I Jornada de Internacionalização e II Seminário de Formação Médica da UEMASUL

16 de novembro de 2021, 08h00 até 19 de novembro de 2021, 21h00

Informações

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realiza a I Jornada de Internacionalização e II Seminário de Formação Médica, que tem como bjetivos fortalecer as ações de internacionalização da UEMASUL, buscando por meio da ação intercampi ampliar a comunicação da universidade com instituições do Brasil e do exterior e proporcionar discussões e reflexões acerca da formação na área da saúde e as experiências.

REALIZAÇÃO:

UEMASUL - GOVERNO DO MARANHÃO - OPAS

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Palestrantes

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Marcos Pacheco

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Alcindo Antônio Ferla

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José António Moreira

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Maria da Guia Taveiro Silva

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Gabriela Guimarães Jerônimo

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Carlos Eduardo Lula

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Klaus Schlünzen Junior

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Eliane Segati Rios

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Cristina Muñoz González

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Ana Cristina Biondo Salomão

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Jonas Juliermerson Otaviano

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Littieri Lamb

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Maria Elizabeth da Costa Gama

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Ana Frankenberg-Garcia

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Maria de Lourdes Silva Gonçalves

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Flávia Novais

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Rosana Lima Viana

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Érika Ferreira Tourinho

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Maria Augusta Nicoli

Programação:

Solenidade de Abertura Abertura

Desafios da educação digital em rede no Ensino Superior Palestra · José António Moreira, Murilo Barros Alves

Quero estudar fora, e agora? Palestra · Bruno Lúcio Menezes Nascimento, Flávia Novais, Jonas Juliermerson Otaviano, Littieri Lamb

Caminhos para Pós-graduação no exterior: relatos de experiências de professores da UEMASUL Relato de Experiência · Gabriela Guimarães Jerônimo, Maria da Guia Taveiro Silva

Internacionalização do currículo Workshop · Alinne da Silva, Maria Elizabeth da Costa Gama

Intercâmbio Virtual: A experiência de estudar no exterior, à distância: Internacionalização em casa - desenvolvimento de competências globais por meio de intercâmbios virtuais Palestra · Ana Cristina Biondo Salomão, Edna Sousa Cruz

Intercâmbio Virtual: A experiência de estudar no exterior, à distância: Mobilidade Virtual e as potencialidades do Programa Pila Palestra · Edna Sousa Cruz, Eliane Segati Rios

Intercâmbio Virtual: A experiência de estudar no exterior, à distância: Programa InLATmov+ Palestra · Cristina Muñoz González, Edna Sousa Cruz

O uso de tecnologias no apoio da escrita acadêmica em inglês Palestra · Ana Frankenberg-Garcia, Hildenê Alves Severo

Conectando saberes globais: a Internacionalização e a Extensão no Ensino Superior Palestra · Klaus Schlünzen Junior

Internacionalização na pesquisa: a interface com a Extensão Universitária e a Pesquisa Científica Palestra · Maria de Lourdes Silva Gonçalves

Lançamento do Livro Mais Médicos e vídeo do VerSUS Lançamento de Livro · Alcindo Antônio Ferla, Marcos Pacheco

Atuação dos profissionais de saúde na rede de atenção do Estado Palestra · Carlos Eduardo Lula

Centro de simulação realística – experiências Espanha e EBSERH /Brasil Mesa-redonda

Laboratório Ítalo Brasileiro Palestra · Maria Augusta Nicoli

Atividades extensionistas da área da saúde em comunidades indígenas Mesa-redonda · Érika Ferreira Tourinho, Rosana Lima Viana

Encerramento do Seminário Encerramento

Evento online

Data: 16/11/2021 - 19/11/2021 às 08:00

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Assessoria de Assuntos Internacionais
Assessoria de Comunicação
Centro de Ciências da Saúde (CCS) - UEMASUL
OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde

Marcos Pacheco

Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas


É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bacharel em Direito pela Universidade CEUMA. É especialista em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Mestre e Doutor em Políticas Públicas pela UFMA.

Tem experiência em Clínica Médica, Saúde Pública e Políticas de Saúde, atuando principalmente na área de Atenção Primária em Saúde.

É servidor cedido da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Exerceu o cargo de Secretário de Estado da Saúde do Governo do Maranhão de 01/01/2015 a 29/04/2016. Entre 2002 e 2014 foi professor, coordenador e Pró-Reitor do curso de medicina da Universidade Ceuma e membro do Núcleo de Apoio e Experiência Docente do Curso de Medicina.

