A IV Gincana Cultural e Esportiva do CSL vai além de uma simples comemoração; ela se propõe a ser um projeto transformador, adaptado aos princípios da responsabilidade social, da filantropia e da interação, atendendo aos requisitos da BNCC.
Este projeto visa proporcionar um dia repleto de atividades que incentivam o aprendizado, a criatividade e a integração entre os alunos, destacando a importância do papel de cada estudante na sociedade. As atividades propostas irão:
-
Promover a responsabilidade social: através de ações de solidariedade
-
Fomentar a filantropia: A arrecadação de alimentos demonstra o princípio da filantropia, incentivando os alunos a praticarem a compaixão e a generosidade.
-
Estimular a interação: A gincana proporcionará momentos de integração entre os alunos de diferentes séries e segmentos, fortalecendo os laços de amizade.
-
Desenvolver as competências da BNCC: As atividades lúdicas e educativas da gincana serão cuidadosamente planejadas para promover o desenvolvimento de competências sócio afetivas, percepto cognitivas e físico motoras.
Sendo um importante projeto para o desenvolvimento das competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio a saber: Conhecer e explorar diferentes práticas de linguagem; Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva; Compreender as linguagens como construções históricas, sociais, culturais e humanas; Utilizar diferentes linguagens, como verbal, corporal, visual, sonora e digital.
Portanto, a gincana será muito mais que uma atividade recreativa, será uma experiência de aprendizado significativa, que contribui para a formação integral dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes, responsáveis ??e engajados na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A integração entre os alunos, a prática da solidariedade e o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC são os pilares fundamentais deste projeto.
A Unesco celebra 2025 como o Ano Internacional da Ciência e das Tecnologias Quânticas. E esse será o tema da nossa gincana.
A escolha do tema "A Unesco celebra 2025 como o Ano Internacional da Ciência e das Tecnologias Quânticas" se justifica pela relevância atual dessas áreas no avanço da ciência e da tecnologia. Este tema permitirá que os alunos se familiarizem com conceitos e inovações que podem moldar o futuro, como computação quântica, criptografia quântica e novos materiais.
Além disso, o estímulo ao interesse científico com a inclusão desse tema na gincana pode despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência, incentivando a busca por conhecimento em um campo que está em expansão e que possui um grande potencial para transformar diversas indústrias.
As tecnologias quânticas interagem com várias disciplinas, como física, matemática, informática e engenharia. Isso permite que os alunos integrem conhecimentos de diferentes áreas e desenvolvam uma visão mais holística sobre como a ciência pode ser aplicada em diversas situações.
Trabalhar com temas complexos como a ciência quântica estimula o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico e criatividade. Os alunos precisarão encontrar formas de entender e apresentar essas ideias de maneira acessível e interessante, promovendo um aprendizado ativo.
Celebrar um ano internacional dedicado a um tema científico ajuda a promover valores como colaboração e um compromisso global com a ciência para o bem comum, alinhando-se com a missão da Unesco de fomentar a paz e a segurança por meio da educação, ciência e cultura.
Nesse sentido, a gincana apresenta-se como uma excelente oportunidade para os alunos trabalharem em equipe, desenvolvendo projetos e atividades baseados nas tecnologias quânticas, o que promove habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
Discutir as ciências quânticas também permite uma reflexão sobre o futuro das carreiras científicas, inspirando os alunos a considerar seguir caminhos na pesquisa e desenvolvimento nesse campo promissor.
Ao adotar o tema do Ano Internacional da Ciência e das Tecnologias Quânticas, a gincana escolar não só se torna uma plataforma de diversão e competição, mas também um espaço de aprendizado e reflexão sobre o papel da ciência na sociedade moderna.
Promover a integração, socialização e diversão dos estudantes fomentando a criatividade, a colaboração, a solidariedade e a empatia.
-
Desenvolver a responsabilidade social e a filantropia;
-
Ampliar o repertório de ações sociais que promovam reflexões e soluções para problemas sociais da comunidade, incentivando a responsabilidade cidadã;
-
Conviver de forma harmoniosa e trocar experiências por meio da criação de um ambiente de respeito mútuo e colaboração entre os estudantes de diferentes séries e perfis, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade;
-
Expressar artisticamente;
-
Vivenciar momentos de lazer e diversão no ambiente escolar;
-
Ampliar o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais;
-
Trabalhar em equipe;
-
Favorecer o protagonismo infantojuvenil.