IV WORKSHOP GEPEID

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De 28 a 30 de novembro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

O Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência – GEPEID tem a satisfação de anunciar a realização do IV WORKSHOP GEPEID, intitulado: "BRINCADEIRAS & DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: abordagens multidisciplinares em diversos contextos".

O IV Workshop tem como objetivo promover discussões sobre a importância do brincar e das diversidades na Educação Infantil, destacando os desafios enfrentados pelas instituições públicas e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes contextos sociais e culturais.

Com uma abordagem multidisciplinar, o evento reunirá discentes, docentes, pesquisadores/as e profissionais da área para refletir sobre as relações entre o brincar, a diversidade e os direitos das crianças, conforme previsto nos documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil.

Ao fomentar o compartilhamento de pesquisas, experiências e práticas educativas, o IV Workshop busca fortalecer o diálogo entre universidade e instituições de Educação Infantil, contribuindo para a valorização de uma infância digna, inclusiva e transformadora.

O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025, no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e contará com a participação de estudiosos de diversas regiões do país.

Nota Importante

O IV Workshop GEPEID será realizado integralmente de forma presencial, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025, no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA).

A emissão de certificados de participação geral, apresentações de trabalhos ou demais atividades será feita exclusivamente para os participantes presentes, mediante registro de frequência.

Palestrantes

  • Profª Drª Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
  • Profª Drª Maria do Carmo Alves Da Cruz
  • Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado
  • Profª Drª Kyldes Batista Vicente
  • Profa. Ma. Joselma Santos Viana
  • Profa. Ma. Ione da Silva Guterres
  • Profa. Ma. Kátia Regina dos Santos Castro
  • Profa. Ma. Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova
  • Profa. Ma. Nelcir Francisca da Silva
  • Profa. Ma. Tyciana Vasconcelos Batalha
  • Prof. Mestrando Sérgio Ricardo Galvão de Carvalho
  • Profa. Mestranda Suzanne Rocha Guimarães
  • Profa. Mestranda Maria da Conceição de Castro
  • Profa. Ma. Rita Maria Sousa Franco
  • Profa. Mestranda Gisele Meireles Mendes
  • Profa. Mestranda Francinete Oliveira Colins
  • Profa. Mestranda Maria Irene Palhano Alhadef

Programação

15h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maran

Credenciamento

18h00 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Apresentação Cultural

19h00 - Profª Drª Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro Palestra de Abertura Palestra
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palestra de Abertura: Brincadeiras & Diversidades na Educação infantil: abordagens multidisciplinares em diversos contextos

Coordenação: Prof. Dr. José Carlos de Melo

20h15 Coquetel Coquetel
Local: Hall do Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maran

Coquetel

08h00 - Profa. Ma. Joselma Santos Viana, Profª Drª Maria do Carmo Alves Da Cruz Mesa Temática I: Brincar com Inclusão: Diversidade, Equidade e Direitos na Primeira Infância Mesa Temática
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mesa Temática I: Brincar com Inclusão: Diversidade, Equidade e Direitos na Primeira Infância

Coordenação: Profª Me. Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova

09h15 Lançamento de Livros Lançamento de Livro
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Lançamento de Livros

10h30 - Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado, Profª Drª Kyldes Batista Vicente Mesa Temática II: Brincar de quê? Diversidades e Possibilidades de brincadeiras Mesa Temática
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mesa Temática II: Brincar de quê? Diversidades e Possibilidades de brincadeiras

Coordenação: : Profª Me. Giullia Cristina Mulato Venancio

14h00 Oficinas Temáticas Oficina
Local: Salas do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maran

Oficinas Temáticas

14h00 - Profa. Ma. Ione da Silva Guterres, Profa. Ma. Joselma Santos Viana Oficina I - BRINCAR É COISA SÉRIA... E ANCESTRAL! Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