De 2007 a 2009, exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS).

No município de Barra do Corda (MA), Marcos Pacheco foi vice-prefeito (1989-1992). Posteriormente, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, exerceu o mandato de deputado estadual (1995 a 1999).

No âmbito da produção literária, é membro efetivo da Academia Barra-Cordense de Letras (ABL), empossado na cadeira nº 16 em 1994. Autor dos livros: “Prática Legislativa e Justiça Social (1998)”, “Estado Multicultural e Direitos Humanos – Tópica Constitucional dos Direitos Étnicos (2005)” e “Medicina e Educação Médica: Missão, Mitos e Métodos (2014)”.

Alcindo Antônio Ferla

Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, como pesquisador visitante sênior do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM e como professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum – Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

José António Moreira

Universidade Aberta - Portugal


Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em História da Arte pela Universidade  de Coimbra. Pós-Doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela  Universidade de Coimbra. É Professor Associado com Agregação no Departamento de  Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é Diretor da Delegação  Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia  no Ensino Superior sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de  Coimbra. Coordena atualmente o Curso de Docência Digital em Rede para o Ensino Superior  da Universidade Aberta e é Colaborador da Direção Geral do Ministério da Educação em  Portugal no Plano de Transição Digital.

Maria da Guia Taveiro Silva

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)


É professora (Adjunto IV) de Linguística, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, onde atua no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLe no Mestrado Profissional em Letras. É formada em Letras Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (2001). É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade. Fez estágio de doutorado, financiado pela CAPES, na Universidade da Califórnia em Los Angeles – UCLA, USA, (2010-11), Participou do curso de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, financiado pela CAPES, no Instituto de Educação – IOE, da universidade de Londres, UK, (2012). Tem experiência na área de Linguística (Sociolinguística), focalizando Educação e Linguística – formação de professores –, trabalhando temas como: educação em língua materna; letramento e formação de professores; alfabetização; etnografia de sala de aula. Como pesquisadora, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos – NELLI. Atualmente é coordenadora de dois projetos Universais de Pesquisa, com fomento: um estadual (FAPEMA) e um nacional (CNPq). Como extensionista, é coordena de um projeto de Extensão (PIBEXT), em escolas públicas de Ensino Médio, em Imperatriz. Orienta bolsistas e voluntários de iniciação científica (IC) e de extensão, bem como bolsista do Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional – BATI. É consultora ad hoc de agências de fomento (FAPEMA, CNPq e Cebraspe) e revisora de revista especializada (Domínios de Lingu@gem, da UFU). Suas publicações incluem artigos, capítulos de livros, apresentação de obras e os livros, “Letramento e linguagem em escola rural” e “Experiência de vida e letramento”. Na área administrativa, responde pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PROPGI. 

Gabriela Guimarães Jerônimo

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)


Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras (PPGLLP/FCLAr), da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - Câmpus de Araraquara (UNESP/Araraquara), com estágio de doutoramento no exterior (PDSE/CAPES) pela Université Paris Sorbonne - Paris IV; mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Câmpus Catalão (PMEL/UFG-CAC) com ênfase em língua, linguagens e cultura, e graduada em Letras-Licenciatura em Português pela mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Português (GEPHPOR) e do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara (SoLAr). Desenvolve pesquisa na área de estudos do léxico, especialmente, em Lexicologia, com o foco na relação entre língua e cultura, em interface com outros campos do saber (Antropologia, Sociologia Rural, Etnobotânica, História, Geografia, dentre outros).

Carlos Eduardo Lula

Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão


É advogado, tendo se formado bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É consultor legislativo de carreira e professor universitário. Pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional, possui MBA em gestão empresarial e é secretário de Saúde do Estado do Maranhão desde 2016. Em 2018, assumiu a cadeira nº 39 da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. No mesmo ano, foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) da Região Nordeste, tendo sido reeleito em 2019. Durante a pandemia da Covid-19, Carlos Lula foi eleito presidente do Conselho em 2020 e reeleito em 2021.

Em sua atuação na área do direito, Carlos Lula possui diversos artigos publicados em jornais de grande circulação e em revistas especializadas. É autor de “Direito Eleitoral para o concurso de Procurador da República”, Editora Edipro, São Paulo, 2013; “Direito Eleitoral”, Editora Imperium, São Paulo, já na sua 4ª edição; e coautor das obras “Tratado de Direito Eleitoral”, lançada em 2018 e “Direito Eleitoral no Estado Democrático de Direito”, lançada em 2019. É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

Também foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MA de 2007 a 2009; diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA/OABMA) no triênio 2010/2012; e consultor geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, de 2009 a 2014. Presidiu a Associação Nacional dos Consultores Legislativos (ANACOL) no período de 2010 a 2014, exerceu a presidência da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA no triênio 2013/2015, foi secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão (2015), subsecretário de Saúde do Maranhão no período de outubro de 2015 a abril de 2016 e presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). É professor universitário de Direito Eleitoral e Direito Processual Civil em cursos de graduação e pós-graduação.

