Antologias do 2.º semestre de 2019

Editora Jogo de Palavras

Faça sua inscrição
De 25 julho a 31 de outubro Todos os dias das 00h às 23h
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

SELEÇÃO DE TEXTOS PARA AS ANTOLOGIAS

DA EDITORA JOGO DE PALAVRAS

~ 2.º SEMESTRE DE 2019 ~

A Editora Jogo de Palavras comunica o início da seleção de contos, crônicas e poemas, para composição das antologias do 2.º semestre de 2019.

REGULAMENTO

1. Podem participar da SELEÇÃO DE TEXTOS PARA AS ANTOLOGIAS DO 2.º SEMESTRE DE 2019 DA EDITORA JOGO DE PALAVRAS todos os cidadãos (brasileiros ou não), desde que apresentem trabalhos redigidos em Língua Portuguesa.

2. As categorias compreendidas nesta seleção são: CONTO e POEMA. Textos que apresentarem outros gêneros serão automaticamente desclassificados.

3. Os temas compreendidos nesta seleção são: FANTASIA, CHICK-LIT/LAD-LIT e SPACE OPERA. Mais detalhes sobre esses temas estão no Anexo 1.

4. Os textos devem seguir a norma padrão da Língua Portuguesa e ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas. Na página de rosto, devem constar os dados do autor (nome, e-mail e biografia). Textos fora dessa formatação não serão avaliados.

5. O limite de caracteres para as obras inscritas será de 12.000 caracteres (com espaços) para contos; para poemas, não há limite de versos. Textos que excederem o limite estabelecido não serão avaliados.

6. Os textos devem ser enviados unicamente pelo site: https://doity.com.br/jogodepalavras2019-2, no campo relativo ao tema escolhido.

7. Cada autor pode enviar somente 1 (um) trabalho para cada categoria de cada tema – ou seja, um conto e um poema para fantasia; um conto e um poema para chick-lit/lad-lit; um conto e um poema para space opera.

8. Os trabalhos precisam ser salvos em arquivo DOC, DOCX ou outro que permita a leitura e edição do material. Eles devem ser anexos ao formulário de inscrição. Textos que apresentarem outros formatos (como o PDF) não serão avaliados.

9. O período de inscrição será:

  • FANTASIA: até 31 de agosto de 2019;
  • CHICK-LIT/LAD-LIT: até 30 de setembro de 2019;
  • SPACE OPERA: até 31 de outubro de 2019.

10. O resultado será anunciado por e-mail nas seguintes datas previstas:

  • FANTASIA: até 30 de setembro de 2019;
  • CHICK-LIT/LAD-LIT: até 31 de outubro de 2019;
  • SPACE OPERA: até 30 de novembro de 2019.

11. O lançamento das antologias, em e-book, ocorrerá nas seguintes datas previstas:

  • FANTASIA: até 31 de outubro de 2019;
  • CHICK-LIT/LAD-LIT: até 30 de novembro de 2019;
  • SPACE OPERA: até 31 de dezembro de 2019.

12. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial da Jogo de Palavras e/ou colaboradores externos ligados à área de Letras ou Comunicação.

13. Dentre os critérios avaliados, estão a criatividade, a adequação da linguagem, a propriedade do gênero literário e o grau de literariedade.

14. Cada antologia conterá, no máximo, 20 trabalhos. É aberta a possibilidade de serem produzidas duas ou mais antologias por mês.

15. Não serão aceitos recursos sobre a decisão da Editora Jogo de Palavras.

16. Os trabalhos aprovados serão publicados em antologias, cujos títulos ainda serão definidos, em forma física e digital.

17. Todos os livros conterão ISBN, ficha catalográfica e código de barras, além de serem encaminhados ao Depósito Legal, conforme legislação vigente.

18. Devido ao caráter cultural, os e-books ficarão disponíveis gratuitamente na página da Editora Jogo de Palavras, bem como serão cadastrados no Google Livros. Já os livros físicos serão oferecidos por um valor não superior a R$30,00 (trinta reais), mais as despesas de postagem, a fim de custear os serviços editoriais e gráficos, sem que haja a obrigatoriedade do autor na aquisição desses exemplares.

19. Ainda devido ao caráter cultural e de divulgação dos autores e sua obra, tais publicações não resultam em pagamentos de direitos autorais.

20. Em caso de dúvidas e/ou sugestões, pode-se contatar pelo e-mail editorajogodepalavras@outlook.com.

Alumínio, 25 de julho de 2019.

Érica de Oliveira – Departamento de Antologias

João Paulo Hergesel – Editoria de Literatura

A Comissão Organizadora

ANEXO 1

Definição dos Temas

FANTASIA

De acordo com o site InfoEscola:

A fantasia é considerada um gênero que faz uso da magia e de outros elementos sobrenaturais como peças importantes que permeiam uma obra. Na maioria dos trabalhos, a fuga da realidade é, geralmente, explicada por intervenções de divindades, magia, forças ocultas ou sobrenaturais.