Nesta oficina, vamos (re) descobrir o brincar como linguagem potente de expressão, pertencimento e continuidade cultural. Através de reflexões e vivências, propomos uma imersão nas brincadeiras tradicionais, cantigas, jogos populares e saberes ancestrais que atravessam gerações e constituem a infância em suas múltiplas formas. Partindo da ideia de que o brincar é um direito e um saber herdado, passado de corpo em corpo, de voz em voz, a oficina convida educadores (as) da Educação Infantil a pensarem o brincar não apenas como prática pedagógica, mas como ato político, afetivo e ancestral. Diante desse desafio, surge a seguinte questão norteadora: “Como o ato de brincar, enquanto prática ancestral e essencial ao desenvolvimento integral da criança, pode ser valorizado e ressignificado nas práticas pedagógicas contemporâneas das crianças pequenas e bem pequenas? Nesse contexto, os participantes terão a oportunidade de interagir em rodas de conversa, trocar experiências e saberes culturais relacionados à ludicidade, fortalecendo redes de aprendizagem e respeito à diversidade cultural das brincadeiras, valorizando o brincar como herança cultural e prática ancestral. Como arcabouço teórico revisitaremos os estudos de Benjamin (1987),Brougère (2010), Vygotsky (2003), Kishimoto (2006/2010), Corsaro (2011), Friedmann (2012), Malaguzzi (2016) e a partir dos documentos da legislação nacional, tais como: DCNs (2010), BNCC (2017), Ensino da História e Cultura Afro-brasileira (Lei nº 10.639/03) História e Cultura dos Povos Indígenas (Lei nº 11.645/08) e Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (2024). Dessa forma, a oficina é um espaço de escutas, vivências e encantamentos, onde brincar é coisa séria, sim. E mais: é coisa viva, ancestral e transformadora.

OBJETIVO GERAL

Compreender o papel do brincar como prática ancestral e sua importância no desenvolvimento integral da criança, promovendo sua valorização no cotidiano da infância.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Resgatar brincadeiras tradicionais e suas contribuições culturais, sociais e cognitivas ao longo do tempo.

  • Reconhecer o brincar como linguagem fundamental da infância e forma de expressão identitária.

  • Refletir sobre a presença (ou ausência) do brincar nas práticas pedagógicas da atualidade.

  • Propor estratégias que integrem o brincar de forma significativa e intencional no cotidiano escolar, valorizando-o como prática pedagógica e cultural .

SERÃO EXPLORADAS:

  • As raízes culturais do brincar em diferentes contextos (afro-brasileiros, indígenas, populares);

  • A importância das tradições orais e corporais na formação das infâncias;

  • Estratégias para integrar o brincar tradicional ao cotidiano das instituições de Educação Infantil;

  • Vivências práticas de jogos, cantigas e brinquedos cantados.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

  • Abordagem participativa e dialógica;

  • Atividades práticas e rodas de conversa;

  • Troca de experiências e saberes culturais;

  • Vivências de brincadeiras no corpo e na escuta;

  • Construção coletiva de conhecimentos.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que a oficina inspire os (as) docentes da Educação Infantil, no tocante ao reconhecimento do brincar como um direito da criança e uma prática essencial ao desenvolvimento humano, tanto no âmbito educativo quanto cultural, valorizando as brincadeiras tradicionais e populares como expressões culturais e ancestrais que promovem identidade, memória e pertencimento. Ademais que os (as) educadores (as) se apropriem com os conhecimentos teóricos e legais sobre o brincar, fundamentados por estudiosos da temática e documentos oficiais e legislações (BNCC, DCNEI, PNQEEI, etc.), visando o desenvolvimento de um olhar mais sensível e intencional sobre o lúdico na infância, para que compreendam as suas múltiplas linguagens, sentidos e formas de manifestação e fortaleçam o seu papel enquanto mediador (a) do brincar, estimulando a escuta ativa, a observação e o planejamento de experiências lúdicas.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29/11/2025

Horário: 14h ás 18h

Duração da oficina: 04h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

Orientadoras da oficina:

Profª. Ma. Ione da Silva Guterres/Membro do GEPEID

Profª Ma. Joselma Santos Viana/ Membro do GEPEID

14h00 - Prof. Mestrando Sérgio Ricardo Galvão de Carvalho, Profa. Ma. Kátia Regina dos Santos Castro Oficina II - BRINCADEIRAS & MUSICALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROFESSOR MUSICAL Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

A oficina propõe a atuação do professor musical como mediador no processo de desenvolvimento integral da criança. O enfoque teórico-prático aborda o papel da música no estímulo da criatividade, da expressão corporal, da linguagem, da cognição e da socialização. Serão planejadas atividades lúdicas que integrem música, movimento e jogos, considerando a diversidade cultural, as etapas do desenvolvimento infantil e a inclusão educacional. Também haverá espaço para reflexão crítica sobre estratégias de mediação, avaliação e adaptação das práticas musicais no contexto escolar. Esta oficina possibilitará aos participantes conhecer e experenciar atividades de musicalização, utilizando o cancioneiro infantil, instrumentos musicais e objetos sonoros confeccionados com materiais não estruturados, como flautas, pandeiros, tambores, caixas de fósforo, garrafas PET, potes de iogurte e tampas plásticas, entre outros. Serão apresentadas atividades de percepção musical realizadas de forma coletiva, permitindo que os educadores aprendam por meio da vivência e da produção do fazer musical. Além disso, serão exibidos vídeos e indicados sites educativos que servirão como ferramentas de apoio para a aplicação das práticas musicais com as crianças. Teremos como aporte teórico: BNCC (2017), LDB (1996), RCNEI (1998); DCNEI (2009), DOCTEMA (2019), BRITO (2003), LINO (2007), KISHIMOTO (2011), HENTSCHKE (2003) e CASTRO (2020).

OBJETIVO GERAL

Aplicar estratégias pedagógicas que utilizem brincadeiras e musicalidades na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e a qualificação da prática docente do professor musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a importância da música e do brincar no desenvolvimento infantil.

- Analisar metodologias que integrem música, jogos e movimento.

- Planejar e executar atividades lúdicas musicais adequadas às diferentes faixas etárias.

- Refletir sobre o papel do professor musical como mediador de experiências criativas e inclusivas.

- Identificar repertórios musicais diversos, valorizando a pluralidade cultural e social.

- Subsidiar docentes não especialistas na área de Educação Musical a fim de atender o que sugere o RCNEI, DCNEI, DOCTEMA e BNCC no que diz respeito ao contato com a linguagem musical;

- Propor a utilização de materiais não estruturados, objetos como fontes sonoras, uso de instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, brincadeiras cantadas, jogos rítmicos, improvisações, criações musicais;

- Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir música e sons;

- Demonstrar através de vídeos, práticas realizadas na Educação Infantil;

SERÃO EXPLORADAS:

- Ludicidade e música na Educação Infantil;

- Fundamentos teóricos da musicalidade infantil;

- Brincadeiras cantadas e jogos musicais tradicionais;

- Planejamento de atividades lúdico-musicais para diferentes faixas etárias;

- Confecção e utilização de instrumentos musicais alternativos;

- Corpo, movimento e expressão musical na infância;

- Diversidade cultural e repertórios na musicalização infantil;

- Mediação pedagógica e papel do professor musical;

- Avaliação e registro das práticas musicais.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

- Apresentação da fundamentação teórica e prática;

- Oficinas práticas de musicalização;

- Análise de vídeos, registros sonoros e relatos pedagógicos;

- Planejamento colaborativo de atividades e sequências didáticas;

RESULTADOS ESPERADOS:

Desenvolver no educador de crianças pequenas, a acuidade auditiva, visual; exercitar a atenção, concentração, a capacidade de análise e seleção dos elementos do som, assim como desenvolver habilidades motoras para realizar atividades rítmicas e de movimento com uso de instrumentos musicais estruturados e de materiais não estruturados.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29/30/2025

Horário: 14h às 18h

Duração da oficina: 04h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

Orientadores da oficina:

Profª. Ma. Kátia Regina dos Santos Castro

Profº. Mestrando Sérgio Carvalho

14h00 - Profa. Mestranda Maria Irene Palhano Alhadef, Profa. Mestranda Suzanne Rocha Guimarães Oficina III - CORPO-BRINCANTE: experiências teatrais para educadores de crianças pequenas e bem pequenas Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

A oficina CORPO-BRINCANTE: experiências teatrais para educadores de crianças pequenas e bem pequenas é um manifesto ao aqui e agora, comprometido com a vivência do processo criativo através do movimento, do gesto, da palavra que brinca na potência do corpo cênico.

