IX SEMANA DE LETRAS DA UESB

IX SEMANA DE LETRAS DA UESB

Letras.com - Conhecimentos Interconectados

Faça sua inscrição
De 5 a 7 de novembro Todos os dias das 18h00 às 22h00

Sobre o Evento

A IX Semana de Letras da UESB – Campus de Jequié - traz este ano como tema: “letras.com – conhecimentos interconectados”, cujo propósito principal é discutir a necessidade de se pensar, hoje, como as diversas áreas de conhecimentos científicos devem estabelecer entre si um diálogo produtivo no sentido de contribuir para a formação do Profissional de Letras, que se encontra inserido no contexto das demandas da era digital. Neste sentido, o evento constitui-se como um momento oportuno para as discussões acerca do ensino e da aprendizagem da leitura, da escrita, questões de oralidade, hipertextos, hiperlinks, e tantas outras temáticas, conectadas às novas tecnologias. A IX Semana de Letras acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2019. Serão três dias com Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos, Comunicações Orais, Minicursos e Intervenções Culturais, nos quais questões linguísticas correlacionadas à realidade social e educacional, pensadas no contexto das inserções tecnológicas, serão socializadas e aprofundadas, a fim de promover a troca e aquisição de novos conhecimentos tão necessários aos profissionais da educação, em um momento em que o ensino precisa ser repensado no sentido de tomar pra si o desafio de caminhar lado a lado com as inovações tecnológicas. A IX Semana de Letras da UESB conta, em sua 9ª edição, com a organização da AEL (Área de Estudos Linguísticos) e colaboração das demais áreas de conhecimentos do Curso de Letras, como também com a colaboração de discentes e docentes envolvidos no processo de formação profissional dos estudantes de Letras.

IX SEMANA DE LETRAS DA UESB

INSCRIÇÕES PARA OS MINICURSOS E OFICINAS

VALOR SIMBÓLICO: 1 kg de alimento não perecível que será doado à uma instituição de Jequié e/ou 5,00 reais, que deverão ser entregues aos monitores dos minicursos e oficinas, durante a realização destas atividades.

As inscrições serão feitas pelo email: ixsemanadeletrasuesb@gmail.com

CADA PARTICIPANTE PODERÁ SE INSCREVER EM SOMENTE 1 ATIVIDADE.

CADA ATIVIDADE POSSUI ENTRE 15 e 20 VAGAS, QUE SERÃO PREENCHIDAS MEDIANTE A ORDEM DE RECEBIMENTO DOS EMAILS.

MINICURSO 1 - NOTURNO

Dias: 05 (3ª Feira) e 06/11 (4ª Feira)
Horários: 05/11 – 20h30min às 22h
06/11 - 18h30min às 20h
Local: Sala 01 – Modulo Manoel Sarmento

Fake news: a desinformação como estratégia de manipulação

Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio
Profa. Ms. Sonilda Sampaio Santos Pereira

Resumo: O avanço tecnológico opera profundas transformações no mundo da comunicação, no entanto, a visibilidade oferecida pelas novas mídias, bem como a velocidade de propagação das notícias, abriram espaço não só para uma maior interatividade comunicativa, como também propiciaram o cenário para a criação e reprodução das Fake News. Acredita-se que esse espaço e visibilidade conferidos pelas mídias sociais tenham despertado uma espécie de obsessão pelo furo jornalístico, no qual vale tudo para ser o primeiro a noticiar algo, até mesmo mentir. Inaugura-se assim, a crise da informação, estabelecida não pela falta de material, mas por seu excesso, pois com o "bombardeio" de notícias que circulam todos os dias livremente pela rede mundial de computadores, tem sido comum a perde de objetividade e da fidelidade dos fatos, itens primordiais na divulgação de conteúdo informativo, comprometendo intencionalmente o direito básico à informação. Informação é poder, e compreender a pós-verdade e o alcance da fake news é de importância tanto para a grande mídia quanto para o público, em geral, os quais devem estar preparados para lidar com os fenômenos da “hipercomunicação”. Sendo assim, são necessários mais estudos envolvendo o tema, principalmente no que tange à identificação de sites que divulgam e difundem as falsas verdades bem como os interesses por trás deles. É necessário também um estudo aprofundado de como o fenômeno pós-verdade se comporta no tempo, para que seja possível monitorar sua expansão ou retração e com isso saber se essa situação tende a passar como outras ou se veio para ficar. É esse desafio que o minicurso: Fake news: a desinformação como estratégia de manipulação pretende discutir.
Palavras-chave: Fake News; Pós-verdade; Desinformação; Mídia.

MINICURSO 2 - NOTURNO

Dias: 05 (3ª Feira) e 06/11 (4ª Feira)
Horários: 05/11 – 20h30min às 22h
06/11 - 18h30min às 20h
Local: Sala 02 – Modulo Manoel Sarmento

Autoria em textos multissemióticos: os nudes, um exemplo

Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias
Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira

Resumo: Estamos inseridos num mundo cibernético, em que há interação tecnológica entre sociedade e cultura. Os textos multissemióticos estão cada vez mais em voga e por conta disso, nós, leitores, somos desafiados, a cada dia, a repensarmos os sentidos dos textos que circulam nas redes sociais. De acordo com Ribeiro (2015), o poder semiótico está em como devemos lidar com o signo, manejar linguagens e produzir sentidos. "O poder de produzir e disseminar sentidos" como é dito por KRESS (2003, p.17) e citado por Ribeiro. E esse poder tem aumentado com a ajuda das tecnologias digitais. Desse modo, para Ribeiro, a escrita contemporânea é um processo histórico no qual estamos inseridos. Enquanto parte autora, também utilizamos máquinas e outras maneiras produtoras, tanto de textos, quanto de gêneros. A exemplo desses gêneros e, como gênero deste estudo, o Nude, tanto em sua acepção dicionarizada, quanto na não dicionarizada, compreende uma forma ilícita de exposição de vidas privadas. Desta forma, a produção textual multissemiótica – Nude, viola direitos, é ato ilegal, que pode exigir do poder jurídico ação no sentido do ofensor pagar indenizações. Este tema será desdobrado neste minicurso, amparando-se em pressupostos teóricos diversos, como: REZENDE (2008), PALFREY (2011), RIBEIRO (2015, 2016), LÉVY (2000), o Código Civil Brasileiro CC - Lei 10406/02 e Lei Carolina Dieckmann nº 12.737/2012. Palavras-chave: Autoria;Textos multissemióticos; Nudes.

