros nas áreas em que atua. Em 2008 e em 2012 foi candidata a reitora nas eleições para reitor da Universidade de Brasília. Forma parte de Conselho Editorial e Consultivo de várias revistas e livros (Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Revista Brasileira de Linguística, Acta Semiótica et Linguística, Pontes Editores, dentre outras) e consultora ad hoc da CAPES, da FAPERO e da FAP-DF. É vicecoordenadora do Projeto "Português como Língua de Herança" (POLH), em parceria com a UFBA e o DPLP do Ministério das Relações Exteriores. Foi membro do Conselho Consultivo do Portal do Professor de PLE do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Em novembro de 2011, durante o II Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia realizado em Brasília, foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. Na UnB atua na área de formação de professores, ministra aulas de russo em cursos de extensão na UnB e no MRE e já participou em vários projetos internacionais de formação de professores de PLE, como o PROFIC (Programa de Formação Continuada de Professores de Português Língua Estrangeira) e o POLH (Programa de Formação de Professores de Português - Língua de Herança) em vários países (México, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Suíça, Cuba, Colômbia, Espanha, Equador, dentre outros). É colaboradora externa do Grupo de pesquisa FRASEONET da Universidade de Santiago de Compostela, a convite da coordenadora do projeto Profa. Dra. Maria Isabel Gonzalez del Rey. Em 2020 organizou um livro sobre o Português Língua de Herança em coautoria com a Profa Dra, Ana Souza, publicou, dois capítulos de livro na área de POLH, um deles publicado em Portugal e o segundo publicado no Brasil, e em 2021 seráo publicados dois no Brasil, um na Espanha e outro na Itália. Atualmente é bolsista de Produtividade de CNPq.

 

Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Thompson. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal, sob supervisão do Professor Doutor Augusto Soares, Semântica Cognitiva. É, atualmente, Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino de Graduação e na Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente em: Variação e Mudança; Gramaticalização; Funcionalismo; Semântica Cognitiva e interface Gramática versus Interação. Possui inúmeros trabalhos publicados em sua área de interesse.

 

Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho

Tem graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), pós-doutorado em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã (2005), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011). Aposentou-se em junho de 2018 como Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atuou, na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita e em Variação e Mudança Linguística. Continua a atuar como docente, orientador e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos no regime de serviço voluntário, Publicou os livros "Classes de Palavras na Perspectiva Discursivo-Funcional". "O papel da nominalização no continuum categorial" em 2011 pela Editora da UNESP, "Da linguística formal à linguística social" em 2013 pela Editora Parábola e "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em coautoria com Gabriela Maria de Oliveira pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP, em 2013. Foi coordenador da área de linguística da FAPESP de 2006 a 2013, Coordenador do Projeto de Pesquisa "Gramática do Português" da ALFAL de 2005 a 2015 e e Editor Responsável da Alfa-Revista de LInguística, de 2012 a 2016. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística e Dialetologia. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B. 

 

Profa. Dra. Tania Mara Gastão Saliés

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Letras - Oklahoma State University (1994) e doutorado em Letras - Oklahoma State University (1997). Atualmente é professora titular do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua na graduação e pós-graduação na área de Estudos da Linguagem, com ênfase em Linguística Aplicada e Linguística Cognitiva. Seus interesses de pesquisa incluem a análise do discurso em múltiplos contextos de uso, inclusive os digitais; o ensino-aprendizagem de línguas adicionais e do Português como Língua de Herança (PLH) sob a ótica sociocognitiva. Entre outros títulos, é autora do livro Linguística da Internet (2013) e Linguística Cognitiva Aplicada (2020). Lidera o grupo de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais na Comunicação Mediada por Mídias Digitais e participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho da PUC-Rio.

 

 

 

Profa. Dra. Valéria Viana Souza

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui especialização em Língua Portuguesa pelo PREPES/PUC - MG (2001) e doutorado em Letras, área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). É professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB desde 1996. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Sociofuncionalismo e Gramaticalização. Coordena o projeto de pesquisa "Estudos de Fenômenos Linguísticos na Perspectiva Funcionalista a partir da descrição e análise de corpus da comunidade de fala de Vitória da Conquista" e é líder do Grupo de Estudos em Linguística Histórica e em Sociofuncionalismo - CNPq.

