IX Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões

Em mais uma edição semestral, voltado direta, mas não exclusivamente, para o corpo docente e o corpo discente do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, o IX Simpósio do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões ocorrerá no dia 18 de julho de 2018, recebendo conjuntamente o VIII Salão de Pesquisa da Graduação em Teologia.

Na parte da manhã, de 9h às 11h30min, o evento abrigará a conferência A Teologia da Igreja Cristã Ortodoxa, proferida por Ioannis Zavoudaski, presidente da Comunidade Helênica de Vitória.

À tarde, a partir das 14 horas, o evento consistirá na instalação de mesas temáticas para apresentação pública de parciais e conclusões de pesquisas realizadas no âmbito das Ciências das Religiões e da Teologia. Para mestrandos da Faculdade Unida, as comunicações estão necessariamente vinculadas à sessão temática do(a) respectivo(a) orientador(a). Quaisquer outros interessados, inclusive os graduandos da Unida, devem indicar a Sessão Temática de seu interesse (reservando-se os organizadores a faculdade de alterar a vinculação).

Haverá publicação de Caderno de Resumos e, para os textos enviados completos, Anais do Simpósio, ambos no periódico In Totum.

Orientação para envio do resumo:

Os resumos devem ter no máximo 1500 caracteres e ser encaminhados necessariamente pelo sistema da Faculdade Unida.

Orientação para apresentação:

No caso de leitura, o texto deve ter no máximo 4 laudas em espaço 1,5. Textos com dimensões maiores não devem ser lidos: devem ser convertidos em esboço e apresentados de memória. O uso do projetor deve restringir-se a ilustrações e citações, não devendo ser usado como plataforma de projeção para leitura do texto da comunicação. Apresentando sua comunicação oralmente, de memória, ou lendo um texto escrito, o tempo não deve ultrapassar 15 minutos.

Orientação para envio de texto para publicação em Anais:

Necessariamente pelo sistema da Faculdade Unida, o texto para publicação em Anais só poderá ser encaminhado após a apresentação da comunicação oral no Simpósio. O texto deve ter cinco laudas em espaço 1,5, margem 3x2cm. Textos maiores devem ser encaminhados para publicação em periódicos Qualis CAPES B3 ou superior, inclusive a Revista Unitas, para isso se devendo empregar os canais procedimentais de cada periódico.


CALENDÁRIO

08/06/2018

Início das inscrições

11/07/2018

Último dia para envio do resumo da comunicação

17/07/2018

Último dia para inscrições

18/07/2018

Simpósio

20/07/2018

Início do envio dos textos para publicações em Anais

02/09/2018

Último dia para envio do texto para publicação em Anais

15/09/2018

Último dia para aprovação do texto para publicação em Anais


AVISO AOS COMUNICADORES!

Para receber o certificado de participação e/ou comunicação, a inscrição e assinatura da lista de presença é obrigatória.

*Lista de presença: será disponibilizada nas Sessões Temáticas durante as comunicações, tanto comunicadores quanto participantes devem assinar.


Os certificados estarão disponíveis nos links:

Certíficado de participação: Disponível 48 horas após o evento, através do site: https://doity.com.br/xi-simposio-do-mestrado-em-ciencias-das-religioes

Certificado de comunicação: Disponível em até 60 dias após o evento, através do site: http://certificado.faculdadeunida.com.br


SESSÕES TEMÁTICAS

 

Abdruschin Schaeffer Rocha - Religião e Espiritualidades Contemporâneas (ST01)
Esta Sessão Temática acolhe trabalhos que se proponham a pensar o fenômeno religioso em suas várias vertentes e interfaces e a partir de seu atual ambiente, a Contemporaneidade. Destaca, assim, as muitas modalidades de manifestação do sentimento religioso, que se manifestam em meio à tensa relação entre secularidade e religião, sobretudo aquelas que se colocam como alternativas em face do processo de desinstitucionalização da experiência religiosa. Nesse sentido, acolhe tanto releituras da religião e do fenômeno religioso em ambientes tradicionalmente institucionais, quanto aquelas que se apresentam sob o signo de religiões ou espiritualidades laicas.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Alessandro Rodrigues Rocha - Religião e Literaturas de Língua Portuguesa (ST02)
Estuda as literaturas de língua portuguesa como locus de reflexão sobre as expressões do fenômeno religioso presente no Brasil. Busca compreender os sentidos religiosos engendrados em tais expressões literárias em diálogo permanente com as teorias contemporâneas, tanto do campo da literatura quanto da análise dos discursos religiosos. Analisa as dinâmicas culturais e políticas apresentadas ficcionalmente. Percebe a relação entre ficção e realidade, nas questões culturais e políticas, suas problematizações e proposições.

 
ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Claudete Beise Ulrich - Religião, Diversidades e Educação: novos desafios (ST03)
O respeito às diversidades é base para a construção da cidadania plena. A Sessão Temática acolherá pesquisas que remetam às diversidades e seus desafios para as religiões e para os processos educativos seja na escola, na família ou no cotidiano. 
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

David Mesquiati de Oliveira - Religião e Sociedade na América Latina (ST04)
Estuda, a partir das Ciências das Religiões, a relação entre religião e sociedade na América Latina. As principais linhas de pesquisa atuam sobre os pentecostalismos na América Latina, as Religiões Indígenas e Afro-brasileiras e a relação entre Religião, Educação e Ética.

