Java Day Belém 2019

Java Day Belém 2019

Faça sua inscrição
Sábado, 28 de setembro de 2019 Das 08:00 às 18:00
Belém, PA Estácio Fap

Sobre o Evento

O Java day Belém é um evento temático sobre a linguagem de programação JAVA, para estudantes, professores, pesquisadores, empresários e profissionais de TI de empresas e instituições de ensino de toda região, através de discussões e mini-cursos práticos.

Agradecimentos:

https://www.redhat.com/pt-br

Palestrantes

  • Francisco Isidro Massetto
  • Alberto da Pander Games
  • Danielle Costa
  • Elder Moraes
  • Otávio Santana
  • Karina Varela
  • Lilian Lima
  • Rafael Benevides
  • BRENDA MARINA DOS REIS BARRO

Programação

09h30 - Karina Varela Tudo o que Arquitetos e Devs precisam saber sobre lógica de negócio Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório

Como time técnico, temos a responsabilidade de entregar soluções robustas, escaláveis, e low-cost.
Devido a isso, a maioria não têm tempo para envolvimento com a lógica de negócio. 
E a pergunta é: até onde vai a responsabilidade de um arquiteto e do time de desenvolvimento em se tratando de lógica de negócio? 
Entenda com uma demostração prática, uma de nossas principais funções no ciclo de entrega de software com base em práticas de grandes organizações enterprise de missão crítica ao redor do mundo.

10h00 - Lilian Lima Autenticação OAuth nos canais internet e mobile no Itaú Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório

Com o aumento exponencial da utilização de redes sociais, como Facebook e Twitter, tornou-se muito comum a integração de aplicativos e sistemas com estas novas plataformas de mídias sociais, permitindo que o usuário informe dados de autenticação de sua rede social preferida para se logar em diversos aplicativos e sites ao invés de ter que criar uma nova senha específica para o acesso e ter que memorizar mais uma das muitas senhas que permeiam o seu dia a dia.

Ao mesmo tempo que este tipo de autenticação por redes sociais começou a se popularizar e ser utilizado largamente por empresas e desenvolvedores de sistemas, surgiu a grande preocupação dos usuários em relação ao sigilo e confidencialidade de informações pessoais e credenciais de acesso às suas redes sociais, havendo interesse de proteger ao máximo suas informações pessoais a todo custo e manter sua privacidade.

11h00 - Francisco Isidro Massetto Quer manjar tudo de VM? Que tal fazer a sua? Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório

Muitos programadores tem idéia clara que suas aplicações rodam sobre uma Virtual Machine. Mas muitos ainda não fazem idéia do que é uma Máquina Virtual. Nesta palestra, vamos explorar a aplicação prática de Sistemas Operacionais e Máquinas Virtuais mostrando os resultados de um projeto de implementação de um emulador para o 6502 (sim o mesmo processador de videogame).
Além de explorar aspectos de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Gerenciamento de Memória, E/S, as grandes vantagens de se implementar este emulador em específico são:
- é um processador simples (em torno de 60 instruções)
- você tem uma coleção de programas prontos (jogos!)

13h30 - BRENDA MARINA DOS REIS BARRO DESENVOLVENDO A EXPERIÊNCIA Palestra
Local: Auditório

Boas práticas para começar a ter experiência sem oportunidades. Minhas experiências como desenvolvedor iniciante.

14h00 - Otávio Santana Jakarta EE online Belém Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório

vamos conhecer Jakarta

14h30 - Elder Moraes The quest to the language Graal: one JVM to rule them all Palestra Sessão Nacional
Local: Laboratório de informatica

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

15h00 - Danielle Costa Mulheres na TI: Mitos e Desafios Palestra
Local: Laboratório de informatica

os mitos e desafios 

15h30 - Alberto da Pander Games O mago dos games paraense e pander games Palestra
Local: Auditório

Um bate papo com mago dos games made in Pará e jeito Belenense de fazer gamers...

16h00 - Rafael Benevides Supersonic, Subatomic Java with Quarkus Palestra Sessão Nacional
Local: Auditório

Uma aplicação Java inicializando e pronta para atender requisições em menos de 10ms e ocupando menos de 40MB no disco? Com Hibernate ORM conectado a um banco de dados, servidor web Undertow, Resteasy, CDI e JTA? Venha ver como o Quarkus torna isto possível em cima do Graal/SubstrateVM. Além disso, o Quarkus ainda oferece uma excelente experiência para o desenvolvedor, blindando-o da complexidade do GRaal VM. Você não precisa aprender uma nova tecnologia por quê o Quarkus suporta os melhores padrões como Hibernate/JPA, JTA, CDI, JAX-RS, Eclipse MicroProfile e muito mais! Uma demo de 5 ms está inclusa.

Local

Estácio Fap - 66050-350, Rua Municipalidade, Umarizal, Belém, Pará,

Organizador

David Jose de Souza Ferreira Junior, Paulo Viera, Nelio Souza , Claudia Xavier e Geraldo Samuel

O Java Day Belém , é uma realização da galera de desenvolvedores Java de Belém/Pa e estudantes da Estácio Fap , amantes da programação em linguagem Java com objetivo que reaproximar os programadores e desenvolvedores.