XIV Jornada Científica do Oeste Baiano - JCTOB

XIV Jornada Científica do Oeste Baiano - JCTOB

Faça sua inscrição
De 19 a 21 de outubro Todos os dias das 00h00 às 23h59

Sobre o Evento

Acontecerá, entre os dias 19 a 21 de outubro, a XIV Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano (JCTOB). O tema geral do evento será: Bicentenário da independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil sob o olhar do oeste baiano.

A XIV JCTOB acontecerá de forma presencial, contando em sua programação com palestras, visitas guiadas ao campus e ao Museu IFBA, minicursos, oficinas e a apresentação oral ou em língua de sinais de trabalhos na modalidade Resumo Expandido. Nesta edição, os resumos expandidos podem ser submetidos em três eixos: Eixo 1 – As ciências e suas conexões: redes de pesquisa e produção de conhecimento; Eixo 2 – Educação múltiplas e inclusivas: teorias e práticas; e Eixo 3 – Métodos e técnicas de sistemas integrados em gestão tecnológica, gestão de processos: e inteligência artificial. Nesta configuração, serão acolhidos no evento trabalhos das mais variadas áreas do conhecimento, em perspectivas e abordagens distintas.

Palestrantes

  • Kaline Benevides Santana
  • Kátia Luzia Soares de Oliveira
  • Atauan Soares de Queiroz
  • Sivalnice Conceição dos Santos
  • Rafael Fernandes Almeida
  • Jorge Adriano Carneiro Nunes
  • Rita de Cássia Evangelista dos Santos
  • Marcelo Nava
  • Paula Vielmo
  • Igor Alexandre de Carvalho Santos
  • Naianny Almeida Pacheco
  • Raquel Cardoso Machado
  • Valgmar Dias da Costa
  • Silvana Santos Amorim
  • André Oliveira
  • Andréia Rocha Dias
  • Genildo Pinheiro Santos
  • Solange Alves Perdigão
  • Mateus Henrique Alves Ferreira
  • Luiz Fernando
  • Fábia Silva de Oliveira Lima
  • Kemilly Santos de Jesus
  • Gabriela Vasco Das chagas

Programação

15h00 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório

Evento de chamamento do público para o ínicio das atividades da XIV Jornada Científica e Tecnológica do Oeste da Bahia. Será realizada uma apresentação dos Estudantes da Escola Municipal de Teatro de Barreiras.

15h30 Solenidade de Abertura Sessão Solene
Local: Auditório

Os membros de todas as Comissções e Subcomissões envolvidas na organização do evento serão chamados ao palco para compor a mesa. Uma breve explanação sobre o intuito do evento será providenciada pela Comissão Organizadora.

16h00 - Raquel Cardoso Machado Palestra de Abertura: 200 anos de Ciência no Brasil: oportunidades profissionais, tendências e desafios para os próximos anos. Abertura
Local: Auditório

Palestrante convidado realizará uma palestra evidenciando a evolução da ciência no Brasil nos últimos 200 anos.

17h30 Apresentação e Abertura do Museu IFBA Exposição
Local: Prédio 1

Trata-se de uma atividade a ocorrer nas salas e corredores do IFBA - Campus Barreiras. Haverá uma exposição de fotografias, documentos e objetos que contam a história do IFBA desde os primórdios da Escola de Aprendizes Artíficies, implantada em 1910, até os dias atuais, com especial atenção para a implantação do campus Barreiras na década de 1990. Ressaltar-se-á as contribuições da criação do campus Barreiras para o desenvolvimento da educação e das ciências no Oeste da Bahia.

18h00 Apresentação de Dança Apresentação Artística
Local: Auditório

Apresentação de performance de dança pelas estudantes do Studio Life de dança.

18h30 A História do IFBA contada através dos seus Diretores Mesa-redonda
Local: Atividade

Nesta atividade, haverá a apresentação de cada um dos ex-diretores e do atual diretor que ajudaram na criação e consolidação do IFBA - Campus Barreiras ao longo dos seus quase 30 anos de história. A atividade será hídrida (presencial e remota) e com transmissão simultânea.

