IX JORNADA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FLORENCE
NORMAS PARA O ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos poderão ser submetidos até às 23:59 do dia 14 de maio de 2024, sem prorrogação do prazo, via site do evento. O resultado da avaliação das propostas submetidas será enviado via e-mail do autor que submeteu o trabalho até o dia 17 de maio de 2024.
A Submissão do trabalho está vinculada, obrigatoriamente, à inscrição prévia no evento do autor do trabalho.
- Submissão de trabalhos
- Serão aceitos trabalhos nas categorias: revisão de literatura, pesquisa original (pesquisa de campo, relato de caso e com dados institucionais) e projeto de pesquisa;
- O número máximo de participantes por trabalho é 08, sendo obrigatório o orientador.
- O tamanho máximo do texto do resumo é de 2500 caracteres (incluindo espaços entre palavras), sem inclusão do título e informações dos autores.
- A estrutura dos trabalhos deve respeitar o tipo de pesquisa:
Revisão de Literatura Sistemática/Integrativa/Narrativa
- Introdução
- Objetivo
- Métodos
- Resultados
- Considerações finais
Pesquisa de campo e com dados institucionais
- Introdução
- Objetivo
- Materiais e Métodos
- Resultados
- Conclusão
Relato de Caso
- Introdução
- Relato do caso
- Discussão
- Conclusão
Projeto de Pesquisa
- Introdução
- Hipóteses
- Objetivos primários e secundários
- Materiais e Métodos
- Resultados Esperados
O texto deverá ser redigido em português, respeitando a nomenclatura técnico científica e as normas Vancouver ou ABNT nas referências;
1.1 Instruções gerais para a preparação do resumo
A Comissão Científica somente apreciará o resumo contido na seguinte ordem:
· Título: deve conter no máximo 15 palavras. Nem o título, nem o texto do resumo devem conter informações que permitam a identificação do local onde o trabalho foi realizado.
· Categoria do painel: especificar a categoria do trabalho (revisão de literatura, pesquisa original ou relato de caso).
· Os descritores, em número de 03 (três) deverão estar de acordo com as normas cientificas para Descritores em Pesquisa, contidas no http://decs.bvs.br/
· Não incluir no resumo: figuras, tabelas ou gráficos.
2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os trabalhos poderão ser apresentados em duas categorias, de acordo com a escolha do pesquisador: postêr ou comunicação oral
2.1 Comunicação Oral
- As apresentações acontecerão de forma oral e deverão ser preparadas em Microsoft PowerPoint (.ppt ou .pptx);
- O trabalho deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores listados no resumo e deverá estar inscrito no evento;
- A Comissão Organizadora solicita que em suas apresentações, os autores utilizem pouco texto e deem preferência para diagramas, esquemas, gráficos e figuras;
- O primeiro slide deve conter o título, os autores e as instituições envolvidas;
- A apresentação deve seguir a sequência padronizada, como consta no resumo;
- Data show e computador serão disponibilizados pela comissão organizadora do evento. Não será permitido o uso de computadores pessoais para apresentação;
- O tempo máximo para cada apresentação é de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos para apresentação;
- A apresentação oral ocorrerá no dia, horário e local indicados pela Comissão Organizadora, de acordo com o cronograma disponibilizado. O horário deve ser criteriosamente respeitado;
- Os critérios para avaliação da apresentação oral serão clareza, objetividade e segurança na apresentação, adequação metodológica, importância e coerência dos resultados, relação da conclusão com os objetivos e qualidade visual.
2.2 Pôster
- O modelo do painel será único e padronizado para todos os trabalhos aprovados e será disponibilizado no site do IFES para os resumos que forem aprovados.
- O painel deve ser montado dentro das seguintes especificações:
- Dimensão: A dimensão do painel deverá obedecer à medida padrão de 1,20 m de altura por 0,90 m de largura.
- Título: Deve ser escrito em letras maiúsculas de tamanho que permita a leitura a 3 metros de distância. Sugere-se que seja usada fonte de corpo mínima de 80. As regras de notação e de nomenclatura devem ser observadas.
- Nome(s) do(s) autor(es): O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar escrito(s) imediatamente abaixo do título. Sugere-se que seja usada uma fonte de corpo mínima de 40.
- Instituição: O nome da instituição a qual o(s) autor(es) pertence(m), deve estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. Sugere-se que seja usada uma fonte de corpo mínima de 30.
- Corpo do painel: É o local que conterá as informações sobre o material e método e os resultados. O corpo do painel deve ser feito com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, fotos, tabelas, esquemas e similares).
- Sugere-se que seja usada uma fonte de corpo mínima de 40.
- Conclusão: Sugere-se que seja apresentada no formato de itens numerados.