 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Francisco de Assis Souza dos Santos - Religião e Saúde (ST05)
Questões religiosas continuam afetando a saúde mental dos brasileiros? O Brasil é um país que apresenta uma diversidade religiosa significativa se comparado às outras nações. Partindo desse ponto de vista como a religião pode contribuir ou não para o equiílibrio e saúde mental do indivíduo. Esta Sessão Temática tem como foco as questões que envolvam a discussão sobre religião, saúde mental e aspectos afins.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Graham McGeoch – Religião, Fé e Globalização (ST06)
A Sessão Temática convida reflexões sobre teologia e política, com foco (mas não exclusivamente) nas experiências ecumênicas e inter-religiosas. O ST propõe um diálogo com tematicas tais como direitos humanos, liberdade religiosa, populismos neoliberais e contra-hegemônicos, e promove um diálogo entre Teologia e Estudos Críticos.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

José Adriano Filho - Análise do Discurso Religioso (ST07)
Na construção do discurso religioso encontramos o uso da linguagem, a comunicação da crença e a interação numa dada situação social. O discurso religioso não pode ser tratado de forma isolada, pois envolve todo o processo comunicativo entre autor(es) e destinatário(s). Envolve, portanto, as relações entre linguagem, discurso e contexto situacional. Nesse sentido, a Sessão Temática “Análise do discurso religioso” acolherá comunicações que procurarem apresentar a visão religiosa e teológica de discursos religiosos, canônicos e não canônicos, que tenham como referência as diferentes teorias semióticas e de análise do discurso contemporâneas. As comunicações podem também partir das diferentes formas da hermenêutica de textos religiosos e da hermenêutica filosófica contemporânea, as quais formularam questões sobre o sentido do texto e, até mesmo, se a constituição de sentido num texto é paradigma para outras buscas de sentido.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

José Mário Gonçalves - Religião e Esfera Pública (ST08)
A Sessão Temática visa apresentar trabalhos que discutam a relação entre Religião e Esfera Pública e suas implicações para a democracia e a laicidade do Estado.


ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Julio Cezar de Paulo Brotto - Religião, Profissão e Educação (ST09)
O fenômeno religioso, em seus diversos segmentos, é notável no Brasil e no mundo, especialmente no que diz respeito à constituição das identidades socioculturais. A Sessão temática acolherá comunicações que reflitam sobre o fenômeno religioso a partir do entrelaçamento e da interação entre os campos da religião, educação e profissão.


ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Kenner Roger Cazotto Terra - Religião, Discurso e Poder (ST10)
A cultura é um conjunto de textos que sobrevivem e se transformam na dinâmica intertextual. A religião, como parte dessa tessitura cultural, torna-se seu microcosmo, a partir do qual é possível observar as imagens, valores e práticas circulantes. Nesta Sessão Temática, receberemos trabalhos de alunos de teologia, ciências das religiões e áreas afins que proponham dialogar com as pesquisas preocupadas em observar a religião como texto da cultura e sua presença como instrumento de compreensão das práticas e memórias culturais.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Osvaldo Luiz Ribeiro - Ciências das Religiões Aplicadas II (ST11)
A Sessão Temática se propõe a trabalhar questões relacionadas às várias vertentes do estudo das Ciências das Religiões em sua interface profissional, sempre na direção de compreender as implicações da presença da religião nos interstícios da sociedade, em face do exercício de profissões que tangenciem o fenômeno religioso.


ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Ronaldo Cavalcante - Religiosidade e Construção da Cidadania (ST12)
Hoje, após séculos de observação da performance do fenômeno religioso e particularmente após decênios de pesquisa e estudo sobre nossa religiosidade, a partir, principalmente das reflexões pioneiras durkheiminianas e weberianas, não há mais dúvida de que com frequência os comportamentos éticos humanos são decorrentes também de posturas religiosas. Espera-se, pois que em uma sociedade constituída, e num estado de direito, os segmentos de religião igualmente possam contribuir para a construção da cidadania de um povo e seu ethos particular coopere positivamente para o todo social.
 

ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Valdir Stephanini - Religião, Educação e Ensino Religioso (ST13)

O fenômeno religioso está intimamente ligado à Educação no contexto brasileiro e o Ensino Religioso nas instituições escolares tem sido alvo de muitas discussões ao longo da nossa história. A Sessão Temática acolherá comunicações que reflitam sobre o fenômeno religioso e a sua ligação com a Educação e o Ensino Religioso nas escolas brasileiras.


ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Wanderley Pereira da Rosa - Campo Religioso Brasileiro (ST14)
A Sessão Temática estará aberta para receber propostas de Comunicações que abordem o tema do Campo Religioso Brasileiro, especialmente com ênfase na pluralidade que se verifica atualmente nos discursos e práticas religiosas no país. Novas identidades, memórias religiosas, sincretismos, espiritualidades contemporâneas são temas bem vindos para alcançarmos os objetivos da ST.


ENVIAR COMUNICAÇÃO | ENVIAR ARTIGO COMPLETO

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Sede da Faculdade Unida - Rua Engenheiro Fábio Ruschi, Bento Ferreira, Vitória - Espirito Santo