IX Jornada de Nano

Faça sua inscrição
De 19 a 22 de agosto Todos os dias das 08h30 às 17h00

Sobre o Evento

A Jornada de Nanotecnologia, que ocorrerá entre os dias 19 de Agosto a 22 de Agosto, é caracterizada como um evento fundamental para a pesquisa em Nanotecnologia, conta com a organização da graduação em nanotecnologia da UFRJ. A jornada contém palestras de diversas área de nanomateriais e suas aplicações, além de minicurso e mesa redondas.

Palestrantes

  • Dr. Lucas Galhardo Pimenta Tienne
  • Professor Flávio Garcia
  • Professor Marco Cremona
  • Bruno Mello Maciel
  • Professor Ralph Oliveira
  • Professor Marcus Moutinho
  • Professora Ana Maria Percebom
  • Professora Célia Machado
  • Dr.Jessica Donelas

Programação

08h00 Credenciamento e Apresentação da Jornada de Nano Credenciamento
Local: Auditório do IMA

Horário destinado a credenciamento para controle da presença de cada um para que possamos emitir os certificados

09h00 Mesa Redonda: a vida depois da graduação Mesa-redonda
Mesa Redonda: a vida depois da graduação
Local: Auditório do IMA

A Mesa Redonda da IX Jornada de Nano contará com alunos e ex-alunos demonstrando suas experiências. A conversa abordará as diferentes possibildiades de um bacharel em nanotecnologia, sejam elas: a vida acadêmica, a vida corporativa ou a vida de um empreendor na área tecnológica. Espera-se que essa conversa esclareça dúvidas acerca da nanotecnologia sendo aplicada dentro e fora do ambiente da universidade.

12h00 Almoço Almoço
Local: -

horário destinado ao almoço de 12:00 as 13:30

13h30 - Dr. Lucas Galhardo Pimenta Tienne Células Fotovoltaicas Palestra
Células Fotovoltaicas
Local: Auditório do IMA

O uso de nanomateriais permitiu o desenvolvimento de duas importantes tecnologias fotovoltaicas (também chamadas de células solares de terceira geração): células solares sensibilizadas por corante (DSSC) com eficiências próximas de 14% e células solares orgânicas (ou plásticas) com eficiências próximas de 17%. Mais recentemente, os materiais de perovskita têm sido extensivamente investigados como filmes finos para fotovoltaicos atingindo eficiências de 23%, superando os dispositivos de silício policristalino. As nanopartículas coloidais de perovskita também foram aplicadas em LEDs, lasers e fotodetectores com sucesso. As nanopartículas de perovskita cúbica têm seus espectros de emissão desde o azul até o vermelho, e essa propriedade pode ser facilmente ajustada pelo ajuste do tamanho (confinamento quântico) e composição dos pontos quânticos. Apresentado pelo Doutor Lucas Tienne, ao qual desenvolveu sua tese de doutorado em Desenvolvimento de Células Fotovoltaicas Flexíveis de Perovskita e Grafeno pelo programa de Ciência e Tecnologia de Polímeros do IMA/UFRJ.

15h30 - Dr.Jessica Donelas Atuação de nanossistemas na NanoOnco3d Palestra
Local: Auditório do IMA

A NanoOnco3D é uma empresa que desenvolve métodos alternativos ao uso de animais através da aplicação de tecnologias como cultivo celular 3D, bioimpressão e microfluídica, produzindo modelos biológicos para aplicação na triagem de fármacos, ativos e nanossistemas. Entregamos soluções inovadoras auxiliando em projetos de P&D e realizando triagens em modelos biológicos tridimensionais.

09h00 Minicurso sobre Microfluidica Minicurso
Minicurso sobre Microfluidica
Local: Auditório do IMA

A microfluídica é um campo de pesquisa altamente multidisciplinar envolvendo engenharia, física, química, biologia e nanotecnologia. Suas aplicações compreendem tecnologias lab-on-a-chip, sistemas de micro-propulsão e micro-refrigeração e transporte de fluidos/solutos em meios porosos. A microfluídica pode se referir tanto à ciência quanto à tecnologia envolvida na movimentação de pequenas quantidades de fluidos através de canais muito estreitos (de apenas dezenas a centenas de micrômetros de largura). Em todas as áreas, os dispositivos microfluídicos são extremamente úteis não só para o transporte, mas também para a análise desses fluidos. O movimento do líquido através do dispositivo pode ser passivo (por exemplo, graças à pressão capilar ou às superfícies carregadas que conduzem um líquido carregado) ou ativo (por meio de bombas mecânicas).