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Violeta Virgínia Rodrigues

Possui graduação em Português-Literaturas (1990), Especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1991), Mestrado em Letras Vernáculas (1994) e Doutorado em Letras Vernáculas (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio Pós-Doutoral (de 01 de agosto 2012 a 10 de abril de 2013 e de 07 de março a 07 de dezembro de 2019) sob supervisão da Professora Doutora Maria Beatriz Nascimento Decat (FALE / POS-LIN / UFMG). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando o quadro de docentes permanentes do Departamento de Letras Vernáculas - Setor de Língua Portuguesa -, atuando nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Sintaxe (Processos sintáticos: Subordinação, Coordenação, Correlação, Justaposição); Funcionalismo (Gramaticalização de conectores; Desgarramento e insubordinação de cláusulas), Ensino de Língua Portuguesa e Redação (correção e avaliação).

 

MINISTRANTES DE MINICURSOS

Prof. Dr. Augusto Soares Da Silva

Augusto Soares da Silva é Professor Catedrático de Linguística da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. A sua investigação centra-se na semântica lexical, gramática e conceptualização e variação e mudança linguística na perspetiva da Linguística Cognitiva e adotando uma metodologia empírica centrada no uso. Desenvolve também estudos sobre metáfora, ideologia e discursos dos media. Publicou mais de uma centena de artigos e vários livros sobre semântica cognitiva, gramática de construções, pluricentrismo linguístico, mudança semântica e relações entre linguagem, cognição e sociedade. É autor do livro O Mundo dos Sentidos em Português: Polissemia, Semântica e Cognição (Almedina, 2006), com o qual recebeu o Grande Prémio Internacional de Linguística, da Sociedade da Língua Portuguesa. Mais recentemente, organizou o livro Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions (Berlin/Boston, Mouton de Gruyter, 2014). Coordena presentemente dois projetos de investigação de comparação entre o Português Europeu e o Português Brasileiro: Convergência e Divergência (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Conceptualização das Emoções (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian). É membro da comissão científica de várias revistas nacionais e estrangeiras, da Sociedade Europeia de Linguística e da Associação Internacional de Linguística Cognitiva. É diretor do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e coordenador da Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Doutoramento em Linguística.

 

Prof. Dr. Carlos Alexandre Gonçalves

É professor da Faculdade de Letras da UFRJ desde 1994, instituição em que se doutorou em 1997 e na qual atua, desde 1998, no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Tem pós-doutoramento, subvencionado pelo CNPq, em interface morfologia-fonologia (UNICAMP, 2001) e em interface morfologia-semântica (UERJ, 2017). É pesquisador da área de Linguística, com ênfase em morfologia e fonologia do português, atuando, principalmente, nos seguintes temas: fronteiras internas da morfologia, morfologia não concatenativa, interface morfologia-fonologia e processos de formação de palavras. É autor dos livros Morfologia, da Coleção Linguìstica para o Ensino Superior (Ed. Parábola), Atuais tendências em formação de palavras, Introdução à morfologia construcional e Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e Derivação em português (publicados pela Editora Contexto), Fonologia diacrônica do português (Editora Pontes) e Introdução à Morfologia Não Linear (Editora Publit). Organizou os livros Processos marginais de formação de palavras" e Novos horizontes da pesquisa em morfologia (ambos pela Editora Pontes) e Otimalidade em foco: morfologia e fonologia do português (Editora Publit), entre outras obras organizadas, incluindo números temáticos de periódicos e anais de eventos científicos. Tem diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados tanto no Brasil quanto no exterior. É líder do NEMP (Núcleo de Estudos Morfológicos do Português), desde 2003, e PROFESSOR TITULAR da UFRJ, desde 2016, instituição na qual desenvolve três projetos de pesquisa. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 (nível 1 desde 2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017), vem orientando dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de iniciação científica sobre questões referentes à morfologia e à fonologia do português. 

