IV - SEMTECC - Sertão: empreendedorismo, sustentabilidade e inovação

IV SEMTECC - IV Semana Tecnológica e Cultural

A IV Semana Tecnológica e Cultural é um evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Piranhas e se propõe a consolidar-se como espaço para produção e difusão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Um novo tipo de sociedade exige um novo cidadão. O cidadão que sabe gerir informação, interpretá-la corretamente, com espirito empreendedor, inovador e criativo, capaz de usar diversas linguagens para se inserir nessa sociedade: a sociedade do conhecimento. Ela apresenta muitas exigências e quem não se preparar ficará excluído, e perante este panorama será fácil constatar que a escola também necessita de mudar e evoluir de forma a dar respostas às necessidades da sociedade atual, cada vez mais exigente.

Assim a SEMTECC constitui-se em mais um espaço para formação desse novo aluno-cidadão.

Definições das modalidades de trabalhos

I - Sala Temática: ambiente ornamentado no qual se aborda uma temática específica de qualquer área proporcionando a aquisição do conhecimento através de uma abordagem dinâmica e, preferencialmente, que interaja com o público.

II - Apresentação de trabalhos: apresentação de artigo científico, projeto integrador e relatório de projeto depesquisa ou extensão, em formato de banner ou apresentações orais.

Ill - Oficinas: atividade de interação e troca de saberes a partir de uma construção coletiva de conhecimento.

IV - Minicursos: curso de curta duração sobre qualquer temática.

V - Palestras: exposição oral sobre um tema específico.

VI - Exposição de experimentos, produtos e ideias de caráter científico e/ou inovador.

VII - Apresentações Culturais e Mostra de Talentos: apresentações de caráter artistico e musical.


Os trabalhos submetidos deverão ser inscritos em uma das seguintes modalidades:

Comunicação Oral:

Pequena palestra ou apresentação sobre determinado assunto que deverá ser realizada em 20 minutos, com 5 minutos para questionamentos e poderá ter, no máximo, dois comunicadores (indicados pelo grupo ).

Pôster:

Material impresso que funciona como elemento comunicativo sobre determinado assunto as devera ser responsável por realizar explanações sobre o trabalho. O papresentado por no mínimo, um autor ao longo de um dia, nos dois turnos, conforme programação do evento.
Estrutura do pôster: título, nome(s) do(s) autor(es), da (s)ituição(ões), Introdução, objetivo (s), metodologia resultados e/ou conclusão,
referências e ilustrações com suas respectivas fontes.

Exposição

Exibição de projeto educacionais cientificos ou tecnológicos, compostos por produtos e/ou serviços e acompanhada por um expositor, responsável por realizar explanações sobre o trabalho. A exposição deverá ser realizada nos locais dias e horários indicados pela programação do evento, com, no mínimo, um expositor em cada um dos estabelecidos.Identificação da exposição titulo, nome(s) do(s) autor(es), da instituição(ões) e objetivo(s). Essa identificação deverá estar em conformidade com os dados encaminhados no resumo a ser impresso e afixado pelo autor junto ao trabalho exposto.

Estrutura da exposição: descrição das necessidades específicas para a exposição (mesa, cadeira etc.) a ser especificada no formulário de inscrição.

Minicurso:

Conjunto de ensinamentos teóricos sobre uma determinada matéria, realizados numa curta duração.

Formatação: os servidores interessados em apresentar minicurso deverão encaminhar a proposta para seleção contendo:

  • Titulo do minicurso;
  • Nome do ministrante, Instituição, Campus e Setor ao qual está vinculado;
  • Turno preferencial para realização (disponibilidade entre os turnos matutino, vespertino );
  • Quantidade de participantes no curso;
  • Carga horária de 6 horas/aula distribuídas em um ou dois dias;
  • Ementa/ Objetivos/ Conteúdo programático/Metodologia/ Referências;
  • Descrição das necessidades específicas para o curso (projetor, laboratório, fotocópias etc.).

Oficina:


Conjunto de ensinamentos teórico-práticos sobre uma determinada matéria, realizados numa curta duração caracterizado pela forte prática, sobretudo manual, do conhecimento estudado.

Formatação: os servidores interessados em oferecer oficinas deverão encaminhar a proposta para seleção contendo:

  • Titulo da oficina;
  • Nome do ministrante, instituição, Campus e Setor ao qual está vinculado;
  • Turno preferencial para realização (disponibilidade entre os turnos matutino e vespertino);
  • Quantidade de participantes na oficina;
  • Carga horária da oficina e sua distribuição entre os dias do evento
  • Objetivos, conteúdo e metodologia da oficina;

-Descrição das necessidades específicas para a realização da oficina (tintas, telas, equipamentos etc.) e seu respectivo orçamento.

Outros Aspectos:

  • Cada aluno poderá inscrever apenas um trabalho por modalidade como primeiro autor.
  • Não há limite de inscrição como co-autor de trabalho. Não será aceito mesmo trabalho inscrito em mais de uma modalidade.
  • Os trabalhos serão avaliados por qualidade e, somente aqueles que cumprirem as normas, indicadas pela Comissão Geral, de formatação redação, ortografia e gramática, serão encaminhados para avaliação.
  • Textos não aceitos para apresentação em comunicação oral poderão ser indicados para sessão de pôster. Caso o(s) autor(es) não queira(m) apresentar o trabalho nessa modalidade, é relevante informar a comissão no formulário da inscrição.
  • As equipes deverão garantir, obrigatoriamente, a exposição de seus projetos no tempo integral da exposição, sob pena de serem automaticamente desclassificados para fins de certificação da apresentação caso o item não seja cumprido.
  • Será disponibilizado projetor para a apresentação de comunicação oral.
  • A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es)
  • Caso seja necessário realizar qualquer alteração (título do projeto, nome/número de componentes, etc.) após a inscrição, o responsável pela equipe (primeiro autor) deverá comunicar por escrito à Comissão de Organização, sob pena de as alterações não serem consideradas para fins de avaliação dos projetos, bemcomo para entrega dos certificados.
  • Fica a critério e sob responsabilidade dos componentes da equipe entrar em contato com pessoas ou instituições especializadas no tema escolhido, solicitando auxílio, informações ou empréstimo de materiais.
  • Ao final das apresentações, é responsabilidade da equipe a desmontagem de seus materiais, deixando o espaço limpo e organizado.
  • Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade de pessoas ou animais, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.
  • Os casos que não constem nesses aspectos serão resolvidos pela Comissão Geral

Dados do trabalho


Os trabalhos submetidos deverão ser inscritos em uma das seguintes modalidades:
Comunicação Oral, Pôster, Exposição, Minicurso ou oficina.

Período de submissão

25/09/2016 até 09/10/2016

LEIA COM ATENÇÃO O REGULAMENTO DO RESUMO EM ANEXO ABAIXO.

ENVIAR O ARQUIVO DO RESUMO PARA SEMTECC.PIRANHAS.IFAL@GMAIL.COM DE ACORDO COM O REGULAMENTO E PREFERENCIALMENTE EM FORMATO PDF E AGUARDAR CONFIRMAÇÃO.

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Data do evento

20 de outubro de 2016, 08h00 até 21 de outubro de 2016, 18h00

LOCAL DO EVENTO

IFAL - Campus Piranhas - Avenida sergipe, Xingó, Piranhas - Alagoas

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