MINICURSO 3 - NOTURNO

Dias: 05 (3ª Feira) e 06/11 (4ª Feira)
Horários: 05/11 – 20h30min às 22h
06/11 - 18h30min às 20h
Local: Sala 03 – Modulo Manoel Sarmento

English Pronunciation for Brazilians – Constrasting the sounds of Standart American English (SAE) and Brazilian Portuguese (BP)

Prof. Dr. André Luiz Faria

Resumo: O objetivo deste minicurso é contrastar e treinar sons vocálicos e consonantais do inglês padrão norte-americano (SAE) e do português brasileiro (BP), no sentido de conscientizar os brasileiros que trabalham com a língua inglesa acerca de suas diferenças e semelhanças. Embora o minicurso esteja focado em uma das diversas variedades do inglês, a concepção de inglês como Língua Franca fundamentará as discussões do encontro. Para melhor proveito das abordagens empreendidas durante o minicurso, conhecimentos gerais da língua inglesa em nível intermediário, bem como do alfabeto fonético internacional (IPA) são recomendados.
Palavras-chave: Pronúncia do inglês norte-americano; Contrastes entre sons do inglês e do português brasileiro.

MINICURSO 4 - NOTURNO

Dias: 05 (3ª Feira) e 06/11 (4ª Feira)
Horários: 05/11 – 20h30min às 22h
06/11 - 18h30min às 20h
Local: Sala 04 – Modulo Manoel Sarmento

Crítica Feminista: A Mulher e a Literatura

Gabriela Machado Silveira (Mestranda PPGCEL/UESB)
Profa. Dra. Adriana Maria de Abreu Barbosa

Resumo: Este minicurso se destina a discentes de graduação que desejam iniciar suas pesquisas na área dos estudos de gênero, mais especificamente na linha da crítica feminista, observando o segmento como uma possibilidade acadêmica de estudos na literatura. Pretende-se adentrar em discussões que percorram conteúdos como, por exemplo, de que maneira são realizadas pesquisas acadêmicas no curso de letras sobre a crítica feminista, o lugar da mulher na literatura, como o sujeito pesquisador do assunto se percebe no atuar acadêmico e pessoal, perceber como vem sendo tratada a figura feminina ao longo da literatura brasileira, qual lugar que a esta foi reservado na dita literatura universal. A necessidade de um minicurso com esta temática está pautada no fato de que é percebido grande interesse por parte dos estudantes do curso de Letras a respeito dos estudos que observam a figura feminina, principalmente na área da literatura brasileira, permitindo, desta maneira, que os mesmos entendam como ocorre a iniciação científica de pesquisadores à linha em questão. O minicurso deverá ser desenvolvido através de exposições orais a respeito do tema, bem como de discussões e compartilhamento de referenciais teórico-literários que abordam o tema. Por fim, a proposta, após concluída, deverá permitir ao graduando uma orientação satisfatória a respeito da linha de pesquisa da crítica feminista, bem como compreender como são pensados os trabalham com este objetivo.
Palavras-chave: Literatura, Crítica feminista; Estudos de gêneros.

MINICURSO 5 – MATUTINO

Dias: 06 (4ª Feira) e 07/11 (5ª Feira)
Horário: 06/11 – 7h45min às 9h15min
07/11 - 7h45min às 9h15min
Local: LELIN - Laboratório de Informática (Pavilhão Administrativo)
Obs: Este minicurso dispõe de apenas 15 vagas.

Colaborando em/na Rede

Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira

Resumo: Este minicurso tem como objetivo discutir e promover o contato dos discentes com as novas tecnologias voltadas para a colaboração em/na Rede, partindo do princípio das exigências cada vez mais presentes nas demandas do ensino nas escolas das Redes públicas e privadas.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Colaboração em/na Rede; Ensino.

MINICURSO 6 – MATUTINO

Dias: 06 (4ª Feira) e 07/11 (5ª Feira)
Horário: 06/11 – 7h45min às 9h15min
07/11 - 7h45min às 9h15min
Local: Sala 02 – Modulo Manoel Sarmento

Maxuel Jesus dos Santos (Discente do C. de Letras/UESB)
Prof. Dr. André Luiz Faria

Texto e ensino: mediação entre teoria e prática

Resumo: Na educação, sobretudo no ensino médio, a produção textual ocupa um espaço muito importante. Apesar disso, a didatização e aplicação do conhecimento textual ainda enfrenta uma série de entraves. Pensando nessa problemática, esse minicurso parte do princípio de que todo falante de uma língua possui a capacidade de desenvolver uma boa competência textual. Dessa forma, propomos discutir essa problemática e apresentar, com base em noções textuais e nas teorias acerca do ensino de língua, caminhos para uma prática efetiva nas disciplinas de produção textual, capazes de desenvolver a competência textual dos discentes.
Palavras-chave: Produção textual, Didatização; Competência textual.

OFICINA 1 - MATUTINO

Dias: 06 (4ª Feira) e 07/11 (5ª Feira)
Horário: 06/11 – 7h45min às 9h15min
06/11 - 7h45min às 9h15min
Local: Sala 03 – Módulo Manoel Sarmento

