LINHAS TEMÁTICAS:
Desterritorialização dos povos originarios;
A saúde pós-pandemia;
Os novos tempos e Tecnologia;
Mudanças climáticas: causas e consequências.
LINHAS TEMÁTICAS:
Desterritorialização dos povos originarios;
A saúde pós-pandemia;
Os novos tempos e Tecnologia;
Mudanças climáticas: causas e consequências.
Palestra de abertura que terá ênfase no tema norteador do XI Seminário de Direitos Humanos.
Palestra a respeito do avanço da tecnologia que tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Falar de mudanças é falar da Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, tomada pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas.
Palestra a ser ministrada levando em consideração as mudanças que foram formadas a partir do período de pandemia.
Palestra a respeito do Complexo Industrial Portuário de Suape- CIPS, localizado em região caracterizada pela ocorrência de diversos conflitos socioambientais oriundos da instalação de empresas em ambientes naturais que, muitas vezes, são fontes de alimento e renda de várias familias.
Grupos de trabalho com a temática: contexto pandêmico e saúde.
- Consequências da pandemia de COVID-19 na saúde dos indivíduos. Expositora: Ludmmylle Deyse Gomes da Silva
- O tempo mudou e agora? A saúde pós pandemia. Expositora: Adriele Melo de Vasconcelos.
- A importância do exercício físico nas doenças crônicas. Expositor: Jetson Teles da Silva.
Grupos de trabalho a respeito da temática: DIREITOS HUMANOS
- Direitos humanos: percepção após experiência como pesquisador do IBGE. Um estudo em Serra Talhada - PE. Expositor: Henrique Rodrigues Barros
- Administração Como Garantia de Direitos Humanos. Expositor: Thiago de Souza.
Grupos de trabalho com a temática de Território Sustentabilidade e Clima.
- A Desterritorialização dos povos Indígenas no Sertão Pernambucano: Kapinawás e Pankararus. Expositor: Felipe Ferreira de Almeida Cruz.
- Indústria têxtil, tecnologia e sustentabilidade. Expositor: Isabel de Souza Cavalcante.
- Mudanças Climáticas: causa e consequências. Expositor: Nathália de Lima Costa.
- Prof. Esp. Osvaldo Freitas Teixeira - Professor universitário, graduado em direito; Especialista pela Escola no Ministério Público Paraíba, Mestre em Ciências Jurídicas com a área de concentração: Direito Econômico pela UFPB/PPGCJ .Com experiência na área de Direito Econômico , Direito Constitucional Ecológico , Direito das Famílias, Direito Constitucional e Direitos Humanos, Integrante do grupo de pesquisa Estudo de Saberes Ambientais - Homenagem a Enrique Leff: Sustentabilidade, Impacto, Gestão e Direitos (CNPq/UFPB). Autor de diversas obras jurídicas. Expositor do tema: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS LIMITES DO ANTROPOCENO: DIANTE DE UMA NOVA RESPONSABILIDADE INTERPLENÁRIA.
- Prof. Esp. Haendel Lopes Virgulino de Medeiros - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e Especialização em Arquitetura e Lightning pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG ). Atualmente é professor da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) e Arquiteto e Urbanista na Prefeitura Municipal de Serra Talhada- PE, atuando em projetos, orçamentos, fiscalização de obras e na comissão de regularização fundiária. Expositor do tema: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS ENCHENTES EM SERRA TALHADA - PE.
- Ana Cristina Inácio de Melo – Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Possui MBA em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professor da Faculdade de Integração do Sertão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento rural, agropecuária e desenvolvimento regional. Expositora do tema: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
- Flaviane Mércia Silva Cabral; Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Especialização em Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri - URCA, atualmente atua como professora do Curso de Farmácia na Faculdade de Integração do Sertão - FIS e como Perita Criminal no Estado de Pernambuco. Expositora do tema: MEDICAMENTOS E MEIO AMBIENTE: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.
