Lançamentos de Livros
Os lançamentos dos livros vão acontecer no Hall do CA de Comunicação, no dia 29 antes da palestra de abertura, às 17h20.
Confira:
O Delírio é um Desejo - ensaios e fragmentos sobre os protestos de junho de 2013 no Brasil
Organizadores: Gustavo Said e Jacqueline Dourado
A obra “O Delírio é um Desejo - ensaios e fragmentos sobre os protestos de junho de 2013 no Brasil” será uma das publicações lançadas durante o evento comemorativo de 30 anos do Curso de Jornalismo da UFPI. O livro, organizado pelos professores Gustavo Said e Jacqueline Dourado, oferece olhares diversos sobre a série de acontecimentos que ficou conhecida como “Jornadas de Junho”. Para eles, trata-se do evento mais sincronizado e significativo desde a reabertura democrática no Brasil.
Além dos organizadores, a obra dispõe de ensaios dos professores e/ou pesquisadores Carlos Alberto Messeder Pereira (UFRJ), Alex Galeno (UFRN), David Gunkel (Illinois, Chicago), Ronaldo Henn (Unisinos), Denise Lopes (UFPI), Renan Marques (UFPI), Christa Berger (Unisinos), Pedro Russi (UNB), Michael Stricklin (Nebraska, EUA), Fábio Vasconcelos (ESPM-RJ), Adriano Miranda e Regiane Nakagawa (PUC-SP).
Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo
Organizadora: Jacqueline Dourado
Com 17 capítulos, o livro “Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo” traz um conjunto de pesquisas que serão lançadas durante o evento de 30 anos do Curso de Jornalismo. Organizado pela professora Jacqueline Dourado o livro dispõe de textos que compreendem as transformações no jornalismo em âmbito local, nacional e internacional e abordam temas como a legislação regulatória da televisão, televisão pública na América Latina, blog como instrumento de legitimação, estratégias de diferenciação no mercado jornalístico piauiense, convergência e outros.
Além de Jacqueline Dourado, os professores e/ou pesquisadores Valério Cruz Brittos , Luciano Gallas , Samária Araújo de Andrade, Martín Becerra, Sérgio Mattos, Carlos Eduardo Franciscato, João Miguel , Inácio Júlio Macamo ,Luciano Correia dos Santos, Denise Maria Moura da Silva Lopes , Paulo Fernando de Carvalho Lopes , Maria das Graças Targino, Carlos Jorge Barros Monteiro , Anderson David G. dos Santos , Isabela Naira Barbosa Rêgo, Marcia Turchiello Andres, Helenilda Nunes Soares de Brito, Jan Alyne Barbosa e Silva, Larissa Nogueira Moura, Rodolfo Silva Ribeiro, Jaqueline da Silva Torres, Maria dos Remédios de Sousa Bezerra , Mayara Sousa Ferreira, Wilton César Lopes Rêgo, Graciele Barroso e Maria de Sousa Santana também colaboraram para o desenvolvimento das pesquisas.
Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos
Autor: Maria das Graças Targino
Durante o evento em comemoração aos 30 anos do curso de Comunicação Social da UFPI será lançada a publicação “Ideias em retalhos: sem rodeios nem retalhos”, de autoria da professora Maria das Graças Targino. A publicação reúne, em mais de 200 páginas, exatos 90 textos sobre temas variados, que incluem temas clássicos ou já bastante discutidos, como amores, solidão, prostituição, ciclos da vida, relacionamentos humanos, sexualidade, tradições culturais, violência contra a mulher, saúde e educação pública, bendição ou maldição do poder, como também tópicos mais contemporâneos, como selfie, black blocks, ebola, expansão violenta das drogas entre jovens, violência urbana crescente e muitos outros itens polêmicos, vistos e revistos sob o olhar singular e solidamente construído da autora.
Maria das Graças Targino é doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona, (Espanha) em 2007. Dentre outras atividades atuais, é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais. Ademais, escreve, a cada semana, coluna de opinião no jornal diário O Dia, Teresina PI. Dentre os prêmios conquistados, está o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, Liderança Emergente.
Petrônio Portella - Uma biografia
Autor: Zózimo Tavares
Após 20 anos de pesquisa, o jornalista Zózimo Tavares lança, durante o evento em comemoração aos 30 anos do curso de Comunicação Social da UFPI, o título “Petrônio Portella: uma biografia”. Além do destaque político, o público poderá conferir algumas curiosidades sobre um dos piauienses mais influentes da história. A publicação é enriquecida com fotografias, charges e outras imagens publicadas em jornais e revistas que cobriram sua trajetória política. Petrônio morreu aos 54 anos, em Brasília, quando exercia o cargo de ministro da Justiça, depois de presidir o Congresso Nacional em duas ocasiões.
Zózimo Tavares tem 30 anos de prática do jornalismo, 15 livros lançados, além ser membro da Academia Piauiense de Letras (APL). Atualmente é editor do Jornal Diário do Povo.