Papo Lírico: Contar para viver e viver para contar

Profa. Ms. Valéria Mota Lessa

Resumo: A oficina “Viver para contar e contar para viver”, a ser desenvolvida no período de 27/09 a 13/12/2019, no Centro Juvenil de Ciências e Cultura de Jequié. É uma atividade promovida pelo Projeto de Extensão Papo Lírico (DCHL/UESB), em parceria com a equipe do CJCC-Jqe que objetiva promover a leitura de contos e a conversa sobre modos de concebê-los, entendê-los e construi-los e/ou, a partir dessas discussões, criar outros contos ou textos em outras linguagens. Desse modo, a oficina é um espaço de criação seja pela leitura, seja pelo fazer dela resultante, de modo a desenvolver a dimensão imaginativa, criativa, crítica e expressiva do público alvo, constituído por estudantes de Licenciatura em Letras e do ensino médio da rede estadual da Bahia, e contribuir para o incremento da literatura baiana, para a formação de professores na área de Letras e de estudantes do ensino médio da rede estadual do Estado da Bahia. O título da oficina é uma alusão a Viver para contar [Vivir para contarla, 2002], o nome com que Gabriel Garcia Marquez (1927-2014), profícuo escritor colombiano, batizou sua autobiografia literária que traz como epígrafe: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.” O nome da oficina “Contar para viver e viver para contar” quer traduzir também o modo de ser e de fazer vivo o Papo Lírico, programa de Extensão da Área de Estudos Literários do Departamento de Ciências Humanas e Letras-DCHL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB que foi criado em 2002. A atividade objetiva abrir um espaço para a leitura de contos e a conversa sobre modos de concebê-los, entendê-los e construi-los e/ou, a partir dessas discussões, criar outros contos e/ou textos em outras linguagens. Desse modo, a oficina é um espaço de criação seja pela leitura, seja pelo fazer dela resultante, de modo a desenvolver a dimensão imaginativa, criativa, crítica e expressiva do público alvo. As oficinas de conto discutem sobre o processo criativo e sua realização, tendo em vista o desenvolvimento da literatura baiana e a formação de licenciandos em Letras.
Palavras-chave: Criação literatária; Literatura Baiana; Formação de Professores.

OFICINA 2 - MATUTINO

Dias: 06 (4ª Feira) e 07/11 (5ª Feira)
Horário: 06/11 – 7h45min às 9h15min
06/11 - 7h45min às 9h15min
Local: Sala 04 – Módulo Manoel Sarmento

LIBRAS – NÍVEL BÁSICO

Alexsandro Nascimento (Discente do C. de Letras)
Profa. Ms. Ione Barbosa

Resumo: Esta oficina tem como objetivo proporcionar aos estudantes de graduação, e comunidade externa da UESB, uma noção inicial da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua da comunidade surda brasileira. A Libras foi reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/02 e pelo Decreto 5626/05, o que garante ao surdo o direito de usar sua língua. É uma língua natural como qualquer língua oral, porém de modalidade diferente, ou seja, modalidade visual espacial. Apenar de seu reconhecimento desde 2002 e da obrigatoriedade de sua inserção como disciplina nas licenciaturas, ainda permanece desconhecida pela maioria da comunidade do Brasil. Dessa forma, esta oficina abordará noções básica da Libras e sua importância para os surdos, bem como a necessidade de a comunidade brasileira ouvinte aprender e usar uma língua que também é utilizada em nosso território. A necessidade de aprender Libras ultrapassa os muros da escola, visto que o surdo não está inserido apenas no contexto educacional, mas em uma sociedade de direitos e deveres que ele, como cidadão, precisa participar.
Palavras-chave: Libras; Noções Básicas; Contexto Social e Educacional.

OFICINA 3. VESPERTINO
DANÇA DE SALÃO – LEITURAS E RELEITURAS

Esta oficina tem como público alvo funcionários da instituição e, portanto, não está aberta para inscrições.

Palestrantes

  • Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira
  • Profa. Dra. Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
  • Prof. Dr. Braulino Pereira de Santana
  • Profa. Dra. Elisângela Gonçalves da Silva
  • Profa. Dra. Elizete Maria de Souza
  • Prof. Dr. André Luiz Faria
  • Profa. Ms. Ione Barbosa de Oliveira Silva

Programação

18h00 Credenciamento Abertura
Credenciamento
Local: Hall do Auditório Waly Salomão
18h00 Exposição: Língua, Leitura, Leitor e Inclusão - uma relação de amor - Profa. Ms. Marcia do Couto Auad Exposição
Local: Saguão do Módulo Manoel Sarmento

Profa. Ms. Marcia do Couto Auad

18h00 Exposição de Banners - Profa. Ms. Sonilda Sampaio Santos Pereira Exposição
Local: Foyer da Biblioteca Jorge Amado

Profa. Ms. Sonilda Sampaio Santos Pereira

18h00 Exposição e Mostra de Livros: Da terra para o papel; escritores sob o sol de Jequié - Profa. Dra. Zilda de Oliveira Freitas e discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV. Exposição
Local: Foyer da Biblioteca Jorge Amado

A mostra "Da terra para o papel: escritores sob o sol de Jequié" é uma atividade extensionista e gratuita, que integra a programação da IX Semana de letras da UESB. Durante a mostra, serão expostas obras de cerca de cinquenta escritores e artistas contemporâneos oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com a produção literária e cultural de uma diversidade de autores, disponível aos leitores do sudoeste baiano e do mundo inteiro (via internet). Dentre os escritores da região, foram selecionados discentes e ex-discentes da UESB, escritores que atuam ou atuaram como professores na mesma instituição e a comunidade em geral.

A comercialização das produções exibidas estará a cargo d@s discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV, sob a supervisão da professora da disciplina referida.

18h30 - Prof. Dr. André Luiz Faria, Profa. Dra. Elizete Maria de Souza Abertura Solene e Apresentação Artístico-cultural Abertura
Abertura Solene e Apresentação Artístico-cultural
Local: Auditório Waly Salomão
19h00 Conferência de Abertura : Cibercultura e Novas Educações - Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira (UESB) Conferência
Local: Auditório Waly Salomão

Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira (UESB)

20h30 Minicurso 01: Fake News: a desinformação como estratégia de manipulação - Ministrante - Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira Minicurso
Minicurso 01: Fake News: a desinformação como estratégia de manipulação - Ministrante - Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira
Local: Sala 01 - Módulo Manoel Sarmento

O avanço tecnológico opera profundas transformações no mundo da comunicação, no entanto, a visibilidade oferecida pelas novas mídias, bem como a velocidade de propagação das notícias, abriram espaço não só para uma maior interatividade comunicativa, como também propiciaram o cenário para a criação e reprodução das Fake News. Acredita-se que esse espaço e visibilidade conferidos pelas mídias sociais tenham despertado uma espécie de obsessão pelo furo jornalístico, no qual vale tudo para ser o primeiro a noticiar algo, até mesmo mentir. Inaugura-se assim, a crise da informação, estabelecida não pela falta de material, mas por seu excesso, pois com o “bombardeio” de notícias que circulam todos os dias livremente pela rede mundial de computadores, tem sido comum a perda da objetividade e da fidelidade aos fatos, itens primordiais na divulgação de conteúdo informativo, comprometendo intencionalmente o direito básico à informação. Informação é poder, e compreender a pós-verdade e o alcance da fake news é de importância tanto para a grande mídia quanto para o público, em geral, os quais devem estar preparados para lidar com os fenômenos da “hipercomunicação”. Sendo assim, são necessários mais estudos envolvendo o tema, principalmente no que tange à identificação de sites que divulgam e difundem as falsas verdades bem como os interesses por trás deles. É necessário também um estudo aprofundado de como o fenômeno pós-verdade se comporta no tempo, para que seja possível monitorar sua expansão ou retração e com isso saber se essa situação tende a passar como outras ou se veio para ficar. É esse desafio que o minicurso: Fake news: a desinformação como estratégia de manipulação pretende discutir.