A oficina propõe uma experiência teatral voltada para educadores. Os participantes poderão experimentar corporalmente diversos aspectos da ludicidade do teatro. Através da prática teatral, serão incentivados a perceber o teatro como um instrumento vivo na educação.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar uma vivência teatral para educadores da Educação Infantil, fundamentada em jogos teatrais, exercícios corporais e vocais, criação de cenas, personagens e improvisações, com a finalidade de ampliar os sentidos, potencializar a expressão artística e estimular processos criativos.

SERÃO EXPLORADAS:

As aulas são pensadas para ampliar os sentidos e estimular o potencial artístico e criativo dos participantes a partir de jogos teatrais, exercícios corporais e vocais, criação de cenas, personagens, narrativas de atuação e muita improvisação.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

A metodologia empregada na oficina foi organizada de forma a conduzir os participantes de maneira fluida, com atividades inter-relacionadas, estruturada da seguinte forma:

  • Experimentação do corpo no espaço de jogo;
  • Jogos teatrais;
  • Dinâmicas de movimento individuais e coletivas;
  • Diálogos com outros corpos e com o ambiente ao redor, além de improvisações de cenas.

ESPERADOS:

Que os participantes ampliem sua sensibilidade e expressividade corporal e vocal, desenvolvam a criatividade e a imaginação, aproximem-se do teatro como recurso pedagógico e fortaleçam sua prática artística no contexto educativo, vivenciando a ludicidade como eixo formativo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29.10.2025

Horário: 14h às 18h

Duração da oficina: 04h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

A oficina tem enfoque educativo e não há intenção de formar atores. Os participantes necessitam estarem de roupas confortáveis para o corpo em movimento.

Orientadoras da oficina:

Profª. Mestranda Suzanne Guimarães/Membro do GEPEID

Profª Mestranda Irene Palhano/ Membro do GEPEID

14h00 - Profa. Ma. Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova, Profa. Ma. Nelcir Francisca da Silva Oficina IV- LUDICIDADE E INCLUSÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

Esta oficina irá abordar estratégias diferenciadas capazes de promover o desenvolvimento de aprendizagens, habilidades e competências de crianças com necessidades educativas especiais. Considerando que a inclusão de crianças com deficiência em instituições da rede regular de ensino é um preceito da legislação educacional brasileira e que o paradigma da inclusão objetiva todos os estudantes tenham assistido o direito de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação, a oficina “Ludicidade e Inclusão: jogos e brincadeiras como recursos metodológicos na Educação Infantil” visa demonstrar como atividades lúdicas, orientadas de acordo com o objetivo que os educadores almejam alcançar, podem estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor bem como de aprendizagens curriculares específicas na Educação Infantil.

OBJETIVO GERAL

  • Apresentar jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como recursos metodológicos para estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor bem como de aprendizagens curriculares específicas de crianças entre três e cinco anos na Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Explicitar o aporte teórico da relevância da ludicidade como recurso metodológico para o desenvolvimento das aprendizagens, habilidades e competências de crianças com necessidades educativas especiais na Educação Infantil;
  • Apontar a importância de atividades lúdicas para o processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais ressaltando o papel da mesma no desenvolvimento de cooperação e socialização das crianças.
  • Propor jogos e brincadeiras que estimulem habilidades motoras e habilidades perceptivas;
  • Apresentar jogos e brincadeiras que trabalhem a noções lógicas bem como de tempo e espaço.