 

Prof. Dr. Dalby Dienstbach Hubert

Doutor em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e bacharel em Letras, com habilitação em tradução (português e inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador na Diretória de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudo da Metáfora (GESTUM), e Comunicação, Sociedade e Mídia Digital (FGV). Participação e contribuição com grupos de pesquisa e de extensão envolvendo linguística cognitiva; psicolinguística; metáfora no discurso; análise de discurso; análise de gêneros; e estudos da tradução. Atuação acadêmica e profissional nas áreas de revisão, formatação e normalização de textos; de produção e tradução de conteúdo; de análise de redes sociais; de ensino de inglês como língua adicional.

 


 

Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi

Doutora (2013) e Mestre (2008) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2013). Bacharel e Licenciada em Letras - Português pela FFLCH/USP (1994). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenadora do subprojeto PIBID Letras - campus São Paulo (editais 61/2013, 7/2018 e 2/2020). Atua como membro do grupos de pesquisa: "Linguagem e cognição" (USP-CNPq) e líder do "Grupo de Estudos da Linguagem do IFSP" (IFSP-CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramaticalização, Mudança Linguística, Livro didático de LP, Leitura e produção textual, Ensino de Língua Portuguesa.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. José Magalhães

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Estudos Linguísticos, sob orientação do Prof. José Olímpio de Magalhães (UFU/UFMG); Doutor em Letras, sob orientação da Profa. Leda Bisol (PUCRS), doutorado Sanduíche sob orientação do Prof. Ben Hermans (Tilburg University - Holanda). Atua nos Cursos de Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - orientando no Mestrado e no Doutorado. Coordenador Adjunto da Área de Linguística e Literatura da CAPES, 2018-2022. Delegado da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), desde 2017. Membro do Conselho Deliberativo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), 2017-2021. Coordenador do Projeto 19 da ALFAL (Fonologia: teoria e análise), desde 2017. Coordenador nacional da Área de Fonologia, Variação e Ensino do Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Experiência na área de Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonologia; Variação Fonológica; Morfofonologia, Fonologia e Ensino; Aquisição Escrita e Oral.

 

Prof. Dr. Marco Antonio MartinsProf. Dr. Marco Antonio Martins

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), sou professor Associado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista Produtividade PQ-2 do CNPq. Meus interesses de pesquisa estão centrados no campo disciplinar da sintaxe diacrônica, da linguística histórica e da sociolinguística. Com base em modelos estatísticos para o estudo empírico da mudança linguística e os pressupostos teóricos da gramática gerativa, tenho investigado fenômenos morfossintáticos que refletem mudanças paramétricas na gramática do português brasileiro em textos escritos no Brasil dos séculos XVIII ao XX. Mais especificamente, tenho trabalhado em projetos que se voltam ao estudo da sintaxe dos pronomes pessoais, e, mais detidamente, de colocação e posição dos pronomes pessoais clíticos e de ordem e posição do sujeito gramatical. Em meu projeto de pesquisa atual (Instituto Humboldt/CAPES-processo número 88881.145464/2017-01 e CNPq-processo 310094/2017-8) investigo a correlação entre as mudanças na sintaxe dos pronomes clíticos e na posição estrutural do sujeito na escrita brasileira oitocentista, buscando argumentos para a hipótese de que nesse período há a competição entre as diferentes gramáticas do Português.

 

Profa. Dra. Maria João Marçalo

Professora Auxiliar com Agregação e Diretora do Programa de Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora. O interesse pela Linguística Teórica e pelo Português Língua Estrangeira têm definido uma grande parte dos seus caminhos de investigação. É investigadora do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Universidade de Évora, integrando o projeto de investigação “Para a história da gramática e do ensino do Português como Língua Estrangeira (séculos XVII-XX)”. Fundadora, com Maria Célia Lima-Hernandes do Simelp (Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa).