Ministrantes: Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira

20h30 Minicurso 02: Autoria em textos multissemióticos: os nudes, um exemplo - Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira Minicurso
Minicurso 02: Autoria em textos multissemióticos: os nudes, um exemplo - Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira
Local: Sala 02 - Módulo Manoel Sarmento

Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira

Estamos inseridos num mundo cibernético, em que há interação tecnológica entre sociedade e cultura. Os textos multissemióticos estão cada vez mais em voga e por conta disso, nós, leitores, somos desafiados, a cada dia, a repensarmos os sentidos dos textos que circulam nas redes sociais. De acordo com Ribeiro (2015), o poder semiótico está em como devemos lidar com o signo, manejar linguagens e produzir sentidos. "O poder de produzir e disseminar sentidos" como é dito por KRESS (2003, p.17) e citado por Ribeiro. E esse poder tem aumentado com a ajuda das tecnologias digitais. Desse modo, para Ribeiro, a escrita contemporânea é um processo histórico no qual estamos inseridos. Enquanto parte autora, também utilizamos máquinas e outras maneiras produtoras, tanto de textos, quanto de gêneros. A exemplo desses gêneros e, como gênero deste estudo, o Nude, tanto em sua acepção dicionarizada, quanto na não dicionarizada, compreende uma forma ilícita de exposição de vidas privadas. Desta forma, a produção textual multissemiótica – Nude, viola direitos, é ato ilegal, que pode exigir do poder jurídico ação no sentido do ofensor pagar indenizações. Este tema será desdobrado neste minicurso, amparando-se em pressupostos teóricos diversos, como: REZENDE (2008), PALFREY (2011), RIBEIRO (2015, 2016), LÉVY (2000), o Código Civil Brasileiro CC - Lei 10406/02 e Lei Carolina Dieckmann nº 12.737/2012.

Palavras-chave: Autoria; Textos multissemióticos; Nudes.

20h30 Minicurso 04: Crítica Feminista: a mulher e a literatura - Gabriela Machado Silveira (UESB/PPGCEL); Profa. Dra. Adriana Maria de Abreu Barbosa Minicurso
Local: Sala 04 - Módulo Manoel Sarmento

Este minicurso se destina a discentes de graduação que desejam iniciar suas pesquisas na área dos estudos de gênero, mais especificamente na linha da crítica feminista, observando o segmento como uma possibilidade acadêmica de estudos na literatura. Pretende-se adentrar em discussões que percorram conteúdos como, por exemplo, de que maneira são realizadas pesquisas acadêmicas no curso de letras sobre a crítica feminista, o lugar da mulher na literatura, como o sujeito pesquisador do assunto se percebe no atuar acadêmico e pessoal, perceber como vem sendo tratada a figura feminina ao longo da literatura brasileira, qual lugar que a esta foi reservado na dita literatura universal. A necessidade de um minicurso com esta temática está pautada no fato de que é percebido grande interesse por parte dos estudantes do curso de Letras a respeito dos estudos que observam a figura feminina, principalmente na área da literatura brasileira, permitindo, desta maneira, que os mesmos entendam como ocorre a iniciação científica de pesquisadores à linha em questão. O minicurso deverá ser desenvolvido através de exposições orais a respeito do tema, bem como de discussões e compartilhamento de referenciais teórico-literários que abordam o tema. Por fim, a proposta, após concluída, deverá permitir ao graduando uma orientação satisfatória a respeito da linha de pesquisa da crítica feminista, bem como compreender como são pensados os trabalham com este objetivo.

20h30 - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso 03: English Pronunciation for Brazilians - contrasting the sounds of Standard American English (SAE) and Brazilian Portuguese (BP) - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso
Local: Sala 03 - Módulo Manoel Sarmento

O objetivo deste minicurso é contrastar e treinar sons vocálicos e consonantais do inglês padrão norte-americano (SAE) e do português brasileiro (BP), no sentido de conscientizar os brasileiros que trabalham com a língua inglesa acerca de suas diferenças e semelhanças. Embora o minicurso se foque em uma das diversas variedades do inglês, a concepção de Inglês como Lingua Franca fundamentará as discussões de do encontro. Para melhor proveito das abordagens empreendidas durante o minicurso, conhecimentos gerais da língua inglesa em nível intermediário, bem como do alfabeto fonético internacional (IPA) são recomendados.

Ministrante: Prof. Dr. André Luiz Faria

07h45 - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso 06: Texto e ensino: mediação entre a teoria e prática - Maxuel Jesus dos Santos (Discente do C. de Letras; Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso
Local: Sala 02 - Módulo Manoel Sarmento

Na educação básica, a produção textual ocupa espaço de destaque. Apesar disso, a didatização e aplicação do conhecimento textual ainda enfrenta uma série de entraves. Pensando nessa problemática, esse minicurso parte do princípio de que todo falante de uma língua pode desenvolver sua competência textual. Consequentemente, propomos não só discutir essa problemática sob a rubrica de um viés interacional, mas também apresentar caminhos para uma prática efetiva nas disciplinas de produção textual, capazes de desenvolver aspectos da competência textual das/os discentes.

07h45 Minicurso 05: Colaborando em/na Rede - Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira  Minicurso
Local: LELIN - Laboratório de Informática (Pavilhão Administrativo)

O minicurso Colaboração em/na Rede pretende discutir o potencial colaborativo a partir de duas interfaces: o Google Docs e o College.it. Abordaremos o potencial das comunidades virtuais e o aprendizado autônomo. Em seguida, vivenciaremos duas atividades online e de forma colaborativa.

