O Webinário Integrador é uma iniciativa do GT Educação, formado por docentes do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DHS) do IFMA campus São Luís Monte Castelo. Em sua 4ª edição, o Webinário Integrador traz como tema "BNC Formação: perspectivas, desafios e resistência para as licenciaturas". O evento também apresentará os resultados de estudos e experiências desenvolvidas, de forma coletiva e interdisciplinar, por docentes e discentes das Licenciaturas, tendo em vista a qualificação socialmente referenciada do processo formativo docente.
Cerimônia de abertura Abertura
BNC Formação: perspectivas, desafios e resistências para as licenciaturas Conferência · Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Debate 1 Debate
Comunicados e encerramento do 1º momento Encerramento
Abertura do 2º momento Abertura
BNC Formação: qual política de formação docente queremos? Roda de Conversa · Ana Lucia Cunha Duarte, Isabel Ibarra Cabrera, Maron Stanley Gomes
Debate 2 Debate
Comunicados e encerramento do 2º momento Encerramento
Abertura do 3º momento Abertura
Apresentações de trabalhos docentes e discentes das licenciaturas Apresentação Oral
Debate 3 Debate
Comunicados e encerramento do evento Encerramento
O credenciamento se dará mediante a inscrição efetuada corretamente e dentro do número de vagas previstas.
Data: 10/11/2021 - 12/11/2021 às 19:00
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é professora associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Integra como pesquisador no grupo de pesquisa EMpesquisa: Ensino Médio em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Líder no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência - GTED. Tem experiência na área de políticas públicas da educação, formação de professores e currículo. Coordenou entre 2016 e 2017 a Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na FURG. Presidente da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, biênio 2021-2023. Diretora do Instituto de Educação da FURG, gestão 2021 - 2024. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliadores da Educação Superior - BASIS.
Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela UNESP (2017), Mestre em Química pela Universidade Federal do Piauí (2009) e graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Piauí (2007). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão/Campus Bacabal. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Química e Tecnologia de Produtos Alimentícios, Secagem de Alimentos, Físico-Química, Ensino de Química e Meio Ambiente.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Mestrado Profissional. Diretora do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores ? ENSINAR e Coordenadora de Pós-Graduação da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG/UEMA. É líder do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação (GESTA), cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Membro do Fórum Estadual de Educação FEE/MA. Possui experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão, qualidade e formação de professor.
É professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, professora do departamento de História e do programa de pós-graduação em História (desde 2011). É Pro-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (2019-). É diretora da Revista Brasileira do Caribe (desde 2010). Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - pela Universidade Complutense de Madrid (2000). Foi professora na Faculdade de Educação (2002-2010) e do programa de pós-graduação em Educação Brasileira (2003-2010) da Universidade Federal de Goiás. Também colaborou com o programa de pós-graduação em História (2005-2006) da Universidade Federal de Goiás. Foi diretora regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de História Oral (2002-2006). Foi Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino de Graduação/ Proen /UFMA (2012-2013). Foi coordenadora institucional do programa Ciência sem Fronteiras/ UFMA (2012-2014). Foi Pro-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (2013-2017). Tem ministrado disciplinas nas áreas de História Contemporânea, História da Educação, Sociologia da Educação, História da América Latina. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: Caribe, revolução cubana, migrações, memória, ensino e universidade.