A 1ª Jornada de Pesquisa em Arte e Educação do PPGE-UFOP tem como objetivo criar um espaço para que professores e estudantes da Pós-Graduação em Educação e da Graduação em Música e Artes Cênicas da UFOP divulguem suas pesquisas em andamento ou concluídas. Assim sendo, a 1ª JOPAE pretende contribuir com a formação acadêmica e profissional de futuros docentes e pesquisadores da área de Arte e de Educação. Este evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Música e Educação da UFOP (MEdu), grupo credenciado pelo CNPq.
Análise de conteúdo nas Ciências Humanas Palestra · Renata Cristina de Souza Carvalho
Música e comportamentos pró-sociais: o que diz a literatura? Apresentação Oral
Ensino de música em escolas públicas municipais de ensino fundamental (anos finais) na cidade de Itabirito/ MG. Abertura
Temperamento, estilo de aprendizagem e música Abertura
Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Campus Morro do Cruzeiro
Bauxita, Ouro Preto - MG
35400-000
Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Campus Morro do Cruzeiro
Bauxita, Ouro Preto - MG
35400-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Superior De Ensino e Pesquisa de Machado (2003), Mestrado em Ensino de Ciências (2015) pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - MG . Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação - NEPPAI. Tem experiência como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e na EJA em instituições públicas e privadas, lecionando disciplinas de ciências e matemática. Atuou como professora no Ensino Superior, ministrando disciplinas referentes à Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Ambiental e Tópicos em Biologia.
Raissa Anastásia é Doutoranda em Educação pelo Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006). Estudou com grandes nomes da Música Brasileira como Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, Itiberê Zwarg, Mauro Rodrigues, Carlos Malta, Dirceu Leite e Gilvan de Oliveira. É multi-instrumentista: toca flauta doce, flauta transversa, violão, cavaquinho, bandolim, clarinete e outros. É integrante do grupo Choro da mercearia e está na direção musical do grupo de choro "Abre roda mulheres no Choro". O grupo vem se destacando em Minas com a proposta de abrir caminho para as mulheres no mundo do choro. A partir da proposta do grupo Abre a roda ? mulheres no choro, iniciou uma pesquisa sobre repertorio de mulheres compositoras de choro descobrindo mais de 70 compositoras do gênero. Fez cursos de composição de choro com Mauricio Carrilho, com o Sexteto Gaúcho e com o flautista e compositor Marcelo Chiaretti e tem 24 composições seguindo a linha do choro brasileiro. Na docência foi professora do Curso de Música da Unimontes, Instituto Metodista Izabela Hendrix e Unincor. Atualmente é professora do quadro permanente da ESMU-UEMG. É membro do Grupo de Pesquisa em Música e Educação (MEdu), credenciado pelo CNPq e vinculado ao PPGE-UFOP.
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) Habilitação em Flauta doce. Especialização em música e interdisciplinaridade pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019/2020) Especialização (em andamento) em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias contemporâneas- EBA- UFMG. Tem experiência na área de Artes, docência em ensino fundamental e médio, com ênfase em educação musical. Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Teorias do Currículo, Construção social do currículo, Ensino de arte, Educação musical musicalização infantil.
Licencianda em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nessa instituição, integra o Grupo de Pesquisa em Música e Educação, grupo credenciado pelo CNPq. Estuda piano, canto e regência. Atualmente é bolsista do programa de iniciação científica pelo CNPq e bolsista voluntária de monitoria na disciplina Instrumento Harmônico e ensino - Teclado.