JORNADA DE HOTELARIA HOSPITALAR - INTO 2023

Faça sua inscrição
Sexta, 1 de dezembro de 2023 Das 08:00 às 14:00

Sobre o Evento

*** Necessário a conferência dos dados digitados antes da confirmação.

*** Programação sujeita a alteração.

JORNADA DE HOTELARIA HOSPITALAR - INTO – 01/12/2023

8h30 – Abertura 

9h às 9h40 – PALESTRANTE: MARCELO BOEGER

Sócio Consultor na Hospitallidade Consultoria. Coordena as regionais da SBHH e é VP técnico científico da ABDEH (Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) além de coordenar o comitê de FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC. Professor do MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-MED), do MBA em Educação Executiva da FGV e Fundação Dom Cabral e é coordenador e professor do curso de especialização em Hotelaria e Facilities do Hospital Albert Einstein.

TEMA: Mitos e Verdades sobre o Comportamento do Usuário em Ambientes Coletivos.

9h 40 às 10h 20 - MESA REDONDA: ROBERTO SAMPAIO MARTINS
 
Moderador: Roberto Sampaio Martins – Graduado em Gestão Hospitalar, Relações Internacionais e Gestão Ambiental. Especialista em Gestão de Emergência e Desastres, Saúde Pública, Defesa Civil, Gestão de Emergência em Saúde Pública, Segurança contra incêndio e pânico, Engenharia e Arquitetura Hospitalar, Segurança do Paciente e Gestão de Riscos Assistenciais, Educação Ambiental e MBA em Gerenciamento de Crise. Servidor Público Federal do Ministério da Saúde, Chefe da Área de Segurança Predial ASEP do INTO, Membro da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) e Membro da Associação Brasileira de Redução de Risco de Desastres (ABRRD). 

Marcelo Boeger - Sócio Consultor na Hospitallidade Consultoria;

João Lucena – Médico e Membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM. Docente do Instituto D´Or de ensino. Membro do Comitê de Segurança do Paciente da SES RJ.Ex avaliador para acreditacao pela Joint Commission International (JCI);

Wilson José Coelho Matheus – Técnico em Enfermagem - Servidor Público Federal, responsável Técnico da Área de Hotelaria e Patrimônio do Hospital Federal de Bonsucesso/MS;

Victor Gabrois - Graduado em Medicina e PhD em Saúde Pública. Coordenador Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Proqualis/Ensp/Fiocruz e Presidente da SOBRASP.

 

TEMA: Hotelaria e Incêndio.

10h20 às 10:40h – PALESTRANTE: GISELE MOTTA REGIS 
 
Enfermeira graduada pela Universidade Gama Filho. Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, MBA em Hotelaria Hospitalar e Facilites pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, sócia gestora da empresa GR-Consultoria em Saúde. Coordenadora de CCIH e Gerenciamento de Risco OPALUS Barra.
 

TEMA: A Importância da Potabilidade da Água na Saúde.

 
 
10:40h às 11:20h – INTERVALO
  
 
11:20h às 12h DÍALOGO: VITOR MOREIRA LIMA E LÚCIA DE FÁTIMA NEVES DA SILVA
 

Dr. Vitor Moreira Lima - Juiz de Direito do TJRJ há 18 anos, Coordenador do NATJUS ( Núcleo de Assessoria Técnica em Saúde do TJRJ), Pós graduado em Responsabilidade Civil Hospitalar pela UCAM/RJ, Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra - CAEPE, com ênfase na Gestão em Judicialização; Sub Coordenador do Comitê Nacional em Justiça e Saúde do CNJ, Professor de Direito e Ética Médica em diversas Instituições Judiciais pelo Brasil e Universidades. Palestrante em mais de 150 congressos pelo Brasil em 10 anos, Autor de artigos sobre Judicialização da Saúde e Ética Médica em diversos periódicos do Brasil e do Mundo.

Lúcia de Fátima Neves da Silva – Graduada em Farmácia pela UFRJ, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ. MBA em Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação. Especialista em Gestão Hospitalar. MBA em Gerência da Saúde (FGV). Atualmente é Chefe da Divisão de Controle Interno – INTO.

 

TEMA: Segurança do Paciente e Implicações Legais.

 
 

12h às 12:40h PALESTRANTE: GEORGE HEBERT DE AZEVEDO SANTOS

Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. MBA Executivo em Gestão de Projetos, Engenharia de Controle da Poluição-USP, Telecomunicações-FUNCEFET-RJ, Gestão Tecnológica e de Negócios-UFRJ, Gestão para Competitividade Empresarial-Universidade Federal do Amazonas. Sócio-Diretor da Quantum Consultores Associados Ltda. Membro do GEAS (Grupo de Excelência de Administração em Saúde) vinculado ao CRA-SP e do Grupo do Facilities Management Health-FMH vinculado ao HCI Group Brazil.

 

TEMA: A importância da relação entre a Assistência (Corpo Clínico) e o Back Office (Hotelaria, Engenharia Clínica, Manutenção e Segurança Patrimonial).

 

12:40h às 13h PALESTRANTE: FLÁVIA FÁVERO

Bacharel em Administração de Empresas, MBA EM Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, especialista em Hotelaria Hospitalar e Facilities pelo Instituto Israelita Albert Einstein, participou na revisão do Manual da ONA em 2020 e 2022, certificada pela ONA como consultora e presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro.
 

TEMA: Programa Hotelaria Hospitalar Expert.

 
 
13h – Encerramento e Sorteio de Brindes
 
 

Local

INTO - 23545-046, Av Brasil 500, Cajú, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
Ver no mapa

Organizador

SHHERJ

No Brasil, o conceito de Hotelaria Hospitalar vem sendo aplicado nas instituições de saúde desde o final da década de noventa.

A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer aos clientes de saúde conforto, bem estar, segurança e qualidade no atendimento transformando os hospitais no complemento do ambiente familiar.

Pesquisas demonstram que os clientes sentem-se mais confiantes e satisfeitos, quando acolhidos por colaboradores com comportamento e conduta que demonstram atenção, presteza, respeito, solidariedade e eficiência, que são resultados da gestão de hotelaria.

A implantação da hotelaria hospitalar contribui para a integração dos setores fundamentais como: Manutenção, Nutrição, Higienização, Lavanderia, Jardinagem, Segurança Patrimonial, Atendimento, Enfermagem e CCIH, com o objetivo de oferecer um atendimento satisfatório ao cliente.