07h45 Oficina 01: Papo Lírico: Contar para viver e viver para contar. - Profa. Me. Valéria Mota Lessa e as discentes: Bárbara Sande Mota; Beatriz Nascimento do Patrocínio; Bianca Reis Ramos e Jéssika de Oliveira Sousa Oficina
Local: Sala 03 - Módulo Manoel Sarmento

As histórias amalgamam em texto vida e narração. Contar para viver pode ser o motivo basilar da história das Mil e uma noites, narrativa da cultura oral islâmica, considerada uma das fundadoras de uma tradição literária ocidental.

Em literatura, quer dizer, ficcionalmente, esse viver em palavras tem dimensão imaginativa e material. A criação literária é um artefato cultural e artístico que quer ter perenidade como as histórias dos heróis que se renovam a cada leitura e a cada nova personagem por elas inspiradas. As histórias são sempre as mesmas e outras a partir da leitura que fazem as peripécias ganharem rosto e sabor diferentes.

O título da oficina é uma alusão a Viver para contar [Vivir para contarla, 2002], o nome com que Gabriel Garcia Marquez (1927-2014), profícuo escritor colombiano, batizou sua autobiografia literária que traz como epígrafe: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.” O nome da oficina “Contar para viver e viver para contar” quer traduzir também o modo de ser e de fazer vivo o Papo Lírico, programa de Extensão da Área de Estudos Literários do Departamento de Ciências Humanas e Letras-DCHL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB que foi criado em 2002.

A oficina é destinada a quem gosta ou quer gostar de ler textos e desenvolver sua capacidade criativa. Ou seja, a oficina é dirigida às pessoas interessadas na leitura e escrita de contos ou na produção de textos em linguagens variadas (HQ, pintura, escultura, vídeo, etc), a partir da leitura desses textos literários curtos e condensados.

A atividade objetiva abrir um espaço para a leitura de contos e a conversa sobre modos de concebê-los, entendê-los e construí-los e/ou, a partir dessas discussões, criar outros contos e/ou textos em outras linguagens. Desse modo, a oficina é um espaço de criação seja pela leitura, seja pelo fazer dela resultante, de modo a desenvolver a dimensão imaginativa, criativa, crítica e expressiva do público alvo. As oficinas de conto discutem sobre o processo criativo e sua realização, tendo em vista o desenvolvimento da literatura baiana e a formação de licenciandos em Letras.

A atividade será avaliada através das materialidades produzidas que serão apresentadas e discutidas nas oficinas e poderão ser exibidas/apresentadas em outros ambientes e reunidas. Outro modo de avaliação é através dos depoimentos dos seus participantes.

07h45 Oficina 02: Libras - Nível Básico - Alexsandro Nascimento; Profa. Ms. Ione Barbosa Oficina
Local: Módulo Manoel Sarmento

Esta oficina tem como objetivo proporcionar aos estudantes de graduação, e comunidade externa da Uesb, uma noção inicial da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua da comunidade surda brasileira. A Libras foi reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/02 e pelo Decreto 5626/05, o que garante ao surdo o direito de usar sua língua. É uma língua natural como qualquer língua oral, porém de modalidade diferente, ou seja, modalidade visual espacial. Apenar de seu reconhecimento desde 2002 e da obrigatoriedade de sua inserção como disciplina nas licenciaturas, ainda permanece desconhecida pela maioria da comunidade do Brasil. Dessa forma, esta oficina abordará noções básica da Libras e sua importância para os surdos, bem como a necessidade de a comunidade brasileira ouvinte aprender e usar uma língua que também é utilizada em nosso território. A necessidade de aprender Libras ultrapassa os muros da escola, visto que o surdo não está inserido apenas no contexto educacional, mas em uma sociedade de direitos e deveres que ele, como cidadão, precisa participar.

Serão oferecidas até 20 vagas.

08h00 Exposição: Língua, Leitura, Leitor e Inclusão - uma relação de amor - Profa. Ms. Marcia do Couto Auad Exposição
Local: Saguão do Módulo Manoel Sarmento

Profa. Ms. Marcia do Couto Auad

08h00 Exposição e Mostra de Livros: Da terra para o papel; escritores sob o sol de Jequié - Profa. Dra. Zilda de Oliveira Freitas e discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV. Exposição
Local: Foyer da Biblioteca Jorge Amado

A mostra "Da terra para o papel: escritores sob o sol de Jequié" é uma atividade extensionista e gratuita, que integra a programação da IX Semana de letras da UESB. Durante a mostra, serão expostas obras de cerca de cinquenta escritores e artistas contemporâneos oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com a produção literária e cultural de uma diversidade de autores, disponível aos leitores do sudoeste baiano e do mundo inteiro (via internet). Dentre os escritores da região, foram selecionados discentes e ex-discentes da UESB, escritores que atuam ou atuaram como professores na mesma instituição e a comunidade em geral.

A comercialização das produções exibidas estará a cargo d@s discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV, sob a supervisão da professora da disciplina referida.

10h00 - Prof. Dr. André Luiz Faria, Profa. Dra. Elisângela Gonçalves da Silva, Profa. Dra. Elizete Maria de Souza, Profa. Ms. Ione Barbosa de Oliveira Silva Mesa-redonda 01: Linguística Contemporânea: um diálogo entre Morfossintaxe e Semântica - Profa. Ms. Ione Barbosa de Oliveira Silva; Profa. Dra. Elizete Maria de Souza; Prof. Dr.André - Mediadora: Profa. Dra. Vivian Antonino da Silva Luiz Faria Mesa-redonda
Local: Auditório Wally Salomão

Esta mesa-redonda busca discutir aspectos relacionados à morfologia, à morfossintaxe e à semântica das línguas naturais na perspectiva da Linguística Contemporânea.

1. ASPECTOS MORGOLÓGICOS DA LIBRAS

Profa. Ms. Ione Barbosa de Oliveira Silva

2. REFERÊNCIA PRONOMINAL: atuação de elementos sintáticos e pós-sintáticos na recuperação do referente

Profa. Dra. Elizete Maria de Souza

3. Apagamento do objeto indireto no português brasileiro sob a ótica cognitiva de contato

Prof. Dr. André Luiz Faria

MEDIADORA: Vivian Antonino da Silva

3.