 


 

Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente

É doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa Mudança Gramatical do Português ? Gramaticalização com estudo de itens e construções em evolução gramatical. Também atua no grupo de pesquisa Projeto: História do Português Paulista/ PHPP: Projeto Caipira. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem Cognição e Sociedade - LINCS na FFLCH-USP. Coordena o grupo de pesquisa Letramento, Alfabetização, Tecnologia Digital e Cognição ? LATEC no Diretório de pesquisas no CNPq. Atua investigando questões sobre letramento(s), letramento digital, alfabetização, tecnologia digital a favor da leitura e escrita. Tem grande interesse pela pesquisa-ação e também dedica-se aos estudos de cognição e linguagem, pesquisando temas sobre memória e Alzheimer, a partir do projeto de extensão realizado com idosos na UFRPE.Atua no Programa de pós-graduação PROGEL na Linha 1 - Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. Foi presidente evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (2019).

 

Profa. Dra. Solange Vereza

Possui Licenciatura em Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando e publicando, principalmente, nos seguintes campos: metáfora, argumentação e leitura. É professora Titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o GT Linguística e Cognição da ANPOLL.

 


 

Prof. Dr. Vitor Moura Vivas

É graduado em Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES e FAPERJ NOTA 10 no Mestrado e fez o Doutorado na UFRJ com bolsa da CAPES. Trabalhou como Professor Substituto de Língua Portuguesa na UFRJ e na UERJ. Em 2019/2, foi Professor da disciplina Estudos Morfológicos do Português no Mestrado/Doutorado da UFRJ com Carlos Alexandre Victorio Gonçalves.Desde junho de 2011, é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro, atuando na coordenação da equipe de Língua Portuguesa de junho de 2019 até agosto de 2020.É líder do grupo MORFOLOGIA E USO: POR NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS, financiado pelo IFRJ/CNPQ com bolsa PROCIÊNCIA. Quanto à produção bibliográfica, é organizador e autor de periódicos e livros, além de ter diversos capítulos e artigos científicos publicados. Participa também como integrante do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS MORFOLÓGICOS DO PORTUGUÊS (NEMP). Seus projetos de pesquisa são realizados em parceria/cooperação técnica com a UFRJ em conjunto com o Professor Dr. Carlos Alexandre Victorio Gonçalves e estudantes da Faculdade de Letras desta instituição. Outros Professores da UFRJ e do IFRJ atuam no grupo.


 

COORDENADORES DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Profa. Dra. Carmelita Minelio da Silva Amorim

Possui Graduação em Letras-Português (2000) e Especialização em Estudos Linguísticos (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Linguística pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atua como professora efetiva na Universidade Federal do Espírito Santo, principalmente, nos seguintes temas: Linguística Centrada no Uso, Aquisição da Linguagem, Gêneros Textuais, Sintaxe e Morfossintaxe.

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Danielle Kely Gomes

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na Graduação, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV). É Doutora e Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012 e 2006, respectivamente), Bacharel e Licenciada em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2004). Foi professora da Educação Básica entre 2005 e 2013, atuando nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação do RJ. Entre 2013 e 2014, foi professora Adjunta I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se a pesquisas em teorias fonológicas, nas interfaces aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita, contato linguístico e análises contrastivas entre variedades do Português.

 

Profa. Dra. Déborah Magalhães de Barros

Graduada em Letras Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1999). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2011). Doutora em Linguística também pela Universidade Federal de Goiás (2016). Realizou estágio pós-doutoral na UFG (julho/2017-agosto/2018), onde foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Atualmente é professora titular de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, onde é diretora de Campus (2018-2021) e atua no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. É coordenadora adjunta, no diretório do CNPq, do Grupo de estudos funcionalistas: análise, descrição e ensino e pesquisadora do grupo Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo e subprojeto: O português brasileiro em contexto italiano. É membro do Grupo Descrição do Português/ANPOLL. Foi vice-presidente do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de linguística e de gramática sob a perspectiva funcional-cognitivo da língua. Realiza pesquisas em linguística com ênfase em descrição de línguas naturais com enfoque para aspectos sintáticos do português brasileiro.