Klaus Schlünzen Junior

Universidade Estadual Paulista (UNESP)


Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Professor do Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador Nacional do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva, Coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES) e pesquisador em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Eliane Segati Rios

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)


Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no curso de Letras Português-Inglês, atua como professora colaboradora no Mestrado Profissional em Letras e está como Coordenadora de Relações Internacionais e está como vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Ainda, é membro da Câmara de Internacionalização da ABRUEM, além de coordenar estadualmente o Programa Paraná fala Idiomas, da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, com apoio do Fundo Paraná. Atua nos seguintes temas: internacionalização, formação do professor de língua inglesa, ensino de língua e literatura de língua inglesa.

Cristina Muñoz González

Santo Tomás Educación Superior - Chile


Licenciada en Lingüística con mención en Inglés de la Universidad de Chile, con especialización en University of California – Riverside, Estados Unidos. 15 años de carrera orientados a la Formación basada en el Desarrollo de Competencias Laborales en instituciones de educación terciaria y administración del recurso humano en el ámbito educacional. 25 años dedicados a la dirección, coordinación y desarrollo académico de programas de formación, docencia universitaria y relaciones internacionales en instituciones de educación superior en Chile.    

Desde el año 2011, como Coordinadora Nacional del Programa Experiencia Internacional de Santo Tomás Educación Superior- Chile, es responsable del intercambio de alumnos Outgoing e Incoming, el intercambio docente, y el trabajo conjunto con instituciones extranjeras en convenio para proyectos por facultad o área, llevados a cabo desde la Dirección de Proyectos Internacionales, de acuerdo con el plan estratégico institucional, y para el desarrollo de la internacionalización de la Universidad, el Instituto Profesional y Centro de Formación Técnica de Santo Tomás-Chile.  Representante de Santo Tomás ante la Agencia de Cooperación Internacional de Chile, Ferias Internacionales como NAFSA, LACHEC, EAIE y otras. Miembro del Directorio, Comité Ejecutivo y Comité Técnico de Learn Chile, Certificada en Metodología COIL para la internacionalización del currículum, miembro del Consejo Asesor de Postgrado de Universidad Santo Tomás y Coordinadora del Programa INILATmov+ para la movilidad virtual de estudiantes de pre y postgrado en Latinoamérica desde el año 2021.

Ana Cristina Biondo Salomão

Universidade Estadual Paulista (UNESP)


Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem, tendo sido bolsista FAPESP. Suas pesquisas de mestrado e de doutorado fazem parte do projeto temático "Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos", com enfoque na formação de professores e no componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas em contexto virtual mediado por computador. Tem experiência na área de ensino de línguas, com ênfase em Língua Inglesa, tendo atuado em contextos de ensino fundamental, médio e superior. É docente do departamento de Letras Modernas da FCL - UNESP - Araraquara, na área de língua inglesa, onde atua como coordenadora do Projeto Teletandem. Atualmente é Assessora de Relações Internacionais na Arex-Unesp e coordenadora geral do Programa Brazilian Virtual Exchange (BRaVE-Unesp). Seus focos de interesse em pesquisa são ensino e aprendizagem de línguas, com foco em telecolaboração, intercâmbio virtual e teletandem e formação de professores.

Jonas Juliermerson Otaviano

Universidade de Aveiro - Portugal


Graduado em Engenharia Florestal; bolsista do programa de estágio internacional pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA; foi bolsista voluntário de iniciação científica PIBIC/UEMA entre 2013/2014; foi bolsista de iniciação científica PIBIC/UEMA no período 2014/2015; foi bolsista voluntário do programa de extensão PIBEXT/UEMASUL no período 2017/2018; foi bolsista de apoio técnico e institucional BATI/UEMASUL na modalidade graduando entre 2017/2018; Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal - CAEF nos anos de 2014/2015; foi coordenador geral da III Semana de Estudos Florestais realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Littieri Lamb

Budapest University of Technology and Economics


Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mestra em Architectural Engineering na Budapest University of Technology and Economics.

