Webinário Integrador

10 de novembro de 2021, 19h00 até 12 de novembro de 2021, 21h00

Informações

O Webinário Integrador é uma iniciativa do GT Educação, formado por docentes do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DHS) do IFMA campus São Luís Monte Castelo. Em sua 4ª edição, o Webinário Integrador traz como tema "BNC Formação: perspectivas, desafios e resistência para as licenciaturas". O evento também apresentará os resultados de estudos e experiências desenvolvidas, de forma coletiva e interdisciplinar, por docentes e discentes das Licenciaturas, tendo em vista a qualificação socialmente referenciada do processo formativo docente.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Saiba mais

Maron Stanley Gomes

Saiba mais

Ana Lucia Cunha Duarte

Saiba mais

Isabel Ibarra Cabrera

Programação:

Cerimônia de abertura Abertura

BNC Formação: perspectivas, desafios e resistências para as licenciaturas Conferência · Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Debate 1 Debate

Comunicados e encerramento do 1º momento Encerramento

Abertura do 2º momento Abertura

BNC Formação: qual política de formação docente queremos? Roda de Conversa · Ana Lucia Cunha Duarte, Isabel Ibarra Cabrera, Maron Stanley Gomes

Debate 2 Debate

Comunicados e encerramento do 2º momento Encerramento

Abertura do 3º momento Abertura

Apresentações de trabalhos docentes e discentes das licenciaturas Apresentação Oral

Debate 3 Debate

Comunicados e encerramento do evento Encerramento

Credenciamento

O credenciamento se dará mediante a inscrição efetuada corretamente e dentro do número de vagas previstas.

Evento online

Data: 10/11/2021 - 12/11/2021 às 19:00

GT Educação - DHS IFMA campus São Luís Monte Castelo

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

ANFOPE


Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é professora associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Integra como pesquisador no grupo de pesquisa EMpesquisa: Ensino Médio em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Líder no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Docência - GTED. Tem experiência na área de políticas públicas da educação, formação de professores e currículo. Coordenou entre 2016 e 2017 a Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na FURG. Presidente da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, biênio 2021-2023. Diretora do Instituto de Educação da FURG, gestão 2021 - 2024. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliadores da Educação Superior - BASIS.

Maron Stanley Gomes

IFMA


Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela UNESP (2017), Mestre em Química pela Universidade Federal do Piauí (2009) e graduado em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal do Piauí (2007). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão/Campus Bacabal. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Química e Tecnologia de Produtos Alimentícios, Secagem de Alimentos, Físico-Química, Ensino de Química e Meio Ambiente.

Ana Lucia Cunha Duarte

UEMA


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Professora da Universidade Estadual do Maranhão, Campus São Luís, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Mestrado Profissional. Diretora do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores ? ENSINAR e Coordenadora de Pós-Graduação da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPG/UEMA. É líder do Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação (GESTA), cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Membro do Fórum Estadual de Educação FEE/MA. Possui experiência na área de educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, gestão, qualidade e formação de professor.

Isabel Ibarra Cabrera

UFMA


É professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, professora do departamento de História e do programa de pós-graduação em História (desde 2011). É Pro-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (2019-). É diretora da Revista Brasileira do Caribe (desde 2010). Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - pela Universidade Complutense de Madrid (2000). Foi professora na Faculdade de Educação (2002-2010) e do programa de pós-graduação em Educação Brasileira (2003-2010) da Universidade Federal de Goiás. Também colaborou com o programa de pós-graduação em História (2005-2006) da Universidade Federal de Goiás. Foi diretora regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de História Oral (2002-2006). Foi Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino de Graduação/ Proen /UFMA (2012-2013). Foi coordenadora institucional do programa Ciência sem Fronteiras/ UFMA (2012-2014). Foi Pro-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (2013-2017). Tem ministrado disciplinas nas áreas de História Contemporânea, História da Educação, Sociologia da Educação, História da América Latina. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: Caribe, revolução cubana, migrações, memória, ensino e universidade.