A Flower Nanotechnology é uma Start Up de base tecnológica que contribui para soluções com microfluidica para a sociedade.

12h00 Almoço Almoço
Local: -

horário destinado ao almoço de 12:00 as 13:30

13h30 - Professor Flávio Garcia Nanomateriais e Magnetismo Palestra
Nanomateriais e Magnetismo
Local: Auditório do IMA

Professor Flávio Garcia do CBPF irá abordar o tema de nanomagnetismo, ou seja, passando à escala nanométrica, no domínio do nanomagnetismo, novos fenômenos emergem e como eles novos modelos e, consequentemente, novas aplicações. Nesse contexto, apresentaremos os principais conceitos básicos e modelos teóricos que balizam o nanomagnetismo. Já, dentre as aplicações que procuraremos apresentar, daremos especial atenção ao uso de nanopartículas magnéticas em nanomedicina e a spintrônica. A spintrônica apresenta-se como alternativa à eletrônica tradicional, porém, nesse caso, é considerado o spin, e não a carga do elétron, como o portador de informação, o que trará grandes vantagens.

14h30 - Professora Célia Machado nanomateriais para sustentabilidade e aplicações médicas Palestra
Local: Auditório do IMA

A renomada Professora Célia Machado, da UFF, apresentará os avanços na pesquisa e desenvolvimento de nanomateriais, destacando seu potencial para solucionar desafios globais como produção de energia renovável, tratamento de doenças e redução do impacto ambiental. A palestra explorará as propriedades únicas dos nanomateriais e suas aplicações inovadoras em diversos campos, sendo uma oportunidade para conhecer as últimas descobertas e tendências nesse campo em constante expansão.

15h30 - Professor Marco Cremona Dispositivos Orgânicos Palestra
Dispositivos Orgânicos
Local: Auditório do IMA

A chamada eletrônica orgânica promete mudar a forma como produzimos os materiais convencionais. Esta nova ciência é composta de dispositivos e semicondutores produzidos a partir de moléculas orgânicas, ou seja, moléculas compostas principalmente de átomos de carbono e hidrogênio. Após a descoberta do grafeno por pesquisadores americanos, a substituição da eletrônica baseada no silício soa cada vez mais interessante. Tal molécula apresenta um estado intermediário entre condutor e isolante, sendo um material altamente promissor nesse campo. Atualmente, alguns produtos da eletrônica orgânica encontram-se em estado avançado de desenvolvimento, entre eles as telas luminosas e os “displays” de computadores e televisão. Essa tecnologia é baseada em OLEDs (Diodo Orgânico Emissor de Luz, em inglês) e como o próprio nome sugere, emitem luz ao serem atravessadas por uma corrente elétrica.

Professor Marco Cremona leciona no Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo obtido o grau de Doutor em Física na mesma instituição em 1999. Trabalhou durante oito anos no centro de pesquisa ENEA de Frascati, Roma (Itália) na área de espectroscopia óptica, caracterização de materiais, superfícies e filmes finos. É autor de 7 patentes de protótipos de dispositivos. Participou da Missão Brasileira para a Prospecção da tecnologia de Displays Orgânicos organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi um dos 25 cientistas brasileiros convidados a participar do evento Brazil-Day organizado pela Royal Society (London) e convidado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. É consultor científico do Inmetro para o desenvolvimento e a metrologia de Dispositivos Orgânicos na Divisão de Materiais. Consultor científico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) órgão de apoio do MCT para formulação e implementação de políticas de CTI. É vice coordenador do Instituto Nacional de Ciência e tecnologia de Eletrônica Orgânica (INCT-INEO). É editor associado das revistas Optical Materials e Brazilian Journal of Physics. Coordenador de programa do XXXV ENFMC (2012). Coordenador (chair) do XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), 2015. Coordenador adjunto dos programas de pós-graduação da área de Física da CAPES (2022). Desde 2023 é membro do Comitê de Área de Física da Matéria Condensada da SBF. Desde 2023 é pró-reitor de Ensino e Pesquisa da PUC-Rio (2023). Ensina Eletromagnetismo no Ciclo Básico do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e Física dos dispositivos orgânicos na Pós-graduação Trabalha com o desenvolvimento e a caracterização de dispositivos orgânicos (OLEDs, OPVs, OFET, etc.) e com propriedades físicas de nanomateriais, filmes finos e superfícies, tendo como foco a caracterização espectroscópica.

09h00 - Professor Marcus Moutinho Minicurso sobre DFT Minicurso
Local: Auditório do IMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possui experiência em Física da Matéria Condensada atuando principalmente no modelamento teórico-computacional das propriedades estruturais, eletrônicas, vibracionais e óticas de sistemas nanoestruturados.