Maria Elizabeth da Costa Gama

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atuou como coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (2014-2018). Fez parte da Comissão responsável pela elaboração da Política de Internacionalização na Univali aprovada em 2016. Ministra cursos e workshops sobre internacionalização de Currículos-IoC, Internacionalização no Campus-IaH, Intercultural Communication e Inglês como meio de Instrução(EMI), suas principais áreas de estudo.

Ana Frankenberg-Garcia

University of Surrey - UK


I teach and do research in the fields of translation, lexicography and assisted writing. I am particularly interested in corpus linguistics applications in these domains. I am Principal Investigator of ColloCaid, where we combine research into user needs, lexical computing and human-computer interaction to develop a text editor that supports writers with real-time collocation suggestions. 

I was previously joint project leader of the COMPARA corpus (a 3-million word, open-access, bidirectional corpus of English and Portuguese fiction), Chief Editor of the Oxford Portuguese Dictionary (a corpus-based 70K word bilingual English-Portuguese and Portuguese-English dictionary with thousands of example sentences and translations based on real language usage), and lead researcher in the Supporting the Internationalization of Brazilian Research project (a series of workshops on the use of language and translation technologies to assist Brazilian researchers promote their research internationally, while simultaneously training academic English tutors in Brazil).

Maria de Lourdes Silva Gonçalves

Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)


Possui graduação em Antropologia pela Universidade de Coimbra/Portugal - Departamento de Ciências e de Tecnologias (2003), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (2009) e Doutoramento em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É membro do Conselho Cientifico e Professora Auxiliar da Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. Actua nos Programas de Pós-Graduação em: Ciências Sociais (mestrado e doutoramento); Gestão e Políticas Ambientais (doutoramento); Meio Ambiente e Desenvolvimento (mestrado); Segurança Pública (mestrado) e Educação e Desenvolvimento (mestrado). Desenvolve pesquisa académica com enfoque nas áreas de Estados e Políticas Públicas, Ambiente, Género, Cultura e Desenvolvimento.

Flávia Novais

Université du Québec à Montréal (UQAM) - Canadá


Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017). Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade NUPSEX. Tem experiência na área do Serviço Social, atuando especificamente em projetos e pesquisa com temas relacionados a sexualidade, feminismos, formação profissional, diversidade e direitos humanos. Atualmente é Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na Université du Québec à Montréal (UQAM) - bolsista CAPES e realiza estudos com ênfase feminista para questões relacionadas a movimentos sociais, diversidade corporal e marcadores sociais da diferença.

Rosana Lima Viana

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), especialização em Vigilância em Saúde Pública e Saúde das Populações Indígenas (2000) pela Universidade do Amazonas/Fundação Oswaldo Cruz - Escritório Técnico da Amazônia Brasileira (2000), Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde (FIOCRUZ/ENSP) (2004) e Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP) (2014). Pesquisadora e Coordenadora do campo Ambiente e Território do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas (NuRuNI) do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA. Avaliadora ad hoc da revista Sustinere. É engenheira sanitarista do quadro do Ministério da Saúde, tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento em área rural e indígena, saúde ambiental, educação profissional em saúde e/ou saneamento, política de saúde para os povos indígenas, territorialidade e saúde em comunidades tradicionais e organização dos serviços de atenção à saúde na forma de Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

Érika Ferreira Tourinho

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)


Doutoranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goias - PUC-GO (2016), Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO (2013), Especialista em Didática Universitária pela Universidade Pitágoras (2014), Possui graduação em Pedagogia pela Universidade UNICeuma (2004), graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Atualmente professora dos Cursos de Medicina onde é Coordenadora do Eisxo de Interação Ensino, Serviço e Comunidade - IESCG e Enfermagem onde é Coordenadora da Liga Acadêmica de Imununilogia e Doenças Auto Imunes do UniCEUMA - Imperatriz. Professora do curso de Medicina na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professora do Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação - INESPO, e Professora no Inex - Instituto Nacional de Educação e extensão nos cursos de Administração Hospitalar. Trabalha atuante na aplicabilidade de Metodologias ativas na área da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Saúde e Religiosidade. Foi Coordenadora da Atenção Primária em Saúde do Município de Imperatriz-MA e professora da Universidade Estadual do Tocantins UNITINS - Augustinópolis

Maria Augusta Nicoli

Agenzia Sanitaria e Sociale Regionale - Emilia Romagna - Itália


Médica psiquiatra, supervisora de formação médica no Programma Innovazione sociale, Agenzia Sanitaria e Sociale Regione Emilia Romagna - Itália.