A VIII Jornada de Puericultura e Pediatria da UFSCar é um evento gratuito, elaborado pelo NADAE (Núcleo de Estudos sobre Alimentação, Digestão, Absorção, Metabolismo e Excreção em Crianças e Adolescentes) sob a forma de um projeto de extensão universitária aprovado pela ProEx (Pró-Reitoria de Extensão) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Trata-se de um espaço de troca de conhecimentos relacionados à saúde da infância e da adolescência, com atualizações sobre os temas mais relevantes da atualidade e com intenso compartilhamento de ideias e de experiências. O encontro é aberto a profissionais de saúde, educadores, estudantes universitários e a todos que compartilharem de interesses na área.
Haverá ainda um espaço para a apresentação de trabalhos científicos, selecionados pela Comissão Julgadora. Os resumos poderão ser enviados até 30 de agosto de 2024, às 23h59min. O autor principal do trabalho será informado por e-mail sobre a aceitação dele. As normas para o envio dos resumos e para a apresentação podem ser acessadas ao final desta página. Os resumos devem ser enviados para o e-mail: ufscarpediatria@gmail.com.
Serão emitidos certificados de 4 horas para ouvintes, apresentadores de trabalho científico e palestrantes.
Sua participação será muito bem-vinda e enriquecerá esse espaço multiprofissional para uma intensa troca de experiências.
Até breve!
Comissão organizadora.
Eventuais alterações no trabalho NÃO serão permitidas após o envio dos resumos.
Todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos ao evento serão enviadas para o e-mail que submeteu o resumo.
Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através do e-mail ufscarpediatria@gmail.com
Não serão aceitos resumos enviados por outros meios que não o e-mail acima.
O prazo limite para o envio dos trabalhos é 30 de agosto de 2024, às 23h59min.
Os trabalhos selecionados serão divulgados por e-mail.
ATENÇÃO: é obrigatória a inscrição do autor principal no evento. Não serão aceitos resumos sem a efetivação da inscrição. Só poderão apresentar o trabalho ou assistir à apresentação, o autor ou os coautores que estiverem inscritos no evento.
O resumo deve ser digitado com fonte Arial, tamanho 11 e alinhamento justificado. Também deve ter os nomes dos autores, da instituição a qual estão vinculados, do orientador e do departamento do orientador.
As margens devem ter as seguintes medidas:
A paginação deve ser colocada no canto superior direito, a 2cm da borda do papel, com algarismos arábicos e com fonte tamanho 11.
O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5cm. As notas de rodapé, as referências, as legendas de ilustrações e tabelas e as citações textuais de mais de 3 linhas devem ser digitadas com espaço simples. As referências listadas no final do trabalho devem ser separadas com espaço duplo.
Na numeração das seções, referentes à divisão do texto, devem ser utilizados algarismos arábicos. O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe foi atribuído na sequência do assunto, com um ponto de separação, como 1.1, 1.2 etc.
Aos títulos das seções se recomenda:
O trabalho deve ser apresentado de forma estruturada: título, introdução, objetivos, método, resultados, conclusões e referências.
Para os relatos de casos clínicos, utilizar a seguinte estrutura: título, introdução, descrição de caso, conclusões e referências.
Para os relatos de experiência, utilizar a seguinte estrutura: título, introdução, relato de experiência, conclusões e referências.
Para as revisões bibliográficas, utilizar a seguinte estrutura: título, introdução, discussão, conclusões e referências.
Os nomes dos autores, as instituições e as referências bibliográficas não devem ser mencionadas no corpo do texto.
Os resultados devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos objetivos apresentados.
Os trabalhos submetidos em qualquer categoria devem tratar de assistência à saúde da criança.
Os trabalhos deverão ser enviados, obrigatoriamente, em língua portuguesa.
ATENÇÃO: os trabalhos que não forem enviados ou que estiverem de modo diferente do solicitado, não serão submetidos a avaliação. Não serão aceitos trabalhos enviados após o encerramento do prazo de submissão e que não estejam no formato de arquivo PDF.