A teoria dos funcionais da densidade (DFT) pode ser vista como uma reformulação da mecânica quântica baseada, não em funções de onda, mas no conceito de densidade electrónica. Criada por Walter Kohn nos anos 60, a DFT é uma teoria revolucionária, já que alia uma extrema simplicidade a uma precisão notável, permitindo assim o desenvolvimento de uma nova forma de estudar o que nos rodeia. Com a ajuda de computadores a DFT permite estudar sistemas cada vez mais complexos, contribuindo para a compreensão e previsão das propriedades dos átomos, moléculas e sólidos. É também uma ferramenta fundamental em áreas tão diversas como a nanotecnologia, a biotecnologia, a invenção de novos materiais, etc. Em 1998, o Comité Nobel reconheceu a importância dos trabalhos na área da DFT, ao atribuir o Prémio Nobel da Química a Walter Kohn e a John Pople. Este artigo é uma pequena introdução ao mundo da DFT: à sua história, desenvolvimentos e aplicações. Cálculos em DFT tem sido usados para nanoestruturas com características condutoras e evoluiu como uma das principais ferramentas computacionais para propriedades eletrônicas

12h00 Almoço Almoço
Local: -

horário destinado ao almoço de 12:00 as 13:30

13h30 - Bruno Mello Maciel Captura de CO2 Palestra
Local: Auditório do IMA

Nos últimos anos, o debate sobre as mudanças climáticas tem se intensificado, impulsionando a busca por soluções inovadoras para combater o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Nesse contexto, as tecnologias emergentes na captura e armazenamento de carbono (CCS) têm se destacado como uma estratégia promissora para mitigar os impactos do aquecimento global e promover um futuro mais sustentável. Recentemente, cientistas apresentaram uma nova maneira de capturar o dióxido de carbono da atmosfera e armazená-lo de forma segura no mar. De acordo com um estudo publicado na renomada revista científica Science Advances, essa abordagem inovadora é até três vezes mais eficiente do que os métodos tradicionais de captura de CO2. Além disso, o CO2 capturado pode ser transformado em bicarbonato de sódio, oferecendo uma solução econômica e ambientalmente viável para o armazenamento de carbono.

Existem diversas tecnologias de captura de carbono, algumas ainda em fase de pesquisa. As principais tecnologias em escala industrial são: absorção química, separação física e separação por membrana.

14h30 - Professora Ana Maria Percebom Nanociência embelezando a pesquisa em Cosméticos Palestra
Local: Auditório do IMA

A renomada pesquisadora da PUC-Rio, Professora Ana Percebom, desvendará o fascinante universo da Nanociência e sua revolução na indústria da beleza. Explorando a escala nanométrica, a palestra apresentará como nanoestruturas, nanoemulsões e nanopartículas estão transformando a criação de cosméticos inovadores, com melhor performance e novas experiências sensoriais. Uma oportunidade única para conhecer as últimas novidades e tendências nesse campo em constante evolução.

15h30 - Professor Ralph Oliveira Nanoradiofarmácia Palestra
Nanoradiofarmácia
Local: Auditório do IMA

A radiofarmácia é uma atividade privativa do farmacêutico, nascida, antes da Primeira Guerra Mundial, com a primeira preparação radioativa administrada a um organismo vivo, para a verificação dos seus efeitos e/ou de sua trajetória metabólica. Complexa, a radiofarmácia exige do farmacêutico especialista - o radiofarmacêutico - uma profunda qualificação. Ele é o responsável pela produção, manipulação e dispensação de radiofármacos nos setores hospitalar, industrial e, mais recentemente, nas radiofarmácias centralizadas.

Dr. Ralph Santos Oliveira possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Biotecnologia pela Renorbio. Presidente da Associação Brasileira de Radiofarmacia. Foi membro da Câmara Técnico Temática de Radiofarmácia da Farmacopéia Brasileira, sendo atulmente membro da CTT de Denominação Comum Brasileira da Farmacopeia Brasileira.. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Radiofarmácia, atuando principalmente nos seguintes temas:, nanorradiofarmácia, desenvolvimento de novos radiofármacos e farmacovigilância de radiofármacos

09h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação Oral
Apresentação de Trabalhos
Local: Auditório do IMA

Apresentação de trabalhos em formato oral, cerca de 10 minutos sobre sua respectiva pesquisa em nanotecnologia, abrangendo diversas áreas.

Carregando área de inscrição

Local

Instituto de Macromoléculas (IMA) - UFRJ, 21941-598, Avenida Horácio Macedo, 2030, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

Centro Acadêmico de Nanotecnologia