SERÃO EXPLORADAS:

  • A amizade na educação infantil: normal é ser diferente, existem pessoas que se comunicam forma diferente da nossa, elas utilizam as mãos para falar, e existem pessoas que escrevem diferente de vos. São pessoas com deficiência auditiva (os surdos) e pessoas com deficiência visual (os cegos ou baixa visão). Vamos conhecer o alfabeto manual de libras e algumas brincadeiras interativa;
  • A importância do respeito a diferenças, pois todos somos iguais e diferentes;
  • A solidariedade, respeito a diferenças e o conhecimento.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Planejamento universal para desenvolvimento e aprendizagem: a ideia é criar atividades que ofereçam diferentes formas de acesso e expressão para todas as crianças da creche a pré-escola ofertando assim um ambiente rico e acolhedor.

  • Ampliação do vocabulário com os nomes das deficiências físicas, linguagem oral.
  • Explorar o alfabeto manual de libras e o alfabeto braile.
  • Atividade interativa com brincadeira de roda.
  • Socialização de experiencias das práticas escolares.

RESULTADOS ESPERADOS:

A partir das vicências oportunizadas nesta oficina almeja-se que as participantes educadoras da Educação Infantil bem como profissionais de outras áreas compreendam que é possível estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor de crianças entre três e cinco anos de idade com necessidades educativas especiais por meio de jogos e brincadeiras. Reconhecendo que a ludicidade tem sido um recurso metodológico cujos resultados tem sido amplamente investigados, evidenciando sua eficácia na promoção do desenvolvimento de aprendizagens, habilidades e competências de crianças com necessidades educativas especiais e favorecendo o processo de inclusão das mesmas no ambiente escolar.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29/11/2025

Horário: 14h às 18h

Duração da oficina: 4 h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

Orientadoras da oficina:

Profª. Ma. Ma. Mary Luiza S. C. Vila Nova/Membro do GEPEID

Profª Ma. Nelcir Francisca da Silva/ Membro do GEPEID

14h00 - Profa. Mestranda Francinete Oliveira Colins, Profa. Mestranda Gisele Meireles Mendes Oficina V - Brincadeiras Tecnológicas na Educação Infantil: “Você quer tecnobrincar comigo?” Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

Esta ementa tem por objetivo apresentar uma proposta de oficina para educadores, estudantes e pesquisadores que atuam na Educação Infantil e que visam centralizar o uso de tecnologias educacionais, como o celular, em brincadeiras na pré-escola, visando potencializar as interações e brincadeiras com as crianças pequenas.

Alguns estudos como de Goularte (2025) afirmam que as crianças transformam telefones celulares em artefatos lúdicos, expandindo as possibilidades de brincar. Já Queiroz (2019, p. 11) alerta que “ao observar as crianças brincando, percebe-se que os brinquedos atuais, que estão cada vez mais modernos e atrativos, vêm tomando o espaço dos antigos, deixando as crianças dominadas por eles”. Desta feita, conclui-se que as crianças, na contemporaneidade, possuem mais contato com equipamentos tecnológicos, como celulares, tabletes e brinquedos eletrônicos do que jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais.

Essa reflexão pode ser confirmada com os dados apontados por NIC.br (2025), em que o acesso a dispositivos digitais móveis por crianças tem se antecipado. Em 2024, 5% das crianças de 0 a 2 anos, 20% das de 3 a 5 anos e 36% das de 6 a 8 anos já utilizavam telefones celulares. Isso leva a uma indagação: de que modo as crianças vêm modificando seus modos de brincar em função das novas concepções de jogos e brincadeiras e adventos da tecnologia, em especial nos espaços destinados à pré-escola? Como os educadores podem repensar em práticas pedagógicas alinhadas aos pressupostos das competências digitais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), potencializando o celular como artefato lúdico no brincar com as crianças na pré-escola?

Assim, o objetivo desta oficina é potencializar a competência digital dos educadores na pré-escola, tornando-os fluentes no uso do celular como artefato lúdico e digital em interações e brincadeiras na pré-escola, refletindo sobre as novas concepções de infância, tecnologias e práticas pedagógicas que emergem das teorias da Sociologia da Infância (SI) e da cibercultura e resgatando jogos e brincadeiras tradicionais com o uso do celular.