20h00 Visitas Guiadas ao Museu IFBA Exposição
Local: Prédio 1

Todo o espaço do Museu IFBA estará aberto à visitação e haverá monitores explicando cada trecho da história da instituição e instruindo como realizar a apreciação do conteúdo digital produzido para esta ocasião.

09h00 IFBA de Portas Abertas Visita técnica
Local: Museu, Laboratórios e áreas coletivas do campus

Esta atividade será destinada especialmente ao fomento da educação científica junto aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas de Barreiras e municípios circunzinhos. O IFBA irá receber estes estudantes e iniciará uma visita guiada ao Museu IFBA, seguida de visitação aos Laboratórios e áreas de uso comum do campus. Nestes espaços serão montados experimentos e atividades lúdicas que demonstraram como educação e ciência andam juntas nas atividades desenvolvidas no âmbito do IFBA.

14h00 Minicursos e Oficinas Minicurso
Local: A definir

Oferta de Minicursos e Oficinas com temáticas diversas nos diferentes espaços didáticos do campus (salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, ginásio, biblioteca etc).

18h20 Intervalo Cultural Apresentação Artística
Local: Jardim da Recepção

Apresentação cultural com atividades diversas, incluindo evento musical.

19h20 Oficinas e Minicursos Minicurso
Local: A definir

Oferta de Minicursos e Oficinas com temáticas diversas nos diferentes espaços didáticos do campus (salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, ginásio, biblioteca etc).

14h00 Feira da Inovação Exposição
Local: Jardim da Recepção

Empresas situadas na região Oeste da Bahia e que possuem negócios inovadores irão expor os seus produtos e serviços, com foco na inovação tecnológica frente aos modelos de negócios tradicionais. Será uma momento importante para conhecer edebater sobre as novas tecnologias empregadas em áreas diversas da economia.

14h00 Apresentação de Estudos Científicos Apresentação Pôster
Local: Recreio Coberto

Haverá a apresentação nos formatos oral ou banner dos estudos científicos submetidos ao evento e aprovados pela Comissão Científica. Estudos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento serão apresentados pelos respectivos autores e estarão abertos à visitação e escrutínio do público visitante.

18h00 Intervalo Cultural - Sarau Apresentação Artística
Local: Jardim da Recepção

Apresentações artísticas diversas, com declamação de poemas consagrados, poesia regional e cordéis autorais.

19h00 Premiação dos Melhores Trabalhos Premiação
Local: Auditório

Cerimônia de Premiação dos Melhores Estudos apresentados durante da XIV JCTOB, conforme avaliação da Comissão Científica.

20h00 Solenidade de Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Agradecimentos da equipe organizadora ao público e apresentação de um breve balanço acerca das atividades desenvolvidas.

14h00 - Rita de Cássia Evangelista dos Santos A nova Rota da Seda e a geopolítica do século XXI: novos arranjos territoriais e o futuro da governança global Minicurso
Local: A definir

Descrição: O minicurso tem como objetivo discutir as ideias iniciais do projeto da nova Rota da Seda chinesa e como tal mega projeto pode afetar o (des)equilíbrio da geopolítica mundial.

Proponente(s): Rita de Cássia Evangelista dos Santos (IFBA)

Público-alvo: Estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente e dos cursos superiores.

