Informações

A 1ª Jornada de Pesquisa em Arte e Educação do PPGE-UFOP tem como objetivo criar um espaço para que professores e estudantes da Pós-Graduação em Educação e da Graduação em Música e Artes Cênicas da UFOP divulguem suas pesquisas em andamento ou concluídas. Assim sendo, a 1ª JOPAE pretende contribuir com a formação acadêmica e profissional de futuros docentes e pesquisadores da área de Arte e de Educação. Este evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Música e Educação da UFOP (MEdu), grupo credenciado pelo CNPq.  

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Renata Cristina de Souza Carvalho

Saiba mais

Raíssa Anastásia Souza de Melo

Saiba mais

Nádia Terezinha Leocádio Campos

Saiba mais

Flávia Cristina Santos da Paz

Programação:

Análise de conteúdo nas Ciências Humanas Palestra · Renata Cristina de Souza Carvalho

Música e comportamentos pró-sociais: o que diz a literatura? Apresentação Oral

Ensino de música em escolas públicas municipais de ensino fundamental (anos finais) na cidade de Itabirito/ MG. Abertura

Temperamento, estilo de aprendizagem e música Abertura

Sala B3 do Departamento de Música da UFOP

Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Campus Morro do Cruzeiro

Bauxita, Ouro Preto - MG

35400-000

Sala B3 do Departamento de Música da UFOP

Ver no mapa

Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Campus Morro do Cruzeiro

Bauxita, Ouro Preto - MG

35400-000

Grupo de Pesquisa em Música e Educação (MEdu)

Renata Cristina de Souza Carvalho

Universidade Federal de Ouro Preto


Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Superior De Ensino e Pesquisa de Machado (2003), Mestrado em Ensino de Ciências (2015) pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - MG . Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação - NEPPAI. Tem experiência como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e na EJA em instituições públicas e privadas, lecionando disciplinas de ciências e matemática. Atuou como professora no Ensino Superior, ministrando disciplinas referentes à Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Ambiental e Tópicos em Biologia.

Raíssa Anastásia Souza de Melo

Universidade Estadual de Minas Gerais


Raissa Anastásia é Doutoranda em Educação pelo Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006). Estudou com grandes nomes da Música Brasileira como Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Itiberê Zwarg, Mauro Rodrigues, Carlos Malta, Dirceu Leite e Gilvan de Oliveira. É multi-instrumentista: toca flauta doce, flauta transversa, violão, cavaquinho, bandolim, clarinete e outros. É integrante do grupo Choro da mercearia e está na direção musical do grupo de choro "Abre roda mulheres no Choro". O grupo vem se destacando em Minas com a proposta de abrir caminho para as mulheres no mundo do choro. A partir da proposta do grupo Abre a roda ? mulheres no choro, iniciou uma pesquisa sobre repertorio de mulheres compositoras de choro descobrindo mais de 70 compositoras do gênero. Fez cursos de composição de choro com Mauricio Carrilho, com o Sexteto Gaúcho e com o flautista e compositor Marcelo Chiaretti e tem 24 composições seguindo a linha do choro brasileiro. Na docência foi professora do Curso de Música da Unimontes, Instituto Metodista Izabela Hendrix e Unincor. Atualmente é professora do quadro permanente da ESMU-UEMG. É membro do Grupo de Pesquisa em Música e Educação (MEdu), credenciado pelo CNPq e vinculado ao PPGE-UFOP.

Nádia Terezinha Leocádio Campos

Universidade Federal de Ouro Preto


Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) Habilitação em Flauta doce. Especialização em música e interdisciplinaridade pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019/2020) Especialização (em andamento) em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias contemporâneas- EBA- UFMG. Tem experiência na área de Artes, docência em ensino fundamental e médio, com ênfase em educação musical. Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Teorias do Currículo, Construção social do currículo, Ensino de arte, Educação musical musicalização infantil. 

Flávia Cristina Santos da Paz

Universidade Federal de Ouro Preto


Licencianda em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nessa instituição, integra o Grupo de Pesquisa em Música e Educação, grupo credenciado pelo CNPq. Estuda piano, canto e regência. Atualmente é bolsista do programa de iniciação científica pelo CNPq e bolsista voluntária de monitoria na disciplina Instrumento Harmônico e ensino - Teclado.