Outrossim, para as crianças, o celular não é apenas um dispositivo de comunicação funcional, mas um objeto lúdico que extrapola seu uso convencional, tornando-se um meio para a criatividade, expressão social, interação e aprendizagem. Neste sentido, a BNCC destaca a competência geral de número 5, que envolve o uso das tecnologias digitais, orientando a escola no dever de preparar as crianças e adolescentes para usar as tecnologias digitais de forma inteligente, crítica, responsável e criativa, tanto na escola quanto fora dela. A ideia é que eles não sejam apenas consumidores de tecnologia, mas participantes ativos, capazes de criar, comunicar, resolver problemas e transformar a sociedade (BNCC, 2018; Farias; Dal Pizzol; Santinello, 2020; Deoclecio, 2025).

De certo, a pesquisa de campo com crianças do Infantil VI com idade entre 4-5 anos realizada por Uchôa (2023) demonstra como resultado a clara preferência das crianças pelo celular smartphone em detrimento de materiais escolares e brinquedos tradicionais. As brincadeiras tradicionais como pega-pega, esconde-esconde e jogar bola perdem espaço para o mundo virtual dos jogos eletrônicos e redes sociais e, portanto, o grande desafio é ressignificar o ato de brincar considerando os fatores que potencializam, de fato, todos os aspectos do desenvolvimento infantil (Queiroz, 2019; Uchôa, 2023).

Diante do exposto, a presente oficina pretende replicar jogos e brincadeiras tradicionais com o uso tecnológicas que podem ser utilizadas na pré-escola. Os participantes da oficina terão a oportunidade de conhecer brincadeiras tradicionais que podem ser exploradas através das ferramentas digitais como o celular. Durante a oficina serão trabalhadas, com os participantes, brincadeiras tecnológicas que poderão ser realizar com as crianças pequenas a fim de orientá-las a usar essas tecnologias de forma produtiva, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento integral nos espaços educativos.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Potencializar a competência digital dos educadores na pré-escola, tornando-os fluentes no uso do celular como artefato lúdico e digital em interações e brincadeiras tradicionais na pré-escola.

Objetivos Específicos:

Compreender conceitos importantes e emergentes como infância, TIC’s, ludicidade, brincadeiras e jogos nos contextos da Educação Infantil;

Explorar ferramentas digitais que auxiliam na construção de experiências e vivências na pré-escola ressignificando as brincadeiras e jogos tradicionais com o uso do celular;

Criar um plano didático integrando o celular como ferramenta digitai e campos de experiências da BNCC em atividades lúdicas para crianças da pré-escola;

CONTEÚDOS:

Conceitos importantes e emergentes como infância, TICs, ludicidade, brincadeiras e jogos nos contextos da Educação Infantil;

O emprego dos dispositivos móveis como ferramentas educacionais em ambientes de primeira infância;

Práticas Pedagógicas e experiências lúdicas com artefatos digitais;

METODOLOGIA:

A oficina adotará uma abordagem participativa e reflexiva, incentivando a troca de experiências entre os participantes e a construção coletiva do conhecimento. Serão utilizadas as estratégias a exposição dialogada, trabalho independente e trabalho em grupo discriminada em:

Exposição dialogada com recursos audiovisuais;

Análise de vídeos e outros materiais digitais;

Construção colaborativa de um banco de ideias de brincadeiras tradicionais com o uso do celular;

Compartilhamento de experiências e produções dos participantes

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que os participantes compreendam como integrar o celular às práticas pedagógicas de maneira criativa e significativa. Ademais, que os mesmos elaborem coletivamente propostas de brincadeiras tecnológicas acessíveis para suas turmas e que a oficina contribua para ressignificar o lugar das tecnologias no brincar, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

DADOS DA OFICINA:

Total de participantes: 30

Data: 29/11/2025

Horário: das 14h às 18h

Duração da oficina: 4h

Público-alvo: Educad@res da pré-escola

Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Atividade coletiva

Oficineiras:

Francinete Oliveira Colins (Mestranda PPGEEB/UFMA e Membra do GEPEID)

Gisele Meireles Mendes (Mestranda PPGEEB/UFMA e Membra do GEPEID)

14h00 - Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado, Profa. Ma. Tyciana Vasconcelos Batalha Oficina VI - A-DO-LE-TA...VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

A oficina propõe a articulação entre brincadeiras e práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil, valorizando o brincar como eixo estruturante e os textos como elementos de mediação cultural. A partir da integração de jogos, histórias, parlendas, cantigas e gêneros textuais do cotidiano, busca-se favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da leitura emergente e da escrita inicial, respeitando os contextos socioculturais da criança.

OBJETIVO GERAL

Promover a integração entre brincadeiras e textos na Educação Infantil, possibilitando aprendizagens significativas em diferentes contextos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a oralidade, a imaginação e a criatividade por meio de brincadeiras mediadas por textos.

Favorecer a interação social e a construção coletiva do conhecimento.

Integrar cultura popular (cantigas, parlendas, adivinhas) ao trabalho pedagógico.

Refletir sobre a importância do brincar no processo de alfabetização inicial.

SERÃO EXPLORADAS:

Fundamentos teóricos: brincar como eixo estruturante da Educação Infantil (DCNEI, BNCC, DCTMA e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil).

Textos na infância: contação de histórias, parlendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas.

Brincadeiras e jogos de linguagem: exploração de rimas, sons, palavras e narrativas.

Integração entre textos e contextos: gêneros textuais do cotidiano (bilhete, receita, lista, convite, poemas) em situações lúdicas.

Reflexão pedagógica: o papel do educador como mediador das interações, brincadeiras e aprendizagens.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Abordagem participativa e dialógica;

Atividades práticas e rodas de conversa;

Rodas de leitura e dramatização.

Jogos de rimas e palavras.

Brincadeiras tradicionais integradas a textos orais e escritos.

Criação coletiva de histórias ilustradas.

Construção coletiva de conhecimentos.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que a oficina promova a autonomia, a criticidade dos participantes e o desenvolvimento de competências específicas para o trabalho com linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Além disso, é aguardado que os participantes consigam articular teoria e prática de maneira a compartilhar seus saberes e experiencias.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29/30/2025

Horário: 14h às 18h

Duração da oficina: 04h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

Orientadoras da oficina:

Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado / Membro do GEPEID

Profa. Ma. Tyciana Batalha / Membro do GEPEID

EMENTA: A oficina propõe a articulação entre brincadeiras e práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil, valorizando o brincar como eixo estruturante e os textos como elementos de mediação cultural. A partir da integração de jogos, histórias, parlendas, cantigas e gêneros textuais do cotidiano, busca-se favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da leitura emergente e da escrita inicial, respeitando os contextos socioculturais da criança.

OBJETIVO GERAL

Promover a integração entre brincadeiras e textos na Educação Infantil, possibilitando aprendizagens significativas em diferentes contextos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a oralidade, a imaginação e a criatividade por meio de brincadeiras mediadas por textos.

Favorecer a interação social e a construção coletiva do conhecimento.

Integrar cultura popular (cantigas, parlendas, adivinhas) ao trabalho pedagógico.

Refletir sobre a importância do brincar no processo de alfabetização inicial.

SERÃO EXPLORADAS:

Fundamentos teóricos: brincar como eixo estruturante da Educação Infantil (DCNEI, BNCC, DCTMA e Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil).

Textos na infância: contação de histórias, parlendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas.

Brincadeiras e jogos de linguagem: exploração de rimas, sons, palavras e narrativas.

Integração entre textos e contextos: gêneros textuais do cotidiano (bilhete, receita, lista, convite, poemas) em situações lúdicas.

