Informações

Período de realização e exibição inicial das videoaulas: A Jornada será lançada no dia 22 de junho de 2020, e continuará a ser exibida nos dias 24 e 26 de junho de 2020. Teremos ainda uma videoaula bônus, exibida no dia 29 de junho e uma live de encerramento da Jornada no dia 1º de julho de 2020.
Docente: Professor doutor Moacir Gadotti. Licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da educação pela PUC-SP, doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra, na Suíça, e Livre-Docente pela Unicamp-SP.
Formato: 3 videoaulas de até 30 minutos cada.
Comentário reflexivo-crítico: Após assistir às 3 videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo-crítico, fazendo conexões entre o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não, até o dia 27 de julho de 2020.
Período de acesso às videoaulas: de 22 de junho a 26 de agosto de 2020.
Certificação: Os certificados serão disponibilizados em pdf, para download, a partir do dia 10 de agosto de 2020. Para receber o certificado de 16 horas-atividades, o(a) cursista deverá enviar seu comentário reflexivo-crítico à EaD Freriana até 27 de julho de 2020.
Bônus no ato da inscrição: Ao se inscrever na Jornada, você receberá o pdf do livro “Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável”, de Moacir Gadotti. Ed,L, 2008.

Programação

22 de junho de 2020: Videoaula 1 – Por que ‘Mestres do amanhã’?

Nesta primeira aula, Moacir Gadotti mostrar como surgiu a ideia dessa Jornada, compartilhando com os participantes um pouco de sua experiência e sobretudo, sua pesquisa e reflexão sobre o tema. Em suas reflexões, nesses últimos anos, o que ficou de essencial, relendo a História das Ideias Pedagógicas, pode ser resumida na
necessidade de todo educador, de toda educadora assumir, com mais radicalidade, a sua função humanizadora, tornando-se um verdadeiro mestre do amanhã como um fazedor do futuro.

24 de junho de 2020: Videoaula 2 – Quem são hoje os mestres do amanhã?

Segundo Moacir Gadotti, nós, profissionais da educação temos a tendência de ser mais do ontem do que ser do amanhã. Isso porque é o que o sistema exige de nós hoje: a reprodução social e não a invenção do futuro. Ele sugere que deveríamos perguntar para as crianças e jovens quem são os Mestres do amanhã. É provável que elas e eles nos digam que esperam dos Mestres do amanhã que aceitem que elas e eles - crianças e jovens - possam dizer a sua palavra e possam, assim, serem eles mesmos, se tornarem fazedores do seu futuro. Para não serem meros repetidores do passado. Daí que as palavras que mais devêssemos cultivar, como Mestres do amanhã, deveriam ser: cuidado, diálogo, humildade, ternura, simplicidade, austeridade... Elas deveriam estar escritas em todas as paredes dos corredores de nossas escolas.

26 de junho de 2020: Videoaula 3 – Um convite para uma caminhada juntos

Gadotti, nesta aula, apresenta as principais ideias de um curso em construção e aprofundando. Trata-se de um convite para a construção de uma escola cidadã, plural e de luta. Um convite dirigido a pais, estudantes e educadores para fazerem conosco, do Instituto Paulo Freire, uma viagem no tempo, para escolherem a melhor educação para si mesmos, para seus filhos e para as futuras gerações. Nosso desejo é atravessar as fronteiras das disciplinas e das profissões para alcançar a todos e todas que se interessam pela educação. Para que possam refletir, posicionar-se e reposicionar-se.
Falar de Mestres do Amanhã é um empreendimento que exige muita reflexão e abertura para o outro, o diferente, o divergente.

29 de junho de 2020: Videoaula bônus

01 de julho de 2020: Live de encerramento da Jornada 'Mestres do amanhã: fazedores do futuro'

Conteúdo do curso

O conteúdo do curso ainda não está disponível

Carregando área de inscrição

Jan Abreu #ComunicaçãoIPF