Vagas: 25

14h00 - Mateus Henrique Alves Ferreira Geração de Energia com Painéis Fotovoltaicos Minicurso
Local: Evento Online - https://meet.google.com/obd-ooet-bgj

Descrição: Dada como fonte de energia relativamente inesgotável, o Sol é responsável por diversas formas de energia no planeta Terra. Dentre as comumente chamadas de energia solar, pode-se listar três tipos: heliotérmica, térmica e fotovoltaica. Enquanto que a heliotérmica e a térmica tratam de converter a luz do Sol em calor para esquentar um líquido a ser usado posteriormente, a fotovoltaica converte a energia incidente sobre as células fotovoltaicas diretamente em energia elétrica. Apesar de ser chamada de energia solar, a energia solar fotovoltaica é mais uma forma de geração de energia a partir do Sol. Além de seu princípio físico de geração ser diferente, a energia solar fotovoltaica se destaca principalmente pela sua praticidade, o que vem ganhando destaque ao longo das últimas décadas, por apresentar reduções no custo de produção dos diversos componentes do sistema, bem como o aumento da eficiência. A praticidade e a disponibilidade de irradiância solar no globo, torna os painéis uma forma de geração bastante adaptável, sendo bastante usada em comunidades ou postos de pesquisa isolados. Logo, o atual cenário de esgotamento dos recursos naturais frente à crescente taxa do consumo de energia, evidencia a necessidade da aplicação de meios de produção de energia renovável. Assim este minicurso se propõe a explicar como ocorre o processo de geração de energia elétrica por meio das células fotovoltaicas.

Proponente(s): Stefânia de Oliveira Silva; Mateus Henrique Alves Ferreira (UFOB)

Público-alvo: Atividade direcionada ao publico em geral.

Vagas: 50

14h00 - Rafael Fernandes Almeida Potencial energético solar do Oeste Baiano na produção de alimentos e geração de renda para a população. Minicurso
Local: Evento Online - https://meet.google.com/som-sqtc-bde

Descrição: Este minicurso terá como objetivo evidenciar o potencial que a região Oeste da Bahia possui para a secagem solar de alimentos, de modo a incentivar que mais pesquisadores/estudantes promovem maior número de trabalhos que explorem esta fonte de energia, bem como instigar empreendimentos a partir deste recurso na região, principalmente pelos pequenos produtores rurais.

Proponente(s): Esp. Rafael Fernandes Almeida (UNICAMP)

Público-alvo: Atividade direcionada principalmente para estudantes do curso técnico de Alimentos e superior em Engenharia de Alimentos, embora a participação de estudantes de outros cursos afins e da comunidade local seja bem-vinda.

Vagas: 40

14h00 Análise de acidez em produtos lácteos Minicurso
Local: Laboratório de Química

Descrição: Compreender sobre fermentação láctea e a importância das análises na vida de prateleira de um produto. Faremos uma prática para determinação de acidez nos alimentos e determinação do °BRIX, ao final analisaremos os resultados encontrados.

Proponente(s): Diego Oliveira (Técnico em Alimentos pelo IFBA, graduando em Farmácia pela UFOB); Érida Cardoso (Técnica em Alimentos pelo IFBA, graduanda em Química pela UFOB)

Público-alvo:Discentes do curso Técnico em Alimentos

Vagas: 16

14h00 - Atauan Soares de Queiroz Práticas discursivas para o bem viver: decolonizando saberes Minicurso
Local: A definir

Descrição: Com base no pensamento decolonial, o minicurso propõe reflexões teóricas e conceituais a respeito dos modos de produção de conhecimento vigentes, baseados majoritariamente no paradigma modernidade-colonialidade, para o desenvolvimento de posturas questionadoras e problematizadoras. As práticas discursivas para o bem viver, isto é, as práticas de produção, circulação e consumo de textos, ancorados na filosofia do bem viver, impregna de sentido as ações humanas e o fazer científico, conferindo-lhe preocupações mais ampliadas, quais sejam: o sentir-pensar-fazer como dimensões indissociáveis, a lógica natural comunitária, a cidadania ativa, a sustentabilidade, a solidariedade, a espiritualidade (FREIRE 2012 [1968], WALSH, 2013; HUANACUNI, 2010; ACOSTA, 2016).

Proponente(s): Atauan Soares de Queiroz; Kátia Luzia Soares de Oliveira (IFBA)

Público-alvo: Estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.

