A SEMTECC – Semana Tecnológica e Cultural faz parte do Calendário Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Piranhas, e visa apresentar ao público em geral uma amostra dos trabalhos produzidos por alunos e servidores nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.
Trata-se, assim, de um evento de características acadêmico-científicas, que se propõe a consolidar-se como espaço para produção e difusão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, considerando que a formação do nosso aluno não se propõe a ser tecnicista, como mera mão de obra, mas emancipadora, numa perspectiva da visão crítica de suas ações num contexto sociocientífico e histórico, compreendendo-o no âmbito da ciência e da tecnologia como aspecto preponderante no e para o mundo do trabalho.
Este ano, a SEMTECC terá como tema “"O SERtanejo: desafios tecnológicos e a identidade de um povo".
A Semana Tecnológica e Cultural de 2018 do Ifal (Instituto Federal de Alagoas), campus Piranhas traz como elemento principal da sua temática a figura do sertanejo. Um Ser típico do semiárido, região que transcende um pouco os limites do nordeste, mas que tem no sertão a sua mais fiel representação, com um conjunto de paisagens diversas, que abriga grande biodiversidade e é um espaço muito sociável de vasta diversidade cultural.
As obras literárias e as músicas que retrataram as dores e, muitas vezes, o êxodo de um povo, também caracterizaram um ser resiliente em meio a tantas adversidades impostas, ao longo de sua trajetória. Na obra Os Sertões, Euclides da Cunha imortalizou a frase: “O Sertanejo é antes de tudo um forte”. A expressão retrata a persistência de um povo que, há séculos, luta contra as desigualdades sociais, buscando viver com dignidade, no lugar ao qual pertence.
Dentre todas as zonas secas do mundo, o Semiárido brasileiro destaca-se por apresentar uma das maiores diversidades de seres vivos, além de ter a maior densidade demográfica, com mais de 23 milhões de pessoas. Isso é a prova de que essa região precisa, cada vez mais, de políticas que tragam tecnologias adequadas para o desenvolvimento socioeconômico, pois o sertão tem mostrado o seu potencial na produção de frutas, mel, caprinos, ovinos, leite e seus derivados, entre outros produtos da cadeia agropecuária. Para além dos arranjos produtivos, o sertão é, também, um berço cultural muito rico e marcante, representado, entre outras coisas, por sua culinária, música, literatura e demais manifestações de arte e cultura.
O que se percebe hoje é uma transformação, seja por políticas relacionadas à educação, como a interiorização da Rede Federal de Ensino, Institutos Federais e universidades; seja pelo desenvolvimento da agropecuária, por meio de um processo cada vez maior de irrigação, por meio dos canais abertos, como a transposição do rio São Francisco, e do Canal do Sertão em Alagoas; seja pelo desenvolvimento agroindustrial, dentre outras.
DEFINIÇÕES DAS MODALIDADES DE TRABALHOS:
I - Sala Temática: ambiente ornamentado no qual se aborda uma temática específica de qualquer área, proporcionando a aquisição do conhecimento através de uma abordagem dinâmica e, preferencialmente, que interaja com o público.
II - Apresentação de trabalhos: apresentação de artigo científico, projeto integrador e relatório de projeto de pesquisa ou extensão, em formato de banner ou apresentações orais.
III - Oficinas: atividade de interação e troca de saberes a partir de uma construção coletiva de conhecimento.
IV - Minicursos: curso de curta duração sobre qualquer temática.
V – Palestras: exposição oral sobre um tema específico.
V - Exposição de experimentos, produtos e ideias de caráter científico e/ou inovador.
VI - Apresentações Culturais e Mostra de Talentos: apresentações de caráter artístico e musical.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
Aqueles que estiverem interessados em publicar trabalho cientifíco, promover paletra ou oficina, construir sala temática ou qualquer outra atividade, devem enviar proposta de atividade para o e-mail do evento que segue abaixo e então se´ra encaminhado à Comissão Cientifíca. Seguindo as orientações dos formulários de submissão, as propostas devem apresentar: título, organizador-ministrante, descrição da atividade, número de vagas e informações específícas que julgarem importantes (materiais, disponibilidade de horário etc).
E- MAIL DO EVENTO: SEMTECC2017@GMAIL.COM
COMISSÃO ORGANIZADORA:
PRESIDENTE
Antonio Iatanilton Damasceno França
COMISSÃO CIENTÍFICA:
COMISSÃO – OFICINAS E MINICURSOS
COMISSÃO LOGISTICA
COMISSÃO MONITORES