Reflexão pedagógica: o papel do educador como mediador das interações, brincadeiras e aprendizagens.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Abordagem participativa e dialógica;

Atividades práticas e rodas de conversa;

Rodas de leitura e dramatização.

Jogos de rimas e palavras.

Brincadeiras tradicionais integradas a textos orais e escritos.

Criação coletiva de histórias ilustradas.

Construção coletiva de conhecimentos.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que a oficina promova a autonomia, a criticidade dos participantes e o desenvolvimento de competências específicas para o trabalho com linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Além disso, é aguardado que os participantes consigam articular teoria e prática de maneira a compartilhar seus saberes e experiencias.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Total de participantes: 30

Data: 29/30/2025

Horário: 14h às 18h

Duração da oficina: 04h

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

Orientadoras da oficina:

Profa. Ma. Magali Dias da Conceição Machado / Membro do GEPEID

Profa. Ma. Tyciana Batalha / Membro do GEPEID

14h00 - Profa. Ma. Rita Maria Sousa Franco, Profa. Mestranda Maria da Conceição de Castro Oficina VII - CORES DA INFÂNCIA: EXPLORANDO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Oficina
Local: Sala do Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA

As brincadeiras e as relações étnico-raciais na Educação Infantil oferecem um espaço para valorizar a identidade e a diversidade por meio de atividades lúdicas. As brincadeiras servem como ferramentas para o reconhecimento cultural, o desenvolvimento da empatia e o combate a preconceitos, utilizando, entre outros recursos, jogos da cultura africana. Portanto, a formação de educadores para propor esta temática se faz necessária.

As brincadeiras tradicionais são uma importante herança cultural, apreciadas pelas crianças ao longo das gerações. Algumas delas, de origem afro-brasileira ou africana, podem ser ensinadas para valorizar a cultura e combater desigualdades. Os objetivos incluem celebrar a diversidade na escola e preparar educadores para lidar com discriminação, em consonância com a BNCC.

OBJETIVOS

Promover a compreensão e a valorização das relações étnico-raciais por meio da reflexão sobre o papel da diversidade cultural no cotidiano das crianças da Educação Infantil.

Sugerir atividades lúdicas que propiciem, no contexto escolar, a sensibilização sobre a diversidade racial.

Exibir vídeos de brincadeiras afrodescendentes do continente africano.

RESULTADOS ESPERADOS:
Os educadores da Educação Infantil reconhecerão os brinquedos e brincadeiras africanas como recursos pedagógicos que valorizam a cultura africana, fortalecem a autoestima de crianças negras e contribuem para o combate ao racismo e para o cumprimento da legislação sobre o ensino da cultura afro-brasileira. Assim, os participantes desenvolverão competências para abordar esse tema com crianças pequenas.

Público-Alvo: Educadores da Educação Infantil, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Total de participantes: 30

  • Data: 29/11/2025

  • Horário: das 14h às 18h

  • Duração da oficina: 4h

  • Local: Centro Pedagógico Paulo Freire

  • Atividade coletiva

Orientadoras da oficina:

  • Profa. Mestra Rita Maria Sousa Franco – Membro do GEPEID (PPGEEB).

  • Profa. Mestranda Maria da Conceição de Castro – Membro do GEPEID.

08h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maran

Apresentação de Trabalhos

10h45 Painel de Encerramento Painel
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Painel de Encerramento

11h30 Cerimônia de Encerramento Encerramento
Local: Auditório Central do Centro Pedagógico Paulo Freire – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Cerimônia de Encerramento

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Local

CENTRO PEDAGÓGICO PAULO FREIRE UFMA, 65080-805, Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão
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Organizador

GEPEID - Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infancia & Docencia - UFMA

O Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEID (Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência), está vinculado ao NEIUFMA (Núcleo de Educação Infantil e Infância da Universidade Federal do Maranhão). O referido Grupo de Estudos e Pesquisas (GEPEID) discute os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a formação dos seus profissionais, a partir da perspectiva histórica, e também, resgata a formação e atuação docente no Maranhão, desde a criação das primeiras escolas normais até os dias atuais. O grupo está sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Melo.