 

Profa. Dra. Eliete Silveira

Eliete Figueira Batista da Silveira possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas (1990), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas (1996, 2003) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (2013-2014) com financiamento da CAPES. É membro efetivo do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associada à ABRALIN. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como coordena o projeto de extensão universitária - CLAC - Redação. Organiza e participa de eventos nacionais e internacionais, divulgando sua pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, ênfase em Língua Portuguesa, envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua. 

 

 

 

 

Profa. Dra. Gesieny Laurett Neves Damasceno

Possui doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2012 - 2016), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2009 - 2011) e graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004 - 2008). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Funcionalismo Linguístico, Linguística Sistêmico-Funcional, Morfossintaxe, Análise estatística multivariada (com ênfase em Rede Neural - Mapas Auto-Organizáveis). É professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes (PPGEL/UFES), no biênio 2018/2019, e foi coordenadora do mesmo Programa (PPGEL/UFES) no biênio 2020/2021.

 

 


 

Prof. Dr. Gian Luigi De Rosa

Gian Luigi De Rosa é professor associado de linguística Portuguesa e Brasileira na Università degli Studi Roma Tre. Presidente da V edição do SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (n 2015, http://www.simelp.it/). Foi Diretor da Cátedra I. Camões-Unisalento "Manoel de Oliveira" de setembro de 2015 a setembro de 2019. Desde 2020 é codiretor do Centro de Língua Portuguesa CLP-Camões UniRoma3 "Giulia Lanciani".

 

 

 


 

Prof. Dr. Janderson Lemos de Souza

Professor Associado do Departamento de Letras, membro permanente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Letras (Estudos da Linguagem) e bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro dos grupos de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC-UNIFESP/CNPq) e Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP-UFRJ/CNPq), do GT Linguística e Cognição da ANPOLL e da comissão Linguística e Cognição da ABRALIN. Áreas de interesse: Morfologia, Léxico, Semântica, Linguística Cognitiva.

 

 


 

Profa. Dra. Kátia de Abreu Chulata

É professora e pesquisadora de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio”, de Chieti-Pescara, Itália. Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é tradutora e possui doutorado em Estudos Linguísticos, Histórico-Literários e Interculturais, com ênfase nos estudos de tradução em âmbito lusófono. Foi vice-presidente do V Simpósio Mundial de Estudo de Língua Portuguesa (V SIMELP-Lecce, Itália). Lecionou em Universidades brasileiras e italianas e tem experiência como professora visitante em vários países. Suas pesquisas se situam na área da Linguística, com ênfase nos estudos sobre PLE, PLH e tradução.

 


 

Prof. Dr. Luiz Fernando Rocha

Doutor em Linguística (UFRJ, 2004), mestre em Linguística (UFJF, 2000), graduado em Letras (Português e Latim, UFJF, 1998) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, UFJF, 1991). Pós-doutor pela Universidade Católica Portuguesa (Braga - 2010/2011) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - 2017/2018). Colaborador do grupo de pesquisa Interfaces linguagem, cognição e cultura ? INCOGNITO (abril de 2014 - atual), da Faculdade de Letras da UFMG. Membro da comissão de Linguística e Cognição da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Professor titular e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE/UFJF) com experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Fictividade, Interação Fictiva, Discurso Reportado e Gramática.

 

 

 

 

Prof. Dr. Marcelo Alexandre Lopes de Melo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professor Adjunto, do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFRJ), membro integrante do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL/UFRJ), membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associado à ABRALIN. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados em exemplares.

 

 

Profa. Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), bacharela e licenciada em Português-Inglês pela UFRJ, atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. É pesquisadora do CNPq. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa: estabilização, variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (construções de referenciação e predicação); mudança decorrente de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; auxiliaridade; impersonalização discursiva; intensificação e atenuação; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena: o Projeto brasileiro PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações (https://projeto-predicar.wixsite.com/predicar); o Projeto franco-brasileiro VariaR - Variação em Línguas Românicas (https://variar.wixsite.com/variar); o Projeto brasileiro CAPES PrInt - Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Participa do grupo de estudos Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (2ª Tesoureira) no biênio 2021-2023. Integra, desde 2014, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguísticas). Coordena esse GT desde 2018. Coordena a Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN desde 2020. Preside o Fórum Internacional em Sociolinguística (https://forumfis2019.wixsite.com/fis2019), desde 2018. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É editora-chefe da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Áreas de interesse: Sociolinguística, Linguística Funcional-Cognitiva, Gramática de Construções, Ensino de Língua Portuguesa.