O autor responsável pelo envio do trabalho receberá, por e-mail, um protocolo para cada trabalho enviado.
AVISO IMPORTANTE AOS AUTORES: não enviem trabalhos duplicados ou incompletos, pois poderão ser desclassificados.
Todos os trabalhos receberão pontuação a ser estabelecida pela Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos e serão informados por mensagem eletrônica sobre sua aprovação ou sua reprovação.
O pôster deverá ter no máximo 110cm de comprimento e 90cm de largura.
A apresentação não deve conter qualquer promoção comercial e deve, obrigatoriamente, manter a privacidade dos dados do paciente, caso exista.
Os pôsteres devem conter: brasão da instituição, nome da instituição, título do trabalho, instituição de origem, nome do pesquisador, nome do curso, nome do orientador e nome do departamento do orientador.
O pôster deve ser apresentado de forma estruturada: título, introdução, objetivos, método, resultados, conclusões e referências.
Para os relatos de casos clínicos, utilizar a seguinte estruturação: título, introdução, descrição de caso, conclusões e referências.
Para os relatos de experiência, utilizar a seguinte estruturação: título, introdução, relato de experiência, conclusões e referências.
Os textos, as legendas, as ilustrações e os esquemas devem ser claros e breves.
Fonte: Arial, Tahoma ou Verdana. Utilizar apenas um tipo.
Tamanho da fonte: título 80-90, subtítulo 54 e corpo do texto 40.
Cores: máximo 3, sendo o texto em preto.
O texto deve estar justificado à esquerda e à direita ou só à esquerda.
As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas.
É obrigatório que um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster durante todo o tempo da sessão.
O período de apresentação será de meia hora, durante o coffee break, de acordo com a programação oficial.
Cada pôster terá um painel para fixação identificado com o número do trabalho, que estará à disposição dos autores.
O autor deve se apresentar aos organizadores no Anfiteatro Bento Prado Júnior no dia 21/09/2024, às 7h30min. A equipe do evento estará disponível para auxiliá-lo na instalação do seu pôster no local apropriado.
A numeração do seu resumo será informada pelo e-mail e será a mesma do painel destinado à exposição do seu trabalho no evento.
Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôsteres das 7h30min às 12h do dia 21/09/2024. O autor deve estar presente ao lado do seu trabalho no horário destinado à apresentação dos pôsteres, quando serão realizadas visitas do público e de um avaliador. O tempo destinado à apresentação será de 20 minutos. Após às 12h, seu pôster poderá ser retirado.
Caso os pôsteres não sejam retirados, eles serão descartados.
Será emitido apenas um certificado por trabalho, que será entregue ao participante inscrito, contendo o nome do autor e dos coautores.
A não apresentação do trabalho científico implicará no não fornecimento do certificado.
Abertura e composição da mesa Abertura · Ieda Lopes Del Ciampo
Introdução alimentar Apresentação · Luiz Antônio Del Ciampo
Obesidade infantil Apresentação · Giovanna Bussi
Apresentação de pôster Apresentação de Trabalhos
Imunização infantil Apresentação · Flávia Pileggi
Marcos do desenvolvimento Apresentação · Gustavo Ballestero
Manejo do TEA Apresentação · Gustavo Ballestero
Rodovia Washington Luiz, s/n
Jardim Guanabara, São Carlos - SP
13565-905
Rodovia Washington Luiz, s/n
Jardim Guanabara, São Carlos - SP
13565-905
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O NADAE (Núcleo de estudos sobre alimentação, digestão, absorção, metabolismo e excreção em crianças e adolescentes) é um grupo de pesquisa e extensão universitária, que busca o estudo e a compreensão dos aspectos epidemiológicos, laboratoriais e clínicos relacionados à saúde infantil, puericultura e pediatria, com foco em aspectos relacionados à alimentação, digestão, absorção, metabolismo e excreção de crianças e adolescentes, com o objetivo de identificar os fatores e fenômenos envolvidos, fomentando discussões e buscando estratégias de intervenção.