Prof. Dr. André Luiz Faria

Mediadora: Profa. Dra. Vivian Antonino da Silva

14h00 - Prof. Dr. André Luiz Faria Sessão de Comunicação 1 - GT 1A - GT 3 - GT 7A - GT 14 Apresentação Oral
Local: Módulo Manoel Sarmento
16h00 Sessão de Comunicação 2: GT 1B - GT 2 - GT 7B - GT 15 Apresentação Oral
Local: Pavilhão do Módulo Manoel Sarmento
18h30 Minicurso 01: Fake News: a desinformação como estratégia de manipulação - Ministrante - Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira Minicurso
Minicurso 01: Fake News: a desinformação como estratégia de manipulação - Ministrante - Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira
Local: Sala 01 - Módulo Manoel Sarmento

O avanço tecnológico opera profundas transformações no mundo da comunicação, no entanto, a visibilidade oferecida pelas novas mídias, bem como a velocidade de propagação das notícias, abriram espaço não só para uma maior interatividade comunicativa, como também propiciaram o cenário para a criação e reprodução das Fake News. Acredita-se que esse espaço e visibilidade conferidos pelas mídias sociais tenham despertado uma espécie de obsessão pelo furo jornalístico, no qual vale tudo para ser o primeiro a noticiar algo, até mesmo mentir. Inaugura-se assim, a crise da informação, estabelecida não pela falta de material, mas por seu excesso, pois com o “bombardeio” de notícias que circulam todos os dias livremente pela rede mundial de computadores, tem sido comum a perda da objetividade e da fidelidade aos fatos, itens primordiais na divulgação de conteúdo informativo, comprometendo intencionalmente o direito básico à informação. Informação é poder, e compreender a pós-verdade e o alcance da fake news é de importância tanto para a grande mídia quanto para o público, em geral, os quais devem estar preparados para lidar com os fenômenos da “hipercomunicação”. Sendo assim, são necessários mais estudos envolvendo o tema, principalmente no que tange à identificação de sites que divulgam e difundem as falsas verdades bem como os interesses por trás deles. É necessário também um estudo aprofundado de como o fenômeno pós-verdade se comporta no tempo, para que seja possível monitorar sua expansão ou retração e com isso saber se essa situação tende a passar como outras ou se veio para ficar. É esse desafio que o minicurso: Fake news: a desinformação como estratégia de manipulação pretende discutir.

Ministrantes: Profa. Esp. Joana Angélica Marques Sampaio; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira

18h30 Minicurso 02: Autoria em textos multissemióticos: os nudes, um exemplo - Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira Minicurso
Minicurso 02: Autoria em textos multissemióticos: os nudes, um exemplo - Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira
Local: Sala 02 - Módulo Manoel Sarmento

Ministrante: Profa. Esp. Hildacy da Silva Mota Dias; Profa. Me. Sonilda Sampaio Santos Pereira

Estamos inseridos num mundo cibernético, em que há interação tecnológica entre sociedade e cultura. Os textos multissemióticos estão cada vez mais em voga e por conta disso, nós, leitores, somos desafiados, a cada dia, a repensarmos os sentidos dos textos que circulam nas redes sociais. De acordo com Ribeiro (2015), o poder semiótico está em como devemos lidar com o signo, manejar linguagens e produzir sentidos. "O poder de produzir e disseminar sentidos" como é dito por KRESS (2003, p.17) e citado por Ribeiro. E esse poder tem aumentado com a ajuda das tecnologias digitais. Desse modo, para Ribeiro, a escrita contemporânea é um processo histórico no qual estamos inseridos. Enquanto parte autora, também utilizamos máquinas e outras maneiras produtoras, tanto de textos, quanto de gêneros. A exemplo desses gêneros e, como gênero deste estudo, o Nude, tanto em sua acepção dicionarizada, quanto na não dicionarizada, compreende uma forma ilícita de exposição de vidas privadas. Desta forma, a produção textual multissemiótica – Nude, viola direitos, é ato ilegal, que pode exigir do poder jurídico ação no sentido do ofensor pagar indenizações. Este tema será desdobrado neste minicurso, amparando-se em pressupostos teóricos diversos, como: REZENDE (2008), PALFREY (2011), RIBEIRO (2015, 2016), LÉVY (2000), o Código Civil Brasileiro CC - Lei 10406/02 e Lei Carolina Dieckmann nº 12.737/2012.

Palavras-chave: Autoria; Textos multissemióticos; Nudes.

18h30 Minicurso 04: Crítica Feminista: a mulher e a literatura - Gabriela Machado Silveira (UESB/PPGCEL); Profa. Dra. Adriana Maria de Abreu Barbosa Minicurso
Local: Sala 04 - Módulo Manoel Sarmento

Este minicurso se destina a discentes de graduação que desejam iniciar suas pesquisas na área dos estudos de gênero, mais especificamente na linha da crítica feminista, observando o segmento como uma possibilidade acadêmica de estudos na literatura. Pretende-se adentrar em discussões que percorram conteúdos como, por exemplo, de que maneira são realizadas pesquisas acadêmicas no curso de letras sobre a crítica feminista, o lugar da mulher na literatura, como o sujeito pesquisador do assunto se percebe no atuar acadêmico e pessoal, perceber como vem sendo tratada a figura feminina ao longo da literatura brasileira, qual lugar que a esta foi reservado na dita literatura universal. A necessidade de um minicurso com esta temática está pautada no fato de que é percebido grande interesse por parte dos estudantes do curso de Letras a respeito dos estudos que observam a figura feminina, principalmente na área da literatura brasileira, permitindo, desta maneira, que os mesmos entendam como ocorre a iniciação científica de pesquisadores à linha em questão. O minicurso deverá ser desenvolvido através de exposições orais a respeito do tema, bem como de discussões e compartilhamento de referenciais teórico-literários que abordam o tema. Por fim, a proposta, após concluída, deverá permitir ao graduando uma orientação satisfatória a respeito da linha de pesquisa da crítica feminista, bem como compreender como são pensados os trabalham com este objetivo.

18h30 - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso 03: English Pronunciation for Brazilians - contrasting the sounds of Standard American English (SAE) and Brazilian Portuguese (BP) - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso
Local: Sala 03 - Módulo Manoel Sarmento

O objetivo deste minicurso é contrastar e treinar sons vocálicos e consonantais do inglês padrão norte-americano (SAE) e do português brasileiro (BP), no sentido de conscientizar os brasileiros que trabalham com a língua inglesa acerca de suas diferenças e semelhanças. Embora o minicurso se foque em uma das diversas variedades do inglês, a concepção de Inglês como Lingua Franca fundamentará as discussões de do encontro. Para melhor proveito das abordagens empreendidas durante o minicurso, conhecimentos gerais da língua inglesa em nível intermediário, bem como do alfabeto fonético internacional (IPA) são recomendados.