Vagas: 40

14h00 - Kaline Benevides Santana Introdução a Microscopia - Curso 1 Minicurso
Local: Laboratório 514

Descrição: A microscopia óptica é uma ferramenta indispensável nos estudos que envolvem organismos na escala micro, como as células. Os estudantes do ensino médio têm contato com o conteúdo de Citologia no 1ª ano , entretanto, as turmas que atualmente cursam o segundo ano não tiveram a oporturnidade de vivenciar na prática esse equipamento que permite visualizar o que não enxergamos a olho nú. O minicurso visa apresentar um pequeno histórico da evolução da microscopia óptica, o funcionamento do microscópio, (identificação e manuseio do equipamento), confecção de lâminas com material biológico fresco e fixado, conhecimento e aplicação de algumas técnicas de montagem de lâminas e análise dos materiais biológicos. O modelo de interação aplicado permitirá o treinamento em manutenção, aquisição e análise de imagens de diferentes modelos de estudo. Ao final do curso os alunos estarão aptos a otimizar o uso da ferramenta, desenvolver protocolos utilizando a ferramenta de maneira mais adequada dentro dos seus projetos e compreender diversos problemas oriundos da não utilização correta do microscópio.

Proponente(s): KALINE BENEVIDES SANTANA

Público-alvo:Estudantes que atualmente cursam o segundo ano dos cursos técnicos integrados de nível médio e que cursaram o primeiro ano de forma remota. Os estudantes precisam ir de calça jeans, sapato fechado e jaleco.

Vagas: 20

OBS: Minicurso - INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA- CURSO 1 é exatamente igual ao Minicurso - INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA- CURSO 2. Favor, inscreva-se somente em uma das duas opções.

16h20 - Jorge Adriano Carneiro Nunes Matemática no Enem Minicurso
Local: A definir

Descrição: Discussão e resolução de questões de matemática nas últimas provas do Enem.

Proponente(s): Jorge Adriano Carneiro Nunes (IFBA)

Público-alvo: Estudantes de Ensino Médio

Vagas: 30

16h20 Pílulas narrativas: a arte de microcontar Oficina
Local: A definir

Descrição: O minicurso se propõe a fazer uma apresentação geral do gênero literário microconto a partir de referenciais teóricos acerca das micronarrativas, bem como promover o estímulo à escrita criativa como resultado da experiência vivenciada na oficina.

Proponente(s): Raphaelle Nascimento Silva (IFBA)

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integrado

Vagas: 15

16h20 - Gabriela Vasco Das chagas, Kemilly Santos de Jesus Aproveitamento integral dos alimentos Oficina
Local: Laboratório 511

Descrição: O aproveitamento integral de alimentos tem como objetivo usar os produtos em sua totalidade, seja lá cascas, talos, caroços ou folhas, importante salientar que o uso integral dos alimentos diminui o índice de desperdício doméstico, ao qual nós últimos anos (principalmente em período pandêmico) ocorreu uma alta em quantidade de alimentos desperdiçados, o intuito do projeto é apresentar para o público presente formas de aproveitar integralmente seu alimento, realizando uma aula prática em meio a apresentação, inicialmente será apresentados definições e pesquisas acerca do tema, a parte teórica será aplicado por meio de slides e a segunda parte ocorrerá a prática (preparando receitas com produtos aproveitados integralmente) e assim finaliza a apresentação com ênfase em como é de fundamental importância incluir esse método no hábito alimentar e sociedade brasileira.

Proponente(s): Kemilly Santos de Jesus (IFBA); Gabriela Vasco das Chagas (UFOB)

Público-alvo: Atividade direcionada para estudantes, do curso subsequente e superiores e público externo que tenha interesse em nutrição e tecnologia de alimentos.

