Minicurso: Aconselhamento Vocacional e Sentido: caminhos do ser ao “dever-ser”
Um dos aspectos da “força transformadora do sentido”, segundo Viktor Frankl, é a descoberta da própria identidade e a realização da vocação. A busca de sentido acompanha a pessoa no seu desenvolvimento e na formação da sua personalidade, promovendo a sua integração.
A integração da vida interior e sua consequência, a auto-realização, e a consequência desta, ser feliz, tudo isto são consequências secundárias da orientação para um objetivo [ou seja da orientação para um sentido, e isto significa] ter conhecimento de algo que nos espera no futuro (Frankl, 2000, En el principio era el sentido. Reflexiones en torno al ser humano. Barcelona: Paidós, p. 34-35).
Mais do que um processo de conhecimento dos interesses e das habilidades, o Aconselhamento Vocacional a partir do sentido, acompanha a pessoa no processo da descoberta que se dá nos caminhos do ser ao “dever-ser”, do conhecimento de si e da própria história pessoal até um projeto de vida que se dirige para além de si. Assim, a pessoa responde a uma missão pessoal, àquilo que a vida espera de cada de si. A vocação implica em um chamado e uma resposta.
Nossa identidade não resulta de nossos esforços de concentração sobre nós mesmos, mas sim da dedicação que oferecemos a alguma causa, quando nos encontramos na realização de um trabalho específico (Frankl, A Vontade de Sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia, p.160).
Descobrimos a identidade na dedicação a algo! Desta forma é necessário caminhar com a pessoa nesse “campo de tensão estabelecido na relação existente entre a realidade e os ideais a serem materializados” (Frankl, A Vontade de Sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia, p. 69).
Este curso se propõe a uma reflexão de possíveis passos neste caminho, seja para o adolescente ou jovem, ou qualquer pessoa em qualquer momento de busca na vida.