Ministrante: Prof. Dr. André Luiz Faria

19h45 Apresentação artístico-cultural - Voz e Violão - Ana Vitoria Santos Silva e Flaviane Oliveira (discentes do Curso de Letras_. Apresentação Artística
Local: Auditório Waly Salomão
20h00 Mesa-redonda 02: Linguística Contemporânea: um diálogo entre Sintaxe e Hipertexto - Prof. Dr. Braulino Pereira de Santana ; Profa. Dra. Elisângela Gonçalves da Silva - Mediadora: Profa. Ms. Carla da Silva Lima Mesa-redonda
Local: Auditório Wally Salomão

Esta mesa-redonda busca discutir aspectos relacionados à construção e utilização de hipertextos nas produções textuais, assim como sua importância frente às demandas das produções digitais, e também discute aspectos da sintaxe das Construções Existenciais em Língua Portuguesa. Ambos os trabalhos são desenvolvidos na perspectiva da Linguística Contemporânea.

1. Linguística Contemporânea: estudos em morfologia

Profa. Dra. Elisângela Gonçalves da Silva

2. Hipertexto e Ideologia: produtores e leitores em campo de batalha

Prof. Dr. Braulino Pereira de Santana

MEDIADORA: Profa. Ms. Carla da Silva Lima

07h45 - Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso 06: Texto e ensino: mediação entre a teoria e prática - Maxuel Jesus dos Santos (Discente do C. de Letras; Prof. Dr. André Luiz Faria Minicurso
Local: Sala 02 - Módulo Manoel Sarmento

Na educação básica, a produção textual ocupa espaço de destaque. Apesar disso, a didatização e aplicação do conhecimento textual ainda enfrenta uma série de entraves. Pensando nessa problemática, esse minicurso parte do princípio de que todo falante de uma língua pode desenvolver sua competência textual. Consequentemente, propomos não só discutir essa problemática sob a rubrica de um viés interacional, mas também apresentar caminhos para uma prática efetiva nas disciplinas de produção textual, capazes de desenvolver aspectos da competência textual das/os discentes.

07h45 Minicurso 05: Colaborando em/na Rede - Profa. Dra. Socorro Aparecida Cabral Pereira  Minicurso
Local: LELIN - Laboratório de Informática (Pavilhão Administrativo)

O minicurso Colaboração em/na Rede pretende discutir o potencial colaborativo a partir de duas interfaces: o Google Docs e o College.it. Abordaremos o potencial das comunidades virtuais e o aprendizado autônomo. Em seguida, vivenciaremos duas atividades online e de forma colaborativa.

07h45 Oficina 01: Papo Lírico: Contar para viver e viver para contar. - Profa. Me. Valéria Mota Lessa e as discentes: Bárbara Sande Mota; Beatriz Nascimento do Patrocínio; Bianca Reis Ramos e Jéssika de Oliveira Sousa Oficina
Local: Sala 03 - Módulo Manoel Sarmento

As histórias amalgamam em texto vida e narração. Contar para viver pode ser o motivo basilar da história das Mil e uma noites, narrativa da cultura oral islâmica, considerada uma das fundadoras de uma tradição literária ocidental.

Em literatura, quer dizer, ficcionalmente, esse viver em palavras tem dimensão imaginativa e material. A criação literária é um artefato cultural e artístico que quer ter perenidade como as histórias dos heróis que se renovam a cada leitura e a cada nova personagem por elas inspiradas. As histórias são sempre as mesmas e outras a partir da leitura que fazem as peripécias ganharem rosto e sabor diferentes.

O título da oficina é uma alusão a Viver para contar [Vivir para contarla, 2002], o nome com que Gabriel Garcia Marquez (1927-2014), profícuo escritor colombiano, batizou sua autobiografia literária que traz como epígrafe: “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.” O nome da oficina “Contar para viver e viver para contar” quer traduzir também o modo de ser e de fazer vivo o Papo Lírico, programa de Extensão da Área de Estudos Literários do Departamento de Ciências Humanas e Letras-DCHL da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB que foi criado em 2002.

A oficina é destinada a quem gosta ou quer gostar de ler textos e desenvolver sua capacidade criativa. Ou seja, a oficina é dirigida às pessoas interessadas na leitura e escrita de contos ou na produção de textos em linguagens variadas (HQ, pintura, escultura, vídeo, etc), a partir da leitura desses textos literários curtos e condensados.

A atividade objetiva abrir um espaço para a leitura de contos e a conversa sobre modos de concebê-los, entendê-los e construí-los e/ou, a partir dessas discussões, criar outros contos e/ou textos em outras linguagens. Desse modo, a oficina é um espaço de criação seja pela leitura, seja pelo fazer dela resultante, de modo a desenvolver a dimensão imaginativa, criativa, crítica e expressiva do público alvo. As oficinas de conto discutem sobre o processo criativo e sua realização, tendo em vista o desenvolvimento da literatura baiana e a formação de licenciandos em Letras.

A atividade será avaliada através das materialidades produzidas que serão apresentadas e discutidas nas oficinas e poderão ser exibidas/apresentadas em outros ambientes e reunidas. Outro modo de avaliação é através dos depoimentos dos seus participantes.

07h45 Oficina 02: Libras - Nível Básico - Alexsandro Nascimento; Profa. Ms. Ione Barbosa Oficina
Local: Módulo Manoel Sarmento

Esta oficina tem como objetivo proporcionar aos estudantes de graduação, e comunidade externa da Uesb, uma noção inicial da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua da comunidade surda brasileira. A Libras foi reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/02 e pelo Decreto 5626/05, o que garante ao surdo o direito de usar sua língua. É uma língua natural como qualquer língua oral, porém de modalidade diferente, ou seja, modalidade visual espacial. Apenar de seu reconhecimento desde 2002 e da obrigatoriedade de sua inserção como disciplina nas licenciaturas, ainda permanece desconhecida pela maioria da comunidade do Brasil. Dessa forma, esta oficina abordará noções básica da Libras e sua importância para os surdos, bem como a necessidade de a comunidade brasileira ouvinte aprender e usar uma língua que também é utilizada em nosso território. A necessidade de aprender Libras ultrapassa os muros da escola, visto que o surdo não está inserido apenas no contexto educacional, mas em uma sociedade de direitos e deveres que ele, como cidadão, precisa participar.