De acordo com Roger Caillois, sociólogo e crítico literário francês, o fantástico “manifesta um escândalo, uma ruptura, uma irrupção insólita, quase insuportável, no mundo real”, que desencadeia “uma desordem nova, um pânico desconhecido”, do qual resulta não possuir “sentido num universo maravilhoso, no qual seria mesmo inconcebível”. Já na opinião de Tzvetan Todorov, filósofo e linguista búlgaro, “o fantástico é a hesitação experimentada por uma criatura que não conhece senão as leis naturais, perante um acontecimento com aparência de sobrenatural”.

(https://www.infoescola.com/literatura/fantasia-genero/)

Para a antologia de outubro, convidamos escritoras e escritores a nos contarem, abusando da imaginação e da criatividade, suas invencionices fantasiosas. Os personagens podem estar imersos num mundo de bruxarias, como o Harry Potter, ou em um país de maravilhas, como a Alice; podem ser vampiros, monstros, zumbis, fadas, elfos, animais falantes, objetos moventes... Usem o verso e/ou a prosa para narrarem tudo o que viver sem os limites da realidade pode proporcionar.

CHICK-LIT ou LAD-LIT

De acordo com o site Lost in Chick-Lit:

Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. A idade dos personagens principais não importa; podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas. Suas histórias normalmente são bem-humoradas e relatam o dia a dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divórcio. Enfim, mil e uma opções!

(http://www.lostinchicklit.com.br/2009/01/o-que-e-chick-lit.html)

Lad-lits, por sua vez, são a versão masculina do chick-lit, geralmente definido como a ficção sobre um homem jovem e sua vida emocional e pessoal. Novamente, como consta no site Lost in Chick-Lit:

Lad-lits são livros com narrativas e tons bem parecidos com os de chick-lits. Eles retratam uma grande gama de assuntos, desde trabalho, família até problemas amorosos. Às vezes esses livros podem ter as perspectivas do ponto de vista masculino e feminino ao mesmo tempo.

(http://www.lostinchicklit.com.br/2009/01/o-que-e-chick-lit.html)

Para a antologia de novembro, convidamos escritoras e escritores a nos contarem, de forma leve e bem-humorada, o cotidiano de uma mulher ou de um homem contemporâneo. Não há preferência sobre a idade da(o) protagonista: pode ser desde um(a) pré-adolescente encantada(o) com o ídolo teen do momento até um(a) idosa(o) com dificuldades de se aposentar. Usem o verso e/ou a prosa para narrarem as peripécias desses personagens que são a concretização dos pensamentos e emoções do cidadão comum.

SPACE OPERA

Space Opera é um subgênero da ficção científica para se referir às narrativas espaciais, que se tornaram comuns a partir da década de 1930. De acordo com o blog da Editora Draco:

Apesar de alguns clássicos da space opera se passarem dentro dos limites do Sistema Solar, os quintais do Sol logo se revelaram insuficientes para as ambições cósmicas do gênero, que não tardou a concentrar o melhor de seus esforços no retrato de impérios galáticos e civilizações que abrangiam dezenas, centenas e até mesmo milhares de sistemas planetários, alguns habitados apenas por descendentes de colonizadores humanos, outros compartilhados com as mais variadas espécies alienígenas.

A new space opera retém esse escopo grandioso – e, por que não dizer, operístico – acrescentando suas próprias contribuições à fauna galática: além dos humanos convencionais, extraterrestres, robôs e androides caros à ficção científica desde os anos trinta, na nova galáxia se podem encontrar pós-humanos, trans-humanos, animais evoluídos artificialmente até a autoconsciência, bem como consórcios de inteligências artificiais, algumas construídas originalmente na Terra mas emancipadas do controle humano, outras nascidas do desenvolvimento de civilizações alienígenas.

(https://blog.editoradraco.com/2012/04/que-diabos-e-a-tal-new-space-opera)

Para a antologia de dezembro, convidamos escritoras e escritores a subirem em suas naves, ligarem o painel de comando e nos levarem para uma aventura além das estrelas. Aonde vamos? À Lua? A alguma outra galáxia? Será que exploraremos o multiverso? Usem o verso e/ou a prosa para narrarem as aventuras espaciais e serem os astronautas que a NASA ainda não descobriu.

Organizador

Editora Jogo de Palavras

Fundada em fevereiro de 2012 pelo escritor João Paulo Hergesel, a Editora Jogo de Palavras é uma empresa prestadora de serviços editoriais, nos ramos de revisão gramatical, copidesque e orientações textuais, para editoras e autores independentes.
O principal objetivo da Jogo de Palavras é, além de contribuir para a disseminação da Literatura, ajudar a transformar a Arte em uma forma de comunicação acessível a todos.