 

Prof. Dr. Marcos Wiedemer

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Preto), e cursou ainda o doutorado sanduíche na Erfurt Universität (Erfurt-Alemanha), na área de Linguística, sob a orientação do Prof. Dr. Christian Lehmann. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciado em Letras-Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atualmente é professor adjunto de linguística - 40 horas com dedicação exclusiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores. Foi Coordenador Geral do PPLIN - Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (Stricto Sensu) - gestão (2016-2018/2018-2020) e Chefe do Departamento de Letras (2015-2016) da Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) - São Gonçalo/RJ. Foi professor do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG) de 2011-2013. É membro (pesquisador) do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFF) e do Grupo de Pesquisas -Grupo de Estudos Sociofuncionalistas - (UFMS) e lidera o Grupo de Pesquisa "Interfaces Linguísticas" (UERJ). Juntamente com Marcia dos Santos Machado Vieira coordenou o GT-Sociolinguística da ANPOLL (2018-2021). Foi membro do Conselho (Estudos Linguísticos) da ANPOLL (2018-2020) e foi Coordenador da Comissão - Linguística e Cognição - da Abralin (2020-2021). Membro do Corpo de Embaixadores da Olimpíada Brasileira de Linguística. Coordenador do Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS/UERJ) e do Observatório Fluminense de Autismo (OBTEA/UERJ). Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2021-2013). Atua na área de docência (graduação e pós-graduação) e pesquisa em linguística, língua portuguesa e metodologias. Possui publicações em anais de eventos nacionais e internacionais, e em periódicos especializados. Áreas de interesse: Gramática de Construções; Modelos Baseados no Uso; Linguística Cognitivo-Funcional; Sociolinguística e Transtorno do Espectro Autista.

 

Profa. Dra. Maria Alice Tavares

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística (área de concentração: Sociolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com um período de estágio na Carnegie Mellon University (EUA), em 2001. Pesquisas com ênfase em variação discursivo-pragmática, sociolinguística comparativa, socioestilística, gêneros e sequências textuais produzidos em entrevistas sociolinguísticas.

 

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Maria Lúcia Leitão de Almeida

Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP/UFRJ/CNPq) junto com a Profª Drª Ana Paula Quadros Gomes. Membro do grupo de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC/UNIFESP/CNPq). Colaboradora do projeto Estudos da Gramática da linha de pesquisa Linguagem e Cognição do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em Semântica, sob a supervisão do Prof. Dr. Rodolfo Ilari (UNICAMP/CNPq). Assessora do projeto Caipira (USP). Áreas de interesse: Linguística Cognitiva, Semântica, Morfologia, Léxico.

 

 

 

 

Profa. Dra. Márluce Coan

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-Doutorado em Linguística Histórica pela Universidade de Santiago de Compostela (2019-2020). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa Línguas & Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica) e é pesquisadora do grupo SOCIOLIN-CE (Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista, Funcionalismo e Sociofuncionalismo.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Paulo Henrique Duque

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É líder do grupo de pesquisa "Ecocognição e Linguagem". Tem experiência na área de Linguística Cognitiva, com ênfase em Semântica de Frames.

 

 

 

 

Prof. Dr. Ricardo Yamashita Santos

Doutor em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Formado em Letras Português e Literaturas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Estudos da Linguagem, Língua Portuguesa, Literatura, Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Ciências Sociais. Professor Titular do Curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP); Professor da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e Professor Lato Sensu da UniFacex. Pesquisador e Líder do grupo de pesquisa Comunicação e Processos de Significação, vinculado à UnP. Pesquisador do grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem, vinculado à UFRN. Sua pesquisa focaliza a metáfora enquanto um elemento fundamental da cognição humana.