Serão oferecidas até 20 vagas.

08h00 Exposição: Língua, Leitura, Leitor e Inclusão - uma relação de amor - Profa. Ms. Marcia do Couto Auad Exposição
Local: Saguão do Módulo Manoel Sarmento

Profa. Ms. Marcia do Couto Auad

08h00 Exposição e Mostra de Livros: Da terra para o papel; escritores sob o sol de Jequié - Profa. Dra. Zilda de Oliveira Freitas e discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV. Exposição
Local: Foyer da Biblioteca Jorge Amado

A mostra "Da terra para o papel: escritores sob o sol de Jequié" é uma atividade extensionista e gratuita, que integra a programação da IX Semana de letras da UESB. Durante a mostra, serão expostas obras de cerca de cinquenta escritores e artistas contemporâneos oferecendo ao público a oportunidade de entrar em contato com a produção literária e cultural de uma diversidade de autores, disponível aos leitores do sudoeste baiano e do mundo inteiro (via internet). Dentre os escritores da região, foram selecionados discentes e ex-discentes da UESB, escritores que atuam ou atuaram como professores na mesma instituição e a comunidade em geral.

A comercialização das produções exibidas estará a cargo d@s discentes da disciplina Literatura Portuguesa IV, sob a supervisão da professora da disciplina referida.

09h15 Exposição de Trabalho - Vila Teens 2019 - Prof. Ícaro Soares Assis e discentes da E. Apresentação Oral
Local: Auditório Waly Salomão

O relato a seguir apresenta um resumo de trabalho desenvolvido com alunos de uma escola pública de Jequié, entre os períodos de junho e outubro de 2019, na disciplina de língua inglesa. O projeto em 2019 traz como discussão principal os fatos e diversos acontecimentos que nortearam a década de 60, garantindo aos discentes melhor conhecimento sócio-histórico -cultural, além de trabalhar discussões sobre eventos/acontecimentos da época. Como objetivo geral, buscamos conhecer os aspectos físicos e culturais que nortearam a década de 1960, tanto no Brasil, quanto em outros países do mundo que utilizam a língua inglesa como língua de comunicação. Dentre os objetivos específicos, destacamos a importância de discutir pontos positivos e negativos sobre essa década; trabalhar abordagens sobre os anos 60 que influenciam ou não nosso sistema educacional atual; conhecer vocabulário , em inglês, sobre personagens e objetos característicos da época, assim como proporcionar aos estudantes desenvolvimento de atividade lúdicas, através de meios tecnológico (como criação de jogos de internet, karaokê e outros aplicativos de criação de jogos ), (re)criando assim a ludotecnologia (a utilização de atividades lúdicas através de meios tecnológicos). Para sistematização do trabalho, após pesquisas, os alunos tiveram dois dias de apresentação de evento; o primeiro ocorreu no dia 05 de outubro, com palestras e apresentação de stands temáticos, referentes à década de 60. No segundo dia, tivemos o musical, intitulado “Vila Teens: Back to 60s”, ocasionado no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, e, nesse espaço, os discentes apresentaram o resumo das discussões desenvolvidas em sala de aula, através do canto e da interpretação, em inglês, abordando, as questões sócio-histórico-cultural, através da ludicidade.

09h30 Exposição de Banners - Profa. Ms. Sonilda Sampaio Santos Pereira Exposição
Local: Foyer da Biblioteca Jorge Amado

Profa. Ms. Sonilda Sampaio Santos Pereira

10h00 Conferência 02 : Tecnologias digitais, educação e letramentos - Profa. Dra. Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares  Conferência
Local: Auditório Waly Salomão

Profa. Dra. Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

14h00 Sessão de Comunicação 3: GT 5A - GT 6 - GT 8 - GT 9 Apresentação Oral
Local: Pavilhão do Módulo Manoel Sarmento
14h00 Oficina 03. Dança de salão: leituras e (re)leituras. Profa. Dra. Maria Aparecida de Souza Oficina
Local: Auditório Waly Salomão

Está oficina já possui um público específico, que são servidores da UESB.

16h00 Sessão de Comunicação 4: GT 5B - GT 10 - GT 12 - GT 16 Apresentação Oral
Local: Pavilhão do Módulo Manoel Sarmento
18h30 Slam de Poesia Competição
Local: Auditório Waly Salomão
19h00 Mesa Redonda 03: Literatura Brasileira: subjetivação e pluriculturalismo Mesa-redonda
Local: Auditório Waly Salomão
  • Profa. Dra. Maria Afonsina Ferreira Matos - Literatura infantil e juvenil brasileira
  • Prof. Dr. Raimundo Lopes Matos - Semiótica: leituras e linguagens
  • Profa. Ms. Ana Sayonara Fagundes Marcelo - Leitura e formação de leitor
  • Prof. Ms. Domingos Ailton Ribeiro - Literatura baiana e contemporânea
  • MEDIADOR: Prof. Júlio Lucas

20h30 - Profa. Dra. Elizete Maria de Souza Com a palavra - Coordenadora geral da IX Semana de Letras - Profa. Dra. Elizete Maria de Souza Comissão Organizadora
Local: Auditório Waly Salomão
21h00 Lançamento de Livros Lançamento de Livro
Local: Foyer da Biblioteca
21h30 Atividade artístico-cultural e Encerramento do evento Apresentação Artística
Local: Foyer da Biblioteca

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Local

UESB - CAMPUS DE JEQUIÉ, Av. José Moreira Sobrinho, S/N, Jequiezinho, Jequié, Bahia
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Organizador

AEL (Área de Estudos Linguísticos) - LELIN (Laboratório de Estudos da Linguagem) - UESB

IX Semana Letras da UESB

Coordenadora Ger
Elizete Maria de Souza


Vice coordenador
André Luiz Faria

Secretaria
Vivian Antonino da Silva

Site do evento
Sandra Sayuri Silva Shibasaki

Coordenação de infraesturuta

Carla da Silva Lima
Isabel Silva Silveira
Gyovanna Bardini
Letícia Araújo
Maicon Matos Lopes
Maxuel da Silva Jesus
Marcus Vinícius Alves
Mirian Tereza de Jesus Santos
Rafael Moraes
Sonilda Sampaio Santos Pereira
Zilda de Oliveira Freitas