Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA
A oficina propõe a articulação entre brincadeiras e práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil, valorizando o brincar como eixo estruturante e os textos como elementos de mediação cultural. A partir da integração de jogos, histórias, parlendas, cantigas e gêneros textuais do cotidiano, busca-se favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da leitura emergente e da escrita inicial, respeitando os contextos socioculturais da criança.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre brincadeiras e textos na Educação Infantil, possibilitando aprendizagens significativas em diferentes contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a oralidade, a imaginação e a criatividade por meio de brincadeiras mediadas por textos.
Favorecer a interação social e a construção coletiva do conhecimento.
Integrar cultura popular (cantigas, parlendas, adivinhas) ao trabalho pedagógico.
Refletir sobre a importância do brincar no processo de alfabetização inicial.
SERÃO EXPLORADAS:
Fundamentos teóricos: brincar como eixo estruturante da Educação Infantil (DCNEI, BNCC, DCTMA e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil).
Textos na infância: contação de histórias, parlendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas.
Brincadeiras e jogos de linguagem: exploração de rimas, sons, palavras e narrativas.
Integração entre textos e contextos: gêneros textuais do cotidiano (bilhete, receita, lista, convite, poemas) em situações lúdicas.
Reflexão pedagógica: o papel do educador como mediador das interações, brincadeiras e aprendizagens.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Abordagem participativa e dialógica;
Atividades práticas e rodas de conversa;
Rodas de leitura e dramatização.
Jogos de rimas e palavras.
Brincadeiras tradicionais integradas a textos orais e escritos.
Criação coletiva de histórias ilustradas.
Construção coletiva de conhecimentos.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a oficina promova a autonomia, a criticidade dos participantes e o desenvolvimento de competências específicas para o trabalho com linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Além disso, é aguardado que os participantes consigam articular teoria e prática de maneira a compartilhar seus saberes e experiencias.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Total de participantes: 30
Data: 29/30/2025
Horário: 14h às 18h
Duração da oficina: 04h
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire
Orientadoras da oficina:
Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado / Membro do GEPEID
Profa. Ma. Tyciana Batalha / Membro do GEPEID
EMENTA: A oficina propõe a articulação entre brincadeiras e práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil, valorizando o brincar como eixo estruturante e os textos como elementos de mediação cultural. A partir da integração de jogos, histórias, parlendas, cantigas e gêneros textuais do cotidiano, busca-se favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da leitura emergente e da escrita inicial, respeitando os contextos socioculturais da criança.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre brincadeiras e textos na Educação Infantil, possibilitando aprendizagens significativas em diferentes contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a oralidade, a imaginação e a criatividade por meio de brincadeiras mediadas por textos.
Favorecer a interação social e a construção coletiva do conhecimento.
Integrar cultura popular (cantigas, parlendas, adivinhas) ao trabalho pedagógico.
Refletir sobre a importância do brincar no processo de alfabetização inicial.
SERÃO EXPLORADAS:
Fundamentos teóricos: brincar como eixo estruturante da Educação Infantil (DCNEI, BNCC, DCTMA e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil).
Textos na infância: contação de histórias, parlendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas.
Brincadeiras e jogos de linguagem: exploração de rimas, sons, palavras e narrativas.
Integração entre textos e contextos: gêneros textuais do cotidiano (bilhete, receita, lista, convite, poemas) em situações lúdicas.
Reflexão pedagógica: o papel do educador como mediador das interações, brincadeiras e aprendizagens.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Abordagem participativa e dialógica;
Atividades práticas e rodas de conversa;
Rodas de leitura e dramatização.
Jogos de rimas e palavras.
Brincadeiras tradicionais integradas a textos orais e escritos.
Criação coletiva de histórias ilustradas.
Construção coletiva de conhecimentos.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que a oficina promova a autonomia, a criticidade dos participantes e o desenvolvimento de competências específicas para o trabalho com linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Além disso, é aguardado que os participantes consigam articular teoria e prática de maneira a compartilhar seus saberes e experiencias.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Total de participantes: 30
Data: 29/30/2025
Horário: 14h às 18h
Duração da oficina: 04h
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire
Orientadoras da oficina:
Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado / Membro do GEPEID
Profa. Ma. Tyciana Batalha / Membro do GEPEID