Vagas: 20

16h20 - Atauan Soares de Queiroz Escrita criativa e curativa: caminhos para a autoria Oficina
Local: A definir

Descrição: A oficina propõe momentos de criação livre de textos a partir de técnicas de desencaixe e desbloqueio. Acionando o pensar, o sentir e o agir, as práticas de escrita criativa e curativa possibilitam a construção de caminhos para o diálogo sensível e acolhedor com as inquietações cotidianas, para os processos de reelaboração reflexiva e para o desenvolvimento da autoria. Essas práticas de escrita também envolvem estratégias de avaliação, correção e reescrita, com foco na originalidade. Ainda que se voltem quase sempre para a produção de textos de natureza mais literária, as técnicas e os procedimentos também podem ser mobilizados para a produção de textos de outros domínios discursivos, como textos escolares e acadêmicos.

Proponente(s): Atauan Soares de Queiroz; Marcos Felipe Matias dos Santos; Matheus dos Reis Barboza (IFBA)

Público-alvo: Estudantes da educação básica, ensino superior e docentes

Vagas: 40

16h20 - Kátia Luzia Soares de Oliveira Produções culturais no Ensino de História do Brasil numa perspectiva decolonial Oficina
Local: A definir

Descrição: A oficina abre espaço para a mostra de produções culturais feitas por estudantes do Ensino Médio problematizando a narrativa colonial sobre conteúdos canônicos da História Colonial e Imperial.

Proponente(s): Kátia Luzia Soares Oliveira (IFBA)

Público-alvo: Estudantes e docentes da Educação Básica.

Vagas: 40

16h20 - Kaline Benevides Santana Introdução a Microscopia - Curso 2 Minicurso
Local: Laboratório 514

Descrição: A microscopia óptica é uma ferramenta indispensável nos estudos que envolvem organismos na escala micro, como as células. Os estudantes do ensino médio têm contato com o conteúdo de Citologia no 1ª ano , entretanto, as turmas que atualmente cursam o segundo ano não tiveram a oportunidade de vivenciar na prática esse equipamento que permite visualizar o que não enxergamos a olho nú. O minicurso visa apresentar um pequeno histórico da evolução da microscopia óptica, o funcionamento do microscópio, (identificação e manuseio do equipamento), confecção de lâminas com material biológico fresco e fixado, conhecimento e aplicação de algumas técnicas de montagem de lâminas e análise dos materiais biológicos. O modelo de interação aplicado permitirá o treinamento em manutenção, aquisição e análise de imagens de diferentes modelos de estudo. Ao final do curso os alunos estarão aptos a otimizar o uso da ferramenta, desenvolver protocolos utilizando a ferramenta de maneira mais adequada dentro dos seus projetos e compreender diversos problemas oriundos da não utilização correta do microscópio.

Proponente(s): KALINE BENEVIDES SANTANA

Público-alvo:Estudantes que atualmente cursam o segundo ano dos cursos técnicos integrados de nível médio e que cursaram o primeiro ano de forma remota. Os estudantes precisam ir de calça jeans, sapato fechado e jaleco.

Vagas: 20

OBS: Minicurso - INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA- CURSO 1 é exatamente igual ao Minicurso - INTRODUÇÃO A MICROSCOPIA- CURSO 2. Favor, inscreva-se somente em uma das duas opções.

14h00 - Solange Alves Perdigão Caminhos para lidar com a ansiedade Oficina
Local: Sala 303

Esta atividade faz parte do ciclo de palestras desenvolvidas pela Comissão Local Permanente de Promoção de Saúde Mental, visando compreender os diversos aspectos relacionados com a ansiedade e estratégias para lidar com a mesma.

Proponente(s): Ivonete Teixeira Leite de Queiroz (IFBA)
Público-alvo: Estudantes de todas as modalidades
Vagas: 100


14h00 - Igor Alexandre de Carvalho Santos, Naianny Almeida Pacheco Estamira: Crise da razão e potência do pensamento Minicurso
Local: A definir

Descrição: O presente minicurso visa discutir os limites da razão na filosofia, bem como destacar o pensamento crítico e potente de Estamira. A dinâmica da atividade consistirá na exibição do documentário. Posteriormente, haverá um debate sobre o mesmo, considerando temas como razão; loucura; subjetividade feminina; autonomia real de pensamento, dentre outros.

