XI Jornada de Hotelaria Hospitalar INTO - 2025

Faça sua inscrição
Sexta, 5 de dezembro de 2025 Das 08:30 às 16:40

Sobre o Evento

PROGRAMAÇÃO

8:30h – Abertura

9h às 10h – PALESTRANTE: Marcelo Boeger

Sócio Diretor da Hospitallidade Consultoria, Coordena as regionais da SBHH e é VP técnico científico da ABDEH (Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar) além de coordenar o comitê de FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC. Professor do MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-MED), do MBA em Educação Executiva da FGV e Fundação Dom Cabral e é coordenador e professor do curso de especialização em Hotelaria e Facilities do Hospital Albert Einstein.

TEMA: “Qualidade Percebida e a Excelência no Atendimento ao Cliente"

10h às 10:40h – PALESTRANTE: Maurício Almendro

Engenheiro, administrador e filósofo, com 30 anos de vivência em ambiente hospitalar, com foco em serviços críticos. Atualmente atua como consultor para projetos de parceria público privadas e empresa de facilities.

TEMA: “Gestão de Custos em Facilities hospitalar”

10:40h às 11h – INTERVALO COFFEE BREAK

11h às 12h – PALESTRANTE: Glauber Ceolin

Gerente de Qualidade, Consultor e Avaliador credenciado pela ONA, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, Especialista em Gestão de Saúde.

TEMA: “Estratégias para engajamento das lideranças na Cultura de Qualidade”

12h às 14h – INTEVALO PARA O ALMOÇO

14h às 15h20 PAINEL: “Cuidado além do leito: controle da radiação e impacto na experiência hospitalar”

Moderadora:

Melissa Muller

Gerente de Operações da São Carlos Saúde Oncológica e Diretora da SHHERJ (Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro). Formada em Hotelaria, com pós-graduação em Hotelaria e Facilities pelo instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein, Administração de Negócios e MBA em Gestão. Destaca-se pela garantia de qualidade e segurança, e pela capacidade de otimizar processos e recursos no ambiente de saúde.

Convidados:

Rômulo de Sena Delduck Pinto Filho

Graduado em Física Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), titulação de Supervisor de Radioproteção pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). CEO da GRANRAD Radioproteção e Físico Médico do Hospital Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sandra Pessoa

Encarregada de Higiene e Rouparia da São Carlos Saúde Oncológica, Técnica de Enfermagem e Gestão de RH pela (Unigranrio), é apaixonada pelo propósito da hotelaria hospitalar.

TEMA: “Mostra como o monitoramento da radiação ultrapassa a barreira técnica e contribui para a confiança, acolhimento e bem estar de pacientes e acompanhantes, pilares também da hotelaria hospitalar”

15:20h às 16h PALESTRANTE: Ana Margarida Cavalcanti Pedra

Enfermeira pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Gerente de operações hospitalares sênior da Rede Américas. Profissional com sólida carreira no segmento da saúde e ampla experiência em gestão estratégica de operações, facilities e recursos humanos. Acredita que o cuidado com o paciente e a saúde do negócio caminham lado a lado.

TEMA: “Eficiência operacional – integrando pessoas, processo e tecnologia para garantir resultados consistentes ”

16h às 16h40 PALESTRANTE: Fernanda Cerri

Gerente Nacional de Operações da INDEBA, MBA em Felicidade Organizacional (Faculdade Unyleya), Coaching Profissional pela Método US

TEMA: “ Felicidade organizacional com foco na Hotelaria Hospitalar.”

16:40h – ENCERRAMENO E SORTEIOS

Carregando área de inscrição

Local

Auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Avenida Brasil, 500, Cajú, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ver no mapa

Organizador

SHHERJ

No Brasil, o conceito de Hotelaria Hospitalar vem sendo aplicado nas instituições de saúde desde o final da década de noventa.

A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer aos clientes de saúde conforto, bem estar, segurança e qualidade no atendimento transformando os hospitais no complemento do ambiente familiar.

Pesquisas demonstram que os clientes sentem-se mais confiantes e satisfeitos, quando acolhidos por colaboradores com comportamento e conduta que demonstram atenção, presteza, respeito, solidariedade e eficiência, que são resultados da gestão de hotelaria.

A implantação da hotelaria hospitalar contribui para a integração dos setores fundamentais como: Manutenção, Nutrição, Higienização, Lavanderia, Jardinagem, Segurança Patrimonial, Atendimento, Enfermagem e CCIH, com o objetivo de oferecer um atendimento satisfatório ao cliente.