 

 

Profa. Dra. Sílvia Brandão

Professora Titular de Língua Portuguesa, Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ), atua desde 1978, na Área de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Em 2009, realizou estágio pós-doutoral, com bolsa CAPES, no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2008 e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. No Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, que coordenou no biênio 1991-1993, desde 1990 desenvolve e orienta pesquisas no âmbito da Sociolinguística Variacionista e da Dialectologia, em especial nos campos da Fonética-Fonologia e da Morfossintaxe. Entre 1994 e 1996, coordenou o GT de Sociolinguística da ANPOLL, e, entre 2000 e 2004, o Projeto VARPORT (Análise Contrastiva de Variedades do Português), de Cooperação Internacional - CAPES-GRICES (Brasil-Portugal). Em 2014, foi eleita vogal da ALFAL. Autora de A geografia linguística no Brasil (São Paulo: Ática, 1991) e organizadora de Duas variedades africanas do Português: aspectos fonético fonológicos e morfossintáticos (Blucher, 2018) , com publicações no Brasil e no exterior, organizou, ainda, com Maria Antónia Mota, da Universidade de Lisboa, Análise contrastiva de variedades do Português: primeiros estudos (Rio de Janeiro: In-Fólio, 2003), e, com Silvia Rodrigues Vieira, Morfossintaxe e ensino de Português: reflexões e propostas (Fac.Letras-UFRJ, 2004) e Ensino de gramática: descrição e uso (São Paulo:Contexto,2007).

 

 

Profa. Dra. Vânia Cristina Casseb-Galvão

Professora titular/ordinária da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Visiting professor Unisalento - Itália (2019-2023), Pesquisadora visitante Unisalento - Itália (2019-2020). Pesquisadora Contemplada com o auxilio do European Research Council (ERC) e do Brazilian National Council of State Funding Agencies to provide research in Ca Foscari University - Italy (2018). Pós-doutorado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa/PT/2010), pela Universidade Federal do Pará - UFPa (2015-2017) e pela Università Roma Tre (Itália - 2021), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professora permanente do programa de pós-graduação Letras e Linguística da UFG, onde orientou 21 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado, e supervisionou 4 estágios de pós-doutorado. Professora permanente convidada do programa de pós-graduação em Linguística, Letras e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (2016-2020), onde orientou 2 dissertações de mestrado. Orientou mais de 20 trabalhos de iniciação científica.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Descrição e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: especificidades do português brasileiro, mudança linguística, gramática funcional, funcionalismo e ensino, relação descrição e política linguística. Presidente do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP (2013). Presidente do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2014-2017), coordenadora do convênio de cooperação internacional UFG/Unisalento (It) (2015-2020) e do convênio UFG/UNICHIET (It) (2018/2022). Coordenadora do projeto Gramática do Português da "Associação Latino-Americana de Filologia e Linguística" - Alfal (2016-2019). Tem inúmeras publicações autorais e em coautoria, especialmente nos temas gramática do português, gramática funcional, política linguística voltada para o português e ensino de português.

 

Profa. Dra. Violeta Virgínia Rodrigues

Possui graduação em Português-Literaturas (1990), Especialização em Literatura Infanto-Juvenil (1991), Mestrado em Letras Vernáculas (1994) e Doutorado em Letras Vernáculas (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio Pós-Doutoral (de 01 de agosto 2012 a 10 de abril de 2013 e de 07 de março a 07 de dezembro de 2019) sob supervisão da Professora Doutora Maria Beatriz Nascimento Decat (FALE / POS-LIN / UFMG). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando o quadro de docentes permanentes do Departamento de Letras Vernáculas - Setor de Língua Portuguesa -, atuando nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Sintaxe (Processos sintáticos: Subordinação, Coordenação, Correlação, Justaposição); Funcionalismo (Gramaticalização de conectores; Desgarramento e insubordinação de cláusulas), Ensino de Língua Portuguesa e Redação (correção e avaliação).