Proponente(s): Naianny Almeida Pacheco Igor Alexandre de Carvalho Santos (IFBA)

Público-alvo: Curso destinado a todos os públicos

Vagas: 30

14h00 Python no ensino de Matemática Minicurso
Local: Laboratório 214

Descrição: Python é uma das linguagens de programação mais utilizadas, sendo empregada em diversos aplicativos e por grandes empresas, tais como: Google, Instagram, Netflix, Dropbox, NASA, Uber, Globo, entre outras. Além de ser usada em diversas áreas a exemplo das voltadas para o desenvolvimento de jogos, computação numérica, computação gráfica, ciência de dados, inteligência artificial.

Considerando sua aplicabilidade, este curso abordará alguns conceitos matemáticos implementados via esta linguagem de programação, além de desenvolver, de forma prática, pequenos programas em Python voltados para o ensino de matemática. O objetivo deste minicurso é desenvolver o raciocínio necessário para formulação e resolução de problemas de matemática através dos recursos computacionais.

Dentre os tópicos abordaremos o ensino de funções e matrizes através da linguagem de programação Python. Programar é uma ferramenta útil para trabalhar o raciocínio lógico bem como para tornar mais concreto outros conceitos comuns a computação e o ensino de matemática envolvendo a resolução de problemas.

Não há pré-requisitos para participar deste curso, mas é importante saber alguns conceitos básicos de matemática, lógica, noções de função e matrizes. Além disso, não é necessário a instalação de nenhum software, usaremos o Google Colab que é uma ferramenta acessível diretamente pelo navegador do computador e uma conta Google para vincular a construção ao seu Drive pessoal.

Proponente(s): José Benício dos Anjos França (IFBA)

Público-alvo: Atividade direcionada para estudantes e profissionais com interesse em linguagem de programação e matemática.

Vagas: 30

14h00 - Sivalnice Conceição dos Santos Uso da plataforma BIM no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Minicurso
Local: Laboratório 405

Descrição: No Brasil, o uso da plataforma BIM (Building Information Modeling) já é uma realidade presente na área da Construção Civil, sendo estabelecido pelo Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020 na execução de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. O conceito BIM visa otimizar os processos que envolvem todo o ciclo de vida da edificação, perpassando pelas fases de planejamento (fase de concepção do projeto), construção e pós-construção. Trata-se de uma nova metodologia de desenvolvimento de projetos que reúne uma variedade de informações que - dentre as diversas características que se apresenta, tais como extrair quantitativos, identificar interferências, executar simulações e análises de diversos sistemas - permite a realização de trabalho integrado e colaborativo entre os diversos profissionais envolvidas no projeto. Considerando que o Técnico em Edificações é um dos agentes envolvidos nos processos voltados a área da Construção Civil, tendo como principais atividades analisar projetos, elaborar, interpretar e desenvolver desenhos de projetos, elaborar orçamento, acompanhar e supervisionar etapas da construção, é de extrema importância que esses profissionais conheçam as novas tecnologias que vêm surgindo no mercado. Sendo assim, o minicurso tem como objetivo apresentar a tecnologia BIM para os estudantes do curso Técnico em Edificações por meio do uso do programa Revit, no qual será abordado o conceito, objetivos e principais características do BIM, bem como demonstrar as principais ferramentas básicas do programa Revit utilizadas para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

Proponente(s): Sivalnice Conceição dos Santos; Marcos Antônio Bezerra Santos Filho (IFBA)

Público-alvo: Atividade direcionada a estudantes do curso técnico em Edificações.