- Erlayne Beatriz Félix de Lima Silva, Psicóloga, graduada pela Universidade Federal da Paraíba. Possui formação Clínica em Psicologia Histórico-Cultural. Mestra e Doutora em Psicologia Social pela UFPB. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência - NUPEDIA - UFPB. Professora Universitária, psicóloga clínica e atua principalmente com os temas: Infância, Juventude, Políticas sociais, Psicologia Histórico-Cultural, Desenvolvimento, Socioeducação, Direitos Humanos e Saúde Mental. Expositora do tema: “IMPACTOS AMBIENTAIS: O QUE A PSICOLOGIA TEM COM ISSO?”.
O presente Grupo de Trabalho irá tratar sobre a linha temática de "Impactos Ambientais", na seguinte composição:
Apresentação de Grupos de Trabalhos com a seguinte temática: CONTEXTO TECNOLÓGICOS
- O impacto dos parques eólicos na saúde da população do campo. Expositor: Helen Rebeca Fonseca Silva
- A vida invadida: uma análise a respeito da ausência de privacidade em decorrência dos meios tecnológicos. Expositor: Felipe Ferreira
Apresentação de grupos de trabalhos com a seguinte temática: DIREITOS SOCIAIS
- Efetividade Social: monitoramento e avaliação do Programa CADÚNICO em Princesa Isabel – PB. Expositora: Priscilla Mendes dos Santos.
- (IN)SEGURIDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS: o paradoxo Bolsonaro e a Necropolítica governamental. Expositor: José Mateus dos Santos Tenório.
Mesa redonda que visa estabelecer uma discussão sobre a eelação entre as transformações sociais e as novas tecnologias da informação na contemporaneidade atentando para a importância do papel do Estado nesses fenômenos.
Mesa Redonda com tema central: ESTADO, NORMATIZAÇÃO E CONTROLE LEGÍTIMO DAS CONDUTAS NOS NOVOS TEMPOS TECNOLÓGICOS.
Expositores:
- Professor Esp. Manoel Arnóbio de Sousa, Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba-PB, Advogado militante, Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Potiguar-RN, presta assessoria jurídica à Câmaras e Prefeituras, ministra Cursos Jurídicos para Municípios e Câmaras. É professor da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Faculdade de Integração do Sertão, Coordenador de Eventos do Curso de Direito-FIS. Foi membro da Comissão Estadual de Direito Educacional da OAB/PE é presidente da Subseção da OAB de Princesa Isabel-PB. Expondo o tema: Regulamentação das redes sociais: afronta ou defesa à liberdade de expressão.
- Prof. Mestre Ítalo Wesley Paz de Oliveira Lima, bacharel em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (2010). Pós-Graduado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba, cuja monografia de especialização na área de Direito Processual Penal (2012). Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Advogado, com ênfase de atuação na área de Administrativo, Constitucional e Penal. Professor das Faculdades de Integração do Sertão. Expondo o tema: O PARADOXO PENAL DAS REDES SOCIAIS: CRIMINALIZAÇÕES E LIBERDADES.
- Prof. Doutor Bruno Celso Sabino Leite, Doutor em Sociologia (PPGS-UFPB), Graduado (2006) e Mestre (2010) em História pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Estado, Instrução Pública, Pensamento Político Liberal e Doutrina Social Católica. Expositor do tema: ANÁLISE ACERCA DAS POSSIBILIDADES LEGÍTIMAS DO ESTADO VIGIAR E CONTROLAR A ESFERA SOCIAL.
Mesa Redonda com a seguinte temática: IMPACTOS NAS EMOÇÕES E NA SAÚDE HUMANA
Expositores:
- Pedro Henrique Sette de Souza; Cirurgião Dentista pela UFRN; Mestre e doutor em Odontologia pela UEPB; Professor da UPE Arcoverde; Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental. Expositor do tema: FITOTERAPIA NO PÓS-PANDEMIA.
- Moan Jéfter Fernandes Costa; Cirurgião Dentista pela UFCG; Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN; Doutor em Clínica Odontológica pela UFRN; Professor da UPE Arcoverde. Expositor do tema: INTERNET E SAÚDE PÓS-PANDEMIA.
Palestra a respeito dos desafios encontrados na efetivação de direitos, no período pós-pandemia.
Palestra a ser ministrada voltada para tema de relevante importancia sobre os povos indigenas e os conflitos que estes sofrem na falta da oportunização para manutenir a relação com as terras onde já se fincaram.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.