Vagas: 20

14h00 - Paula Vielmo Como reativar um Grêmio estudantil: passo a passo! Oficina
Local: A definir

Descrição: A OFICINA “Como reativar um Grêmio estudantil: passo a passo!”, objetiva produzir suporte teórico-prático para impulsionar a reorganização do Grêmio Estudantil no Campus. Trata-se de uma iniciativa no campo da organização coletiva, indo na contramão do individualismo/competitividade predominante socialmente e também no contexto escolar/ acadêmico, a fim de contribuir com o processo em curso para reorganização estudantil. Direcionada a estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio, nas formas integrada e subsequente, busca como resultado ao final, o esboço de um plano de trabalho para reorganização do Grêmio Estudantil e diretrizes para a atuação política estudantil (sem passar por cima da Assembleia Geral!). Se você, estudante do IFBA, tem interesse em se organizar coletivamente, essa oficina é pra você!

Proponente(s): Paula Vielmo (IFBA)

Público-alvo: Estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio - Integrado e Subsequente

Vagas: 25

14h00 Fotografia Digital Oficina
Local: A definir

Descrição: A oficina tem por objetivo proporcionar ao participante, em um curto espaço de tempo, uma noção básica do equipamento fotográfico através de fundamentos técnicos e conceituais, apresentando a fotografia como um meio de expressão criativa.

Proponente: Daniel José da Costa (IFBA)

Público-alvo: Comunidade Interna e Externa

Vagas: 20

19h00 - Fábia Silva de Oliveira Lima, Luiz Fernando Análise bacteriológica da água pela técnica do número mais provável (NMP) Minicurso
Local: Laboratório 514

Descrição: Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água oferecida aos consumidores. Para consumir a água com total segurança, é preciso ficar atento às especificações da análise microbiológica de água, pois, dessa forma, terá garantias de que a água está em condições ideais para o consumo. Em todo o mundo a água contaminada, associada à falta de saneamento básico, mata cerca de 1,6 milhões de pessoas durante o ano. Segundo o Ministério da Saúde, o custo gerado para o tratamento de doenças transmitidas por águas contaminadas no Brasil é equivalente a US $2,7 bilhões por ano. As maiores epidemias de água contaminada aconteceram no ponto de origem, durante a distribuição nos reservatórios particulares em empresas ou domiciliares, devido à vedação inadequada das caixas, assim como a carência de programas de limpeza para a desinfecção regular e periódica. Este minicurso intitulado de “A análise bacteriológica de água pelo número mais provável (NMP) tem como objetivo fornecer informações a respeito da potabilidade da água para o consumo humano, risco da ingestão de microrganismos responsáveis por doenças de veiculação hídrica.

Proponente(s): Luiz Fernando Souza Almeida; Fábia Silva de Oliveira Lima e (IFBA)

Público-alvo: Estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, curso Técnicos de Alimentos e Bebidas, curso Técnico de Enfermagem e áreas afins.

Vagas: 20

19h00 Escrita Cientifica no Ensino Superior: por onde começar? Minicurso
Local: A definir

Descrição: Discussão acerca da produção científica no Ensino superior: estratégias para produção sistemática de qualidade a partir da leitura da interpretação, autoria, normas da ABNT e plágio, fontes seguras disponíveis na internet.

Proponente(s): Neiva dos Santos Pereira (IFBA/ UNEB)

Público-alvo:Estudantes do Ensino superior de diversos cursos.

Vagas: 40

19h00 - Silvana Santos Amorim A matemática na competição gato e rato. Minicurso
Local: Laboratório 302

Descrição: A partir da observação de um comportamento corriqueiro de competição entre gato e rato, no qual o gato é o predador e o rato presa, é possível obter equações de modelem matematicamente esse fenômeno. Com essa modelagem matemática é possível prever cenários de equilíbrio e desequilíbrio entre as espécies.

Este minicurso objetiva trazer o conhecimento sobre a dinâmica populacional, enfatizando modelos de competição entre espécies como, por exemplo, gato e rato. E, a partir dos modelos, simular cenários considerando as diversas situações no processo de competição.

Proponente(s):Silvana Santos Amorim; Adriano Santos Barros (IFBA)

Público-alvo: Atividade direcionada aos alunos dos cursos superiores que cursaram ou estão cursando as disciplinas de Cálculo.

Vagas: 25

19h00 Cálculo na Administração de Medicamentos em Enfermagem Minicurso
Local: A definir

Descrição: O minicurso Cálculo na Administração de Medicamentos em Enfermagem tem como objetivo contribuir para o processo formativo de estudantes de cursos técnicos em enfermagem, por meio de estudos de casos e discussões acerca do cálculo para o preparo e administração de medicamentos, visando resultados seguros e eficazes na realização desse procedimento.

Proponente(s):Meirielen Aparecida Gomes Freitas (IFBA)

Público-alvo: Atividade direcionada a estudantes do curso técnico em Enfermagem, que já cursaram o primeiro semestre do curso.

Vagas: 30

19h00 - Marcelo Nava NR-12- Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos Minicurso
Local: Laboratório 312

Descrição: Dentre as 37 NR´s vigentes pelo Ministério da Economia, apresentaremos a NR-12. Este minicurso visa aprofundar o conhecimento para os alunos do curso técnico de eletromecânica. , Nele será apresentada a NR-12, a qual define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação e comercialização.

Proponente(s): Marcelo Nava (IFBA)

Público-alvo: Curso técnico de eletromecânica

Vagas:30

19h00 - André Oliveira, Andréia Rocha Dias, Genildo Pinheiro Santos Ansiedade e hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e sono: por uma vida mais leve! Minicurso
Local: Sala 303

Descrição: A atividade física, a alimentação e o sono adequados podem ser um grande auxílio na prevenção da ansiedade e nos ajudam a levar uma vida mais leve e saudável. Esse é o objetivo central desse minicurso que a Comissão de Promoção de Saúde Mental do Campus oferece na JCTOB!

Proponente(s): Comissão de Promoção de Saúde Mental do Campus Barreiras (IFBA)

Público-alvo: Comunidade interna e externa do IFBA

Vagas: 100

19h00 - Valgmar Dias da Costa Vamos organizar nossas finanças? Minicurso
Local: A definir

Descrição: O objetivo principal deste minicurso é ajudar as pessoas a terem consciência real sobre suas preferências financeiras, e também alcançar seus costumes de gastos básicos e gastos eventuais, como usa o crédito, primeiras ideias sobre investimentos e escolhas de bem-estar e segurança.

No nosso encontro, teremos orientações para consumir bem, privar-se menos, entender as oportunidades de crédito, controlar suas dívidas, conhecer produtos financeiros para sua segurança e disciplina e equilibrar suas decisões financeiras para uma vida com mais tranquilidade.

Proponente(s): Valgmar Dias Costa (IFBA)

Público-alvo: Não há restrição quanto ao público-alvo

Vagas: 25

19h00 - Paula Vielmo Precisamos falar sobre aborto legal e seguro na formação em saúde Minicurso
Local: A definir

Descrição: O minicurso “Precisamos falar sobre aborto legal e seguro na formação em saúde”, fundamenta-se na pesquisa de mestrado, cuja dissertação defendida em 2021 buscou compreender o currículo do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Barreiras, com foco na assistência humanizada às mulheres em processo de abortamento. Assim, propõe-se a retirar a prática do aborto do armário e deslocá-la do lugar da moral para o campo da saúde e dos direitos humanos, principalmente das mulheres. Portanto, objetiva estabelecer relações entre a criminalização do aborto e a violência na assistência em saúde, a ser alcançado por meio do interesse na temática e reflexões críticas, tomando por base reportagens e casos concretos.

Proponente(s):Paula Vielmo (IFBA)

Público-alvo: Atividade direcionada a estudantes do Curso Técnico em Enfermagem e demais cursos na área da saúde.

Vagas: 30

Carregando área de inscrição

Local

IFBA - Campus Barreiras, 47808-006, Rua Gileno de Sá Oliveira, Recanto dos Pássaros, Barreiras, Bahia
Ver no mapa

Organizador

XVI Jornada Científica do Oeste Baiano - JCTOB

Comissão Organizadora JCTOB 2022